Hospitais 28 de Agosto e Dona Lindu passam a integrar Complexo Hospitalar Zona Sul 

O Governo do Amazonas passa a contar com o Complexo Hospitalar Zona Sul (CHZS), que a partir de 1º/12 unificou o funcionamento do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu. Com o modelo de gestão integrada das unidades, os serviços ofertados ganharão em maior eficiência e agilidade no atendimento, oferecendo à população que for atendida a mesma qualidade que existe atualmente no Hospital Delphina Aziz.

“O projeto foi construído e desenhado pelo Governo do Amazonas para que possamos expandir o modelo do hospital Delphina Aziz para outras unidades, com uma infraestrutura interna e externa de maior qualidade. A gestão do Complexo vai proporcionar o gerenciamento das duas unidades com mais agilidade e eficiência”, destacou a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud.

O HPS 28 de Agosto e o Instituto Dona Lindu continuarão sendo unidades de porta aberta, atendendo as mesmas especialidades, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo cobertura completa de serviços médico-hospitalares, com internações, tratamentos, exames complementares e outros serviços auxiliares de diagnóstico e terapia.

Com o Complexo Hospitalar da Zona Sul, a diferença estará na administração das duas unidades, que será feita de forma unificada, com melhoria na infraestrutura dos hospitais, tanto dentro das unidades, quanto no lado externo, oferendo mais conforto à pacientes, familiares e profissionais. Também serão implementadas novos equipamentos e tecnologias, o que vai possibilitar a ampliação na oferta dos atendimentos.

“Essa modernização vai agregar o maior valor para o usuário e vamos conseguir fazer um gerenciamento em que a gente trabalhe por meta, fazendo com que o atendimento consiga ser qualificado e continuarmos sendo referência para o Norte do país”, complementou, Nayara.

De acordo com a secretária, a ideia é que o 28 de Agosto, por exemplo, tenha capacidade de atender cerca de 12 mil pessoas por mês dentro da porta de urgência e emergência, além de potencializar o serviço de ginecologia no Instituto Dona Lindu, manter suas habilitações técnicas levando humanização no parto e nascimento. É por aí!

Na sessão desta terça-feira durante a 43ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) devem julgar 95 processos. Na pauta de adiados, com 11 processos que retornam após pedidos de vista (Divulgação)

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) devem julgar 95 processos durante a 43ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que será realizada nesta terça-feira (03), no plenário da Corte de Contas amazonense, a partir das 10h. Na pauta de adiados, com 11 processos que retornam após pedidos de vista, estão: duas prestações de contas, três representações, três recursos, uma auditoria operacional, uma tomada de contas e um embargo de declaração. Já a pauta do dia, com 84 processos, inclui: 16 prestações de contas anuais; 40 recursos; 14 representações; cinco embargos de declaração; quatro denúncias; três tomadas de contas; uma admissão de pessoal pendente e uma auditoria. Entre as prestações de contas anuais estão as dos exercícios de 2022 da Câmara Municipal de Japurá, sob responsabilidade de Elenilton Ferreira Nogueira; de 2023 da Câmara Municipal de Guajará, sob responsabilidade de Fredson Moraes de Souza Silva; e de 2022 do Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos de Manaquiri (FUNPREV), sob responsabilidade de Ayrton Romero da Silva. A sessão, presidida pela conselheira Yara Amazônia Lins, será transmitida ao vivo no YouTube e Facebook do TCE-AM.

Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga presentes que não se vendem em lojas: um ‘gosto muito de ti’, um ‘obrigada por existires’, um ‘estou aqui para ti, sempre’. Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga de presente abraços apertados, gargalhadas altas, colo de quem mais amas, mãos dadas o ano inteiro, ombros que te seguram, corações onde podes morar sem prazo de validade. Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te traga de presente olhos que brilham por ti e para ti, palavras que te protegem e cuidam como sol em dias frios, os pequenos nadas que valem tudo na vida, o essencial que ocupa, sem pesar, o lado esquerdo do peito, e o fermento da alegria que faz a vida valer a pena. Quando pedires alguma coisa a Dezembro, pede que te ensine a viver de peito aberto e a acreditar que há uma luz ao fundo do túnel para cada escuridão que tiveres de enfrentar. Feliz Dezembro!

