Em cumprimento à decisão da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) não realizou o julgamento de uma eventual medida de afastamento cautelar do conselheiro Ari Moutinho Júnior.
A decisão da desembargadora foi publicada, com máxima urgência, na manhã de ontem (31), em atendimento a pedido de suspensão liminar ajuizado pela Corte de Contas, representada pelo presidente, conselheiro Érico Desterro.
A medida foi face à decisão do desembargador Cezar Luiz Bandiera, que havia concedido medida liminar determinando a apreciação plenária da eventual medida de afastamento do conselheiro. Quarta decisão revogou despacho de Bandieira logo após a decisão de suspensão da presidente do TJ, uma nova decisão (a quarta) de relatoria da desembargadora Joana Meirelles, revogou a cautelar concedida pelo desembargador Cezar Luiz Bandiera.
No relatório da desembargadora Joana Meirelles, foi apontado que o mandado de segurança preventivo tem o objetivo de evitar a lesão a um direito, e pressupõe uma lesão concreta que exija intervenção imediata do Poder Judiciário. No caso em questão, o pedido não apresentou fundamentos relevantes para justificar a concessão de uma ordem mandamental preventiva.
Além disso, a situação de outra medida submetida ao mesmo Tribunal não votada devido à falta de quórum não era suficiente para justificar a preocupação. Com a decisão, foi revogada a cautelar proferida anteriormente pelo desembargador plantonista, Cezar Luiz Bandiera, perde a validade.
O conselheiro Ari Moutinho Júnior, atualmente, encontra-se de licença após cirurgia na perna direita.
Presidente da Fieam é reeleito vice-presidente executivo da CNI pelo terceiro ano consecutivo
O presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), empresário Antonio Silva, toma posse ontem (31), como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF), que tem como presidente eleito, o empresário Ricardo Alban. A cerimônia aconteceu no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), na qual também assumiu a nova diretoria da maior entidade de representação do setor industrial, para o período de 2023-2027. Silva é reeleito pelo terceiro ano consecutivo na CNI, como um dos cinco vice-presidentes executivos do órgão. Também tomaram posse Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Jamal Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e Gilberto Petry, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Fica o registro!
Cine Casarão Festival reúne 3.500 pessoas durante cinco dias de muito audiovisual
A primeira edição do Cine Casarão Festival, promovido pelo Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), reuniu, entre os dias 25 e 29 de outubro, na Rua Barroso, Centro de Manaus, cerca de 3.500 pessoas. Ao longo dos cinco dias, foram exibidas 30 produções, entre curtas e longas regionais, nacionais e internacionais, de forma gratuita, e contou com o apoio da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI e organizador do festival, o saldo foi bastante positivo. Além das exibições dentro e fora do Casarão de Ideias, o festival contou com a experiência dos óculos VR (realidade virtual) disponibilizados pela Mostra de Cinema de São Paulo. Com ele, os espectadores podiam conferir uma obra do pintor espanhol Salvador Dalí. Muito bom!
Comitiva do G20 Brasil visita Centro de Bionegócios da Amazônia
Uma comitiva do Governo Federal formada por representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Turismo e Comunicação visitou na tarde de segunda-feira (30/10, o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial. A iniciativa é parte dos preparativos para as reuniões do G20 que vão acontecer em Manaus em 2024. A sede do encontro da cúpula dos líderes das 20 maiores economias será em novembro, na cidade do Rio de Janeiro e a capital do Amazonas sediará sete encontros dos mais de 100 que ocorrerão em todo o Brasil, segundo afirmou o ministro Carlos Villanova, coordenador nacional de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20. Durante a visita, a comitiva foi recepcionada pelo diretor-geral do CBA, Elias Araújo e pelo diretor de operações, Caio Perecin. O grupo teve a oportunidade de conhecer as potencialidades do Centro na geração de novos negócios voltados à bioeconomia.
Amazonas ganha destaque nacional com projeto para inserção de refugiados no mercado de trabalho
O projeto “Talentos Sem Fronteiras: o desenvolvimento de profissionais venezuelanos e a inserção no mercado de trabalho brasileiro”, implementado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, em Manaus (AM), ganhou destaque nacional com a terceira colocação no Prêmio Ser Humano Brasil. Também foi a única iniciativa do Amazonas a vencer a disputa entre 77 instituições e empresas de diversas partes do país. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) para instituições e empresas que se destacam pelo comprometimento com o desenvolvimento humano e gestão de pessoas. A solenidade de premiação aconteceu na última sexta-feira, 27 de outubro, em Guarulhos (SP). O documento foi elaborado pela coordenadora do Projeto “Mujeres Fuertes”, Ana Vasconcelos; o diretor de projetos do Hermanitos, Anderson Mattos; e o diretor presidente da instituição, Tulio Duarte. Parabéns!
