Cerca de 21 mil brasileiros sofrem com o albinismo, conforme a estimativa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps). Pessoas que com albinismo enfrentam discriminação em todo o mundo, na África alguns chegam a ser vítimas de violência física, provocados pela crença em mitos associadas a aparência dos albinos, aumentando a exclusão social.
Embora o albinismo seja considerado uma doença rara, as pessoas que vivem com essa condição enfrentam problemas ainda maiores do que saúde e visão.
Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Albinismo, celebrado em 13 de junho, a Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da geneticista Vânia Mesquita, comenta sobre a genética da enfermidade e a falta de compreensão da sociedade para a integração desses pacientes no meio social.
A doença é uma condição genética que afeta a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele, cabelo e olhos. Pessoas que possuem o albinismo têm uma quantidade reduzida ou ausência total de melanina em seu corpo.
“O albinismo é uma condição genética que leva a uma hipopigmentação dos olhos e da pele. Então existe uma mutação e um gene que faz com que exista um impedimento na biossíntese da melanina que é o que dá cor à pele e aos fâneros, que são os pelos. Por não possuir essa melanina, ela não está sendo biossintetizada por uma causa genética e aí leva à uma cor muito clara, na pele, nos olhos e nos pelos”, explica a geneticista.
Pessoas com albinismo são mais sensíveis ao sol devido a falta de pigmentação protetora na pele, ou seja, a falta de melanina. Existem três formas básicas de albinismo, que variam em termos de genes e características específicas. Os dois tipos mais comuns e mais diagnosticados são o albinismo de pele e o albinismo ocular.
“Eu acredito que esses temas que não são corriqueiramente tratados, como o albinismo, são temas que as pessoas afetadas, são deixadas de lado. Então se isso vai para os meios de comunicação, dando mais importância para o dia de conscientização para lembrarmos dela para fazer divulgação nas mídias sociais”, pontuou a especialista.
UEA tem novos cursos de mestrado aprovados pela Capes
Dois novos cursos de mestrado profissional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram aprovados pelo Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC/Capes). A universidade teve a autorização para criar cursos pioneiros que, até então, não eram ofertados no Amazonas. São eles: mestrado em Música, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), e mestrado em Engenharia Elétrica, da Escola Superior de Tecnologia (EST). A UEA tem, ainda, outros quatro cursos em processo de análise pelo conselho: mestrado acadêmico em Geografia, doutorado em Direito Ambiental, doutorado em Letras e Artes e o mestrado profissional em Administração. No total, a universidade pode ter até seis novos cursos aprovados pela Capes. O processo é acompanhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp). Segundo o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a criação dos cursos de mestrado e doutorado representa um avanço significativo para a educação na região. É por aí!
Curso gratuito de capacitação e lideranças nas áreas tecnológicas
A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), abriu inscrições para o curso gratuito de “Formação de C-Levels”, que faz parte da segunda edição do edital “Mais Inovação”. As inscrições seguem abertas até a próxima quinta-feira (15/06) no site: c-level.academy. O curso objetiva capacitar lideranças de startups, empreendedores e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio nas áreas de tecnologia e inovação. O estudo é uma realização do Instituto Creathus e Innovation Studio. A meta é capacitar 120 novos líderes para os desafios do mercado tecnológico.
Arquiteta e urbanista busca atualização em curso de reabilitação urbana
A renomada arquiteta e urbanista Melissa Toledo embarcou em um curso de trinta horas com o objetivo de reciclar e aprofundar seus conhecimentos em reabilitação urbana. Devido ao seu trabalho com patrimônio, essa temática ganha relevância, especialmente porque ela teve contato com ela no final da década de noventa, e desde então, muitas transformações ocorreram. Um dos momentos marcantes de sua carreira foi seu trabalho de conclusão de curso, o TCC, intitulado “Mercado Adolfo Lisboa em Torno Imediato”, que apresentou em um congresso americano no ano 2000. Melissa expressa sua satisfação com a metodologia e o conteúdo programático do curso de reabilitação urbana, que exigiu leituras prévias e um estudo aprofundado para acompanhá-lo. Apesar de sua vasta experiência profissional e envolvimento com a área desde a época da faculdade, ela se sentiu gratificada ao perceber que o curso abordou alterações normativas, inventários e metodologias atualizadas, ocorridas em 2010, 2012 e 2016. Muito bom!
Foodtechs da Amazônia presentes na NaturalTech, em São Paulo
Nesta quarta-feira (14), as foodtechs amazônicas Warabu, Fish Maria e Karú começam as apresentações de seus produtos na NaturalTech, considerada a maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina. O evento segue até sábado (17), das 13h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Em parceria direta com povos indígenas e ribeirinhos da Amazônia, as startups trabalham com a filosofia de negociação justa, exploração sustentável, rastreio de matéria-prima e inovação no ramo da alimentação. A Warabu apresentará seus chocolates preparados com açaí, castanha-do-pará e guaraná. A Fish Maria vai expor delícias regionais, como pimenta em pó, tucupi, geleias, farofas temperadas e molhos. No mesmo estande estará a Karú, com o sabor amazônico por meio do processo de defumação dos alimentos. São peixes, aves, molhos, especiarias e outros produtos gastronômicos.
