Manaus sedia o maior encontro de Engenharia Mecânica e Industrial do país 

Manaus reúne  profissionais, estudantes e empresas do setor mecânico e industrial de todo o país no 24º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (24º Conemi), simpósio patrocinado pela Distribuidora Atem e que difunde conhecimento técnico-científico avançado e acontece até a quinta-feira (22). 

Com o tema “Amazônia: Industrial e Sustentável”, a edição deste ano será realizada no Campus Centro do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), das 8h às 17h. O conclave, que promete ser o maior da área mecânica e industrial já realizado em Manaus, contará com palestras, submissão de trabalhos acadêmico-científicos e minicursos presenciais.  

O congresso é organizado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais do Estado do Amazonas (Abemec-AM). Além da Atem, a convenção é apoiada pelo IFAM, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), entre outros centros universitários. 

Entre os palestrantes confirmados para o 24º Conemi estão o astronauta brasileiro Blue Origin Victor Hespanha; o presidente do Confea, Vinícius Marchese; a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda; o presidente do Crea-RO, Edison Rigoli; o engenheiro mecânico Daniel Lemos; o Doutor em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis pela Universidade de Bio-Bio, no Chile, Diego Fernando Vásconez;  e o Doutor em Engenharia Mecânica Lucas Costa Brito, cuja palestra abordará a Inteligência Artificial.  

Já os minicursos abordarão temas como Soldagem TIG; Energia Solar; Sistema Eletro-Hidropneumáticos; Eficiência Energética Industrial; Metalografia; Inteligência Artificial; Gás Natural Veicular (GNV); e o Futuro do Biogás. Ao todo, mais de 800 pessoas de todos os estados do país estão inscritas, entre professores, pesquisadores e profissionais da área. 

Autoridades públicas amazonenses e nacionais com representatividade, serão agraciados pela presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins com Medalhas do Colar do Mérito de Contas (Divulgação)

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, comanda solenidade de entrega de Medalhas do Colar do Mérito de Contas a autoridades públicas amazonenses e nacionais com representatividade e que desempenharam um papel relevante à sociedade ao longo dos últimos anos. A cerimônia será realizada nesta quarta-feira, 21 de agosto, às 09h, no Auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O “Colar do Mérito de Contas” é uma distinção significativa concedida pelo TCE-AM a indivíduos que tenham contribuído de maneira notável para o aprimoramento da gestão pública, o fomento da transparência nas contas governamentais e a promoção da eficiência na utilização dos recursos públicos no estado do Amazonas. Trata-se de uma homenagem que reconhece o mérito e o compromisso dessas personalidades em prol do fortalecimento das práticas de boa governança e da responsabilidade fiscal na região. Na ocasião, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva, ministrará a palestra “A importância da Transparência e Controle Social na Gestão Pública”.  

Manaus vai respirar moda nos próximos dias. Começa nesta sexta-feira (23) e vai até domingo (25) a edição 2024 do Amazonas Fashion, que reúne as principais tendências do segmento, para todos os públicos. Promovido pelo Amazonas Shopping, o desfile deste ano propõe uma imersão nesse universo, a partir das essências da região, mostrando o potencial e criatividade do Norte. O Amazonas Fashion acontece na Praça de Eventos Rio Negro, no corredor central, com desfiles a partir das 19h e programações acontecendo antes e depois. A entrada é gratuita. 

Equipes do Sesi conquistaram os prêmios Robustez de Robô, Inovação, Dedicação, Programação e Melhor Escola Privada Nível 2 na etapa estadual do Amazonas da OBR, na Escola Superior de Tecnologia na Universidade do Estado do Amazonas (Divulgação)

Equipes do Sesi Amazonas classificaram-se em 2º e 3º lugar na modalidade Prática – Robótica de Resgate Nível 2 e conquistaram os prêmios Robustez de Robô, Inovação, Dedicação, Programação e Melhor Escola Privada Nível 2 na etapa estadual do Amazonas da Olimpíada Brasileira de Robótica 2024 (OBR), na Escola Superior de Tecnologia (EST), na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ao todo, oito equipes da escola Sesi participaram da OBR, com 29 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. A etapa faz parte da modalidade Prática da Olimpíada, em que equipes formadas por estudantes do ensino fundamental e médio podem participar de duas categorias: Robótica de Resgate e Robótica Artística. Os alunos do Sesi, competidores em Robótica de Resgate, precisaram simular um salvamento, com a ajuda de um robô, para encontrar a vítima, após superar várias adversidades e completar os circuitos em três arenas. De acordo com a aluna Raquel Cassiano, a tarefa mais complicada foi a parte da programação, com a realização de vários testes, sendo que às vezes dava certo ou apresentava problema no sensor, sendo necessárias modificações até dar certo e o robô cumprir todo o circuito. Parabéns!

Mais que uma feira gastronômica, uma experiência sensorial. É isso que aguarda os visitantes da 2ª edição do Sabor & Brasa Ponta Negra, que acontece nos dias 31/08 e 01/09, das 17h às 23h, no estacionamento externo L1 do Shopping Ponta Negra. O cardápio assinado pelos mais prestigiados churrasqueiros e assadores de Manaus, é de encher os olhos. Dos cortes especiais e carnes premium a receitas tradicionais – como o leitão assado com feijão tropeiro – e outras com o DNA amazônico – como o brochete de pirarucu defumado –, passando pelos espetinhos, hambúrgueres e, claro, sobremesas divinas. Isso sem falar nas cervejas artesanais e drinks diversos. Tudo aprovado pela curadoria da Rota dos Chefs. Aguardem!

