Vem aí o hotel 5 estrelas Mirante do Madadá

Iniciaram as obras do hotel de selva 5 estrelas projetado pelo arquiteto croata Marko Brajovic, “Mirante do Madadá” em Novo Airão no Amazonas. Uma experiência multissensorial, de profunda conexão com o ecossistema da floresta amazônica. Essa é a proposta do hotel Mirante do Madadá, projeto integrante da exposição Amphibious – vivendo entre a água e a terra na Amazônia, criada pelo Atelier Marko Brajovic para a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.

Com base no tema curatorial “Como vamos viver juntos?”, o Atelier Marko Brajovic levou para o evento nove soluções de arquitetura, educação e comunicação em andamento na floresta amazônica.

O Mirante do Madadá, a ser instalado nas margens do Rio Negro, em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, apresenta arquiteturas “sementes”: distribuídas de forma orgânica no território, seguindo a topografia do terreno e respeitando a vegetação nativa. São estruturas leves e fluídas, que equilibram espaços abertos e fechados para proporcionar uma experiência de imersão inédita na Amazônia.

As acomodações casulo são conectadas aos outros espaços por meio de passarelas que serpenteiam pela floresta. Maior das construções, a Casa Coletiva é o coração de todo o complexo, ao reunir recepção, concierge, bar, restaurante, espaços expositivos e a piscina. É o ambiente de convívio e trocas, que ainda se abre para vistas do rio.

O espaço de bem-estar leva o nome de Casa de Cura, com arquitetura inspirada na morfologia da Vitória Régia. Propriedade irmã do Mirante do Gavião, o Mirante do Madadá com previsão de abertura para 2025 ou 2026. Aguardem!

Em reunião na Suframa, o diretor de Política Industrial da entidade, Thiago Rodrigues, o presidente-executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, e o superintendente da autarquia, Bosco Saraiva. Na pauta, crescimento histórico do setor eletroeletrônico em Manaus (Divulgação)

Em reunião, ontem (25), com a Suframa, a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) apresentou os resultados do segmento em 2024 e discutiu a necessidade de alterações em Processos Produtivos Básicos (PPBs) de produtos como condicionadores de ar e televisores. Participaram da reunião o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o presidente-executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, e o diretor de Política Industrial da entidade, Thiago Rodrigues. De acordo com os dados apresentados pela Eletros, o setor eletroeletrônico registrou crescimento de 29% em relação a 2023, alcançando produção de 118 milhões de unidades. Conforme o presidente-executivo, Jorge Júnior, esse aumento foi impulsionado, principalmente, pela produção de televisores e aparelhos de ar-condicionado, que são fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM). Jorge Júnior destacou o papel da Suframa na expansão do setor e na atração de novas empresas para a ZFM. “O Brasil se consolida como o segundo maior polo produtor de ar-condicionado do mundo, atrás apenas da China. E toda essa produção é feita em Manaus graças ao apoio da Suframa com os pleitos de PPBs e com a chegada de novas indústrias para o segmento”, afirmou. A Eletros informou que pretende pleitear mudanças para garantir maior competitividade e atender à crescente demanda do mercado. É por aí!

O Carnaval no Amazonas se divide entre festejos na rua, blocos, bandas e desfile de escolas de samba. A folia já começou bem antes da data oficial em diversos estados, mas um impasse ameaça os direitos de compositores que têm suas músicas tocadas neste período: a falta de acordo para o pagamento dos direitos autorais de execução pública para o Carnaval na capital Manaus. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fechou as negociações com o Governo do Estado, por meio da AADC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural), e a remuneração dos compositores está parcialmente garantida por meio dos editais sob responsabilidade da administração estadual. Já a Prefeitura de Manaus, que responde por outra parte da realização do Carnaval, relacionada aos termos de seu edital e de sua responsabilidade, não aceitou sentar à mesa e pagar o licenciamento musical, ignorando a Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Desta forma, o Ecad entrará com uma ação judicial para fazer a cobrança. Na capital, o Carnaval é organizado em parceria entre as gestões estadual e municipal. E agora, José?

O diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes em frente ao antigo Grupo Escolar Saldanha Marinho, localizado no Centro antigo, que será repaginado para tornar-se no mais novo centro cultural da Grande Manaus (Divulgação)

Prestes a completar 15 anos de fundação – em abril de 2025 – o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) dá mais um passo em prol da preservação histórica e arquitetônica da cidade de Manaus: o restauro e a reforma do prédio onde funcionou o antigo Grupo Escolar Saldanha Marinho, localizado na rua de mesmo nome, no Centro. Segundo o diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes, esse já era um desejo antigo e que, finalmente, está sendo concretizado por meio de um convênio firmado com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração (Sead), e apresenta um novo momento do centro cultural.  Construído em 1901, no governo de Silvério José Nery e chamado num primeiro momento de Escola Modelo, o prédio foi tombado como Monumento Histórico do Estado no ano de 1988, pelo Decreto nº 11.191, e conta com seis salas de aula, todas localizadas em um único pavimento. “O prédio é uma joia e, como tal, merece essa valorização. Esse será mais um presente do Casarão de Ideias para Manaus”, finaliza João Fernandes. Aplausos pela iniciativa!

