Papa Francisco deixa legado ambiental que reforça defesa da Amazônia

Uma das vozes mais influentes na defesa do meio ambiente e na luta contra a crise climática, o Papa Francisco faleceu na segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, no Vaticano. Desde o início de seu pontificado, demonstrou um olhar atento à Amazônia, com uma série de ações, eventos e pronunciamentos voltados à sua proteção.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) contribuiu para as atividades desenvolvidas pelo Papa Francisco em prol do meio ambiente, por meio de seu superintendente-geral, Virgílio Viana, que, em 2021, tornou-se o primeiro brasileiro nomeado para integrar a Pontifícia Academia de Ciências Sociais (PACS) do Vaticano. Virgílio passou a fazer parte de um seleto grupo de especialistas de confiança do Papa, com a missão de aconselhar sobre a conservação da natureza e da Amazônia, além de apoiar na formulação de estratégias de enfrentamento ao aquecimento global.

A cerimônia oficial de sua nomeação ocorreu em 29 de abril de 2022, na simbólica Sala do Consistório, localizada no terceiro andar do Palácio Apostólico, no Vaticano. Desde então, Virgílio Viana participou de diversos eventos e iniciativas no Vaticano, compartilhando a perspectiva da realidade amazônica com a cúpula da Igreja.

Mais recentemente, em maio de 2024, a FAS participou do evento “Da Crise Climática à Resiliência Climática”, promovido pela PACS. Na ocasião, Virgílio palestrou sobre “Soluções Baseadas na Natureza”, e a coordenadora da Agenda Indígena da FAS, Rosa dos Anjos, do povo Mura, entregou um presente dos povos originários ao Santo Padre.

“Depois de um momento de muito júbilo e alegria com a celebração da Páscoa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no último domingo, recebemos a notícia do falecimento do Papa. Essa notícia foi muito impactante, pois tive a oportunidade de estar com o Papa Francisco algumas vezes e, nos últimos anos, trocamos algumas ideias particulares. Ele sempre teve uma memória muito generosa, uma grande sabedoria e uma energia cativante e cheia de luz. Agora, refletindo, acho que é o momento de rever tudo o que ele escreveu, assistir aos vídeos que nos deixou e, principalmente, permitir que cada pessoa explore, à sua maneira, os ensinamentos do Papa. Devemos seguir a direção que ele nos apontou: cuidar das igualdades, das justiças sociais e da natureza — que anda maltratada pela ganância humana —, além de enfrentarmos as mudanças climáticas, um dos maiores perigos à humanidade. Cada pessoa pode refletir sobre como um pequeno gesto pode se somar a uma grande multidão em prol do futuro da humanidade”, comenta Virgílio Viana.

O Papa Francisco reforçou esse compromisso com a defesa da Amazônia por meio da encíclica Laudato Si’, na qual convocou o mundo à responsabilidade ecológica. Posteriormente, em sua exortação Querida Amazônia, destacou a importância da floresta, dos povos indígenas e do papel essencial da região amazônica na sobrevivência do planeta.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

O saudoso Papa Francisco, mãos juntas, sorriso cordial em audiência geral com os fiéis do mundo no Vaticano (Reprodução Internet)

O Papa Francisco, uma voz dos pobres que reformulou a Igreja Católica, morreu ontem (21), aos 88 anos. A morte do papa foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo (camareiro) do Vaticano. O pontífice argentino passou por episódios de dificuldades respiratórias no começo do ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março. Em seguida, o papa recebeu um diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões, uma condição que pode inflamar e cicatrizar os órgãos, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa” e explicou que foi causada por dois ou mais microrganismos. Enquanto esteve no hospital, o pontífice apresentou diferentes quadros de saúde, tendo pioras seguidas de melhoras. Durante a internação, Francisco sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” e precisou de transfusões de sangue em decorrência de uma baixa contagem de plaquetas, associada à anemia. O pontífice também esteve em “estado crítico” enquanto internado e apresentou insuficiência renal inicial leve. O papa chegou a gravar um áudio para os fiéis agradecendo orações pela melhora da sua saúde. A mensagem ocorreu após o Vaticano dizer que o pontífice permaneceu estável e não teve nenhum novo episódio de crise respiratória. Contudo, os médicos denominaram o prognóstico do papa de “reservado”, o que significa que ele ainda não estava fora de perigo. Os episódios respiratórios de Francisco exigiram que ele usasse ventilação mecânica não invasiva, que envolve colocar uma máscara sobre o rosto para auxiliar na passagem do ar pelos pulmões. Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o comando da Santa Sé em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. O mundo católico está de luto!

