Após 6 anos, ser a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a conselheira Yara Lins dos Santos foi eleita, por 5 votos a 2, durante Sessão Especial realizada logo após a 34ª Sessão do Tribunal Pleno, para comandar outra vez o TCE-AM, nos próximos dois anos (biênio 2024-2025.
O vice-presidente eleito foi conselheiro Luis Fabian, de 43 anos. A posse dos dois conselheiros, que comandarão o Tribunal nos próximos dois anos acontecerá até o dia 15 de dezembro, no auditório da Corte de Contas.
Na mesma eleição, o colegiado elegeu o conselheiro Josué Cláudio como Corregedor-Geral do TCE e o conselheiro Mario de Mello como Ouvidor-Geral. O conselheiro Júlio Pinheiro foi eleito para a coordenação-geral da Escola de Contas Públicas do TCE para os próximos 2 anos, no lugar do conselheiro Mario de Mello. As presidências das 1ª e 2ª Câmara devem ser definidas na primeira sessão ordinária de 2024.
A conselheira Yara Lins dos Santos entra em um seleto grupo de mulheres que presidiram Tribunais de Contas no país por mais de uma vez. A trajetória da conselheira Yara Lins dos Santos no TCE-AM é marcada por um serviço crescente ao órgão.
Formada em Direito e Ciências Contábeis, Yara Lins completa, em 2024, 49 anos de funcionalismo ao Tribunal de Contas do Amazonas. Ingressando como taquígrafa em 1975 por meio de concurso público, Yara passou pelos cargos de auditora-adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014.
Como primeira mulher a presidir a Corte de Contas amazonense, a gestão da conselheira no biênio 2018-2019 foi marcada pelo início de um processo de modernização e atualização dos serviços, responsável por consolidar o Tribunal como referência na área tecnológica em âmbito nacional. Parabéns, conselheira Yara Lins, sucesso no seu novo desafio, conte conosco, sempre!
Wilson Lima destaca rigor do estado no combate às queimadas
O governador Wilson Lima afirmou, ontem (02), que o Governo do Estado tem atuado com rigor diante da forte estiagem e, principalmente, no combate às queimadas ilegais, que já alcança R$ 17 milhões em multas nas regiões sul e metropolitana de Manaus, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A declaração foi feita no último dia (02) durante visita ao Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do órgão estadual. “Com relação a essa questão das queimadas, não tem outro jeito, quem estiver dentro da ilegalidade será punido. Nós já aplicamos algo em torno de R$ 17 milhões em multas. Nós acompanhamos aqui em tempo real o que acontece principalmente no sul do Amazonas e aqui na região metropolitana“, afirmou Wilson Lima.Na última sexta-feira (29/09), o governador Wilson Lima decretou situação de emergência no Amazonas devido à seca severa e instituiu o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental para reforçar as estratégias do Governo do Amazonas para levar ajuda humanitária e outras ações às famílias. É por aí!
Amazonas supera saldo de 18 mil vagas com carteira assinada em 2023
O Amazonas superou a marca de 18 mil vagas com carteira assinada acumuladas nos oito primeiros meses de 2023. Em agosto, foram 23.053 empregos formais gerados, contra 18.500 desligamentos, um saldo de 4.553. Em toda a Região Norte, o saldo foi de 17.852 vagas formais em agosto. Com isso, o estado contabiliza um estoque de 492 mil empregos formalizados. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta segunda-feira, 2/10, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A capital Manaus foi a cidade com maior saldo de empregos formais no período (+3.702), o que representa 81,31% dos novos postos de trabalho no Amazonas em agosto. Presidente Figueiredo (+307) e Silves (+148) completam o trio de municípios com os melhores resultados. Silves também foi a cidade que registrou a maior variação relativa, alcançando um crescimento de 90,24% em relação ao estoque de julho. Coisa boa!
Coimpa chega aos 50 anos de ZFM e socializa iniciativas de ESG com a Suframa
Integrante do grupo belga Umicore, a Coimpa completa 50 anos de Zona Franca de Manaus (ZFM) neste 2023, movida pela experiência na gestão de metais preciosos e na fabricação de produtos de alta tecnologia para atender às diversas indústrias em diferentes setores, em conformidade com os mais exigentes padrões internacionais de qualidade. Nesse sentido, a empresa apresentou à Suframa, em visita da Autarquia realizada na semana passada, iniciativas em ESG – sigla em inglês que significa ambiental, social e de governança -, com destaque para utilização de 100% de energia renovável na operação diária da fábrica, que dispõe de sistema de retenção e aproveitamento de águas de chuvas, iluminação em LED, modernas estações de tratamento de efluentes industriais e biológicos e que conta com todas as certificações inerentes aos sistemas de gestão de qualidade: meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, assim como certificações internacionais de atuação responsável na área de minerais. Localizada no PIM, a Coimpa possui um portfólio de produtos intermediários à base de metais preciosos utilizados para fabricação de fios, rebites, anodos, cristais e ligas em formas e especificações diversas. Parabéns, Coimpa!
Encerramento das aulas nas escolas ribeirinhas do rio Negro
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, devido à seca no rio Negro, será necessário antecipar o término do ano letivo das escolas ribeirinhas localizadas nesta região. O término das aulas, que seria no próximo dia 17, foi antecipado para esta quarta-feira (04). Devido a estiagem histórica deste ano, professores e alunos encontram dificuldade na locomoção até as unidades escolares. A Semed informa ainda que o calendário das escolas do rio Negro é diferenciado devido à cheia e à vazante dos rios, por isso iniciam em janeiro e finalizam em outubro, conforme às especificidades climáticas da região amazônica. O respectivo calendário letivo é amparado pelo artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e visa garantir os 200 dias letivos e 800 horas previstos pela legislação, para não causar prejuízos aos alunos, no processo de ensino e aprendizagem. É por aí!
