Morre, aos 103 anos, o industrial amazonense Mário Expedito Guerreiro 

Morreu, ontem (15), o empresário Mário Expedito Neves Guerreiro, aos 103 anos. Guerreiro, além de ter sido um dos maiores industriais do estado, foi o último sobrevivente entre os 160 amazonenses que lutaram na Itália durante o maior conflito armado já ocorrido, legado que entrou para a história do Amazonas e do Brasil. Ele é pai de Marion, Maria Tereza, Maury. Margaret, Ana e Leandro Guerreiro. 

Nascido em Manaus, no bairro Villa Municipal (hoje Adrianópolis), Mário Guerreiro enfrentou grandes desafios desde a infância. Após a perda precoce de seu pai, ele foi criado pela mãe e pela tia. 

Em 1942, se alistou no Exército e, no ano seguinte, foi convocado para a guerra. Em 1944, embarcou para a Itália, onde enfrentou de perto os horrores do conflito. Guerreiro sempre preferiu lembrar dos momentos de companheirismo e das amizades que surgiram em meio às dificuldades, deixando as lembranças traumáticas para trás. 

Após o retorno ao Brasil, em 1945, Guerreiro retomou sua vida em São Paulo, onde continuou a trabalhar como datilógrafo. Casou-se em 1948 e, em 1951, voltou a Manaus. Na capital amazonense, ele assumiu a direção do Hotel Amazonas e formou-se em Direito, destacando-se como um dos primeiros advogados a se registrar na Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas. 

Além de sua trajetória como ex-combatente e advogado, Guerreiro também foi um dos pioneiros da industrialização de fibras na Amazônia e um dos idealizadores do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). Seu amor pelo conhecimento o acompanhou até o fim, cultivando uma vasta biblioteca pessoal e mantendo o hábito de leitura ao longo de toda a vida. 

“Para seus filhos e familiares, Mário Guerreiro foi mais do que um herói de guerra; foi um exemplo de perseverança. Sua história, tanto nas batalhas quanto no cotidiano, serviu de inspiração para todos ao seu redor”, lembrou o filho, Maury Guerreiro, sócio da construtora Engeco.- Descança em paz, grande Guerreiro!

Objetivando fortalecer a colaboração em ações de prevenção e combate às queimadas no estado, equipes do programa Blitz TCE, realizaram uma visita técnica à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Divulgação)

Na manhã de ontem (15), equipes do programa Blitz TCE, do Tribunal de Contas do Amazonas, realizaram uma visita técnica à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) com o objetivo de fortalecer a colaboração em ações de prevenção e combate às queimadas no estado, que têm se intensificado devido ao período de seca e à baixa incidência de chuvas. A reunião ocorreu após a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins e demais conselheiros do TCE-AM manifestarem preocupação com os impactos das queimadas sobre a saúde pública e o meio ambiente. Durante a visita, de caráter pedagógico, as equipes do TCE-AM puderam conhecer mais detalhadamente as iniciativas da Sema em relação à prevenção e ao combate às queimadas, incluindo ações de curto, médio e longo prazo. A vegetação seca e o solo ressecado, desafios críticos para conter as queimadas, também foram abordados. Também foram discutidos aspectos do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM), coordenado pela Sema em parceria com órgãos estaduais, federais e entidades da sociedade civil. O plano inclui ações preventivas e corretivas, como a fiscalização rigorosa de decretos e leis ambientais. Para a presidente do TCE, conselheira Yara Amazônia Lins, são necessárias “providências sérias e urgentes para mitigar essa situação que se agrava mais uma vez, evitando que o problema continue a afetar a qualidade de vida dos cidadãos.”

