Promotora de Justiça, Leda Mara toma posse como procuradora-geral de Justiça do MPAM

Com 28 anos de atuação no Ministério Público do Amazonas, a promotora de Justiça de Entrância Final, de 59 anos Leda Mara Albuquerque, , foi nomeada para liderar a instituição no biênio 2024-2026. Sua escolha foi feita pelo governador Wilson Lima, após ela obter a maioria dos votos na eleição interna do MPAM (101), encabeçando a lista tríplice. Esta será a segunda vez que ela ocupará o cargo de procuradora-geral de Justiça, função que já desempenhou entre 2018 e 2020.

Durante a coletiva de imprensa, a nova procuradora-geral de Justiça do MPAM expressou sua satisfação em assumir o cargo pela segunda vez, destacando os desafios enfrentados atualmente. Segundo Leda, questões como a crise climática e o aumento dos crimes cibernéticos exigem uma resposta qualificada do Ministério Público, que deve se aproximar da população e atender às demandas contemporâneas.

“É uma missão difícil, mas estamos determinados a dar as respostas que a sociedade precisa e merece”, afirmou, enfatizando a importância de alinhar as competências do MP às novas realidades do século 21.

A procuradora-geral de Justiça também abordou as dificuldades estruturais do Ministério Público, evidenciando a necessidade de um aumento no quadro de pessoal e na tecnologia da informação para lidar com a crescente demanda. Leda anunciou que “há um cadastro de reserva para promotores de Justiça e servidores em andamento, com a expectativa de aumentar a capacidade de resposta da instituição”.

Presente à solenidade, o governador do Estado Wilson Lima destacou a trajetória e a importância da liderança da nova procuradora-geral em um ambiente ainda marcado pelo machismo.

Em sua despedida como procurador-geral de Justiça do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou os avanços realizados durante sua gestão, enfatizando a importância da instituição na defesa do regime democrático e do Estado de direito.  O ex-PGJ também desejou sucesso à próxima gestão e agradeceu a todo o trabalho desempenhado pelos servidores da casa.

Na comemoração dos 5 milhões de motocicletas produzidas pela Yamaha Motor no Brasil, o presidente da Fieam, Antonio Silva, parabenizou a empresa que está há 39 anos no Pólo Industrial de Manaus (Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva participou, na segunda-feira (15) da comemoração dos 5 milhões de motocicletas produzidas pela Yamaha Motor no Brasil.  Na ocasião, Silva parabenizou a empresa que está há 39 anos no Pólo Industrial de Manaus (PIM), com fábrica instalada em área construída de 125 mil metros quadrados, ocupando 15 galpões e que em 2023 produziu 300 mil unidades. Cumprimento a Yamaha pela conquista e externo nossos anseios de que a marca continue sendo a expressão da inovação, confiança e satisfação das pessoas. Este é mais um exemplo da importância do modelo de desenvolvimento regional, Zona Franca de Manaus, que atravessou os grandes desafios e se mostra estratégico por abrigar empresas como a Yamaha, que sempre investiu na sua planta local”, declarou o presidente. O diretor executivo, Minoro Sato, afirmou que o objetivo da empresa, desde a sua instalação no PIM, é dedicar-se a fabricar motocicletas e motores de popa de alta qualidade. Durante a cerimônia, os convidados puderam presenciar, ao vivo, a saída da moto 5 milhões, da ponta da linha de montagem até o auditório. A unidade foi assinada pela alta diretoria da empresa e permanecerá em exposição. A Yamaha também vai lançar, em janeiro de 2025, a primeira scooter elétrica do mercado brasileiro, a Neo’s, em linha com a nova tendência global deste segmento. Muito bom!

Trupe do Ateliê 23 recebe os aplausos pela premiação da peça Helena, como “Melhor Espetáculo”, na categoria adulto, da 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (Hamyle Nobre)

“Helena”, do Ateliê 23, foi premiado como “Melhor Espetáculo”, na categoria adulto, na 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA). A peça conta a trajetória da filha do cantor Cauby Peixoto, mãe de dois filhos e professora que formou muitos jovens no bairro Redenção. A companhia amazonense mostrou como Helena superou todas as dificuldades do destino com muita determinação. Em cena, durante uma hora, o público conheceu momentos desde a infância da protagonista até a morte do segundo marido, de quem cuidou durante sete anos. É o segundo ano consecutivo que o Ateliê 23 recebe o título de “Melhor Espetáculo” no festival que é referência na região Norte. Em 2023, o grupo liderado por Taciano Soares foi premiado com a peça “Cabaré Chinelo”, outro sucesso de crítica e de público. Aplausos!