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está mobilizando seus setores para alcançar o nível 4 de excelência (maior nível) na avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Caso obtenha sucesso, o TCE-AM será o primeiro Tribunal de Contas estadual a atingir plenamente esse patamar. A reunião inicial, realizada na quinta-feira (20), contou com a presença de diretores, chefes de setores e representantes de gabinetes, marcando o início do plano estratégico que será desenvolvido até a próxima avaliação, prevista para o segundo semestre de 2026. Durante o encontro, foram apresentados os objetivos do tribunal para aprimorar sua atuação e elevar sua classificação dentro dos Critérios de Avaliação e Transparência dos Tribunais de Contas (QATC), utilizados no MMD-TC. De acordo com o secretário-geral de Administração do TCE-AM e coordenador do MMDTC no Amazonas, Antônio Rosa, o tribunal está atualmente em transição do nível 3 para o nível 4, o que exige aperfeiçoamento de processos de trabalho, especialmente no controle externo. Muito bom!

A Amazonastur participou da Travel & Adventure Show – LA Show, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Único representante da região Norte do Brasil, o Amazonas apresentou o potencial turístico do município de Iranduba em um dos nove expositores do estande da Empresa Brasileira de Turismo-Embratur (Divulgação)

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), participou da Travel & Adventure Show – LA Show, realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Único representante da região Norte do Brasil, o Amazonas foi um dos nove expositores do estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Durante os dois dias da LA Show cerca de 100 atendimentos foram realizados. Durante a programação da LA Show, considerada uma das maiores feiras no segmento turístico de aventura e natureza, A Amazonastur realizou sorteios para os operadores de turismo com objetivo de apresentar os principais atrativos do estado e fortalecer parcerias. Os Estados Unidos é um dos principais emissores de turistas para o Amazonas, de acordo com os dados da Amazonastur. Muito bom!

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amazonas tem novo presidente. Franco Andrade foi aclamado na manhã de ontem (25), no auditório da Amazonastur, localizado no bairro Tarumã, durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária da Abrasel no exercício de 2025, e assumiu o comando da entidade para o triênio 2025-2028. Junto a ele, também foram eleitos os novos membros do Conselho de Administração e Fiscal da associação no estado. Empresário por vocação, Franco Andrade, 41 anos, é casado e pai de uma filha. Formado em Administração de Empresas, ele está à frente da Franco’s Pizza desde 2014, ano em que também se associou à Abrasel no Amazonas. Franco assume o cargo anteriormente ocupado por Rodrigo Zamperlini, que passa a integrar o Conselho da entidade. Entre as metas da nova gestão, estão a continuidade das ações positivas e transparentes da Abrasel, o fortalecimento da representatividade da associação tanto no Amazonas quanto em nível nacional e a união do setor em prol do seu crescimento. Experiente na entidade, Franco Andrade participou da administração anterior como membro do Conselho, o que o credencia ainda mais para o desafio de liderar a Abrasel pelos próximos três anos.

Juntamente com São Paulo, Manaus, a capital amazonense pode vir a integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco, que incentiva a cooperação entre destinos onde a criatividade é ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável (Divulgação)

Manaus e São Paulo podem vir a integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco, que incentiva a cooperação entre destinos onde a criatividade é ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável. As candidaturas das capitais paulistana, na categoria Cinema, e do Amazonas, na área de Gastronomia, para representar o Brasil foram confirmadas na segunda-feira (24) pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte os ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores). No total, foram analisadas 23 localidades, das quais 9 obtiveram a classificação mínima. A decisão considerou vários critérios da Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciência e a Cultura (Unesco), como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a história e o patrimônio dos municípios. A disputa também se baseou em quesitos como a qualidade da apresentação das cidades nas línguas inglesa ou francesa e os materiais de divulgação, a exemplo de fotos e websites. Também nortearam o processo de seleção o equilíbrio e o potencial regional para atuar em rede, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação internacional na Rede. A partir de agora, São Paulo e Manaus serão submetidas à apreciação da Unesco. As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da entidade até 03 de março, à meia-noite, horário de Paris (20h no horário do Brasil).

BDay

Luana Barros de Carvalho, Rodolfo Chamma, Maria Helena Pinheiro, Joaquim Fonseca Gouveia, Lysla  Borborema Blash e Fadul Bacry figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 26 de fevereiro. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Aniversariante da temporada, a bela executiva da MSCasa, Débora Souza, celebrou ontem em meio a muito trabalho a chegada de mais um ciclo de vida. O festejo foi entre seus comandados. Parabéns, amiga
Ao lado de sua amada Maria Dirce, o empresário Nelson Dib Nunes recebe convidados no próximo dia 08 de março, na sua morada da Cachoeirinha para celebrar em grande estilo seus 85 anos redondinhos. Eu vou
O empresário Antonio Franco Andrade, leia-se Franco’s Pizza, foi aclamado como novo presidente da Abrasel-AM para comandar a entidade no exercício do triênio 2025-2028. Sucesso, no seu novo desafio, amigo
A mestra/doutora Marilene Corrêa de Freitas, da Ufam, ontem em Paris, em soirée nas galerias de arte da Biblioteca Nacional BNF Richelieu, importante ponto cultural de efervescência francesa. Fina
Em Orlando onde mora, meu amigo de bons tempos, pastor Climilton Braga Júnior e o deputado federal Nikolas Ferreira em encontro informal. Duas jovens lideranças brasileiras
Jornalista amazonense incensada, minha amiga querida Jacira Oliveira deu uma pausa na sua movimentada agenda profissional, para tomar um merecido refresco mental. Poderosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.