Vem aí, o ‘festival Sabores, Cores e Sons’

Com o objetivo de promover a cultura local, a gastronomia amazônica, gerar empregos, renda e atrair turistas para a cidade de Manaus, o Festival Sabores, Cores e Sons, vai acontecer do dia 06 a 9 de fevereiro de 2025, no Mercado de Origem da Amazônia (Complexo Booth Line), de 10h as 22h, com uma vasta agenda de atrações e atividades no espaço. A idealização é da Agrifest.

A organização do evento promete fazer uma imersão nas cores, sabores e ritmos que representam a região. Apelo social em benefício a associação que cuida dos autistas, também está incluso para que tenha mais rentabilidade na luta pela causa. A entrada será gratuita e oferecerá ao público amazonense as seguintes opções: gastronomia, artesanato, oficinas, bazar, empreendedorismo, música, dança, teatro, exposição fotográfica, arte, poesia, batalhas de rimas, espaço kids, sarau, distribuição de livros, literatura, atividades lúdicas para as crianças e um espaço para associação amazonense do espectro autista, que atende de 500 família na causa.

O festival acontecerá no novo Complexo Booth Line, um espaço turístico, gastronômico e cultural incrível da cidade. Localizado no Centro da cidade, em frente a igreja da matriz. A estrutura antiga está localizada ao lado do porto privado Roadway. O projeto é executado em parceria público/privada com supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Símbolo da economia amazonense durante o ciclo da borracha, o Complexo Booth Line foi construído no século XIX e possuía um conjunto de 17 edificações que abrigavam exportadoras, companhias de navegação e até agência bancária.

Inspirado na arquitetura portuguesa, o complexo ganhou popularidade na primeira metade do século XX, durante o processo de exportação em massa do látex da borracha, feito que ocasionou em um intenso desenvolvimento da região amazônica. Inicialmente, o Mercado de Origem da Amazônia vai contar com, aproximadamente, 300 permissionários, em um espaço que vai funcionar todos os dias da semana, das 8h às 17h. Cada setor do empreendimento será inaugurado de acordo com o avanço das obras.

As obras de revitalização e a feira vão acontecer, simultaneamente, na antiga sede do Tribunal de Contas do Amazonas, no Centro Histórico de Manaus. O local já recebeu uma cobertura provisória e limpeza completa, para dar funcionamento às primeiras atividades do Mercado de Origem da Amazônia. Maravilha!

Entre as metas para 2025 que devem ser cumpridas consta uma série de ações estratégicas voltadas à modernização, ampliação da fiscalização e aprimoramento dos processos da Corte de Contas, declara Yara Amazônia Lins, conselheira presidente do TCE-AM (Fillipe Jazz)

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, informou que entre as metas para 2025 estão uma série de ações estratégicas voltadas à modernização, ampliação da fiscalização e aprimoramento dos processos da Corte de Contas. O aperfeiçoamento tecnológico para ampliar o trabalho pedagógico junto aos municípios do interior também consta no planejamento. “Iniciamos 2025 com a certeza de que avançamos muito no último ano e com a responsabilidade de seguir inovando e fortalecendo o controle externo no Amazonas. O Tribunal teve conquistas significativas em 2024 como a Blitz TCE, que levou fiscalização para as escolas e hospitais, a criação da Ouvidoria da Mulher e o reconhecimento nacional pela transparência em nossas redes sociais”, afirmou a presidente durante a primeira sessão plenária de 2025, na terça-feira (04). Entre as iniciativas anunciadas, a ampliação do programa Blitz TCE e a expansão da teleauditoria para mais municípios foram ressaltadas como medidas para fortalecer o controle externo. Além disso, a implantação do Sistema de Gerenciamento de Fiscalização pretende aprimorar o acompanhamento das contas públicas e otimizar as atividades das auditorias. “A Blitz TCE será ampliada, a teleauditoria chegará a mais municípios e implantaremos o sistema de Gerenciamento de Fiscalização, garantindo mais controle nas auditorias”, destacou. Outra prioridade será a modernização do sistema de julgamento eletrônico, a redução do acúmulo de processos e o investimento em tecnologia. “A tecnologia será uma grande aliada do Tribunal neste ano. Investiremos na modernização dos nossos sistemas, utilizando inteligência artificial para otimizar os processos e, principalmente, capacitaremos nossos servidores para essa nova realidade”, declarou a conselheira-presidente. A atualização do Regimento Interno do TCE-AM também está na pauta para 2025, com ajustes para atender às novas demandas da administração pública e da sociedade. Muito bom!

