
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha brasileira que visa promover a conscientização sobre a importância da Saúde Mental, inclusive a dos idosos, já que a terceira idade envolve mudanças físicas e sociais. Algo que a família e profissionais da saúde, precisam ter um olhar atento e cauteloso à rotina e hábitos dos mais velhos, afinal, se não cuidarmos deles, quem vai?
“Envelhecer não é tão simples, mas existem algumas práticas que ajudam a tornar o processo menos difícil. Por ser uma fase delicada da vida, é essencial manter a mente deles ativa por meio de atividades cognitivas, além de praticar exercícios físicos e incentivar encontros sociais e familiares para um envelhecimento digno e com qualidade”, explica Cintia Aneias, Terapeuta Ocupacional e Diretora do Centro Dia da 3i Residencial Sênior.
A saúde mental deve ser uma prioridade, pois negligenciá-la pode levar a condições como a depressão, que afeta mais idosos do que se imagina. Dados do IBGE, publicados no Observatório Nacional da Família, mostram que 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais relataram diagnóstico de depressão.
Entre a população idosa, a faixa etária de 60 a 64 anos apresentou a maior prevalência, com 13,2%, seguida pelos de 65 a 74 anos (11,8%) e os de 75 anos ou mais (10,2%). Diante desse cenário, precisamos aprender a cuidar mais e melhor da mente da terceira idade, por isso a terapeuta ocupacional preparou algumas dicas para mantê-los ativos e mentalmente saudáveis, confira:
Assim como os mais jovens, os idosos gostam e querem se sentir confiantes e independentes. A autonomia é fundamental para o bem-estar emocional. Cada caso é um caso. Alguns idosos têm a mobilidade ou a visão comprometidas, mas ainda assim é possível oferecer autonomia em atos simples. Realizar tarefas como vestir uma camisa sozinho, por exemplo, pode ter um impacto positivo na saúde mental”, explica Cintia.
Certas atividades como jogos de raciocínio ou artísticas estimulam a cognição, melhoram o humor e reduzem o risco de depressão, além de ajudar a combater o isolamento social. “Ler, pintar ou até mesmo jogar damas, promovem a sensação de realização e independência. Ter pelo menos um hobby é o suficiente para a manutenção da nossa mente. Motivá-los de forma que se mantenham ativos e interessados em algo que gostem é uma maneira eficaz de preservar a qualidade de vida”, aconselha Aneias.
Pessoas idosas precisam manter uma vida social ativa. Exercícios em grupo como roda de conversas e eventos para celebrar datas comemorativas com amigos e familiares são necessários para o bem-estar mental. “Socializar é uma maneira importante para os idosos preservarem suas memórias e manterem uma sensação de vida produtiva. Ao interagir com outras pessoas, eles estimulam a mente e reforçam laços afetivos. Essas interações podem ocorrer por meio de diversas atividades, como crochê, arteterapia, passeios ao ar livre e até cozinhar”, finaliza a Diretora do Centro Dia da 3i Residencial Sênior.
A 3i Residencial Sênior, criada pelo empresário Fábio Alves, em Campinas/SP no ano 2010, é referência em atendimento humanizado e residenciais sênior para idosos lúcidos e não-lúcidos, focado nas necessidades de cada um. A rede atua em quatro frentes: Home Care, Centro Dia, Residencial Sênior e vendas de serviços e produtos adicionais à necessidade de cada idoso. É por aí!