Como estratégia para ampliar o alcance da Campanha de Vacinação contra Influenza, o Shopping Ponta Negra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai disponibilizar um posto temporário de imunização, que funcionará nos dias 16, 17 e 18 de outubro, das 14h às 18h, no piso L1, próximo à Comepi. A ação de vacinação é destinada a pessoas do grupo prioritário, que é composto por crianças de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, população indígena, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes e idosos. Para receber o imunizante, basta apresentar a carteira de vacinação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde, emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e documento que comprove sua inclusão entre os grupos prioritários. Fica a dica!

O projeto Laboratório Encantado foi desenvolvido para hospitais com alas pediátricas e que recebem crianças em situação de doenças crônicas e de atendimento ambulatorial (Lígia Jardim)

Desenvolvido para hospitais com alas pediátricas e que recebem crianças em situação de doenças crônicas e de atendimento ambulatorial, o projeto Laboratório Encantado acontece em Manaus, de 21 a 25 de outubro, no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas, seguindo depois para Porto Alegre, após ter percorrido instituições em Salvador, João Pessoa e São Paulo. Esta é a segunda edição do projeto criado pela empresa Mina Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que chega agora ao Amazonas com patrocínio da RaiaDrogasil e planos de expansão para outros locais do País. A edição anterior, em 2023, alcançou cerca de 2 mil crianças hospitalizadas em diferentes cidades. Maravilha!

Inicia nesta quarta-feira (16) e se estende até o dia 23 de outubro, mais uma edição da Semana do Livro e da Biblioteca. A programação traz horários variados em diferentes bibliotecas estaduais mantidas pelo estado.  O objetivo é promover a importância da leitura, da literatura e das bibliotecas como espaços de conhecimento e cultura. Nesta edição, a programação inclui a Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Genesino Braga, Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Biblioteca Thália Phedra Borges dos Santos, tendo o encerramento no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Como forma de destacar e resgatar o valor desses ambientes literários para a formação social e intelectual da comunidade. Maravilha!

Ex-The Voice Kids, a cantora Cella Bártholo recebeu elogios de críticos e jornalistas especializados pelo single, “Superficial”, que marca a transição da artista para o universo pop (Divulgação)

Acontece nesta quinta-feira (17), o I Workshop Vocacional das Instituições de Ensino de Manacapuru, evento que visa instruir os jovens estudantes sobre suas escolhas profissionais. A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru apresentará todo o potencial da Medicina e outras profissões na saúde, em especial em mercados onde há déficit de profissionais da área, como é o caso do interior do Amazonas e da região Norte de um modo geral. O workshop acontece das 8h às 20h, no galpão da Ciranda Flor Matizada, na avenida Boulevard Pedro Rattes de Oliveira, s/n, Centro. A expectativa é que mais de três mil estudantes das redes municipal, estadual e privada do município participem da programação.

Para quem busca um ambiente que combine música de qualidade e uma feijoada saborosa, a Cachaçaria do Manauara Shopping realizará, todos os sábados, a Feijuca Manauara, com buffet à vontade e roda de samba por R$ 69,90, das 12h às 15h. A Feijuca é um encontro gastronômico que busca reunir a família. Crianças de até quatro anos não pagam, e até dez anos, pagam meia. Além disso, um espaço kids completo está disponível para garantir a diversão dos pequenos e tranquilidade dos pais. A feijoada é um prato que faz parte do dia a dia do brasileiro, e na Cachaçaria, já virou tradição. Que tal?

Maury Guerreiro, Odenir Monteiro Machado, Raul Zaidan, Yuçana Jacob, André Anzoatequi, Evelise Pessoa, Jacob Laredo, Luiza Ribeiro Tinoco, Sanlay Trindade, Elaine Lima, Alfredo Vieira e Peta Cid Ferreira (em Parintins-AM), Laiton Antonaccio e Antonio Iaccovazzo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 16 de outubro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça e a nova procuradora-geral de Justiça do MPAM, Leda Mara Albuquerque
Em plena campanha, a candidata a vice-prefeita de Manaus, professora Maria do Carmo recebe o carinho do filho Leandro Lins de Albuquerque. Coisa boa
De férias pelos Estados Unidos, o economista e advogado Farid Mendonça Júnior e sua amada Cinthya posam frente ao Capitólio, em Washington (DC)

De bem com a vida, a querida Mina São Thiago bem à vontade em uma de suas inúmeras viagens mundo. Coisa boa é viajar
As vitaminadas e inseparáveis Eliane Schneider e Odenir Monteiro Machado, uma das celebradas aniversariantes desta quarta-feira
Minhas amadas irmãs Tonia e Aninha Seixas, legítimas representantes da juventude dourada manauense nos trepidantes anos 70. Gosto delas