Hip Hop de Manaus ganha obra histórica com lançamento no Palácio Rio Branco
O dia 4 de novembro promete ser um marco cultural para a cidade de Manaus. Às 16h, no emblemático Palácio Rio Branco, será lançado o livro “Hip Hop Manaus Anos 80, Uma Cultura de Rua e Popular”, uma obra meticulosamente escrita pelo historiador e ícone do hip hop local, Richard Adriano de Souza, também conhecido como Adriano Art96. O livro, que é fruto da dissertação de Mestrado em História Social, defendida por Richard na Universidade Federal do Amazonas, em 2016, desvenda as facetas socioeconômicas da cultura hip hop em Manaus. Por meio de 14 entrevistas perspicazes, Richard desvela uma Manaus multifacetada – uma cidade que transcende o underground, mergulhando nas subculturas do skate, rock, breakdance. A obra não se limita a uma narrativa histórica; ela explora conceitos como globalização, hibridismo cultural, identidade e marginalização social, fornecendo uma base sólida para a compreensão do conhecimento do hip hop em Manaus.
Festival de Teatro da Amazônia: Fetam divulga selecionados em concurso de dramaturgia
As obras “Quem Matou a Pequena Esperança?”, de Geiber Teixeira; “O Morro do Bode Selvagem”, de Felipe Jatobá; “O Amor é Tão Longe”, de Lenine Charles; “Queimar a Casa”, de Caio Lobo Muniz; e “Dois Irmãos”, adaptação para o teatro de Cairo Vasconcelos; foram selecionadas no Concurso de Dramaturgia do 17º Festival de Teatro da Amazônia. Os textos vão compor a coletânea “Amazonas Dramaturgia”, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024. A iniciativa faz parte da mostra não competitiva Ednelza Sahdo, com a proposta de estimular a escrita, valorizar os aspectos criativos e a ruptura do gênero, com produção de textos para teatro, para destacar a arte cênica do estado. Segundo Cleber Ferreira, presidente da Fetam, os livros vão ser publicados nos formatos digital e físico, disponibilizados no site da Fetam (fetam.com.br) por tempo indeterminado, enquanto a publicação física, respeitando as exigências de direitos autorais, está programada para 2024. Muito bom!
UGPE é finalista ao Prêmio Jatobá PR de Comunicação 2023
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas está na final do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2023, concedido anualmente aos melhores cases de comunicação e relações públicas do país. O órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), está classificado em três categorias para a final, que acontece em 5 de dezembro, em São Paulo. Foram três indicações de trabalhos desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação da UGPE. Na categoria Comunicação com a comunidade, o órgão concorre com “Comunicação estratégica e participação popular na consulta pública do Prosai Parintins”. Nas categorias Diversidade e inclusão e KPIs de comunicação/ demonstração de resultados, concorre com “Amazonas Meu Lar: Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Comunicação para Modernização da Gestão Pública na Amazônia”. O Prêmio Jatobá é uma iniciativa do Grupo de Comunicação Empresarial (Gecom), integrado pelas empresas Business, Jornalistas Editora, Max Press e Mega Brasil. Tem como missão fortalecer a atividade de Relações Públicas e Publicidade no Brasil e na América Latina. Parabéns ao secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo e sua valorosa equipe de comunicação coordenada pela jornalista Roseane Mota pelo grande feito.
Aeroporto de Manaus passa por fase de obras no terminal de passageiros
A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da Rede VINCI Airports, anunciou nova fase de obras para melhoria e adequações da infraestrutura no Aeroporto de Manaus. Desta vez, até janeiro de 2024, as intervenções ocorrem no terminal de passageiros, em áreas como subsolo, térreo e primeiro andar. As melhorias de infraestrutura estão previstas em contrato de concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e estão sendo realizadas por fases, com todo o cuidado para que tenha o menor impacto possível sobre os usuários. Muito bom!
Experiência gastronômica sensorial inédita
O restaurante Marimari promove, no dia 11 de novembro, uma experiência gastronômica inédita, em Manaus: um jantar sensorial, comandado pela chef Juliana Faingluz. A proposta é estimular todos os sentidos, por meio de pratos e vinhos minuciosamente harmonizados, degustados em ambiente com projeção de fotos e vídeos nas paredes, e com trilha sonora selecionada. O “Noites no Marimari”, nome do projeto que inicia este mês, contará ainda com a presença do experiente sommelier Alexsander de Oliveira e do chef Jefferson Morais. Às 20h, no restaurante Marimari, na Avenida Via Láctea, 825, conjunto Morada do Sol, anexo ao supermercado Pátio Gourmet. Vagas são limitadas. Reservas pelo whatsapp (92) 98411-8614. Que tal?
Amazonas Shopping recebe o Papai Noel
Um dos períodos mais especiais do ano está chegando e, para comandar a festa, o Amazonas Shopping recebe, neste sábado (04), o Papai Noel, personagem tradicional do Natal. Para receber o ‘bom velhinho’, uma grande programação será executada, a partir das 15h, com fanfarra, espetáculo interativo e coral natalino. Vai ser bom demais, bora?
BDay
Oyama Ituassu, Dirce Sexas Nunes, Waisser Botelho, Alessandra Campêlo, Afonso Lins Jr., e Ray Carvalho e Arthemio Dantas de Oliveira figuram na lista de aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações.
GALERIA