Roci Pankov vai representar o Amazonas no Miss Universe Brasil 2025

Bela, casada e plena aos 36 anos, a amazonenses Roci Pankov, psicóloga e ativista engajada em causas sociais, foi aclamada à noite de terça-feira (14) no Restaurante Caxiri, como Miss Universe Amazonas 2025. A cerimônia simbolizou a renovação das diretrizes do concurso, agora mais inclusivo ao permitir a participação de mulheres casadas, divorciadas e mães. Roci, que traz mais de uma década de experiência no universo dos concursos de beleza, foi escolhida para representar o estado nesta edição, após um criterioso processo seletivo. A maturidade e a expertise da candidata foram elementos decisivos para sua aclamação. “Com as novas regras do Miss Universe, que abrem espaço para mulheres acima de 28 anos e em diferentes fases da vida, tivemos a oportunidade de trazer uma representante como a Roci, que reúne toda a experiência e a força necessárias para brilhar em São Paulo, e no cenário internacional”, afirmou Ana Lúcia Lopes, coordenadora estadual do concurso. “Estou muito honrada em poder representar o Amazonas e comprometida em enaltecer a beleza, a cultura e as causas sociais e sustentáveis do nosso estado. Quero que minha voz ultrapasse fronteiras, trazendo visibilidade para as iniciativas que fortalecem nossa região e nossa gente”, declarou, com olhar determinado e repleto de propósito”, declara Roci. Agora, ela se prepara para representar o Amazonas no Miss Universe Brasil 2025, que acontecerá em São Paulo no dia 13 de fevereiro. A antecipação da data do concurso visa proporcionar mais tempo para a preparação das candidatas, com a expectativa de que o Brasil conquiste sua terceira coroa no Miss Universe. Estamos na torcida!
Eclipsaram-se alguns homens públicos
Noticiado que o novo Prefeito de Envira no Amazonas, encontrou o patrimônio público totalmente dilapidado. O prefeito anterior Paulo Ruan Portela Mattos, é denunciado pelo Ministério Público, de ter usado indevidamente valores destinados a cestas básicas, dentre outras acusações. O mesmo acontece em Boca do Acre e Lábrea, onde os recursos humanos na área de educação e saúde, foram todos exonerados pela administração anterior, causando caos administrativo, sem falar no município de Borba, em situação deixada pelo ex prefeito, em estado deplorável, hospital e outros imóveis. Imagine-se que a totalidade dos novos edis aceite o trato com o antecessor, para responder por suas dívidas, pequenas ou grandes, não importa. Aí, será o caso de indagar em que país estamos, no qual uma manobra sibilina de bastidores tem a força e o poder de anular legislação elaborada e sancionada por quem de direito. O competente e atuante Tribunal de Contas, ao qual incumbe a defesa do direito público instituído, não tem outro caminho para as altas autoridades do Executivo, senão endurecer os pertinentes dispositivos ultrapassados da Lei, ou omitirem-se por completo, deixando que se faça tábula rasa dos saudáveis dispositivos legais contornados pela manobra. sibilina de bastidores, o que não acreditamos. A posição da cidadania que, de certa maneira frustrada, acompanha, pela Imprensa, o desenrolar dos fatos aqui mencionados, é de expectativa. Mas isso não é um caso isolado, outros mandatários que não fizeram seu sucessor, também são alvos do MP. É esperar que órgãos e entidades encarregados de fiscalizar o cumprimento e eventual descumprimento da lei se manifestem na defesa, é claro, da plena vigência das normas que atestam a existência entre nós, do Estado de Direito com todas as respectivas implicações. Necessário verificar, e verificar a fundo. (Flávio Lauria)
TCE-AM lança novo site do Diário Oficial Eletrônico com busca otimizada

Para aprimorar a transparência e tornar o acesso às informações mais simples e ágil, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou, na terça-feira (14), o novo layout e site do Diário Oficial Eletrônico (DOE). A atualização, realizada em parceria entre a Diretoria de Comunicação (Dicom) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), também incorpora a nova identidade visual da Corte de Contas, já utilizada em outros canais institucionais. O site mantém o endereço eletrônico doe.tce.am.gov.br, mas agora conta com melhorias significativas, como um sistema de busca otimizado, que permite localizar edições específicas por texto, número do DOE, período de busca ou datas específicas. Os resultados podem ser filtrados por relevância, ordem crescente ou decrescente de publicação. “Essa atualização reflete o nosso compromisso com a transparência e a modernização da gestão pública. O novo site do DOE foi desenvolvido para oferecer maior facilidade no acesso às informações e para atender às demandas de quem utiliza os serviços do Tribunal de Contas”, afirmou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. As edições do DOE continuam sendo publicadas diariamente, com todas as informações disponíveis para acesso público. Usuários que necessitarem de informações adicionais podem entrar em contato pelo telefone (92) 3232-3232 ou pelo e-mail [email protected]. O lançamento marca o primeiro dia de atividades do TCE-AM após o período de recesso, que ocorreu entre 23 de dezembro e 13 de janeiro.
