Integrantes da terceira idade ganham homenagem com coral, show e lançamento de livro sobre envelhecimento

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) celebrou, ontem (1º), o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, proporcionando aos idosos, do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci Aparecida), uma programação especial.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

Pela manhã, o centro programou a apresentação do coral do Ceci, seguido do show do Candinho&Inez e o lançamento do livro “Entardeçamos, mas sem perder a Luz “, do poeta e escritor amazonense Candinho, distribuído aos participantes, com sessão de autógrafos.

Na parte da tarde, os idosos que integram o Grupo de Convivência “Vivendo e Cantarolando” participaram de uma roda de conversa, com o corpo técnico do Ceci, sobre a Valorização da Pessoa Idosa. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 6O anos de idade.

Nos 16 anos de existência, o Centro de Convivência do Idoso recebe, diariamente, em torno 2.500 pessoas, que participam dos vários serviços oferecidos pelo Estado, por meio da Seas e parceiros, como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Ou seja, os idosos têm de segunda a sexta-feira atividades culturais, esporte e lazer, além de qualificação profissional e alfabetização.

Na avaliação da diretora do Ceci, Lilia Albuquerque, o espaço público se trata de um local de convivência diária, que congrega várias políticas públicas, trabalhando o projeto de fortalecimento de vínculos pessoais e familiares com apoio psicológico, escuta qualificada, entre outros. É por aí!

C laudio Palheta gerente de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho com a gerente de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), Nelsi Lunière, na palestra o Café com Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus-PIM (Divulgação)

O Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas) realizou na segunda-feira, como parte da programação de cinco anos do SESISAÚDE Clube do Trabalhador, o Café com Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus (PIM), que participaram de painéis com o diretor técnico e médico coordenador do Setor Ocupacional do SESI Amazonas, Denir Cruz Júnior e da engenheira ambiental e especialista em Segurança do Trabalho, Maria Jefres, que explicaram as mudanças recentes nas Normas de SST, com abordagem direta sobre a saúde mental e psicossocial. A abertura foi feita pela gerente de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), Nelsi Lunière, que comentou o desempenho do SESISAÚDE Unidade Leste, ao longo do período que enfrentou pandemia e hoje com resultados melhores, ao incluir o diferencial em associar saúde física com a saúde mental. Segundo Lunière, na Unidade Leste, o trabalhador da indústria encontra as especialidades médicas e odontológicas, pilates e fisioterapia e, ainda, várias modalidades de atividades físicas no Clube do Trabalhador, assim como as dependências do clube, disponíveis em fins de semana. Muito bom!

A Importadora Povão inaugurou no sábado (28), uma unidade no Millennium Shopping. A nova loja será temporária e funcionará até dezembro, trazendo artigos do lar, decoração e festas. Itens natalinos estarão em destaque na vitrine durante o funcionamento da operação, que fica localizada ao lado da entrada da Torre Business, na área externa do mall. “Estamos sempre buscando ampliar nossas operações e, consequentemente, o leque de opções aos nossos clientes, trazendo novas lojas, restaurantes e serviços, todos com marca reconhecida, qualidade e boas referências no atendimento”, diz a coordenadora de marketing do Millennium, Elizandra Xavier. Vale conferir!

Cristiane Azevedo, Lídia Abdalla, Renata Feltrin, Sandra Soares Costa e Lucy Pamboukdjian, festejando a conquista da Sabin como a primeira empresa brasileira a conquistar o Visionary Awards, na categoria Leadership and Governance of a Private Company, concedido pela Women Corporate Directors Foundation (Divulgação)

O Grupo Sabin foi a primeira empresa brasileira a conquistar o Visionary Awards, na categoria Leadership and Governance of a Private Company, concedido pela Women Corporate Directors Foundation (WCD). A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (30) em Orlando, nos Estados Unidos. O prêmio reconhece a liderança feminina e as práticas de governança que são referência no setor de saúde. Fundado há 40 anos por duas mulheres empreendedoras, o Grupo Sabin contraria a estrutura organizacional tradicional, que privilegia homens em posições de comando. Na empresa, as mulheres são maioria, representando 77% do quadro de colaboradores e ocupando 74% dos cargos de gestão. Além disso, as mulheres negras, que são 44% do total de pessoas na empresa, exercem 34% das posições de liderança. Maravilha!

