Defesa Civil do Amazonas discute os impactos das Mudanças Climáticas em Evento promovido pela ABIN

A Defesa Civil do Amazonas esteve em evento promovido pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), onde foram discutidos os efeitos das mudanças climáticas na região. Com a crescente preocupação global em relação ao clima, a Amazônia, como uma das maiores florestas tropicais do mundo, tem sido alvo de intensos debates sobre como mitigar e lidar com os impactos dessas mudanças.

O secretário da Defesa Civil Amazonas, coronel Máximo, apresentou dados e análises sobre os desafios enfrentados pelo estado em decorrência das mudanças climáticas, destacando os efeitos diretos na população, na biodiversidade e na economia local. Entre os pontos discutidos, estiveram as alterações nos padrões de chuvas, o aumento das temperaturas e os eventos climáticos extremos, como secas e inundações.

Além disso, foram debatidas estratégias de adaptação e prevenção, visando minimizar os impactos negativos e promover a resiliência das comunidades amazônicas. Questões como o desmatamento, as queimadas e a preservação das áreas naturais foram abordadas como aspectos essenciais para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na região.

A participação da Defesa Civil do Amazonas nesse evento promovido pela ABIN ressalta a importância da cooperação entre diferentes órgãos governamentais e entidades na busca por soluções eficazes para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Essa iniciativa reafirma o compromisso do estado em proteger seu território e sua população diante de um dos maiores desafios globais da atualidade. Muito bom!

O antigo prédio da Receita Federal, localizado no Centro de Manaus, e deve passar por uma readequação para se transformar em moradias com capacidade mínima para 85 apartamentos, e integra as ações do programa Amazonas Meu Lar (Drone – Anderson Nascimento)

O governador Wilson Lima vistoriou, na terça-feira (28), o antigo prédio da Receita Federal, localizado na rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus, que deve passar por um processo de ‘retrofit’, ou seja, uma readequação para se transformar em moradias com capacidade mínima para 85 apartamentos, e integra as ações do programa Amazonas Meu Lar, maior programa de habitação da história do Governo do Estado. O projeto de revitalização do prédio prevê até 128 apartamentos, e foi contemplado pelo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O prédio com 17 andares pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) deverá ser ocupado futuramente por famílias do público em geral cadastradas previamente no Amazonas Meu Lar. Em breve, atendendo a um pedido do governador, o local será repassado ao Estado. Maravilha!

Arthur Bisneto, ocorrida ontem (28) em Manaus. O governador do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o senador Omar Aziz foram algumas das personalidades que prestaram homenagens ao político, que atuou como vereador, deputado estadual e federal. A Prefeitura de Manaus também declarou luto oficial de três dias pela morte do político, que foi ex-secretário Chefe da Casa Civil do município. A morte de Bisneto foi confirmada pelo pai, o ex-senador pelo Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, por meio das redes sociais. Nossas condolências à família enlutada!

Após posse festiva, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins recebeu em seu gabinete, a procuradora-geral do MPC, Fernanda Cantanhede e a mais uma auditora técnica de controle externo Fernanda de Souza Cavalcante Gurgel (Joel Arthus)

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins deu posse, ontem (28), a mais uma auditora técnica de controle externo. A nova servidora Fernanda de Souza Cavalcante Gurgel foi aprovada no concurso público de 2021 da Corte de Contas. A solenidade foi realizada na sala da presidência, na presença da procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Fernanda Cantanhede, uma vez que a nova servidora atuará na mesma instituição.  “Com a demanda sendo cada vez mais intensificada pela sociedade que vem sentindo mais confiança no trabalho do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal, há a necessidade de termos mais servidores para dar a devida atenção às nossas atividades. Por isso, estamos muito felizes de darmos as boas-vindas a essa nova servidora que com certeza vai contribuir com o nosso trabalho”, afirmou a procuradora-geral do MPC, Fernanda Cantanhede. Fernanda Gurgel, que é natural do Rio Grande do Norte, disse estar muito emocionada e feliz por essa conquista que tanto almejou junto aos seus familiares. Realizado em 2021 e com validade até 2025, o concurso público do TCE-AM disponibilizou 40 vagas para provimento imediato na Corte de Contas amazonense, com vencimentos de até R$ 8,3 mil, além de benefícios.

