Em 28 de fevereiro de 1967, o governo brasileiro publicava o Decreto Lei nº 288, criando a Suframa e reformulando as bases do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), inicialmente concebida como Porto Livre.
Passados 57 anos, é notório como a Suframa e a Zona Franca de Manaus transformaram os rumos desenvolvimentistas da Amazônia Ocidental e do Amapá, atuando na redução das desigualdades regionais, no estímulo ao desenvolvimento sustentável, à bioeconomia e impulsionando a economia nacional, elevando a qualidade de vida de milhares de brasileiros.
Proposta em 1951 pelo deputado federal Francisco Pereira da Silva, a Zona Franca de Manaus foi estabelecida em 1957 por Juscelino Kubitschek para funcionar como um porto livre destinado ao armazenamento, beneficiamento e retirada de produtos estrangeiros. Em 1967, por meio do Decreto Lei nº 288, o presidente Castello Branco alterou sua natureza para um centro industrial, comercial e agropecuário, visando o desenvolvimento diante dos desafios locais e da distância dos principais centros consumidores.
Em 1968, o governo federal estendeu os benefícios da Zona Franca à Amazônia Ocidental, por meio do Decreto Lei nº 356, ampliando geograficamente sua abrangência. Em 1975, o Decreto Lei nº 1.435 promoveu benefícios fiscais do IPI para empreendimentos que investem na industrialização de produtos com matérias-primas originárias da Amazônia Ocidental, buscando fomentar o dinamismo econômico em regiões distantes dos centros urbanos.
A prorrogação incentivos, inicialmente previstos até 1997, ocorreu em 1986, 1988 e a mais recente em 2014, estendendo o prazo até 2073, refletindo a importância da ZFM para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reconhecida nacional e internacionalmente.
Ao longo de sua história, a Zona Franca de Manaus enfrentou desafios e superou obstáculos para abrigar um dos principais parques industriais do País. O Pólo Industrial de Manaus (PIM) conta com aproximadamente 500 empresas concentradas na área delimitada pela legislação (Manaus e seus arredores), com produtos, em sua maioria, de bens de consumo que abastecem o mercado brasileiro.
A arrecadação de impostos a partir da produção do PIM coloca Manaus como a sexta cidade do Brasil – primeira da região Norte – com maior contribuição fiscal para a União, segundo informações do IBGE.
Quanto ao futuro da ZFM após 57 anos, o superintendente Bosco Saraiva demonstra otimismo, com metas de atrair mais empresas para o Pólo Industrial de Manaus e atuar fortemente na integração regional. “Podemos esperar um cenário de crescimento contínuo, impulsionado pela segurança jurídica garantida pela reforma tributária, que salvaguardou os diferenciais da ZFM até 2073. Isso elimina os riscos para as empresas que desejam se instalar na região, proporcionando um ambiente favorável para investimentos e crescimento econômico”, finalizou. Viva a Zona Franca de Manaus, vida longa à Suframa!!!
Coren/AM recebe caravana do Ministério da Saúde e esclarece dúvidas sobre Piso Salarial da Enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas – Coren/AM recebeu, na segunda-feira (27, a caravana do Ministério da Saúde que está visitando as capitais para tirar dúvidas e esclarecer sobre o cumprimento do Piso Salarial da Enfermagem em todo o Brasil. O presidente em exercício do Coren/AM, Zilmar Augusto de Souza Filho, destacou a importância da visita da caravana à sede da autarquia e dos esclarecimentos que foram sanados durante a reunião. “É extremamente salutar a presença dos membros do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde, porque acaba permitindo que o Conselho seja também coparticipante nesse processo de gestão da implementação de gestão do Piso da Enfermagem, esclarecendo sobre a assistência financeira complementar vinda é atribuída às secretarias municipais de Saúde, e o que ficou um pouco mais claro é quanto à questão do orçamento já estabelecido no ano de 2024 até 2027, a ponto de que as secretarias possam se organizar e estruturar para que o Piso Salarial seja efetivamente uma realidade para todos os profissionais de Enfermagem do Amazonas e do País também”, comentou Zilmar Augusto. É por aí!
Millennium anuncia atrações musicais do mês de março
Para quem busca um local que oferece conforto, comodidade e segurança em um animado happy hour, a pedida é o Millennium Shopping, na avenida Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus. Neste mês, quem abre a programação às sextas-feiras é o cantor Jhonatan Dantas, que tocará das 17h30 às 19h30, na praça de alimentação do mall. Aos sábados, das 12h30 às 14h30, a voz da Fátima Silva promete embalar o público. Aos domingos, das 13h às 15h, é a vez de Fred Mar, e das 16h às 18h, o cantor Afonso Júnior sobe ao palco novamente. “E para acompanhar uma boa música, a nossa praça conta com um mix de opções gastronômicas que inclui desde sanduíches, açaí, sushis, pastéis, salgados, churrasquinho até comida regional”, destacou a coordenadora de marketing do Millennium, Elizandra Xavier. Que tal?