O criminólogo australiano John Braithwaite participou ativamente do seminário Internacional no MPAM, palestrando sobre o tema Justiça Restaurativa no Meio Ambiente (Divulgação)

A manhã do 2º dia do Seminário Internacional Sobre a Proteção da Amazônia “Caminhos Verdes”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), foi marcado pela palestra “A Regularização após o Desastre Ambiental”, com amplas discussões sobre temas como regulamentação responsiva e a Justiça Restaurativa. O debate teve mediação do diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o promotor de Justiça Adriano Godoy Firmino, que deu início a discussão sobre as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2021, cujas regras aprimoraram a atuação dos órgãos na fiscalização ambiental, além da defesa e tutela das vítimas, sem padecer na promoção da persecução penal dos autores de crimes ambientais.  O criminólogo John Braithwaite, autor do livro Restorative Justice And Responsive Regulation (“Vergonha Reintegrativa e Regulação Responsiva”, em português), afirmou que as estratégias da Justiça restauradora já são adotadas globalmente, inclusive no Brasil, como uma estrutura que ajuda a regular setores e tem sido utilizada recentemente em questões que envolvem o meio ambiente, em regiões que são destruídas diariamente sem precedentes, abrindo espaços necessários para discutir o que foi destruído pelo capitalismo corporativo e reparar quem foi afetado por essas ações. O criminólogo utilizou como exemplo as empresas de piscicultura instaladas na Bacia Amazônica que despejam dejetos orgânicos diretamente no Rio Amazonas, tornando as águas impróprias para o consumo humano.

O tenor amazonense Miquéias William é palestrante convidado da segunda edição do Glocal Amazônia, evento que começa nesta quinta-feira (22) e segue até sábado (24), no Largo de São Sebastião, em Manaus. Ele participa na sexta-feira (23), às 15h, no Painel “Cultura Amazônica: Preservação e Valorização da Diversidade”. Criador do Encontro de Tenores do Brasil, evento consolidado no calendário cultural da região e que este ano vai para a 13ª edição, o artista e produtor dialoga sobre sustentabilidade, arte e cultura. Além dos concertos espalhados pela cidade, o Encontro, que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, contará com workshops e masterclasses abertos ao público.

O diretor-geral do TRE-AM, Júlio Bríglia, juntamente com representante da Defesa Civil reforçaram colaboração para enfrentar os impactos da estiagem nas eleições 2024 (Júnior Souza-TRE/AM

O secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, teve um encontrou ontem (20), com representantes da Marinha e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas para discutir a atualização dos dados sobre a estiagem, com foco nas eleições municipais de outubro de 2024. O objetivo da reunião foi assegurar a atualização diária das informações sobre a estiagem, permitindo uma melhor compreensão dos impactos nas comunidades do interior do estado. O diretor-geral do TRE-AM, Júlio Bríglia, disse que essas informações serão repassadas aos juízes eleitorais responsáveis pelos pleitos nos municípios. “Esses dados nos permitirão ajustar as operações eleitorais de acordo com as condições de cada região, garantindo que as eleições ocorram de forma eficiente e segura, mesmo diante dos desafios impostos pela estiagem”, ressaltou Bríglia.

No período de 22 e 23 de agosto, às 19h30, O Teatro da Instalação vai ser casa de um espetáculo especial que promete encantar o público ao harmonizar elementos culturais e naturais da região amazônica. “Ladainhas, a Ópera da Amazônia” surge como uma iniciativa ousada que celebra e resgata as tradições orais, incorporando sons da natureza em uma experiência sinestésica e emocional. O projeto, contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é liderado por Neto Simões e pela doutora Leina Regina Tavares Monteiro, que juntos uniram forças para criar um espetáculo de grande impacto social e cultural. Vale conferir!

BDay

Izenilda Farias, Thales Loureiro, Iolanda Monteiro de Paula, Nilson Pimentel, Neyla César, Ananias Góes, Christiani Barros, Leandro Veras, Mário Queiroz e Nilson Tavares figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 21 de agosto. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Ontem, Fátima Loureiro, no clique com o noivo Pierre Nascimento e o amigo-irmão investidor Zeca Nascimento, recebeu no restaurante português Tasquinha do Tio, para um almoço, familiares e um grupo restrito de amigos para celebrar sua troca de data, com muito vinho e deliciosos pratos boa terra. A festividade entrou pela tarde em clima de pura confraternização. Foi tudo de bom
A aniversariante Fátima Loureiro, Wansley, Ana Paula e Luís Felipe de Oliveira celebrando troca de data na Tasquinha do Tio
Na Tasquinha do Tio, Antônio Henriques, Losé Antônio Loio, Fátima Loureiro, Pierre Nascimento e Wansley Oliveira festejando a amiga Fátima Loureiro
Coordenado por seu amigo e fiel escudeiro, Marko Belém, o colunista Júlio Ventilari recebeu domingo no Buffet Villa Condotti, para um brunch, mais de 250 amigos que foram cumprimentá-lo por sua troca de data. A comemoração lacrou geral
Ao lado de sua Edilane, o colunista e Sérgio Frota celebrou seus 70 anos no sábado, recebendo 120 convidados em jantar de adesão, nas dependências do Village 948. A noitada bombou
Amazonenses Luiz Freitas de Araújo Filho, Célia Paar e Flávia Melo, almoçando ontem do Restaurante Cartisani, no belo Rio. Queridos