Defensoria do Amazonas renova parceria com a FUnATI para realização do projeto ‘Consumidor 60+’ em 2025
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) renovou a parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) para a realização, em 2025, de uma nova edição do projeto Consumidor 60+, iniciativa que busca a promover a capacitação sobre educação financeira para o consumidor idoso, além de realizar atendimentos de idosos em situação de superendividamento. Com a renovação do projeto, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) vai realizar palestras quinzenais sobre educação em direitos em diversos Centros de Referência da Pessoa Idosa de Manaus. Além disso, durante os eventos, haverá seleção de pessoas em situação de superendividamento para serem atendidas pelo Nudecon. O defensor público Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon, destaca que, neste ano, o projeto terá um alcance ainda maior do que em 2024. “Esse ano, as nossas apresentações serão quinzenais. Então, devemos passar de mil pessoas impactadas com a iniciativa”, estimou. Durante o encontro que oficializou a renovação da parceria, o reitor da FUnATI, Euler Robeiro, destacou que a fundação já promove ações de saúde física e mental, e que agora promoverá também ações que tratam da saúde financeira. A pró-reitora de ensino, Kennya Mota, enfatizou que a parceria só se renova graças ao empenho e olhar diferenciado das equipes da FUnATI e da Defensoria Pública na causa da pessoa idosa. O projeto Consumidor 60+ amplia as possibilidades de ação da Defensoria, oferecendo uma série de ações de educação para o consumo e de educação em direitos do consumidor, voltado exclusivamente para pessoas idosas. É por aí!
Profissionais são reconhecidos no 3º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental

A terceira edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental foi realizada na noite de terça-feira (14), com o reconhecimento a profissionais e universitários que produziram materiais sobre temas relacionados ao saneamento básico. Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento, que teve a entrega de 23 prêmios em nove categorias. “Neste ano, tivemos um crescimento no número de inscritos, com mais de 200 materiais concorrendo aos prêmios. Isso mostra a relevância dos temas saneamento básico, o meio ambiente e as mudanças climáticas e o quão importante é seguir discutindo esses tópicos na mídia, principalmente se falamos de Manaus, que é uma cidade localizada no maior bioma do mundo”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas. O Grande Prêmio, que reconhece a matéria mais votada entre todas as inscritas, foi para a equipe da repórter Daniela Branches, da Rede Amazônica, com a reportagem “O caminho à nascente do Rio Amazonas”. Também premiado na categoria Telejornalismo, o material foi produzido por ela, Alexandro Pereira, Luciane Marques e Henrique Filho. Branches ressaltou a força do trabalho em equipe como componente essencial do jornalismo. Nesta edição, a novidade foi a inclusão da categoria Trata Bem Manaus, dedicada exclusivamente a materiais sobre esgotamento sanitário. O repórter Luiz Henrique Almeida, da TV A Crítica, levou o segundo troféu dele na noite – além do primeiro lugar na categoria, foi vice-campeão em Telejornalismo. Quem também saiu premiado em dose dupla foi o jornalista Maurício Max, da rádio BandNews Difusora. A reportagem sobre o acesso ao saneamento nas periferias da capital ficou com o primeiro lugar na categoria Áudio e o segundo na Trata Bem Manaus. Além de profissionais com experiência na área, o Prêmio Águas de Manaus também reconhece alunos de faculdades de Jornalismo. Neste ano, o troféu da categoria Universitário ficou com a equipe da Fametro, formada por Bruna Pinheiro, Camila Vieira, Adrielle Menezes e Emanuelly Silva, com o material “Água em foco”. Parabéns a todos os premiados!