Por 8 votos a 3, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, ontem (05), denúncia contra o governador Wilson Lima, por supostas irregularidades durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020. O ministro Raul Araújo foi o primeiro a votar, em sessão anterior, abrindo a divergência do relator da matéria, ministro Francisco Falcão, sendo acompanhado pelos ministros Og Fernandes, Humberto Martins, Sérgio Kukina, Sebastião Reis Júnior, João Otávio de Noronha, Antonio Carlos Ferreira e Benedito Gonçalves. Entre os argumentos apresentados pelos ministros para o não prosseguimento da ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que questionava o transporte de respiradores adquiridos pelo governo, está a excepcionalidade da situação, uma vez que, à época, havia uma corrida contra o tempo do Governo do Estado para trazer equipamentos de fora do Amazonas, com o objetivo de ampliar a assistência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus que buscavam atendimento na rede estadual de saúde. Fica o registro!

A 50ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente e Ordem Urbanística, do MPAM, instaurou um inquérito civil para apurar a suposta utilização de uma espécie da fauna silvestre em atividades turísticas sem a devida licença ambiental por um hotel de selva situado no bairro Tarumã (Divulgação)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 50ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente e Ordem Urbanística (Prodemaph), instaurou um inquérito civil para apurar a suposta utilização de uma espécie da fauna silvestre em atividades turísticas sem a devida licença ambiental por um hotel de selva situado no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A medida é originada de uma notícia de fato do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A denúncia tem como base um relatório da operação Safari Amazônico, cujo objetivo é o combate ao uso, abuso e maus tratos de animais silvestres na região metropolitana de Manaus. Durante a vistoria no hotel investigado, foi constatada a presença de uma araracanga, já utilizada na divulgação do empreendimento sem licença de autoridade ambiental competente. O Ibama procedeu com a apreensão da ave, posteriormente encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e impetrou a notícia de fato como comunicação de crime, considerando que o hotel a abrigava sem a devida licença — o que configura infração administrativa. O inquérito tem como base o artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece o meio ambiente como um bem de uso comum e prevê penalidades para práticas lesivas, incluindo sanções penais e administrativas, além da obrigação de reparação dos danos causados. De acordo com a legislação ambiental brasileira, o uso comercial da fauna silvestre exige licenciamento específico, emitido por órgãos como o Ibama e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A ausência dessa autorização pode resultar em sanções administrativas e processos judiciais. No curso da investigação, conduzida pela promotora de Justiça Lilian Maria Pires Stone, o MPAM requisitou informações aos órgãos de fiscalização competentes. É por aí!

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) vai promover na quinta-feira (06), às 17 horas, a primeira reunião de 2025 da diretoria da instituição com a presença especial do governador Wilson Lima. No encontro também estarão presentes representantes entidades das entidades empresariais coirmãs. Na ocasião, Wilson Lima fará uma exposição sobre as realizações da gestão estadual e a Fieam apresentará as demandas da indústria. O presidente Antonio Silva afirmou que a Fieam prioriza ouvir nas primeiras reuniões do ano as propostas dos principais gestores do Amazonas. “Como instituição de classe, temos interesse na aproximação com vistas à defesa conjunta do desenvolvimento industrial, contribuindo com o crescimento econômico do Estado”, disse Silva.

