

A contribuição à saúde do Amazonas da epidemiologista Rosemary Costa Pinto, que dá nome à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), foi celebrada, ontem (23),de forma póstuma, com a entrega da medalha “Mérito de Proteção e Defesa Civil Dra. Rosemary Costa Pinto”.
A honraria foi concedida pela Defesa Civil do Amazonas, em solenidade realizada durante a abertura do Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus.
A homenagem póstuma destaca o protagonismo de Rosemary na saúde pública do Amazonas, especialmente no enfrentamento da pandemia de covid-19. O evento contou com a participação virtual do governador do Estado, Wilson Lima, que também foi um dos homenageados, além de representantes de instituições de defesa civil.
Durante a solenidade, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, foi uma das agraciadas com a medalha. “É uma grande emoção saber que o legado de ‘Dra. Rose’, como era carinhosamente chamada por nós, tem se espalhado por diversos tipos de instituições. ‘Dra. Rose’ merece ser lembrada por tudo o que fez pela prevenção de doenças no Amazonas”, destacou Tatyana.
Em nome da família, as filhas de Dra. Rosemary participaram da cerimônia e expressaram gratidão pela homenagem. “Tudo o que ela representa permanece vivo, inspirando e fazendo a diferença”, disse Monica Barros. Já Camila Pinto, emocionada, ressaltou: “Ela permanece como uma fonte de inspiração e tenho muito orgulho pela mulher extraordinária que foi. Esta medalha é só mais uma forma de eternizar sua perene preocupação com o próximo”. Homenagem super merecida!
TCE-AM adere ao Selo Unicef e reforça compromisso com a infância no Amazonas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aderiu oficialmente nesta quarta-feira (23) à iniciativa do Selo Unicef, em reunião realizada na presidência da Corte de Contas. A adesão foi formalizada pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, na presença de representantes do Unicaf, do governo estadual (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – Sedurb e Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE), além dos secretários de Controle Externo (Secex), Mário Sato, e de Administração Geral, Antônio Rosa. Durante a assinatura do documento que oficializa a parceria, a conselheira-presidente destacou a importância do envolvimento do Tribunal na iniciativa que beneficia crianças e adolescentes. “Essa parceria reafirma o nosso compromisso com uma atuação que vai além do controle — uma atuação que transforma realidades e contribui diretamente para o futuro da nossa sociedade”, afirmou Yara Amazônia Lins. O secretário da Sedub e da UGPE, Marcellus Campelo, ressaltou o impacto positivo da adesão do TCE-AM, destacando o caráter pedagógico e o alcance institucional da Corte de Contas nos municípios. “A participação institucional do Tribunal de Contas, por meio da doutora Yara Lins, vai fortalecer o sistema do Selo Unicef aqui e aumentar os indicadores de qualidade de vida da população, principalmente dos nossos jovens e crianças”, comentou Marcellus Campelo. O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que, há 25 anos, incentiva e reconhece avanços positivos em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. No Amazonas, a meta para o ciclo 2025-2028 é alcançar a adesão de 100% dos municípios.
David Almeida reforça protagonismo de Manaus na agenda do ‘Encontro de Prefeitos da Amazônia Legal’
O prefeito de Manaus, David Almeida participou, ontem (23), do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal – Caminhos para a COP30, em Belém (PA). Durante o seminário, o gestor destacou o protagonismo de Manaus na pauta da sustentabilidade e reafirmou o compromisso da capital amazonense com o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental, sendo a única cidade da região a contar com um Plano Municipal de Mudanças Climáticas já estruturado. Em sua participação, o chefe do Executivo municipal citou os principais planos estruturantes em construção na capital amazonense, como os planos de drenagem, resíduos sólidos, mobilidade urbana, arborização e mudanças climáticas. Ele afirmou que todos estarão finalizados até o segundo semestre, prontos para serem apresentados na COP30, que ocorrerá em novembro, também em Belém. Uma das experiências de destaque levadas por Manaus ao evento foi o projeto das ecobarreiras, instaladas nos igarapés da cidade. A ação integra o programa municipal de enfrentamento aos impactos dos resíduos sólidos nos mananciais urbanos e já apresenta resultados concretos: a redução de 600 para 280 toneladas de lixo recolhidas mensalmente no rio Negro.
Davi Kopenawa destaca mestrado de três indígenas Yanomami e define conquista como marco histórico para o Brasil

