Grupo Simões celebra 80 anos com emissão de selos comemorativos

O lançamento dos selos comemorativos de 80 anos do Grupo Simões reuniu diversos empresários e reforçou a importância histórica e econômica do Grupo Simões à região Norte. A celebração à noite de quinta-feira (23), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), e exaltou o legado do fundador do Grupo Simões, Antonio Simões, bem como dos sócios Petrônio Pinheiro e Osmar Pacífico.

Hoje, as gerações das famílias Simões, Pinheiro e Pacífico atuam no Grupo Simões sob um modelo de governança que garante a perpetuidade do negócio. Emocionado, o presidente do Conselho de sócios, Renato Simões, discursou sobre a importância da celebração.

“Hoje é um dia muito especial para a minha vida e significa o resultado de um trabalho que começou quando eu tinha apenas 3 anos de idade, quando meu pai abriu a primeira fábrica”, lembra.

De lá para cá, ele conta que o Grupo Simões lidou com muitas crises econômicas, políticas e sanitárias, que “ajudaram” a mudar a cor de seus cabelos. “Percebi a importância de profissionalizar a família, envolver as gerações e adotar boas práticas de governança e modelo de negócios. E hoje estamos celebrando o sucesso de tudo isso”, apontou.

Durante a solenidade, membros das famílias apresentaram os selos comemorativos aos convidados. Um foi intitulado de “O Início” pela presidente do Conselho de Família Simões, Vanessa Simões, e traz a imagem do fundador, seu avô Antonio Simões. O outro chama-se “Riquezas Amazônicas” e é uma alusão ao maior patrimônio que os fundadores deixaram como legado: o amor pelas raízes e a região Amazônica. 

Ambos os selos possuem tiragem limitada e serão concedidos aos acionistas, herdeiros, colaboradores, parceiros e clientes como lembrança. Os selos foram emitidos pelos Correios, com autorização do Ministério das Comunicações.

A Escola de Contas Públicas (ECP), do TCE-AM realiza, a partir de segunda-feira (27), o I Fórum de Controle Interno e Externo (Divulgação)

A Rede de Controle da Gestão Pública, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por intermédio da Escola de Contas Públicas (ECP), realizará, a partir de segunda-feira (27), o I Fórum de Controle Interno e Externo. Os cursos, palestras e oficinas são voltados a prefeituras do interior do estado. A capacitação atende a uma orientação da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, em oferecer aos gestores jurisdicionados uma visão pedagógica da Corte de Contas, que colabora com a gestão pública antes que sejam necessárias sanções à possíveis irregularidades cometidas. O curso terá duração de três dias, e abordará temas relevantes à gestão pública como sistema de integridade, nova lei de licitações, transparência pública, e controle ambiental. Iniciada em 2009, a Rede de Controle tem por objetivo principal aprimorar a efetividade do controle sobre a gestão pública. A Rede tem uma atuação nacional, com enfoque em parcerias, sobretudo entre órgãos estaduais, que colaborem para o cumprimento do objetivo. A Rede conta com grupos de trabalhos para tratar assuntos como obras, controle social, transparência, controle interno, alimentação e transporte escolar, saúde, inteligência e combate à corrupção, entre outros.

A Faculdade de Tecnologia Senac Amazonas promove, na próxima semana, mais uma série de oficinas gratuitas abertas à comunidade acadêmica e ao público externo. As atividades, que têm vagas limitadas, já estão disponíveis e podem ser realizadas nos links indicados pela organização. Com o objetivo de desenvolver o estímulo e o interesse nas respectivas áreas, as oficinas serão realizadas por docentes dos cursos. Inscrições on-line ou no WhatsApp (92) 99192-6182. Os participantes receberão certificado digital de horas complementares. Fica a dica!