UEA abre inscrições da última etapa de seleção para programa de aperfeiçoamento em Gestão da Produção
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulga a abertura do processo seletivo da última etapa do Programa de Aperfeiçoamento Profissional de Cursos de Capacitação em Gestão da Produção com Enfoque na Indústria 4.0 – Área de Concentração: Logística (Cadeia de Suprimentos). As inscrições seguem até o dia 19 de janeiro de 2025 e podem se inscrever profissionais a partir do ensino médio concluído e/ou ensino superior. Nesta etapa são disponibilizados os seguintes cursos: Avaliação Estratégica da Qualidade; Gestão de Materiais; Avaliação do Desempenho Logístico. O programa consiste em 15 cursos, sendo três por etapa, com aulas presenciais realizadas durante uma semana, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. O objetivo do programa é capacitar pessoas ampliando as oportunidades de empregabilidade promovendo conhecimentos, troca de experiências e aprendizado na área da logística com ênfase no contexto da Indústria 4.0. Informações, clique aqui e acesse o edital: https://selecao2.uea.edu.br/?dest=lista&area=4
Ítalo Rui prepara segundo livro: ‘Crítica Colagem’

O ator, produtor e pesquisador amazonense Ítalo Rui prepara o segundo livro, “Crítica Colagem: Álbum de Pregnâncias”, com lançamento previsto para março deste ano. O projeto é o resultado de um curso de crítica ministrado pelo autor, na graduação em Teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no segundo semestre de 2024. “A ideia do curso era unir a colagem artística e a crítica de teatro, olhando para as produções artísticas de Manaus. Foi um desdobramento da minha pesquisa de mestrado, defendida em 2020, na Universidade Federal do Ceará (UFC)”, conta o ator Ítalo Rui. “A proposta com os estudantes da disciplina foi pensar a atividade crítica de uma outra forma, aliada a ideia de debater teatro de uma forma menos usual e mais criativa”. Segundo o autor, os estudantes escreviam sobre as peças analisadas e, em seguida, elaboravam colagens. Ele explica que o trabalho de elaboração de pensamento sobre a obra girava em torno da escrita e da imagem, tudo de forma artesanal, em colagens analógicas. O projeto “Crítica Colagem: Álbum de Pregnâncias” foi realizado com recursos do edital de Fomento às Artes e Cultura – Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Socorro!
Temerosas enxurradas. Famílias destruídas. Corações desesperados. Feminicídios, assassinos impunes, saidinhas inconsequentes, falta de energia, buraqueira infernal, saúde pública ruim, magistrados gulosos, crianças com fome, incansável politicagem, material escolar com preços exorbitantes. Insegurança brutal. Muita conversa fiada, pouca ação. É o Brasil alagado, enlameado, humilhado, largado, ultrajado, despedaçado, indignado, cansado, desmoralizado, envenenado, chutado, envergonhado, abandonado, desesperado, lascado, quebrado, desequilibrado, carbonizado, avacalhado, desdentado, fragilizado. (Vicente Limongi Netto)

Regionalização do Saneamento Básico
A Lei Complementar No 272, sancionada pelo governador Wilson Lima e que institui a Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do último dia 9 de janeiro. Com a mudança, os municípios do interior poderão receber recursos federais para a gestão dos serviços de água e esgoto, fortalecendo os investimentos já feitos pelo Estado. O planejamento para implantação do novo modelo foi coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Muito bom!

BDay
Edgar Monteiro de Paula Filho, Jackline Farah e Leonardo Petruccelli figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quinta-feira, 16 de janeiro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