O Circuito Urbano de Arte – Cura Amazônia inaugurou, ontem (16), no Largo de São Sebastião, no Centro, o Mirante de Arte Mural Amazônica, com a apresentação das obras criadas pelos artistas Duhigó e Rember Yahuarcani, além de shows musicais com artistas locais. A obra de Duhigó, batizada na língua Tukano de ‘Humûhô Hêhûm Yepá naTuonhaque (Usé)’, que na tradução significa ‘O avô do mundo e Yepá pensaram como criar o universo’, contempla a empena do edifício Mônaco. Já a obra de Rember Yahuarcani, batizada de ‘Mujer Rana’, que em português significa ‘Mulher Sapo’, está na empena do edifício Monte Carlo, ambos na avenida Getúlio Vargas, mas, com ampla visão do Largo São Sebastião. Vale conferir!

Cineclube de Arte prestará homenagem no sábado um dos maiores ícones da cultura amazônica: Márcio Souza. A partir das 18h30, exibindo o documentário “Se Não Me Engano, Márcio Souza” (Divulgação)

No sábado (17), o Cineclube de Arte, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, prestará homenagem a um dos maiores nomes da cultura amazônica: Márcio Gonçalves Bentes de Souza. A partir das 18h30, será exibido o documentário “Se Não Me Engano, Márcio Souza”, dirigido pelo cineasta e artista plástico Sergio Cardoso. A sessão que marca um momento de saudação ao legado e memória do artista é gratuita e tem classificação indicativa livre. O evento vai acontecer no Cine Teatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. Esta realização marca a última sessão de cinema dedicada a um homem cuja trajetória transformou profundamente a forma como o Brasil e o mundo enxergam a Amazônia. Márcio Souza, que nos deixou nesta semana, foi um romancista, dramaturgo, cineasta e ensaísta que dedicou sua vida a explorar e revelar a complexidade cultural e histórica da região amazônica. O documentário de Sergio Cardoso, com duração de 94 minutos, é uma homenagem ao legado de Márcio Souza. Lançado em 2021, o filme captura a essência do intelectual e artista que, ao longo de décadas, desafiou narrativas dominantes e deu voz à Amazônia através de suas múltiplas facetas culturais. A obra é uma oportunidade única para o público revisitar a vida e o impacto de Souza, desde seus primeiros passos como crítico de cinema até suas incursões na literatura, dramaturgia e cinema. Merecida homenagem!

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) deu continuidade às ações do Plano de Ordenamento Turístico (POT) na Aldeia Beija-flor, localizada na zona urbana de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A iniciativa do Governo do Amazonas visa ordenar e fortalecer a atividade turística nas comunidades indígenas com foco na autonomia e sustentabilidade. Esta é a segunda ação do POT na comunidade Beija-flor, que contou com a realização de Oficinas de Experiências Turísticas com intuito de apresentar à comunidade os resultados do diagnóstico da atividade turística local por meio de relatórios e recomendações.

Em parceria com a Agência da ONU para Refugiados, a Associação Hermanitos abriram inscrições para a 1ª edição do projeto “Jèn an Aksyon” (Jovens em Ação), a ser realizado em Manaus (Divulgação)

A Associação Hermanitos em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), oficializam a abertura das inscrições para a 1ª edição do projeto “Jèn an Aksyon” (Jovens em Ação), a ser realizado em Manaus (AM).  A formação promoverá uma jornada gratuita de desenvolvimento profissional com cursos, palestras e oficinas para apoiar jovens haitianos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio na busca pelo primeiro emprego. As inscrições seguem até sábado, 17 de agosto, link: https://forms.gle/6Py3Arm1HmuvuNbC6. As atividades da primeira edição, exclusiva para jovens haitianos entre 14 e 22 anos, serão realizadas entre agosto e outubro. Como incentivo à participação no programa, os jovens receberão apoio com lanches e vale-transporte, com diploma de conclusão para quem finalizar a jornada. A metodologia do projeto se propõe a desenvolver habilidades técnicas e pessoais para o mercado de trabalho. Ao longo de 182 horas, o curso incluirá aulas teóricas e práticas de temas como informática, educação financeira, habilidades socioemocionais e de orientação vocacional. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, durante o turno matutino ou vespertino, a depender da disponibilidade dos participantes selecionados.  