“Jamary” mergulha no universo fantástico e na cultura originária amazônica, destacando a importância da preservação ambiental e a luta contra a destruição da floresta amazônica (Divulgação)

O aguardado longa-metragem “Jamary”, dirigido por Begê Muniz e produzido pela Jamary Films, está em seus estágios finais de pós-produção e se prepara para chegar às telas brasileiras em 2025. O filme de ação e aventura, tem uma forte temática ambiental e foi gravado nos arredores da floresta amazônica, no município de Iranduba, com o apoio da prefeitura de Manaus por meio da Lei Paulo Gustavo. “Jamary” mergulha no universo fantástico e na cultura originária amazônica, destacando a importância da preservação ambiental e a luta contra a destruição da floresta amazônica. O diretor Begê Muniz, que é natural de Manaus, já participou de grandes produções como ator e agora se destaca como realizador. Ele fundou a Jamary Films em 2020, junto com Elisa Telles, e dirigiu o curta-metragem “Jamary”, que acumulou 8 prêmios e participou de mais de 40 festivais nacionais e internacionais. Além disso, Muniz está em pós-produção de seu novo curta “Nhandê” e também codirige com Telles outros projetos cinematográficos que exploram temáticas sociais e ambientais. A produção do longa-metragem “Jamary” envolveu um extenso trabalho de pesquisa e respeito pela cultura amazônica, com a participação de atores e técnicos locais. Elisa Telles, além de protagonizar o filme, também é produtora executiva, consolidando sua carreira como uma das principais realizadoras do projeto. Em 2024, ela preparou o elenco e participou de outras produções cinematográficas, reforçando seu papel na indústria do cinema independente. Muito bom!

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Construnorte 2024, que aconteceu entre sexta-feira (29/11) e domingo (01/12), no Studio 5 Shopping e Convenções (avenida Rodrigo Otávio, 3555, Distrito Industrial). A maior feira da construção civil da região norte, realizada em Manaus pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e organizada pela ModeOn Eventos, contou com a participação de empresas de diferentes portes, como startups, indústrias de materiais de construção, revendas e empresas especializadas em sistemas industrializados avançados, assim como uma programação de palestras técnicas e institucionais. Durante três dias, o evento reuniu gestores de obras, projetistas, arquitetos, engenheiros, varejistas e atacadistas, indústrias locais e nacionais, assim como outros profissionais e empresários ligados à construção civil. Aplausos!

O curso solidário chancelado pela FCecon arrecadou 300 quilos de alimentos não-perecíveis. Os itens serão doados a pacientes da instituição, em situação de vulnerabilidade social (Divulgação)

O curso solidário de interpretação de hemograma clínico, realizado no último sábado (30), na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), arrecadou 300 quilos de alimentos não-perecíveis. Os itens serão doados a pacientes da instituição, em situação de vulnerabilidade social. A aula foi ministrada pelo farmacêutico-bioquímico e gerente do Laboratório de Análises Clínicas da FCecon, Vanderlei Alves, e reuniu 90 participantes, entre profissionais e estudantes de saúde, no auditório Dr. João Batista Baldino, no hospital. A capacitação teve a duração de 10 horas, com foco na interpretação do exame hemograma clínico e suas principais alterações. “Nosso objetivo foi a difusão do conhecimento associado à solidariedade. Muitos dos pacientes da FCecon e seus familiares têm demandas sociais, dificuldades financeiras e já enfrentam esse momento delicado que é o tratamento do câncer. Nossa ideia foi ajudar essas pessoas com alimentos e brinquedos, enquanto também capacitamos profissionais e estudantes de saúde”, disse Vanderlei Alves. A inscrição no curso foi condicionada à doação de 4 kg de alimentos não-perecíveis, de forma obrigatória, e à doação de brinquedos de forma opcional. Todos os itens arrecadados serão doados a pacientes da FCecon. Maravilha!