Vocês sabiam que compositores e artistas nunca receberam valores em direitos autorais pelas músicas tocadas na história do Festival Folclórico de Parintins (AM)?. E continuam sem receber, pois ações ajuizadas pelo Ecad em nome da classe artística, desde 2015, seguem em tramitação. O montante já gira em torno de R$ 4 milhões e deve aumentar este ano.  O Governo do Estado do Amazonas, responsável pelo festival, segue sem reconhecer os direitos dos compositores. Vale ressaltar que as empresas patrocinadoras têm um papel relevante no sentido de buscar apoiar eventos que cumprem os critérios exigidos pela legislação brasileira, como o pagamento dos direitos autorais, em apoio ao trabalho da classe artística. Por isso, o Ecad faz, desde o ano passado, uma campanha nacional de conscientização para alertar empresas patrocinadoras de eventos de música. Em tempo: no fim de 2023, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça reforçou que a cobrança de direitos autorais de músicas executadas em eventos promovidos por entes públicos não está condicionada à obtenção de lucro, ou seja, o pagamento é obrigatório. E agora, José!

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe a partir de 04 de junho, a exposição “Juruti-Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, apresentando a exuberante festividade dos povos originários da Amazônia Paraense (Divulgação)

No dia 04 de junho, às 18h30, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe a exposição “Juruti-Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, que apresenta a exuberante festividade dos povos originários da Amazônia Paraense. A mostra, um projeto idealizado pelo Senador Jader Barbalho, foi lançada oficialmente no dia 20 de fevereiro, no Senado Federal, em Brasília, seguiu em itinerância para Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Vitória (Espírito Santo) e Salvador (Bahia), e agora chega ao Norte do Brasil, em Manaus (AM), A mostra é parte integrante das comemorações pelos 30 anos do Festribal, realizado na cidade de Juruti, município localizado no oeste do Pará, cercada por rios, florestas e uma riquíssima biodiversidade com aproximadamente 60 mil habitantes O palco das apresentações do Festribal é o Tribódromo, onde se apresentam as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentando pela conquista do título. O Festribal se personifica em sua gente que traz um legado indígena ressaltando a importância dos povos originários impressos nos costumes, tradições e lendas, a festividade tem esse objetivo de resguardar as tradições indígenas para esta e as futuras gerações. A exposição “Juruti – Festival das Tribos”, tem o patrocínio da Prefeitura de Juruti, Governo do Estado do Pará através do Banpará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), com realização MAB comunicação. Agendável!

O tradicional arraial do Amazonas Shopping já tem data para começar. A partir de sexta-feira (31) até o dia 09 de junho, o centro de compras vai realizar uma ‘festança’ com tudo que tem direito, comidas típicas, danças folclóricas e boi-bumbá, além da presença de Garantido e Caprichoso. A programação acontece na Praça de Eventos Rio Negro, no corredor central do shopping, de segunda-feira a sábado das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 21h. As barracas podem optar pelo funcionamento a partir das 12h em todos os dias. Que tal?

Radares de velocidade começam a ser instalados na Avenida do Turismo

A Avenida do Turismo começou a receber a instalação de radares de gestão de velocidade em diversos pontos estratégicos, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta segunda-feira (27). A medida tem como objetivo principal proporcionar uma redução no número de acidentes e melhorar o monitoramento das vias. De acordo com o presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a instalação desses medidores de gestão de velocidade fixos é uma medida essencial para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que transitam pela região. Os novos radares começarão a operar nas próximas semanas, e a expectativa é que a presença desses equipamentos incentive os motoristas a respeitarem os limites de velocidade, contribuindo para um trânsito mais seguro e ordenado na avenida do Turismo. É por aí!