A Prefeitura de Manaus via Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) realiza, às 15h desta terça-feira, (22), a ação de educação ambiental, plantio e doação de mudas, no bairro Lago Azul, zona Norte. A ação é em alusão ao Dia Mundial da Terra, celebrado na mesma data. Toda a avenida Comendador José Cruz está sendo arborizada pela Prefeitura de Manaus, incluindo rotatórias e pista de caminhada. Já foram plantadas mais de 400 árvores de espécies florestais, como ipê, sete copas e pau-pretinho. Na terça-feira serão plantadas mais 150 mudas. O Dia Mundial da Terra tem, em sua 55ª edição, o tema “Nosso Poder, Nosso Planeta”. O objeto é consolidar uma aliança global que busca agir, inovar e implementar medidas com o objetivo de proteger o meio ambiente. Além das ações de arborização e controle ambiental da Prefeitura de Manaus, a capital será uma das poucas cidades brasileiras a ter o seu “Plano de Ação à Mudança do Clima”, que está em elaboração e deve ser entregue até o fim de 2025, contendo inventário de emissões, levantamento de riscos e vulnerabilidades – instrumento que vai nortear as ações para minimizar as ocorrências de eventos climáticos extremos. Muito bom!

A Semana da Economia Criativa será realizada de 22 a 25 de abril, em Manaus, no SebraeLab, localizado na Avenida Leonardo Malcher, 924, Centro (Divulgação)

Com uma programação repleta de oficinas, rodas de conversa e exposição de produtos, a Semana da Economia Criativa será realizada de 22 a 25 de abril, em Manaus, no SebraeLab, localizado na Avenida Leonardo Malcher, 924, Centro. Promovida pelo Sebrae Amazonas, com apoio da Associação Zagaia Amazônia, a iniciativa busca fortalecer o ecossistema criativo da região, conectando e impulsionando iniciativas empreendedoras. Segundo Débora Sales, gestora de Economia Criativa do Sebrae/AM, a proposta da Semana é “materializar a visão do Sebrae para o futuro da região”. “Acreditamos que a economia criativa é um motor essencial de desenvolvimento. Cada atividade foi pensada para gerar conexões e promover a troca de experiências em um ambiente onde a criatividade impulsione o empreendedorismo”, afirma. Com o tema “Diálogos Criativos – Negócios Sustentáveis na Amazônia”, a programação da Semana se concentra nos dias 22 e 23 de abril, com oficinas, painéis e apresentações culturais no SebraeLab, espaço de inovação do Sebrae. A expectativa é reunir empreendedores criativos, artistas, estudantes, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas. A entrada é gratuita. “O evento foi pensado para refletir e impulsionar a realidade da economia criativa na região, valorizando os talentos locais e promovendo a integração entre tradição e inovação”, explica Rozana Trilha, diretora da Associação Zagaia Amazônia. É por aí!

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, ontem (21), a 39ª edição da Corrida Tiradentes, um dos eventos mais aguardados do cronograma de atividades em comemoração aos 188 anos da instituição. Policiais militares e personalidades civis vão se reunir na avenida das Torres para participar dessa celebração única em percursos de 5 e 10 km, pelas avenidas das Torres e Flores. A largada, que terá início às 6h da manhã, contará com a presença de corredores de todas as idades e níveis. Além de promover a prática esportiva, a Corrida Tiradentes visa integrar a comunidade com a Polícia Militar do Amazonas, fortalecendo os laços de união e solidariedade entre os participantes.

O Projeto Ciranda Viva continua promovendo as tradições culturais do Amazonas, valorizando as manifestações folclóricas e aproximando as novas gerações da riqueza cultural do estado (Divulgação)

O Projeto Ciranda Viva continua promovendo as tradições culturais do Amazonas, valorizando as manifestações folclóricas e aproximando as novas gerações da riqueza cultural do estado. Com apresentações teatrais, oficinas artísticas e palestras culturais, a iniciativa está se destacando como uma ferramenta poderosa de educação e preservação cultural. O espetáculo “Auto do Carão” realizará apresentações em duas escolas públicas. A programação inclui a Escola Estadual Sólon de Lucena, em Manaus, no dia 23 de abril; e a Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, no dia 29 de abril. Todas as apresentações ocorrerão no turno vespertino. Além dos espetáculos, as oficinas artísticas de dança, música e teatro serão oferecidas na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, de 24 a 28 de abril, no turno vespertino. As palestras culturais, voltadas para educadores e produtores culturais, acontecerão em Manaus, no dia 23 de abril, na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, e em Manacapuru, no dia 29 de abril, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Patrocinado por instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Correios, e aprovado pelo Edital Lei Rouanet Norte 2023 do Ministério da Cultura, o Projeto Ciranda Viva reafirma seu compromisso com a valorização da cultura amazônica e a conexão entre educação e arte. Sob a direção de Jean Suwa, o projeto celebra as cirandas como uma tradição artística e histórica, garantindo que essas manifestações folclóricas continuem vivas e inspirando novas gerações. É por aí!