O Super Nova Era deu início esta semana à promoção “Fim de Ano Premiado” que, pela primeira vez, vai sortear uma casa no valor de R$ 350 mil. A campanha é válida para as três cidades onde a marca está presente na região Norte: Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO. O “Fim de Ano Premiado” faz parte das comemorações do aniversário de 13 anos do Nova Era e das festas de fim de ano.  Para concorrer, é preciso cadastrar-se no aplicativo de cashback Zeuss, disponível para Android e iOS. A cada R$ 250 acumulados em compras no período, nas lojas do Nova Era nas três capitais, o cliente ganha um número da sorte para concorrer ao prêmio. Que tal?

O termo de parceria assinado pelo CIEAM e FAS para criação da Aliança Empresas Amigas da Amazônia, foca ações em conjunto para redução do desmatamento e promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades, e aldeias da região (Divulgação)

O Centro da Indústria do Comércio do Estado do Amazonas (CIEAM) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) assinaram, na sexta-feira (29), um termo de parceria, com duração de três anos, para criação da Aliança Empresas Amigas da Amazônia, com ações em conjunto para redução do desmatamento e promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades, e aldeias da região. O ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan, que também é presidente do Conselho Administrativo da FAS, participou da ação. O termo foi assinado pelo presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Rocha, e o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, na sede da instituição. Já o presidente executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e o superintendente de Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati, assinaram como testemunhas. A Aliança Empresas Amigas da Amazônia visa a colaboração mútua na divulgação das missões institucionais de cada parte, por meio de diálogos e eventos sobre bioeconomia, e sustentabilidade para promoção de um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento sustentável no Brasil. De acordo com Virgílio Viana, a parceria vai possibilitar o engajamento entre empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) nas agendas de conservação da floresta e incentivo à prosperidade de comunidades, e aldeias da Amazônia profunda. De acordo com Virgílio Viana, a parceria vai possibilitar o engajamento entre empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) nas agendas de conservação da floresta e incentivo à prosperidade de comunidades, e aldeias da Amazônia profunda. Muito bom!

No dia 7 de dezembro, o Millennium Shopping celebra 20 anos de atuação e preparou uma programação especial e gratuita para marcar a data. As comemorações começam às 16h com uma fanfarra, que entoará o tradicional parabéns. Em seguida, a DJ Laila assume o comando para animar o público com muita música. Encerrando o evento, às 19h, a atração nacional Tom Cleber sobe ao palco para um show imperdível. “A ideia é celebrar a data com todos que fazem parte dessa história, desde os nossos clientes, os colaboradores, os lojistas e os parceiros”, destacou a coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier. Elizandra adianta que no próximo ano o empreendimento trará várias novidades aos seus clientes, entre elas, novas operações, eventos, campanhas e, principalmente, reforço no novo posicionamento como “lifestyle center”, que vai unir o conceito de centro de conveniência e também de convivência, com foco em qualidade de vida, lazer, alimentação e entretenimento. Vai ser bom demais!

BDay

Marly Francischini de Souza, Dionísio Paixão, Lúcia Carla Gama, Dauro Braga, Francisco Ritta Bernardino Filho, Pedrinho Sampaio, Átila Assunção figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 03 de dezembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

A solfejada, bela e elegante arquiteta e urbanista Carla Rocha, recebe logo mais a press social em almoço na loja Artframe, para agradecer o apoio aos seus projetos durante este ano que finda. Fina
Aniversariante da temporada, a descolada Paula Campos ganhou de sua mãe, procuradora Maria Eunice Lopes, uma grande celebração no Boteco da Maru, reunindo todas as tribos amigas da aniversariante. Foi bom demais
Em São Luís (MA), a linda boneca Valentina festejou no sábado, a chegada de seus 4 aninhos em badalê organizado pela mãe, minha querida amiga Carol Carvalho
Amigos queridos de bons tempos, meus queridos Renato de Paula Simões e sua bela cara-metade Tammy Pereira Simões circulando em algum lugar do mundo. Coisa boa
A camaleônica advogada Mary Tuma e a executiva Eliane Schneider lacrando com sua elegância em recente agito nos iluminados salões da Grande Manaus
Como bom torcedor o senador Omar Azize festejou euforicamente a vitória do Botafogo, após um jejum de 20 anos, conquistando a Copa Libertadores. Haja emoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.