Em reunião na Fieam, governador promete regulamentação da Lei 6.289 para facilitar negociações tributárias

Na primeira reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) em 2025, realizada na sexta-feira (09), o governador Wilson Lima se comprometeu a regulamentar a Lei 6.289, que permite a negociação de débitos tributários. “Estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível, garantindo que as empresas possam se regularizar e continuar operando de forma competitiva”, anunciou.

No encontro, que reuniu empresários e gestores públicos, o presidente da Fieam, Antonio Silva, reforçou a importância de ações que reduzam a dependência de importações e fomentem a exploração sustentável da biodiversidade local.

“Precisamos incentivar a pesquisa e a inovação para criar produtos que não dependam tanto de importações. Além disso, a exploração responsável dos recursos naturais, como no pólo mineral, que pode gerar um fluxo de negócios significativos sem agredir o meio ambiente”, assinalou Silva, ao afirmar que a Fieam e as demais entidades do setor produtivo reforçam a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM), responsável por cerca de 70% da atividade econômica do estado.

“A ZFM é fundamental para o Amazonas. Sem ela, estaríamos em uma situação muito mais difícil. Precisamos continuar defendendo esse modelo que gera emprego e renda sem desmatar ou poluir”, disse, ao destacar o compromisso conjunto de fortalecer o diálogo entre o setor industrial e o governo, visando ao desenvolvimento sustentável e a manutenção da competitividade do polo industrial do Amazonas”.

Wilson Lima lembrou que a indústria é o setor que mais gera emprego e renda no Amazonas. Lima pontuou projetos como a pavimentação da BR-319, a modernização da AM-010 e a reconstrução da AM-352, além de iniciativas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

“A indústria é vital para o Amazonas. Sem ela não há comércio, não há desenvolvimento. Nosso papel é não atrapalhar os setores produtivos e garantir que eles tenham as condições necessárias para prosperar”, comentou o governador.

O presidente do Cieam, Luiz Augusto Rocha, destacou a importância da união entre as entidades e o governo para superar desafios. “Trabalhamos juntos em 2024 e alcançamos resultados significativos. A luta continua em 2025, e precisamos manter essa união para defender os interesses do Amazonas”, pontuou.

O presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge Júnior, também mencionou o apoio do governador Wilson Lima ao setor produtivo, especialmente durante a pandemia. “O governador foi fundamental para garantir que as indústrias continuassem funcionando, evitando o desabastecimento do país. Sua liderança foi essencial para superarmos momentos críticos”, disse.

No Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) lotado, o prefeito de Manaus, David Almeida destaca os avanços históricos alcançados no primeiro mandato e as ações prioritárias para a nova gestão, com foco em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança e mobilidade na sua mensagem governamental (Divulgação)

O Prefeito de Manaus, David Almeida, abriu ontem (10) os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), entregando a Mensagem Governamental, onde destaca os avanços históricos alcançados no primeiro mandato e as ações prioritárias para a nova gestão, com foco em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança e mobilidade. Em seu discurso, o chefe do Executivo municipal reforçou seu compromisso com a população e destacou que, para este novo mandato, o objetivo é consolidar os avanços já alcançados e acelerar a implementação de projetos estratégicos e sustentáveis que impactem diretamente a qualidade de vida da população, incluindo uma proposta de reforma administrativa. “Nos últimos quatro anos, Manaus enfrentou desafios históricos, desde a pandemia até eventos climáticos extremos, como grandes enchentes e secas. Ainda assim, a cidade avançou com políticas públicas eficazes, resultando em melhorias concretas para a população. Um exemplo disso foi o reajuste no auxílio-alimentação dos servidores municipais, que cresceu de R$ 221 para R$ 512, representando um aumento de 118%, bem acima da inflação do período. Além disso, a gestão municipal fortaleceu sua estrutura administrativa, criando secretarias essenciais para habitação, produção rural e segurança pública, garantindo serviços mais eficientes”, destacou o prefeito.” O Amazonas tem 62 municípios, e somente Manaus não tinha Secretaria de Produção Rural. Manaus não tinha Secretaria de Segurança Pública. Hoje tem. Nós precisamos recriar estruturas para melhor servir a população. Enviarei, nos próximos dias, uma proposta de reforma administrativa”, declarou o prefeito David Almeida, em seu discurso, em plenário. As ações refletem o compromisso da gestão em promover uma Manaus mais moderna e eficiente, com investimentos que impactam diretamente a vida da população. É por aí!

