Vereador Rodrigo Guedes cobra suspensão do IPTU 2023 em Manaus

Após a Prefeitura de Manaus realizar uma atualização do cadastro imobiliário, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sofreu, na prática, aumento no valor da cobrança. O vereador Rodrigo Guedes, cobrou na terça-feira (07), que a Prefeitura suspenda a cobrança imediatamente.

O novo valor do IPTU ocorreu após a Secretaria Municipal de Finanças (Semef) realizar uma atualização de dados imobiliários de 345 mil imóveis, ou seja, atualização conforme reformas e ampliação da área construída por meio da leitura de satélites e drones.

A última atualização foi feita em 2010. No entanto, mesmo realizando um trabalho prévio de atualização e dispondo de um orçamento de R$ 188 milhões com publicidade a Prefeitura de Manaus não lançou uma campanha para informar a população sobre o novo reajuste.

Além da falta de informação, a cobrança foi feita de forma indevida em vários carnês, entre eles, estão moradores de planta padrão como condomínio e moradores que não ampliaram a área de suas residências. O vereador Rodrigo Guedes pediu a suspensão imediata da cobrança e denunciou a Prefeitura de Manaus pela falta de divulgação do reajuste.

“Realizar uma cobrança absurda da noite para o dia com a justificativa de que a atualização desse mapeamento não é feita a mais de dez anos é um absurdo! Hoje, milhares de manauenses foram surpreendidos com a cobrança em dobro, triplo e quase o quádruplo do valor que estava sendo cobrado em 2022. É vergonhoso e desumano a Prefeitura reajustar o valor sem nenhum aviso prévio. Por isso, exijo que o Prefeito de Manaus pare de tirar dinheiro do bolso da população e suspenda a cobrança imediatamente”, declarou.

O vereador também apresentou requerimento para convocação do titular da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Clécio Freire, para prestar esclarecimentos sobre a situação. Estamos todos no aguardo para as devidas explicações. Inclusive, eu, que tive a cobrança do meu IPTU duplicada.

Milton Hatoum recebe título de Doutor Honoris Causa do Centro de Artes da Ufam

Renomado escritor amazonense, Milton Hatoum recebeu ontem (08, merecidamente, no Centro de Artes da Universidade do Amazonas (Caua), o título de Doutor Honoris Causa. Honraria merecida (Divulgação)

Por propositura do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (DCS/IFCHS) e aprovada com unanimidade pelo Conselho Universitário, o escritor amazonense Milton Hatoum recebeu ontem (08, merecidamente, no Centro de Artes da Universidade do Amazonas (Caua), o título de Doutor Honoris Causa. A honraria é concedida a personalidades que tenham se distinguido seja pelo saber, seja pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia e das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. Milton Assi Hatoum é romancista, contista, professor e tradutor destacando-se por retratar conflitos pessoais e familiares no contexto geográfico, histórico e sociocultural da Amazônia, inspirando-se em sua vivência como descendente de libaneses e como migrante pelo Brasil. É autor dos romances Relato de um Certo Oriente (1989), Cinzas do Norte (2005), Órfãos do Eldorado (2008), A cidade ilhada (2009), Um solitário à espreita (2013), A noite da espera (2017) entre outros. Honraria merecida!

Santaella faz show autoral no Casarão de Ideias

O cantor e compositor amazonense Santaella realiza no próximo domingo (12), seu primeiro show autoral deste ano de 2023. A apresentação acontece no Casarão de Ideias (Rua Barroso, 279, Centro), a partir das 19h, com ingressos limitados ao valor de R$ 20,00. A proposta, segundo o artista, é apresentar em um show acústico todas suas composições disponíveis nas plataformas digitais. O show de domingo quebra um jejum de apresentações autorais de Santaella, que vem se dedicando nos últimos meses à produção de seu primeiro álbum. Os ingressos, limitados, estão sendo vendidos, exclusivamente, pelo whattsapp (92) 98803 4315.

Em Brasília, Suframa reúne-se com o ministro Geraldo Alckmin

Em Brasília, após reunião com ministro Geraldo Alkimin, o superintendente interino da Suframa Marcelo Pereira saiu otimista com os potenciais encaminhamentos a serem anunciados em breve (Divulgação)

O superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, acompanhado de servidores e gestores da Autarquia reuniu-se, ontem (08), com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e equipes técnicas do MDIC, para discutir questões como a realização da 308ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) e a assinatura do contrato de gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Embora representem assuntos com detalhes ainda sendo definidos nos bastidores, Pereira saiu das reuniões otimista com os potenciais encaminhamentos a serem anunciados em breve. A reunião com o ministro do MDIC foi o maior destaque da intensa agenda de atividades e reuniões realizadas ao longo dos últimos dois dias, em Brasília, a fim de discutir temas de grande interesse para a Autarquia e para o ambiente de negócios da ZFM. Muito bom!

1º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) encerra, nesta quinta-feira (09), o 1º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha e finaliza a elaboração da carta de interesses e reivindicações do setor extrativista da borracha, que será entregue às autoridades e aos governos estadual e federal.  O documento visa unir apoios das organizações extrativistas, empresas e governos para superar os principais desafios do extrativismo na Amazônia. O seminário teve início na última terça-feira (07) na  instituição Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, localizada no bairro Petrópolis. O principal assunto é a iniciativa “Juntos pelo Extrativismo da Borracha”, que visa construir relações comerciais justas para o desenvolvimento sustentável e a valorização dos povos tradicionais. Fica o registro!