Estreia nesta sexta-feira às 20h, no Teatro Amazonas, o espetáculo ‘Oriente’, uma jornada pelo fantástico mundo do pop oriental (Divulgação)

Estreia nesta sexta-feira (16), às 20h, no Teatro Amazonas, o espetáculo ‘Oriente’, que convida o público a uma jornada pelo fantástico mundo do pop oriental. Trata-se da última estreia da edição 2024 da Série Encontro das Águas, que este ano comemora 10 anos de existência. O espetáculo conta com a apresentação de temas de animes, trilhas sonoras de jogos, de séries e até mesmo K-pop, com a participação da Casa Geek 42, do Coral do Amazonas e da Amazonas Filarmônica. As apresentações de ‘Oriente’ ocorrem nos dias 16 de agosto, às 20h, e 18 de agosto, às 11h. De acordo com o maestro Marcelo de Jesus idealizador e diretor artístico da Série Encontro das Águas, a inclusão do universo oriental na série, se deu pela reivindicação do próprio público. Compõem o espetáculo, a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas, os artistas convidados Suemi Hashimoto, Allan Praia, Lucas Daniel e Pollyana Silva e Silva. Há também a colaboração com os artistas da Casa Geek 42. Vale conferir!

O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no igarapé São João – afluente do igarapé do Tarumã-Mirim, na área rural de Manaus, comemora 22 anos nesta sexta-feira (16). Das 9h às 15h, os visitantes poderão desfrutar de uma programação dedicada a oferecer uma experiência incrível em um mergulho histórico no período áureo da borracha. O objetivo é mostrar para toda a sociedade a importância do Museu e todo seu contexto histórico que reverberou o mundo. Neste dia, o museu do seringal estará com entrada gratuita a todos os visitantes. O espaço também vai receber os moradores das comunidades ribeirinhas, como uma forma de agregar o sentimento de pertencimento ao local como espaço interativo conhecendo sua própria identidade histórica. Na data comemorativa, o Museu do Seringal vai contar com a participação de 60 alunos do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM).

O Centro de Ensino Literatus está com inscrições abertas para cursos livres e com investimento a partir de R$35, dependendo da capacitação, nas áreas de Saúde e Informática. São ao todo seis cursos oferecidos entre os meses de Agosto e Setembro. O público alvo são estudantes e profissionais que desejam atualizar o currículo e se aperfeiçoar na área em que já atuam no mercado. Neste sábado (17), a instituição dá início ao curso de Atendente de Farmácia e Cálculo e Diluição de Medicamentos. Já no dia 24, é a vez do Literatus realizar o curso de Técnicas em Estágio de Semiotécnica. No dia 31, é a vez das Técnicas em Estágio em Cirurgia. Todas as capacitações acontecerão na unidade localizada na rua Pará, n° 165, no Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus.

BDay

Selma Reis, Oswaldo Said Júnior. Luana Brasil, Yelza Câmara figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira, 16 de agosto. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Minha amiga querida, a chef amazonense Selma Reis é uma das celebradas aniversariantes desta sexta-feira. O festejo será trabalhando muito no seu badalado restaurante. Parabéns, menina
Aniversariante da temporada, a jornalista e escritora Leyla Martins Leong foi muito cumprimentada pelos amigos por sua troca de data. Leyla foi paparicadíssima
Gabriela Medeiros sempre linda, bem-casada, com filhos e muito feliz. Gosto dela
Representante do município de Caapiranga (AM), a bela Ana Sarah Marques Barreto, 22 anos, foi eleita Miss Universe Amazonas 2024 no último sábado em movimentado certame de beleza
O escritor Marcus Lacerda lançou ontem no Casarão de Ideias, seu novo trabalho “Quarentena no Ri Negro”. Seu amigo Jandr Reis foi prestigiá-lo
Dione Rocha, Hebe Pereira e Iriane Câmara, locomotivas dos grandes eventos nos iluminados salões da trepidante Manaus