A lapidação de pisos é uma técnica que vai além da estética, proporcionando durabilidade e resistência às superfícies. Comumente utilizada em ambientes comerciais e industriais, a técnica vem ganhando cada vez mais espaço também em residências, oferecendo um acabamento de alto brilho e aumentando a vida útil do piso. Essa busca por durabilidade e beleza tem feito da lapidação uma tendência crescente. Segundo o supervisor de Obras da construtora amazonense Tecobras, engenheiro Endrio Miranda, a lapidação de pisos não só proporciona um visual sofisticado, mas também aumenta a resistência, aprimora a funcionalidade e amplia a durabilidade das superfícies, oferecendo uma solução eficaz para diversos ambientes. A Tecobras é empresa amazoennse especializada em uma ampla gama de serviços de consturução civil, Fica localizada na rua Ramos Ferreira, 2025, Prça 14 de Janeiro, telefones (92) 98477-0801 e (92) 3673-2783. Vale conhecer!

Conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) devem julgar nesta terça-feira (11), durante a 2ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, processos que retornam a julgamento após pedidos de vistas ( Joel Arthus)

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) devem julgar 119 processos durante a 2ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que será realizada a partir das 10h desta terça-feira (11). Com processos que retornam a julgamento após pedidos de vistas dos conselheiros, a pauta de adiados terá sete procedimentos em apreciação, sendo duas prestações de contas anuais; dois recursos; dois embargos de declaração e uma representação.  Já a pauta do dia terá 112 processos, sendo 50 recursos; 34 representações; 19 prestações de contas anuais; quatro embargos de declaração; três denúncias; além de uma fiscalização de atos de gestão. Entre as prestações de contas em julgamento estará a do ano de 2022 da Câmara Municipal de Guajará, de responsabilidade de Fredson Moraes de Souza; também de 2022 da Câmara de Canutama, de responsabilidade de Maria Aparecida Siqueira de Almeida Teixeira e ainda da Câmara de Boca do Acre, referente à 2023, de responsabilidade de Taisa de Oliveira Onofre. A Sessão contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Corte de Contas amazonense, entre elas o canal oficial do TCE-AM no YouTube.

Quando a construção invasiva de um parque de diversões – em meio a uma vila de vagalumes encantados – ameaça o corpo e o espírito, um curumim se transmuta em forma de bicho-gente para preservar o mundo de tais seres e salvar a espécie. Essa é a história de “Vila dos Vagalumes”, espetáculo inédito do Grupo Jurubebas de Teatro, que faz a sua estreia nos dias 13 e 14 de fevereiro, sempre às 19h30 no Buia Teatro Company (Rua Dona Libânia, 300, Centro, próximo ao Teatro Amazonas). O processo criativo de “Vila dos Vagalumes” nasce a partir de um desejo do grupo de se aproximar cada vez mais das narrativas amazônicas, o que aconteceu com a montagem anterior “Tucumã & Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu”. Desde então, Felipe Maya Jatobá e Robert Moura assumiram a direção e dramaturgia da obra e se embrenharam no meio das matas para entrar no universo sobrenatural das encantarias amazônicas, trazendo um olhar lúdico para a encenação deste espetáculo. A peça faz uma reflexão sobre como a urbanização descontrolada pode afetar não somente os ecossistemas, mas também o mundo das encantarias. A entrada é gratuita e o espetáculo contará com Libras e acessibilidade como rampas e staffs de apoio. Vale conferir!

Ante a fala do presidente Lula, “se o alimento está caro é só o brasileiro não comprar”, o vereador Coronel Rosses (PL), o vereador defendeu a volta da oposição às ruas para protestar contra as agendas políticas e econômicas do governo (Divulgação)