O ator e diretor amazonense Adanilo já prepara novos projetos para o segundo semestre de 2024. A lista de novidades inclui filmes, curtas, séries e um livro de textos escritos por ele (Divulgação)

Após o sucesso do jovem Deocleciano, na primeira fase da novela Renascer, o ator e diretor amazonense Adanilo já prepara novos projetos para o segundo semestre de 2024. A lista de novidades inclui filmes, curtas, séries e um livro de textos escritos por Adanilo. Além disso, um projeto de impacto nacional deve ser confirmado nos próximos meses. “Eu sou muito agradecido por tudo que vem acontecendo após a novela. Para um artista, é gratificante ter seu trabalho reconhecido. E aqui no Norte, estamos necessitados de nos enxergar em alguns lugares de representação, e eu ter participado da novela das 21h, que é o produto de maior audiência do país, faz com que as pessoas se orgulhem muito, se sintam representadas, e esta é a coisa mais bonita”, afirmou o ator e diretor amazonense. Responsável por levar Adanilo ao Festival de Cannes em 2023, o longa “Eureka”, do argentino Lisandro Alonso, segue numa carreira de festivais internacionais e estreou nos cinemas de países da Europa e na Argentina, recebendo comentários positivos da crítica e do público. Ainda não há previsão para o lançamento no Brasil. Maravilha!

Com quase 2 mil processos em pauta de audiências de conciliação que ocorreram nas Varas do Trabalho e Centros de Conciliação (Cejuscs-JT), a 8ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista foi encerrada com mais de R$ 14 milhões em valores arrecadados no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). O evento é promovido anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil e este ano teve como tema “É conciliando que a gente se entende”. O valor arrecadado supera em 47,9% o total da 7ª Semana Nacional de Conciliação de 2023, quando os acordos totalizaram R$ 9,6 milhões, resultado comemorado pela desembargadora coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-11, Ruth Barbosa Sampaio. No total foram 7,3 mil pessoas atendidas, R$ 12,4 milhões em valores conciliados, R$ 853,6 mil de INSS e R4 917,5 mil de Imposto de Renda. A ação contou com a atuação de diversos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.

O Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, ressalta a importância da adoção de fontes de energia ecologicamente corretas. Nesse contexto, os aeroportos de Tabatinga e Tefé, administrados pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, no interior do Amazonas, destacam-se como modelos de compromisso com a sustentabilidade ao implementarem tecnologias de energia solar em suas operações, em uma ação inédita na aviação civil. A iniciativa busca melhorar a segurança das operações aeroportuárias durante a noite e contribui para a redução do consumo de energia elétrica. O novo sistema de balizamento noturno, alimentado por energia solar, substituirá o atual sistema convencional em toda a área de movimento de aeronaves dos aeroportos dos municípios de Tabatinga e Tefé. Ele consiste em luminárias de LED, autônomas alimentadas por baterias recarregadas por energia solar e controladas por um sistema Wi-Fi, eliminando a necessidade de um circuito elétrico convencional. O sistema possui autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e está em fase de instalação. Nos dois aeroportos, serão instaladas 200 luminárias de balizamento, distribuídas em toda extensão da pista e taxiway, proporcionando uma iluminação eficiente e segura durante as operações noturnas. Muito bom!

BDay

Serginho Monteiro de Paula, Indra Mara Bessa, Cristóvão Nonato, Nívea Mendonça, Francisco Marques, Ny Varela, Cid Soares, Vívian  Pascarelli de Oliveira Figliuolo, Simone Trigueiro, Jander Souza e Fernando Oliveira figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 29 de maio. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Sempre de bem com a vida e trabalhando muito, a advogada Indra Mara Bessa celebra nesta quarta-feira em família a chegada de mais um ciclo de vida. Parabéns
Meu amigo querido Edgard Franco de Sá festejou em grande estilo a chegada de seus 80 anos bem vividos rodeado pelo carinho da família. Coisa boa
Margaret Guerreiro foi pega de surpresa na Trattoria Lelis, em São Paulo preparando-se para ‘devorar’ um suculento prato de massa. Danadinha
Aniversariante da temporada Dione Rocha recebeu o carinho da amiga querida, a elegante Ana Ruth Fernandes. Haja felicidade
Bem-nascida e de família tradicional, minha querida amiga advogada Grace Benayon Zamperlini, continua honrando sua profissão com sensatez e responsabilidade. É isso aí
Moísa Sabóia Guerreiro é só carinho com filho primogênito Charles, fruto de seu casamento com o empresário Charles Guerreiro. Coisas de mãe coruja