A Coca-Cola está lançando para o Festival Folclórico de Parintins 2034, latas do nosso Guaraná Tuchaua em homenagem as “galeras” dos Bois Caprichoso e Garantido (Divulgação)

Em comemoração ao Festival Folclórico de Parintins, o Guaraná Tuchaua, marca que faz parte do portfólio do Sistema Coca-Cola e é representante legítima da cultura amazonense, está lançando latas em homenagem as “galeras” – torcidas dos Bois Caprichoso e Garantido. Com o tema “O Guaraná da Galera”, a campanha traz as cores azul e vermelha colorindo as latinhas comemorativas que também têm os elementos da Amazônia como protagonistas. As galeras são consideradas a alma da festa de Parintins – o público fica responsável por animar as arquibancadas, engajar, comentar e fazer o festival acontecer. Avaliadas pela alegria, sincronia, garra e empolgação, as galeras ganham essa homenagem da marca por meio da campanha assinada pela agência maranhense Maximize. O lançamento oficial acontece neste sábado (25), no Arena Planeta Boi, que apresenta o grandioso espetáculo do Caprichoso e Garantido para o público na capital amazonense. A Coca-Cola Brasil foi pioneira ao acreditar no Festival de Parintins, ainda em 1995, sendo a primeira a investir recursos significativos para sua realização, destaca Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil. Desde então, a empresa mantém uma parceria histórica há quase três décadas com o Festival e as torcidas dos dois bois. Nos últimos dez anos, mais de R$ 30 milhões foram investidos no Festival, incluindo iniciativas como a destinação correta de resíduos, ativações de mídia e outras ações que promovem o desenvolvimento econômico local. Isso demonstra o compromisso contínuo da empresa com a cultura e o desenvolvimento econômico da região. É por aí!

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) sediou, nos dias  23 e 24 de maio, a segunda edição do seminário Segurança Inovadora, com o tema “Segurança e Proteção d Amazônia: Desafios e Boas Práticas Inovadoras”, promovido pela Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), com o apoio da Mesa Diretora. Foram dois dias de programação, com palestras e painéis apresentados por diversos profissionais da segurança pública brasileira, como o coordenador do setor de Segurança Pública e Territórios do Laboratório Arq. Futuro de Cidades, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), e o agente da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, atual diretor da Amazônia e Meio Ambiente da instituição. Muito bom!

Empresário Claudio Barrella, na linha de produção da Tutiplast Indústria, será um dos homenageados pela CNI com a Ordem do Mérito Industrial, à noite deste sábado no Clube do Trabalhador (Divulgação)

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), excepcionalmente este ano, fará a entrega da medalha Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos empresários Claudio Barrella, Irani Bertolini e Gilberto Novaes. Na mesma ocasião, a Fieam vai homenagear Agostinho de Oliveira Freitas Junior, “Industrial do Ano 2024”; Gisele Resque Auad, “Microindustrial do Ano 2024” e a Recofarma Indústria do Amazonas, “Empresa Exportadora 2023”, em solenidade neste sábado, 25, no Clube do Trabalhador. Claudio Barrella tem uma história de mais de 30 anos dedicados à indústria amazonense, é CEO da Tutiplast Indústria e Comércio Ltda, localizada no bairro Armando Mendes. Atualmente, é uma das empresas mais sólidas e estáveis do subsetor termoplástico do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Irani Bertolini, nascido em 14 de setembro de 1946 em Garibaldi (RS) começou sua jornada como motorista de caminhão em 1968. Em 1976 criou a empresa Irani Bertolini e em 1978 passou a operar a Transportes Bertolini Ltda (TBL), especializada em transporte rodofluvial, tornando-se líder no setor, com matriz em Manaus e 24 filiais em diversos estados brasileiros. O CEO da Transire Eletrônicos, Gilberto Novaes, conquistou destaque no mercado nacional de automação financeira. Em 2009, Novaes firmou parceria com a PAX, fabricante chinesa de maquininhas, para trazer o produto para o Brasil. Atraído pelos incentivos fiscais, veio para Manaus em 2015 e fundou a Transire Eletrônicos, empregando mais dois mil colaboradores.

A atriz amazonense Isabela Catão, que integra o elenco do filme ‘Motel Destino’, que concorre à Palma de Ouro atravessou o tapete vermelho do Festival de Cannes, na França, nesta quarta-feira (22/05), vestindo uma criação do estilista indígena – e também amazonense – Maurício Duarte. A peça, concebida para a coleção ‘Piracema’ e apresentada na edição 57 da São Paulo Fashion Week (SPFW), conta com acessórios do mineiro Carlos Penna. O vestido, de acordo com Maurício, foi desenvolvido para a atriz indígena Dandara Queiroz usar durante a apresentação do Prêmio Sim à Igualdade Racial, que será exibido no domingo (26), após o ‘Fantástico’, na TV Globo. “A peça conta com uma estrutura em arames e cobre banhados em prata. E a proposta do corte, é que o vestido remeta a fluidez das águas, o movimento do banzeiro dos rios”, comenta o estilista. Maravilha!

Café sustentável é aquele que gera impactos positivos para a economia, a sociedade e o meio ambiente em todo o seu processo de produção, do plantio até a colheita (Divulgação)

A sustentabilidade se tornou um conceito determinante na rotina das pessoas e das empresas. Ela traz consigo muitas oportunidades – inclusive de negócios – que envolvem a responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente, e está presente em ações e produtos que impulsionam comunidades além das fronteiras locais. No setor de alimentos não seria diferente: no Brasil, grande mercado que movimenta a economia do café, sua produção contribui para a sustentabilidade da atividade, movimentando um ecossistema dentro e fora das fazendas produtivas. Mas afinal, o que é um café sustentável?] Um café sustentável é aquele que gera impactos positivos para a economia, a sociedade e o meio ambiente em todo o seu processo de produção – do plantio até a colheita. Ele busca reduzir o uso de insumos químicos, como fertilizantes e pesticidas, e utiliza métodos de cultivo que preservem a biodiversidade e protejam o solo e a água. Segundo a Plataforma Global de Café (GCP), em 2022, o Brasil produziu mais de 1 terço do total global de cafés reconhecidos como sustentáveis, mostrando que, há anos, essa é uma preocupação do setor. Além disso, a produção sustentável traz a relação entre inovação e sustentabilidade, criando valor agregado sem comprometer o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social das empresas. O Dia Nacional do Café é festejado em 24 de maio..

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), divulgou, à tarde de ontem (24), a lista preliminar do 2º Processo Seletivo para formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior. De acordo com a Comissão Organizadora, 98 pessoas foram habilitadas para a próxima fase, sendo cinco de arquivologia, 23 de design gráfico, sete de estatística, 26 de jornalismo e 37 de serviço social, exceto direito. A próxima fase, após a divulgação desta lista preliminar, será a recursal. Os recursos serão analisados pela Comissão de Coordenação e o resultado do julgamento publicado na página oficial do MPAM (https://www.mpam.mp.br) até o dia 01/06/2024. A lista de cadastros não aptos está disponível no endereço https://ead.mpam.mp.br/.

A “A Pequena Esperança”, da Companhia de Teatro Vitória Régia, se despediu-se dos palcos ontem à noite (24), no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações – Sintel. A peça, que esteve cartaz pela terceira vez, é um espetáculo que comove, emociona e busca a reflexão sobre a importância da esperança na vida humana. A obra, que estreou em abril deste ano, passou por diversos bairros, buscando, assim, descentralizar o acesso ao teatro. A trama gira em torno de um homem que, após uma tragédia familiar, se vê obrigado a buscar refúgio em um lixão. De acordo com  Geiberson Teixeira,  dramaturgo e diretor do espetáculo, um destes exemplos aconteceu no bairro Colônia Antônio Aleixo, onde muitas pessoas nunca tinham assistido uma peça de teatro e ficaram impactadas com a obra. Muito bom! 

BDay

Valdenyra Thome (no belo Rio), Nílio Portela Júnior, Raquel Claudino (em Coqueiral-MG), Isper Abrahim Lima. Rafael Claudino, Aaron Neto e Márcio Cabral figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 25 de maio. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

A bela Raquel Claudino festeja neste sábado em Coqueiral (MG), ao lado do marido Airton Claudino, mais uma virada de folhinha. Parabéns, amiga querida
O presidente do Conselho de sócios, Renato Simões, carimba os selos comemorativos dos 80 anos do Grupo Simões
Presidente do Conselho de Família Simões, Vanessa Simões Silva exibe a coleção de selos impressas pelos 80 anos do Grupo Simões
Lucas Simões e sua mulher, Jória Guerreiro Simões, com os selos comemorativos dos 80 anos Grupo Simões
A bela arquiteta e urbanista amazonense Anete Perrone. arrasando a galera no melhor estilo diva hollywoodiana
A atriz amazonense Isabela Catão atravessou o tapete vermelho do Festival de Cannes, vestindo uma criação do estilista indígena – e também amazonense – Maurício Duarte. Lacrou