Participação feminina avança na Justiça do Trabalho da 11ª Região (AM/RR)

Protagonista feminina de destaque, a desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque ingressou na magistratura trabalhista no TRT da 8ª Região em 1975, à época, o tribunal tinha jurisdição sobre os estados do Pará e do Amazonas (Divulgação)

Ao longo dos anos, as mulheres vêm rompendo barreiras e conquistando, cada vez mais, espaço e protagonismo no serviço público. No Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), os dados indicam que a instituição está perto do equilíbrio no quantitativo de homens e mulheres que atuam na magistratura, em cargos de liderança, quadro técnico e estágio. No âmbito do TRT-11, o levantamento realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGPES) mostra como está a participação institucional feminina. Das 14 vagas no 2º grau, oito desembargadoras representam maioria feminina na Corte (57,14%). Com um total de 58 integrantes na magistratura de 1º grau, a Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraima tem 25 juízas (43,10%). Dos 162 cargos de liderança na área administrativa, 79 são exercidos por mulheres (49%). No corpo funcional, são 416 servidoras (46%) no universo de 904 profissionais concursados, cedidos ou sem vínculo que atuam no órgão. As 52 estagiárias (57,78%) conquistaram a maioria das 90 vagas de estágio remunerado preenchidas atualmente. Maravilha!

Encontro virtual debateu agenda ESG e economia verde

Debater o potencial de mercado, tendências e o universo executivo do sistema ESG como via de rentabilidade consciente foi o objetivo do “Female Led ESG: 1º encontro sobre Economia Verde – Lucro e consciência: Não é utopia, é ESG”, em live especial ocorrida ontem (08) de março, com transmissão pelo Instagram @nicolle.loureiro. O ESG refere-se às práticas das empresas e entidades voltadas à proteção do meio ambiente. A ação também celebrou o Dia Internacional da Mulher e teve a participação da Community Manager e Relações Públicas, Nicolle Loureiro Amorim, da Ceo da Beta Teste Venture Builder, Caroline Levy, da Business Development FTF Tech, Elaine Garcia, e do Founder da Manaus Amazônia Galeria de Arte, Carlysson Sena.

Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul recebe novos leitos clínicos

Com a doação de novos leitos, o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul (HPSC) passa a contar com 117 unidades, em uma estratégia do Governo do Amazonas para o enfrentamento da sazonalidade de doenças respiratórias (Divulgação-Secom)

O governador do Amazonas, Wilson Lima realizou, ontem (08), a entrega de leitos clínicos ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul (HPSC). Doravante a unidade passa a contar com 117 novos leitos, dez a mais, em uma estratégia do Governo do Amazonas para o enfrentamento da sazonalidade de doenças respiratórias, com maior capacidade para atendimentos e possíveis internações. O atendimento será destinado ao público de 6 a 17 anos, 11 meses e 20 dias, atendendo ao que preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), sendo o primeiro Pronto-Socorro Infantil com suporte de atendimento para essa faixa etária. As obras de ampliação iniciaram no segundo semestre de 2022, em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). É por aí!

‘Terra Nova’ marca lançamento do Mosaico Hub

Uma mostra audiovisual, com exibição de filme amazonense e uma roda de conversa com artistas, marca o lançamento do Mosaico Hub, realizado pelo Impact Hub Manaus. A atividade será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 19h, na sede do Hub (Avenida Efigênio Salles, 1.299 Aleixo), com entrada gratuita. A Mostra Audiovisual do Mosaico Hub, realizada pela Rizoma Produções Artísticas em parceria com o Impact Hub Manaus,  vai exibir o curta “Terra Nova”, do diretor Diego Bauer. Ele, ao lado das atrizes e protagonistas Isabela Catão e Karol Medeiros, participarão de uma roda de conversa ao final da exibição, mediada pelo diretor e pesquisador em cinema Gustavo Soranz, que também é sócio proprietário da Rizoma. “Terra Nova” é vencedor dos prêmios de Melhor Curta-Metragem do Júri e do Júri Jovem do XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema, realizado em Salvador em 2021. Coisa boa!

Diploma Mulher Cidadã Amazonense

A diretora do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Júlia Marques, foi uma das homenageadas neste Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ela recebeu o Diploma “Mulher Cidadã Amazonense”, a partir de uma indicação do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em solenidade que reuniu um time de mulheres que se destacam em trabalhos diversificados junto à sociedade.
O parlamentar justificou a indicação por ter conhecimento do trabalho da gestora à frente de um hospital classificado como maior unidade na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19. O Diploma “Mulher Cidadã Amazonense” agracia mulheres que no Estado do Amazonas, contribuam para o pleno exercício da cidadania, em razão de seus relevantes serviços prestados à sociedade. A iniciativa da homenagem foi da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso (CMFI), instituída pela Resolução Legislativa 831, de 15 de dezembro de 2021, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (PSC).

BDay

Célio Said, Roseane Mota, Haroldo Jorge Furtado (em Fortaleza-CE), Tatyana Cury, Moysés Claudino Filho, Maria Giése Cardoso de Almeida e Albaniza Waughan figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Com missão cumprida a desembargadora Maria das Graças Figueiredo autografa sua obra “Senhoras da Justiça” para a amiga cerimonialista Graça Ferraz
Servidora estadual, a jornalista Roseame Mota é uma das festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Muito estimada por certo será alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns, amiga
A bela Trícia Tadros estreou com o pé direito no mundo da comunicação. Seu programa de entrevistas na TV Cidade Canal 3 NetClaro é sucesso na Grande Manaus
Toda estilosa Maria Mestrinho marcou presença na inauguração da mostra fotográfica ‘Elas’ by Wesley Andrade, no Shopping Ponta Negra. Gosto dela
A sempre elegante advogada Denise Macedo, tombando geral no melhor estilo dama de vermelho em recente agito social na Grande Manaus. Poderosa
Incansável na luta pelos direitos da população manauense, o vereador Rodrigo Guedes acaba de pedir a suspensão imediata do pagamento do IPTU que sofreu considerável aumento em 2023