Com o novo valor fixado em R$ 6, a nova tarifa do transporte coletivo urbano está valendo deste domingo, (20), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM). O valor cheio da passagem terá descontos que serão aplicados conforme o perfil do usuário (Reprodução)

A nova tarifa do transporte coletivo urbano entrou deste domingo, (20), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM). De acordo com o decreto municipal, o valor cheio da passagem será de R$ 6, mas descontos serão aplicados, conforme o perfil do usuário. Passageiros que pagam com dinheiro ou cartão PassaFácil terão desconto de R$ 1, pagando R$ 5 por viagem. Para os estudantes que não possuem gratuidade, esses seguirão pagando R$ 2,50, mediante apresentação da carteira estudantil válida. Os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), programa federal destinado a famílias de baixa renda, terão um desconto especial, pagando o valor de R$ 4,50 como tarifa social. Esse valor passará a valer num prazo de até 60 dias, período necessário para se implementar as medidas a esse desconto, especialmente a emissão do cartão eletrônico PassaFácil Social individual, que fará o controle dessa modalidade. Dentro desse prazo, os usuários do CadÚnico ficarão pagando R$ 5. Para os trabalhadores que utilizam o vale-transporte, pago pelas empresas, o valor cobrado será o valor cheio de R$ 6 por passagem. Como forma de garantir a eficácia da nova medida, a prefeitura de Manaus informa aos usuários que já utilizam os cartões PassaFácil e demais modalidades eletrônicas, que o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) fará o ajuste automático da nova tarifa. E reforça que as resoluções visam o equilíbrio financeiro do sistema e a continuidade dos serviços de transporte público na capital. Então tá!!!

O encerramento da “Páscoa na Floresta”, domingo (20), no parque Gigantes da Floresta, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital foi sucesso de público. A programação especial na Semana Santa foi coordenada pelo Fundo Manaus Solidária (FMS) e reuniu um público rotativo de 83.634 pessoas, quebrando o recorde público do parque em um só dia, que era de 71 mil pessoas. Com entrada gratuita, o evento teve uma programação repleta de apresentações culturais, brincadeiras temáticas e a participação especial do coelhinho da Páscoa. A chegada do coelhinho da Páscoa gerou uma imensa comoção em toda a multidão que estava no parque Gigantes da Floresta. Uma grande parada foi realizada, com fanfarra para recepcionar o coelhinho que chegou em um carro alegórico.  O evento ainda teve a presença do palhaço Lero Lero e show de Alexa Yngrid. As crianças de até 12 anos também receberam pulseiras para ganharem ovos de chocolate. Aplausos!

O segundo Curral do Boi Garantido, no Ensaio dos Bumbás, foi de exaltação aos povos originários, reunindo centenas de amantes do bumbá vermelho e branco no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, na noite de sábado (19), Dia dos Povos Indígenas. O Ensaio dos Bumbás, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é promovido pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), apresentou o tema “A Noite dos Povos Indígenas – A Resposta Somos Nós”, com a participação de grandes nomes do boi do coração na testa. Comandado por Carlos Batata, PA Chaves e Leonardo Castelo, o trio que abriu o espetáculo relembrou as toadas clássicas do Garantido e também as toadas de 2025 que já caíram no gosto da torcida perreché e que teve participação especial do cantor Wesley Nery. Durante o evento, foi destacado o apoio à assinatura do Projeto de Lei e Iniciativa Popular (PLIP) para a campanha Amazônia de Pé, com a meta de arrecadar 1,5 milhão de assinaturas físicas de eleições para levar ao Congresso Nacional para votação. O objetivo: frear as queimadas, a grilagem e o desmatamento da floresta amazônica. Muito bom!

BDay

Claudia Daou Paixão e Silva, Antonio Bernardo de Oliveira, Júnior, Ana Paula Lima, Cleide Tomaz Avelino, Vanderlúcio Mota, Samuel Benzecry. Ali Jesine, Aldemir Reis e José Azevedo (em Parintins-AM) figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta terça-feira, 24 de abril. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

A querida Cleide Tomaz Avelino uma das festejadas aniversariantes desta terça-feira. No clique. ela e sua amiga de longas datas Odenir Machado. Parabéns
Em São Paulo para os feriados da Páscoa, Alberto Martins encontrou ontem durante o almoço em badalado restaurante da pauliceia nada mais nada menos do que a estrelíssima Malu Mader
Toda linda, vitaminada e necessária, Fabiana Frota Marques enfeita nossa web coluna desta terça-feira. Uma gata
De passagem por Manaus para curtir os feriados da Páscoa, o diplomata Afonso Celso Marinho Nery aproveitou para visitar o amigo de longas datas Helso do Carmo Ribeiro. Finos
Gente da melhor qualidade, minha amizade querida Karla Henderson continua brilhando no comando da diretoria de Marketing do Manauara Shopping. Empoderada
Capitaneada pela poderosa matriarca Alice, a Páscoa da família Lins foi no melhor gênero todos juntos e misturados. Coisa boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.