O vereador Coronel Rosses (PL), repudiou na sexta-feira (07), as do presidente Lula (PT), sobre a alta do preço dos alimentos. O presidente alegou que “se o alimento está caro é só o brasileiro não comprar”. Diante da nova declaração de Lula na quinta-feira (6), o vereador defendeu a volta da oposição às ruas para protestar contra as agendas políticas e econômicas do governo federal. “A população não deve aceitar passivamente os impactos das decisões do governo Lula que só prejudica o brasileiro. O Brasil quer o impeachment e dia 16 de março nós voltaremos às ruas em Manaus e em todo Brasil no ato Fora Lula para intensificar a mobilização e manter pressão constante contra essas falas e medidas do Lula que afrontam a nossa sociedade”, declarou Rosses. A declaração de repúdio do vereador aconteceu após Lula sugerir que os consumidores boicotem alimentos caros como estratégia para falas conter a inflação. A fala do presidente foi dada em meio ao aumento da inflação dos alimentos no país. O Ato #Fora Lula ocorrerá no dia 16 de março em todo o Brasil. Em Manaus, a concentração deve acontecer na Ponta Negra, zona Oeste da cidade.as agendas políticas e econômicas do governo federal. “A população não deve aceitar passivamente os impactos das decisões do governo Lula que só prejudica o brasileiro. O Brasil quer o impeachment e dia 16 de arço nós voltaremos às ruas em Manaus e em todo Brasil no ato Fora Lula para intensificar a mobilização e manter pressão constante contra essas falas e medidas do Lula que afrontam a nossa sociedade”, declarou Rosses. A declaração de repúdio do vereador aconteceu após Lula sugerir que os consumidores boicotem alimentos caros como estratégia para conter a inflação. A fala do presidente foi dada em meio ao aumento da inflação dos alimentos no país. O Ato #Fora Lula ocorrerá no dia 16 de março em todo o Brasil. Em Manaus, a concentração deve acontecer na Ponta Negra, zona Oeste da cidade.

Eduardo Lisboa Vieira da Silva, alunos da escola indígena municipal Kanata T-Ykua, na comunidade Três Unidos, do povo Kambeba – rio Negro, receberam ontem, em Brasília (DF), o Selo Ouro, da campanha do governo federal “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização” (Divulgação)

Os alunos Isis Rayssa da Silva Vieira, João Miguel da Conceição Gomes e Eduardo Lisboa Vieira da Silva, da escola indígena municipal Kanata T-Ykua, na comunidade Três Unidos, do povo Kambeba – rio Negro, viajaram no domingo (09), para Brasília (DF). Os estudantes foram receber o Selo Ouro, da campanha do governo federal “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, e representam a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A cerimônia de entrega do Selo Nacional aconteceu ontem (10) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Asa Sul, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A premiação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece os esforços da gestão municipal na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças, marcando um avanço significativo no compromisso com a educação de qualidade. Para o gestor da escola Kanata T-Ykua, professor Raimundo Cruz da Silva, o prêmio representa todo trabalho pedagógico desenvolvido durante o ano de 2024 na rede de ensino. Selo Ouro é conferido aos municípios que alcançam entre 85 e 100 pontos no processo avaliativo, que considera critérios técnicos e pedagógicos rigorosos. Manaus se destacou em várias áreas, incluindo a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a implementação de programas como o Alfabetiza Manaus, que visa a recomposição da aprendizagem e a correção do fluxo escolar, e o Programa Educa +, que também contribuiu para essa conquista. Parabéns!

O Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 163 vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (11). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Olho vivo!

BDay

Vereadora Yomara Lins e sua irmã, conselheira-presidente do TCE-AM, emolduram o advogado e escritor Júlio Antonio Lopes. O trio prestigiou o lançamento na Livraria Valer do livro ‘Brasil Pós-CF 88’, do economista Samuel Hanan, ex vice-governador do Amazonas
Prestigiando a leitura da mensagem governamental do prefeito David Almeida, o secretário municipal de Limpeza Pública Sabá Reis, sua mulher Luciana e o professor e ex-governador José Melo
A bela apresentadora e colunista social Trícia Tadros Pinho, continua comandando com muita competência e carisma suas duas funções jornalísticas. Poderosa
Casal tradicional e querido em sociedade, Cláudio e Fernanda Chaves no último dia 8, 56 anos que se conheceram, namoraram por 6 anos e conseguem estar juntos até hoje. Que glória, parabéns pela data
Amazonense, a linda influencer Isabelle Nogueira está com tudo e não está prosa, a moça será musa da escola de samba Grande Rio no Carnaval de 2025. Belle promete fazer bonito na passarela do samba carioca
O festejado empresário amazonense Alberto Martins está em Lisboa, Portugal, onde vai festejar em grande estilo juntamente com a com toda a família, no próximo dia 13 de fevereiro, a chegada de seus 80 anos redondinhos. Coisa boa