“Eles abriram espaço para outros Yanomami também entrarem. Estou muito contente com meus parentes, meus primos que tiveram coragem”. É assim que Davi Kopenawa, xamã e uma das principais lideranças indígenas do Brasil, comemora a defesa das três primeiras dissertações de mestrado desenvolvidas por indígenas Yanomami no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que representa um marco histórico para a educação indígena. A declaração foi feita durante a mesa de abertura do encontro “Davi Kopenawa: palavras de um xamã Yanomami”, realizado à tarde d terça-feira (22), na UFAM, em Manaus (AM), reunindo mais de 800 pessoas. Kopenawa é presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), coautor das obras “A Queda do Céu” e “O Espírito da Floresta”, e detentor do título de Doutor Honoris Causa (em latim, “por causa de honra”). Reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos indígenas e da floresta amazônica, ele participa pela primeira vez como avaliador em uma banca de mestrado e considera a conquista um marco que ficará registrado na história da educação indígena do Brasil. “Temos que aprender mais a falar português, mas não podemos esquecer nossa própria língua Yanomami. Nossa própria língua é nossa arma. Vocês [parentes] podem aprender, mas precisam voltar para a aldeia, não podem nos abandonar. […]. Agora é nossa vez de mostrar a nossa força, sabedoria e inteligência. Nós somos lutadores contra invasores. A doença invade nossas comunidades, invade nossa vida, mata nossas crianças, mulheres, mães e pais. Mas vamos continuar [resistindo]”, enfatizou o xamã.
Simpósio de Inovação e Empreendedorismo Médico reúne profissionais da saúde, em Manacapuru
O município de Manacapuru vai sediar, no próximo dia 30 de abril, o I Simpósio de Inovação e Empreendedorismo Médico. O evento, promovido pela Afya Faculdade de Ciências Médicas, reunirá profissionais da saúde do estado, para debater temas como inteligência artificial, inovações no diagnóstico de doenças, o futuro da oncologia, entre outros assuntos importantes. O Simpósio acontece a partir das 8h, no auditório da Afya Manacapuru.
Fronteira em alerta: Exército realiza cinco ações simultâneas, intensifica combate aos ilícitos e evidencia manutenção da soberania na Amazônia

Com rios patrulhados e emprego de tropa com armamento e comunicação de alta tecnologia, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) evidenciou suas capacidades e demonstrou prontidão na mais recente fase da Operação Ágata Amazônia 2025, a Operação Apoena. Em uma ofensiva coordenada e simultânea, cinco Pelotões Especiais de Fronteira (PEFs) operaram ao mesmo tempo na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), intensificando a presença militar na faixa de fronteira da Amazônia Ocidental, adestrando as capacidades de pronta-resposta diante de possíveis ameaças e garantindo a soberania na região. A ação mobilizou mais de 140 militares em campo durante toda a última semana, com objetivo de coibir o tráfico de drogas, armas, contrabando e crimes ambientais, comuns na região de fronteira. A Operação Ágata Amazônia, realizada desde 2011, faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e tem como marca a atuação conjunta das Forças Armadas com órgãos de segurança pública e fiscalização. Os resultados têm sido cada vez mais expressivos. A logística entre os pelotões, frequentemente realizada por meio fluvial ou aéreo, evidencia o grande esforço e a capacidade operacional do Exército Brasileiro para garantir a soberania em uma das regiões mais remotas do país. A ofensiva da 2ª Brigada mostra como a presença militar na região amazônica é estratégica — não apenas pela vasta extensão da floresta e baixa densidade demográfica, mas pelos desafios diários que envolvem a proteção de um território onde a natureza divide espaço com redes criminosas organizadas. Muito bom!
Boi Caprichoso busca do tetracampeonato
No último dia 19, ocorreu o lançamento do álbum “É Tempo de Retomada” em Parintins, durante o evento, Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, fez um balanço sobre sua gestão junto de seu vice Diego Mascarenhas, enfatizando os avanços ocorridos nesses quase dois anos. Rossy Amoedo destacou que as dívidas do Boi Caprichoso estão sendo pagas e que, pela primeira vez em anos, a agremiação está livre de processos judiciais. Segundo ele, essa condição é um indicativo de uma gestão responsável e transparente, que visa restabelecer a confiança entre os Torcedores e parceiros. Além disso, o presidente fez um apelo à torcida, ressaltando a necessidade do apoio de todos na busca pelo tetracampeonato inédito no festival de Parintins. “Precisamos da união de todos os torcedores para conquistar esse objetivo”, afirmou Rossy. É por aí!
Batuc Banzeiro vai do rock alternativo ao beiradão com lançamento de novo EP

O novo EP da banda Batuc Banzeiro, “Calor de Sombra e Sol”, apresenta cinco faixas e carrega uma proposta enérgica, com canções que trazem referências da música de beiradão enquanto os timbres experimentais de guitarra e sintetizadores reafirmam a identidade do Batuc Banzeiro no cenário do rock alternativo. “Calor de Sombra e Sol” chega ao mercado fonográfico com as músicas “Tucunaré”, “Saracaju”, “Suor”, “Aos Avós”, com participação de Gabi Farias; e “Alegria e Amor”, com Marcelo Nakamura como convidado; disponíveis no perfil da banda no Instagram (@batucbanzeiro), YouTube e Spotify. Formada por Amada Procópio, Bruno Mattos e Nando Montenegro, a Batuc Banzeiro reuniu na nova produção músicos como Franci Oliver (Silibrina) na percussão, Diego Vargas (Pluma) nos sintetizadores, Ênio Prieto no sax soprano, Manassés Guimarães no trompete, Daniel da Silva no sax alto e as cantoras amazonenses Gabriella Dias e Luli Braga como backing vocals. A gravação do disco aconteceu entre 2023 e 2024.“A Batuc Banzeiro é uma maneira de nos conectarmos com nossas memórias e com aspectos da nossa cultura. Dessa forma, começamos a olhar diferente para nossa cidade e para nossa região, ficamos mais atentos às particularidades que vivemos em Manaus enquanto uma metrópole em meio a maior floresta tropical do mundo”, define o músico Nando Montenegro.

Diretor do Inpa, Henrique Pereira na Roda de Conversa
A Roda de Conversa deste sábado, dia 26 de abril de 2025, a partir das 9h30, recebe o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, Henrique dos Santos Pereira, no salão de eventos da Valer Teatro, no Centro Histórico de Manaus. O tema escolhido pelo diretor do Inpa foi: “O que está em jogo e o que a sociedade global pode esperar da COP30, liderada pelo Brasil e realizada na Amazônia?” O objetivo do Roda de Conversa, organizada pela editora Valer é estimular o diálogo aberto, promover a reflexão conjunta, construir coletivamente conhecimento, desenvolver empatia e explorar soluções para desafios comuns. O evento é gratuito.

Edição especial do #Toadas acontece neste domingo, no Parque Rio Negro
As toadas lendárias dos bois Garantido e Caprichoso, que embalaram gerações, vão agitar o Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona sul, neste domingo (27), a partir das 16h. Trata-se de uma edição especial, que vai reunir 12 grandes artistas que marcaram o Festival de Parintins, dentre eles, Júnior Paulain, Renato Freitas, Carlinho do Boi, Carlos Batata, Paulinho Viana, Lucilene Castro e Márcia Siqueira. A festa começa com o show do cantor Uendel Pinheiro, esquentando o público até o início das toadas, às 18h. O evento é gratuito, aberto ao público. A edição faz parte das comemorações do aniversário de 10 anos do Parque Rio Negro.

BDay
Luiza Benaion Tabasnik, Fernando Coelho Júnior, colunista Marlene Galeazzi (em Brasília), Pedro Paschoal, Mírian Saboia, Walfredo Rego, Luiz Felipe Pontes Lameira e Juscelino Costa Rego figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quinta-feira, 24 de abril. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