Marcellus Campêlo assume presidência do Conselho Deliberativo da Cosama
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo foi empossado, ontem (13), na presidência do Conselho Deliberativo da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). A posse aconteceu durante a 58° Assembleia Geral Ordinária da Companhia. Na nova reforma administrativa do Governo do Amazonas, a Cosama passou a integrar a recém-criada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), que é dirigida por Campêlo. A indicação de Marcellus Campêlo para a presidência do Conselho foi feita pelo governador Wilson Lima. Foi aprovada, unanimemente, pelos membros do Conselho. Marcellus Campêlo é engenheiro civil, com especialização em saneamento básico.
FAS apresenta Relatório de Atividades 2022
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) divulgou, na semana passada, o seu Relatório de Atividades 2022. À frente de iniciativas que promovem desenvolvimento sustentável e qualidade de vida na região, em 2022, a instituição beneficiou mais de 21 mil famílias em 79 territórios, entre Unidades de Conservação (UCs), Terras Indígenas (TIs), Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis (RDS), comunidades ribeirinhas e municípios. O relatório está disponível de forma gratuita no site da FAS. A publicação apresenta os resultados de programas e projetos da organização, que é um dos principais nomes no setor socioambiental na Amazônia. Educação, saúde, empreendedorismo e renda; infraestrutura comunitária e gestão; além de transparência estão entre as frentes que compõe o modo da FAS de ser e agir em favor do desenvolvimento sustentável na região amazônica. Parabéns!
Cantora amazonense Luli Braga lança remix de tecnobrega “Enigma”
Com a persistente dúvida “será que isso é amor ou só tesão?”, envolta por sons característicos do tecnobrega, a música Enigma ressurge com nova roupagem sonora para dar o tom de “dps da 00:00”, EP de remixes da cantora e compositora amazonense, Luli Braga, que flerta com referências de beiradões e aparelhagens nortistas. A faixa, que originalmente faz parte de Sinuose, seu álbum de estreia, agora abre os caminhos do novo trabalho, que promete criar um clima eletrodigital para agitar as pistas de danças. O single foi lançado, neste mês, em todas as plataformas digitais e no YouTube. Da inédita parceria com a produtora musical manauara Ana Mady, surge uma faceta cyberbrega e romântica da cantora e compositora, agora envolta por gêneros que unem elementos da música eletrônica a ritmos tradicionais da Amazônia, como o tecnobrega. Vale conferir!
Oficina de microplanejamento
Amazonas segue intensificando as ações para ampliar as coberturas vacinais. Uma dessas estratégias foi realizada ontem (130, com a segunda etapa da oficina de microplanejamento para aumentar, em curto prazo, o público das campanhas de vacinação. Entre as ações compartilhadas estão a importância da educação em saúde e a participação da sociedade para melhorar os índices de vacinação. Participam da programação 48 municípios que estão incluídos no grupo prioritário para ampliar a adesão da população às campanhas de imunização. As demais 14 cidades do Estado serão contemplados em momento posterior. A Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), coordena a atividade no Estado. Maravilha!
Curso de bioinstrumentos do Liceu Claudio Santoro
O curso de Bioinstrumentos Amazônicos iniciou suas aulas na última segunda-feira (12) com todas as 15 vagas disponíveis preenchidas. A atividade encerrou as inscrições no dia 6 de junho, e será realizado no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, localizado no Sambódromo. O curso é ministrado pelo cantor, músico e poeta amazonense Celdo Braga. A iniciativa visa estimular um processo criativo de confecção de instrumentos musicais de percussão e efeitos sonoros, utilizando organismos naturais, como por exemplo, cuias, sementes, ouriços, dentre outros. Ao término do curso, será criado um Grupo de Prática de Bioinstrumentos Amazônicos, fazendo com que os alunos consigam um espaço para atuar profissionalmente na confecção e na música dos instrumentos fabricados por eles.
XXIII Congresso Brasileiro de Cancerologia
Presidido pelo Dr. Enaldo Melo, acontece nos dias 28 e 29 de julho de 2023, na cidade de Salvador, na Bahia, o XXIII Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan), maior simpósio de cancerologia do país com foco multidisciplinar. O congresso será realizado no Centro de Convenções de Salvador e espera receber um público estimado de 2 mil pessoas. Sob o comando da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), o Concan reunirá institutos de pesquisas, universidades, médicos e gestores da saúde das principais organizações do país para discutir as melhores práticas que mobilizam profissionais da área Oncológica, além do compartilhamento da experiência do Cone Sul em prevenção e tratamento do câncer, por meio da da Federação das Sociedades de Cancerologia da América do Sul (FESCAS), representada pelo presidente Dr. Luís Werneck e todas as sociedades que a compõe. Fica o registro!
Dirce e Nelson Nunes lacram em noitada dedicada a Santo Antonio
Anfitriões da hora, os queridos Dirce e Nelson Nunes abriram ontem à noite, o rooftop refrigerado de sua gostosa morada na Cachoeirinha, para receber um elenco de notáveis para juntos festejarem uma noitada dedicada a Antonio, seu santo de devoção, em encontro que o casal promove há mais de 50 anos. Sobre a mesa comidinhas juninas simplesmente deliciosas, destaque para o pato no tucupi. A alegria reinou absoluta com direito a música ao vivo e quadrilha improvisada. Quem não compareceu, perdeu um agito simplesmente delicioso. Para o ano que vem tem mais, ora se tem! (FOTOS BY CLEIDE SOUSA)
BDay
Charles Paixão (em Belém-PA) Rosana Gomes e Oswaldo Andreozzi figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA