Floresta em Pé, programa com recursos do KfW vai reforçar bioeconomia e combate ao desmatamento no Amazonas

O governador Wilson Lima destacou, ontem (20), que o Governo do Amazonas vai intensificar ações de redução do desmatamento e fomento à bioeconomia no estado por meio do programa Floresta em Pé, iniciativa que terá financiamento do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW, com recursos de mais de 13 milhões de euros para execução (aproximadamente R$ 70 milhões em valores atuais).

Em reunião com representantes do banco, na sede do Governo do Estado, Wilson Lima ressaltou a parceria de financiamento aliada ao desenvolvimento socioeconômico ambiental, o que é uma das prioridades da gestão.

“Nós estamos sempre atentos a essas oportunidades que nos ajudam a cumprir essa missão de manter essa floresta em pé, mas sobretudo de proteger o cidadão que nela vive, de gerar oportunidade e de fomentar a bioeconomia“, destacou o governador Wilson Lima.

Na ocasião, o governador do Amazonas mencionou outras iniciativas sustentáveis realizadas pelo Governo do Estado, a exemplo do mercado de crédito de carbono, que já é realidade no Amazonas, e projetos como o Escola da Floresta, que alia educação e sustentabilidade.

O projeto Floresta em Pé faz parte do programa de Florestas Tropicais do KFW, com financiamento do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. A previsão é que parte dos recursos já sejam aportados no segundo semestre deste ano.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o projeto trabalha a parte da fiscalização ambiental e a geração de renda, por meio das estratégias de bioeconomia, para que o Estado avance em novos modelos econômicos, em especial, no interior. O programa será implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), selecionada pelo KfW como entidade executora, assumindo toda gestão financeira, administrativa e legal do Fundo. Muito bom!

Conselheira Yara Amazônia Lins recebe em seu gabinete. o Secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio, que entregou a ela, o Relatório de Gestão Anual referente ao ano de 2023 (Joel Arthus)

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, recebeu na quinta-feira(16), o Secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio, que entregou o Relatório de Gestão Anual referente ao ano de 2023. O documento inclui a prestação de contas anual, análises do orçamento, e a situação financeira e patrimonial do Estado, conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. O relatório apresenta também as demonstrações de variações patrimoniais e fluxos de caixa. Alex Del Giglio destacou a importância do relatório para garantir transparência e responsabilidade na gestão pública. A conselheira Yara Amazônia Lins ressaltou que o documento é fundamental para o TCE-AM, permitindo uma análise detalhada da gestão fiscal do Estado. De acordo com a Sefaz, a versão completa do Balanço Geral do Estado será publicada no Diário Oficial Eletrônico da pasta, assegurando amplo acesso às informações. Também participaram da reunião o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, e o secretário da Sema, Eduardo Taveira. É por aí!

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) inaugura, às 19h de quarta (22), no Mirante Lúcia Almeida, a exposição fotográfica “Chão Velho”, da fotógrafa Clíssia Monteiro. Com o tema “O chão que você pisa, seu passado já pisou”, a exposição celebra a história cultural da cidade em 30 fotografias que capturam a beleza dos pisos históricos. O projeto “Chão Velho” viralizou na rede social Instagram, conectando pessoas de diversas regiões por meio da fotografia de chãos históricos. A iniciativa visa preservar a memória afetiva da cidade, destacando elementos como os ladrilhos hidráulicos, testemunhos dos tempos áureos da borracha. A exposição abre suas portas e apresenta uma oportunidade única para os cidadãos de Manaus se reconectarem com sua história. Para mais informações, visite a página oficial do projeto no Instagram: @chaovelho.

Atracado no porte de Manicoré, o barco-escola Senai Samaúma II certificou 812 alunos em cerimônia a ser realizada no Centro de Convivência da Família Raimunda do Rosário (Divulgação)

O Barco-escola Senai Samaúma II, em parceria com a Prefeitura de Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus)  certificou, no sábado (18), 812 alunos em cerimônia a ser realizada no Centro de Convivência da Família Raimunda do Rosário, às 17h, no município. “Para nós, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), é uma grande satisfação estar contribuindo com a educação e capacitação da população de Manicoré, promovendo o desenvolvimento social e econômico do município”, disse o diretor técnico, Rafael Lobo. Durante a permanência em Manicoré, o Samaúma II atendeu 40 turmas, com 26 cursos, sendo eles nas áreas de gestão, informática, vestuário, elétrica/energia solar, mecânica diesel, motocicleta e motor de popa, mecânica de motocicleta, alimentação (panificação e confeitaria) e refrigeração. Ao todo, foram 200 horas de aulas nos turnos vespertino e noturno. Muito bom!

Você sabia que 21 de maio é reconhecido internacionalmente como Dia do Chá? No Amazonas, uma nova opção para os amantes desta bebida milenar surge no mercado: o Botânica Blend Tea. Desenvolvido com a proposta de oferecer uma experiência de bem-estar e revitalização imediata, este chá proporciona benefícios para a saúde mental e física. O mais interessante é que o blend é composto por flores e folhas que, em breve, vão compor a fachada do Botânica Office, da construtora Engeco, o primeiro business center da Região Norte com fachada 100% biofílica. Maravilha!

Com a chegada do fenômeno La Niña. é possível dizer que não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois, com uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação (Reprodução Internet)

O inverno de 2024 só começa oficialmente no dia 21 de junho às 17h51 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte -, mas os meteorologistas já conseguem fazer um prognóstico climático geral da próxima estação. Em resumo, é possível dizer que não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois, com uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação. Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, explica que, de maneira geral, o inverno de 2024 terá temperaturas acima da média, com destaque especialmente para o final da estação, entre agosto e a primeira quinzena de setembro, período que pode registrar inclusive novas ondas de calor. “Mas vai fazer frio sim. Vamos ter inclusive mais dias frios do que no ano passado. Agora é claro que, por termos temperaturas acima da média, os períodos de temperaturas mais altas do que o normal vão predominar, eles vão ser mais longos”, diz Lucyrio. É por aí!

Representantes de várias entidades se reuniram para discutir questões ligadas à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, ontem (20), no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial de Manaus. O encontro, que segue pelo restante da semana, acontece pela primeira vez no Brasil. Representando os povos indígenas, a ativista climática Vanda Witoto destacou a importância do evento para a Amazônia. Até quinta-feira (23), especialistas também vão passar por um treinamento voltado para a ISO sobre biodiversidade. Foi a primeira vez que o brasil foi escolhido para sediar o workshop e Manaus, capital do Amazonas, foi escolhida como cidade sede do evento. Muito bom!

O rapper e produtor musical manauara Victor Xamã levará sua mistura única de soul, hip hop e cultura do norte do país ao Rock In Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo, no palco do Global Village (Divulgação)

O rapper e produtor musical manauara Victor Xamã levará sua mistura única de soul, hip hop e cultura do norte do país no maior festival de música e entretenimento do mundo, no palco do Global Village. Ele se apresentará no dia 13 de setembro no Rock in Rio 2024, levando o hip hop para o espaço inédito na Cidade do Rock que chega como uma verdadeira jornada musical pelos continentes do mundo. Com 28 anos, Victor nasceu em Manaus e começou a se destacar na cena hip hop quase uma década atrás com o álbum “Janela” (2015) e continuou a consolidar seu nome com “V.E.C.G” (2017) e o EP “Calor” (2021). No ano passado, lançou o elogiado “Garcia” (2023) que atingiu milhões de streamings e cujo repertório guiará o show. Com participações especiais de Luedji Luna, Karen Francis, VND e Big Bllakk, Makalister, Matheus Coringa, Gigante No MIC e Gabi Farias, o álbum e sua narrativa abordam a experiência de alguém que deixa o norte do país e se muda para uma megacidade no sudeste, em busca de ampliar as possibilidades de seu talento. Destacando os obstáculos, o novo ambiente urbano e um sentimento de autoconhecimento em um território novo, o disco retrata uma história bem brasileira de alguém que sai de sua terra. Essa é uma jornada que reflete a vida do artista, que hoje mora em São Paulo, e de suas jornadas pelo país. 

A equipe da Suframa, liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, realizou uma visita técnica à fábrica da Vidrorios Indústria e Comércio, localizada na rua Palmeira do Miriti, no Distrito Industrial, nesta segunda-feira (20). O objetivo foi conhecer as operações, entender as demandas da empresa, dando continuidade à atividade de aproximação relacional entre a Autarquia e o setor produtivo industrial.  A Vidrorios, que celebra 44 anos de atuação na Zona Franca de Manaus (ZFM), sendo 24 anos em seu atual endereço, possui 23 funcionários operando em horário comercial, e produz mensalmente 6 mil metros quadrados de vidro temperado. Além do vidro temperado, a fábrica também produz espelhos, vidro laminado, esquadrias de alumínio e realiza montagens, destacando-se pela diversidade e qualidade dos produtos oferecidos.

BDay

Carlos José Arantes Esteves (em Rio Branco-AC), Dirma Paracat, Anoar Samad, Socorro Cavalcante Coimbra, Rosedilson Lopes Assis, Gimol Resende Prestes, Jaime Mendonça,  Felicidade Susy Costa, João Paulo Santos Guerra, Netto Santos e Leonardo Alvares figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 21 de maio. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Personalidade estimada na alta sociedade manauense, a bela Gimol Resende Prestes, no clique com o marido Fernando Figueiredo Prestes, celebra nesta terça-feira em grande estilo, mais uma virada de folhinha. Parabéns
Em giro por São Paulo, a querida Iriane Raposo da Câmara aproveitou o domingo para almoçar no La Casserole, a convite do amigo investidor Zeca Nascimento. Coisa boa
Sempre juntos e em perfeita sintonia, Marcos e Elza Bensadon curtem os bons momentos que a vida lhes oferece. Tem coisa melhor
A advogada Elaine Benayon recebeu a juíza e professora Lúcia Viana no Palácio Rio Negro para a sessão de autógrafos de seu livro “Legitimacão da Homoparentalidade e Adoção”
Celebrando a vida na Praça dos Amigos, no São Jorge, os descolados Ana Gorete Pimentel, Carlos Aguiar e Adianne Antony Gonçalves. Tem coisa melhor
A odontóloga Amália Affonso feliz da vida com suas belas filhas Larissa Guerra, Thais e Naruna Verçosa. Coisas de mãe coruja, carece mais