A cantora amazonense Cella Bártholo escolheu Manaus, para a gravação dos clipes das duas primeiras músicas do projeto, “Meu Norte” e “Me Ignora”, com referências marcantes da cultura nortista (Caio de Biasi)

A cantora amazonense Cella Bártholo está a todo vapor com a produção do seu primeiro álbum audiovisual, intitulado “Efeito Borboleta”. A artista escolheu Manaus para a gravação dos clipes das duas primeiras músicas do projeto, “Meu Norte” e “Me Ignora”. Com referências marcantes da cultura nortista, Cella faz uma imersão artística, explorando a sua identidade regional com bastante pop. Desde o ano passado, com o lançamento de Superficial e Karma, a artista tem reforçado a sua transição para o universo pop, o que tem agradado bastante os fãs da cantora. As gravações dos clipes de “Meu Norte” e “Me Ignora” acontecem desde terça-feira (04) e seguem até sexta-feira (07) em locais marcantes da cidade, como o Teatro Amazonas e o rio Negro. A artista escolheu Manaus para a gravação dos clipes das duas primeiras músicas do projeto, “Meu Norte” e “Me Ignora”. Com referências marcantes da cultura nortista, Cella faz uma imersão artística, explorando a sua identidade regional com bastante pop. Desde o ano passado, com o lançamento de Superficial e Karma, a artista tem reforçado a sua transição para o universo pop, o que tem agradado bastante os fãs da cantora. As gravações dos clipes de “Meu Norte” e “Me Ignora” acontecem desde terça-feira (04) e seguem até sexta-feira (07) em locais marcantes da cidade, como o Teatro Amazonas e o rio Negro. Além dos cenários, Cella incluiu outros elementos nas produções, como as biojoias da artista Rita Prossi e o figurino desenvolvido pelo Ateliê Derequine, instalado na comunidade indígena Parque das Tribos e que reúne artesãos que trabalham com peças que valorizam e promovem a cultura amazônica. Tudo escolhido pela stylist e produtora de moda amazonense, Gielesse Caresto. Cella ressalta que as músicas trazem elementos sonoros da cultura regional e que se conectam com as batidas do pop, tornando tudo uma experiência muito significativa para ela como artista e que, com certeza, vai impactar o público. “Meu Norte”, diz ela, é uma das faixas do álbum mais pop, com uma letra que carrega força e grandiosidade, funcionando como um mantra pessoal e um hino de solitude. “Não posso entregar outros detalhes, mas posso reforçar que estou muito contente com o projeto e trabalhando bastante para entregar um álbum especial e que externa para todos a minha essência”, destaca. O lançamento de “Meu Norte” e “Me Ignora” ainda não tem data fechada, mas deve acontecer nos próximos meses. Os fãs podem fazer o pré save para ouvir em primeira mão “Meu Norte”, em breve. O álbum será lançado pelo selo Sinc, criado com o objetivo de valorizar artistas independentes e talentosos, de diferentes estilos musicais. A produção dos clipes está sendo executada pela In Cena.

Os pernambucanos da Mundo Livre S/A, um dos principais nomes do movimento manguebeat, desembarcam em Manaus para apresentar o show comemorativo de 30 anos do lançamento do seu primeiro disco, “Samba Esquema Noise”. A banda sobe ao palco do Bloco Cauxi Eletrizado, no dia 15 de fevereiro, na Arena da Amazônia. De volta à capital amazonense após 14 anos, a banda com 40 anos de carreira revisita as faixas de “Samba Esquema Noise” e entre os sucessos estão “A Bola do Jogo”, “Musa da Ilha Grande”, “Livre Iniciativa” e “Rios, Pontes & Overdrives”. Formado por Fred Zero Quatro (voz, cavaco, violão e guitarra), Xef Tony (bateria e voz), Leo D (teclado), Pedro Diniz (baixo) e Pedro Santana (percussão), o grupo também faz uma viagem por toda a sua discografia. “A Arena da Amazônia vai receber uma dose brutal de caos e adrenalina dos mangues pernambucanos, com um show histórico da Mundo Livre S/A”, afirma Fred Zero Quatro. “Vai ser inesquecível”.

Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), recebem homenagem nesta sexta-feira (07), no Clube do Trabalhador pela manutenção das vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária. Os dois senadores lideram seus partidos no Senado Federal, com representatividade de mais de 30% sobre o total de 81 parlamentares (Imagem Internet)

Nesta sexta-feira (07) às 10h, no Clube do Trabalhador, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação das Indústrias e Empresas de Serviços do Pólo Industrial do Amazonas (Aficam), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL AM), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Sistema Faea Senar Fundepec/AM promovem o “Ato pela Reforma: União e Reconhecimento”. O ato é um reconhecimento à articulação feita pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) pela manutenção das vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária. Os dois senadores lideram seus partidos no Senado Federal, com representatividade de mais de 30% sobre o total de 81 parlamentares. Como relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 da Reforma Tributária e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 68/2025, que regulamentou a medida, Eduardo Braga ouviu representantes de diversos segmentos da indústria e do comércio do AM, dentre outros, para construir um texto que respeitasse a excepcionalidade da ZFM, garantindo a manutenção de 115 mil empregos diretos. Já Omar Aziz, líder do maior partido no Congresso, o PSD, e coordenador da Bancada Federal do Amazonas, atuou articulando apoio de parlamentares de diversos partidos. Os empresários também prestarão homenagem a todos os outros parlamentares que compõem a Bancada Federal do AM, formada por três senadores e oito deputados federais. Justa homenagem!

O parque temático do Angatu, oncinha mascote do Amazonas Shopping, vai receber uma série de oficinas sustentáveis durante este mês. O objetivo é estimular a consciência ecológica e a criatividade dos pequenos. Além das atividades manuais, as crianças podem se divertir nas atrações do parque, no tobogã, cama de gato, piscina de bolinhas, pula-pula, além de uma área gamer e de realidade virtual. A oncinha Angatu também estará presente no parque para tirar fotos e brincar com as famílias, de sexta-feira (07) até domingo (09), em três horários: das 17h às 17h30, 18h às 18h30 e 19h às 19h30. A oncinha também ficará disponível nos próximos dois finais de semana de fevereiro, sempre no mesmo horário. Que tal?

A Escola de Samba A Grande Família realiza nesta sexta-feira (07), a partir das 20h, no Super Nova Era da avenida Autaz Mirim, no Jorge Teixeira, ensaio técnico para o carnaval 2025. Esse é o segundo ensaio da campanha de carnaval “Unidos do Nova Era”, que busca reforçar a conexão da marca com a cultura. A gigante da Zona Leste, como é conhecida a Grande Familia, promete uma apresentação com ritmo contagiante e envolvente, mostrando um pouco do que levará para o desfile no Sambódromo, no dia 01 de março. A ação “Unidos do Nova Era” reúne quatro das principais escolas de samba de Manaus – Aparecida, Grande Família, Vitória Régia e Alvorada – para uma ação especial, com sorteio de fantasias para o desfile do primeiro grupo. Além disso, os foliões podem curtir ensaios técnicos das agremiações nas lojas Nova Era, durante todo o mês. 

BDay

Tammy Pereira Simões, Selene Santos, Carmen Lúcia Araújo figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quinta-feira, 06 de fevereiro serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Minha amiga de décadas, a elegante Tammy Pereira Simões celebra nesta quinta-feira mais um ciclo de vida. O festejo, como sempre, será ao lado do marido, Renato de Paula Simões, CEO do poderoso Grupo Simões. Parabéns, minha querida
Aniversariantes da temporada, os irmãos Ricardo e Leonardo Felicori, recebem de madame Luciana Felicori, sua mãe coruja, os devidos afagos e cumprimentos. Parabéns, rapazes
Osmar Back Júnior e Iasmin, sua linda filha adolescente, também figuram na lista dos festejados aniversariantes desta semana. Parabéns, filhota e papai. Saúde
Amiga estimada deste colunista, Márcia Matos Martins emplacou na terça-feira mais um ano de vida. Recebeu um grupo de amigas queridas para celebrar a data no Felicori Gastronomia. O encontro foi prestigiado demais. Também, que manda ser querida
No Felicori Gastronomia, Baby Rizzato, Mary Tuma, Lyvia Guimarães, Alessandra Antony Queiroz, a aniversariante e Denise Macedo. Mulheres elegantes e empoderadas
Celebrando a amiga Márcia Matos Martins, Adrianne Antony Gonçalves, Denize Santana, Katia Sebben, Odenir Machado, Menga Junqueira, Lúcia Viana e Sandra Lúcia Saraiva. Um timaço de notáveis