Senai Amazonas e Honda firmam parceria para programa de estágio
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) e a Moto Honda da Amazônia firmaram parceria para o programa de estágio técnico e nível superior 2024, com ingresso no primeiro semestre deste ano. O projeto vai beneficiar alunos da Escola SENAI Waldemiro Lustoza que cursam nível técnico a partir do 4° período nas áreas de química, eletrotécnica, mecatrônica, mecânica e manutenção. Alunos de ensino superior a partir do 6° período em engenharias e áreas afins também podem ser selecionados.De acordo com o coordenador da Escola Senai Waldemiro Lustoza, José Alan Moreira, as inscrições serão realizadas diretamente no site da empresa, de 26 de fevereiro a 8 de março, e é necessário seguir o passo a passo no ato da inscrição, pois cada etapa classifica ou elimina o candidato a vaga. Não há limite de vagas e o ingresso na empresa está previsto para abril. O estágio é remunerado e tem carga horária de seis horas. O estagiário terá direito a benefícios, como vale alimentação, plano de saúde/odontológico, transporte da rota, entre outros. O programa tem duração de um ano com chance de firmar contrato com a empresa.
Escola Bolshoi inicia pré-seleção no Teatro Icbeu, em Manaus
Única filial do famoso Teatro Bolshoi, da Rússia, a Escola Bolshoi Brasil inicia nesta quinta-feira (29), no Teatro Icbeu, no Centro de Manaus, uma pré-seleção (udições para novos alunos) e Workshops de Dança Clássica, A seleção segue até 02 de março na Sede do ICBEU Manaus. No dia 29 serão três Audições para novos alunos em três faixas etárias (9 a 12 anos, 11 a 15 anos e a partir de 15 anos) pela manhã. No dia 1º de março, haverá três Workshops também direcionados por faixas etárias [níveis], no período da tarde. Finalizando as ações desse dia, a equipe vinda de Joinville vai participar de um bate-papo com profissionais locais sobre a metodologia da Escola. Para o encerramento, haverá duas apresentações solo dos bailarinos que compõem a equipe.
Exposição retrata enfoques da cultura amazonense por meio de recortes de jornais
Nesta quinta-feira (29), tem início a exposição “Memórias da Cultura do Amazonas em Recortes de Jornais”, que acontece no hall Francisco de Queiroz da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e segue até o dia 15 de março. A mostra é gratuita e fica disponível das 9h às 14h para a visitação do público. A obra é resultado do trabalho manual feito por Roberto Sá (foto), que reuniu e separou os recortes durante mais de cinquenta anos, e possui a curadoria do artista Jandr Reis. Dentro do universo de vinte mil recortes de matérias jornalísticas, foram destacadas 35 imagens, que serão distribuídas em painéis com a finalidade de resgatar e memorizar algumas nuances culturais do Amazonas. A exposição foi dividida em cinco temáticas: história do Parlamento estadual do Amazonas, no qual o artista trabalha como gestor cultural, atividade artística no Amazonas, a luta dos povos indígenas, sociedade em geral, e a trajetória da Banda Blue Birds, na qual Roberto atua como músico. O expositor Roberto Sá Gomes é formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Gestão Cultural. É especialista em elaboração de projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de músico profissional desde os 16 anos, sendo fundador da Banda Blue Birds. Vale conferir!
Redução de 83% em óbitos por Covid-19
O Amazonas apresenta redução de 83% no número de óbitos por Covid-19 e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), destaca a importância da atualização do esquema vacinal como medida preventiva de casos graves e fatais da Covid-19. No período de janeiro a fevereiro de 2023, ocorreram 30 óbitos por Covid-19. Já no primeiro bimestre de 2024, os casos fatais reduziram para cinco, sendo todos registrados entre os dias 8 e 14 de janeiro. Dos cinco óbitos registrados este ano, três pacientes apresentavam comorbidades, que é um dos fatores de risco para agravamento da doença. Todas as cinco pessoas apresentavam esquema vacinal desatualizado com aplicação de vacina de reforço em atraso. Que boa notícia!
Governo do Amazonas intensifica intercâmbio com Peru para desenvolvimento de projetos sustentáveis
O Governo do Amazonas está intensificando as ações de intercâmbio com o Peru como parte das medidas de cooperação discutidas durante a I Reunião do Comitê de Fronteira Norte Peru-Brasil. O encontro, promovido pelos ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Peru, terminou na tarde de ontem (28) na cidade peruana de Iquitos. A delegação do Amazonas foi liderada pelo vice-governador Tadeu de Souza, que apresentou aos participantes as ações sustentáveis realizadas pelo governo Wilson Lima e reforçou o diálogo de cooperação para o desenvolvimento conjunto de políticas públicas para uma economia verde na região amazônica. O lº Encontro do Comitê de Fronteira Norte Brasil-Peru marcou o primeiro encontro oficial entre autoridades amazonenses e peruanas para discutir a criação da Zona de Integração Fronteiriça (ZIF) Brasil-Peru. A meta é estimular a integração e o crescimento econômico entre os dois países, em temas como comércio e turismo, meio ambiente, assuntos sociais e facilitação fronteiriça.
GALERIA