Sorrir é a maior expressão dos seres humanos e que traz diversos benefícios para a saúde, como aumento da autoestima, oxigena o cérebro e traz saúde mental e emocional. O Dia Mundial do Sorriso, simbolizado pela cor azul da Smile Train, é comemorado anualmente na primeira sexta-feira de outubro e terá sua celebração neste ano no dia 4 de outubro. Criado em 1999 pelo artista Harvey Ball, conhecido por desenvolver o famoso símbolo do smiley face, o objetivo da data é promover a gentileza e a bondade por meio de sorrisos.  A Smile Train, a maior organização focada em fissuras labiais e palatinas do mundo, promove a data para aumentar a conscientização sobre o tratamento de fissuras e destacar que todos os sorrisos são lindos. Comemorando neste ano 25 anos de atuação e mais de 50 mil cirurgias no Brasil, a organização preparou uma série de ações ao redor do mundo e no país, incluindo a iluminação do Hospital Pedro II, IMIP e JCPM, em Recife (PE), Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas (MG), Bioparque do Pantanal, em Campo Grande (MS), entre outros.

Sempre atenta a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) anunciou o cronograma de cursos e eventos previstos para o mês de outubro (Divulgação)

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) anunciou, ontem (1º), o cronograma de cursos e eventos previstos para o mês de outubro. Os cursos, em maioria, são voltados para servidores, jurisdicionados e público em geral e abrangem conteúdos nas áreas do conhecimento, como meio ambiente, ordenamento jurídico, modalidade licitatória entre outros.  O cronograma inclui ainda realização de eventos como o XIV Seminário: “O Ministério Público, a Gestão de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa e o Saneamento Básico” – edição Manaus e o 1º Encontro Nacional da Primeira Infância – ENAPI. Além disso, também está previsto o curso “Nova Lei de Licitações: Pregão Eletrônico” no município de Novo Airão. Os interessados devem acessar o site da ECP no endereço ecpvirtual.tce.am.gov.br para conferir o período de realização dos cursos, carga horária e inscrições. Mais informações serão comunicadas nos canais de comunicação do TCE-AM e Escola de Contas, como nos perfis do Instagram em @tceamazonas e @ecpamazonas.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2024 inicia nesta quarta-feira (02), em Manaus. A vacinação contra a raiva é anual, gratuita e obrigatória. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a meta é vacinar, até o dia 20 de dezembro, 295.077 cães e gatos. Todos os cães e gatos saudáveis, que tenham a partir de três meses de idade, devem ser vacinados. Para que o animal receba a vacina, é necessário apenas atender aos critérios de saúde, não sendo exigido que o tutor apresente nenhum documento. Coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a campanha de vacinação será feita de casa em casa por duplas de vacinadores/registradores uniformizados. O trabalho será executado por zonas, começando pela Norte e seguindo depois para as zonas Leste, Sul e Oeste, além da zona rural, que terá um calendário diferenciado.

Governo e Aneel avaliam solução para viabilidade econômica financeira da concessionária Amazonas Energia (Reprodução Internet)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (1º) a venda da distribuidora do Amazonas, a Amazonas Energia, ao grupo J&F — dos irmãos Wesley e Joesley Batista. O negócio foi aprovado depois de o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, mudar o seu voto no processo, que havia terminado empatado na última sexta-feira (27). A Aneel havia convocado uma reunião extraordinária na sexta para tratar sobre o processo, já que decisões judiciais obrigavam a agência a aprovar a venda da Amazonas Energia. No início da noite de ontem (1º), a Âmbar divulgou nota dizendo que não concorda com os termos aprovados pela Aneel e que vai pedir revisão da medida. Os técnicos da agência limitaram as flexibilizações de obrigações em R$ 8 bilhões, no lugar de R$ 14 bilhões — como previa a proposta da Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista. Segundo a decisão de terça-feira, a Âmbar tem 24 horas para decidir assinar ou não o contrato no termos aprovados. Se optar por assinar, a empresa deverá abdicar de qualquer questionamento judicial ou administrativo no âmbito da Aneel. Em nota, a Âmbar Energia afirmou que “analisará a decisão da diretoria da Aneel e seguirá mantendo o diálogo com a agência, em busca de uma solução definitiva para a situação dos consumidores de energia do Amazonas”. Oremos!