99Negocia amplia flexibilidade para passageiros e motoristas parceiros no Norte
Atenção, usuários de carros de aplicativos! A partir desta semana, os passageiros e motoristas parceiros da 99, nas regiões de Belém (PA) e Manaus (AM) terão como negociar o valor de suas corridas, graças ao 99Negocia, que já atua em outros 343 municípios brasileiros. O serviço coloca o “controle” nas mãos dos usuários e condutores, permitindo que seja possível determinar o preço justo para cada viagem. “Agora, mais do que nunca, se locomover pela cidade tornou-se uma experiência ainda mais personalizada e conveniente. Esta é a oportunidade perfeita para desfrutar de maior flexibilidade e autonomia em suas viagens diárias”, ressalta Leonardo Japur, diretor de estratégia e novas categorias da 99. O serviço também está disponível em outros municípios da região, como Rio Branco (AC) e Parauapebas (PA). Coisa boa!
Fuga devido à guerra no Sudão agrava crise humanitária no Sudão do Sul
A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) está pedindo urgentemente uma resposta médica e humanitária melhor para as pessoas que fogem do conflito no Sudão e entram no Sudão do Sul através de Renk, uma cidade localizada no estado Alto Nilo, no extremo norte do país. Desde que os confrontos eclodiram no Sudão, cerca de 290 mil pessoas chegaram no Sudão do Sul – 80% delas através da fronteira de Joda, no estado do Alto Nilo.Embora os centros de trânsito formais e informais em Renk sejam, teoricamente, um lugar temporário para as pessoas que chegam ao país, os repatriados podem passar semanas ou mesmo meses lá. Essa estadia é muitas vezes exaustiva e dolorosa, uma vez que o acesso a alimentos, abrigo, água, saneamento e cuidados de saúde é limitado. Devido ao fluxo de pacientes, as equipes ampliaram a capacidade das enfermarias de 22 para 45 leitos. Desde julho, MSF admitiu 232 pacientes com desnutrição e tratou 282 casos de sarampo que precisaram de cuidados hospitalares. Situação triste e desesperadora!
Especialistas debatem futuro da Economia e Empreendedorismo do AM na Nilton Lins
Novos caminhos para a economia e o empreendedorismo no Amazonas são os temas da Semana Acadêmica de Economia que acontece nesta quarta (4) e quinta-feira (5), a partir das 18h30, no auditório Vânia Pimentel da Universidade Nilton Lins. A roda de conversas promovida pela instituição, um dos mais importantes do setor no Estado, é voltado para alunos dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade, pesquisadores empreendedores, consultores e todas as pessoas interessadas no tema. De acordo com os organizadores, o objetivo é produzir impactos profissionais nos estudantes e economistas que atuam no cenário local, a partir de novas abordagens que possam integrar o conhecimento acadêmico, com a realidade do mercado amazonense atual. Entre os palestrantes o CEO do Grupo Bemol, Denis Minev, que irá abordar o tema “Investimentos em Empreendedorismo – Um Estudo de Caso Bemol”, o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), Marcus Evangelista, irá abordar a “Captação de Recursos para Projetos “Economia Industrial e Economia Circular”, economista Salomão Neves abordando “A Importância do Conselho de Classe na Vida do Profissional de Economia”, e o representante do Corecon, Márcio Paixão. Inscrições no site http://cursosextensao.niltonlins.br:8081/.
Millennium Shopping sedia 2º Festival de Xadrez
Os amantes de xadrez já podem marcar na agenda as datas para conferir o ‘2º Festival de Xadrez’, sediado pelo Millennium Shopping, localizado no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. O evento, válido pelo calendário de provas nacional e internacional, acontece nos dias 7 e 8 de outubro. A programação das partidas inicia às 14h, com previsão de término às 20h. O Festival ainda premia os vencedores com o Troféu Millennium Shopping. Com apresentação, organização e arbitragem realizada pelo Circuito Vale-paraibano, o festival tem como público-alvo atletas amadores do Amazonas, assim como o público profissional do Brasil e países vizinhos. O evento busca promover a prática da modalidade, possibilitando o intercâmbio de atletas profissionais com os amadores.
Isenção de R$ 1 do valor do Programa Prato Cheio passa a valer em todos os municípios em situação de alerta e emergência
Passa a valer a partir desta semana a isenção do valor de R$ 1 do programa Prato Cheio. A medida faz parte do pacote de ações anunciadas pelo Governo do Amazonas para minimizar os efeitos da seca. Ao todo, 16 municípios que decretaram situação de alerta e emergência e possuem o Programa Prato Cheio receberão a isenção do valor, beneficiando mais de 200 mil pessoas. A isenção passa a valer nos municípios de Manacapuru, Autazes, Itacoatiara, Tefé, Parintins, Barreirinha, Humaitá, Manicoré, Carauari, Boca do Acre, Novo Airão, Tapauá, Nhamundá, Pauini, Eirunepé e Iranduba. Maravilha!
BDay
George Reis, Ednir de Melo Gonçalves Eduardo Guerra, Selene Claros, Otílio Tino e Claudia Tavares figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações.
GALERIA