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) visitou, no sábado (28), as localidades da rodovia BR-319 onde duas pontes desabaram em 2022, no município de Careiro da Várzea. A defensora Rachel Marinho, diretora de Interior e Região Metropolitana, acompanhou a comitiva do movimento “Soluciona BR-319”, organizada pelo deputado estadual Comandante Dan. A defensora explicou que a DPE-AM foi convidada para participar da ação, que acontece na data em que o desabamento da ponte sobre o rio Curuçá completa exatos dois anos.  “Tudo que envolve a população vulnerável, a Defensoria tem muito a contribuir. Houve dois acidentes e em um deles ocorreram mortes. A queda dessas estruturas também afeta comunidades. Essa dificuldade de locomoção, em razão da queda das pontes, afeta as famílias que residem nessas comunidades, de modo que muitas vezes ficam sem acesso a alimentos, porque há uma dificuldade de transporte de bens essenciais”, observou Rachel Marinho. É por aí!

O próximo dia 5 de outubro é marcado pelo Dia Mundial da Meningite, data que coloca em pauta a importância da proteção contra a doença. De acordo com dados de um novo estudo realizado pelo Instituto Karolinska, na Suécia e publicado pela revista científica Jama, cerca de um terço das crianças que tiveram meningite bacteriana apresentam sequelas neurológicas, com deficiência cognitiva, auditiva e motora. A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Dentre essas, a meningite bacteriana é a mais grave. Segundo o Dr. Fábio Argenta, diretor médico da Saúde Livre Vacinas, a vacinação se destaca como a principal estratégia de prevenção contra essa doença, que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é especialmente perigosa para crianças pequenas, adolescentes e adultos jovens. “As meningites mais comuns no Brasil são em primeiro lugar a Meningite C e em segundo a Meningite B, mas os sorogrupos W e Y apesar de serem menos comuns podem causar surtos, e a melhor forma de prevenir é através da vacinação. A doença pode afetar pessoas de todas as idades, mesmo com diagnóstico precoce e tratamento adequado com antibióticos, a doença pode progredir rapidamente”, comenta. Olho vivo!

BDay

Reinaldo Longhi, Ursulita Braga Alfaia, Nelson Fraiji, Laiana Said Santos, Roberto Cidade Filho, Lourdinha Lobo da Costa, Priscilla Ramos Loureiro, Jakline Novo e Andréa Vieira figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 01 de outubro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Empresário Reinaldo Longhi, CEO do Grupo Entec celebra nesta terça-feira mais uma virada de folhinha. O festejo será no próximo 9 de outubro no Jantar de Verão da Praça dos Amigos, com toda a família. Parabéns, amigo querido. Saúde!
A amazonense James Basílio que mora há anos em Miami, onde é um prestigiado corretor de imóveis, foi convidado pela milionária Daniela Porsche (no fundo de óculos), para passar uma semana na badalada Saint-Tropez (França), juntamente com seu companheiro Peter Lerpeger, ela levou também no seu jatinho a sobrinha Margô Manhattan. Finos
Em Brasília (DF), o economista Farid Mendonça Júnior e festejou ontem, mais um outubro na vida de sua amada cara-metade, a advogada Cynthia. Celebração a dois
Morando em Orlando (USA) o pastor amazonense Climilton Braga Júnior comemorou ontem, mais uma troca de data do filho Caio Lucas. Parabéns, Caio
O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros recebeu ontem, homenagem prestada pela OAB-AM, presidida Jean Cleuter Mendonça, comandante da instituição. No clique, Tadros e o advogado Júlio Antônio Lopes, seu amigo de longas datas
A jornalista/professora/apresentadora Cristina Magda foi entrevistada ontem pela competente Trícia Tadros, no seu prestigiado programa de tevê. Somos amigos