“A quem interessa prejudicar o pólo de concentrados da ZFM?”

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), questionou o fato do governo federal editar um decreto específico contra o pólo de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ao zerar a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para bebidas não alcoólicas, o Ministério da Economia atinge em cheio empresas de refrigerante no Amazonas e ameaça aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos em Manaus e no interior.

“A quem interessa zerar a alíquota do IPI que afeta diretamente o nosso pólo de concentrados? Qual foi a força econômica que atuou para conseguir esse decreto? Se a gente permitir que os decretos continuem sendo feitos de forma específica, correremos o risco de perder outros segmentos industriais importantes do Amazonas”, enfatizou.

Na prática, a medida inviabiliza a permanência das empresas no estado e afeta cerca de 16 mil famílias em todo o Amazonas. Os municípios Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) e Maués (distante 257 quilômetros da capital) também são diretamente afetadas pelo decreto federal. As cidades produzem insumos para a indústria de concentrados como açúcar e guaraná, respectivamente. 

“Outras empresas podem sair do Brasil e se mudarem, por exemplo, para o Paraguai. A Indústria que se instala lá tem isenções para fazer a exportação. Então, pode ocorrer geração de empregos no Paraguai para produtos consumidos aqui no Brasil”, alertou o presidente da CAE.

Desde domingo, dia 1º, está no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) que suspende os efeitos dos dois decretos presidenciais prejudiciais à Zona Franca de Manaus, protocolada pelo partido Solidariedade, a pedido da bancada do Amazonas no Congresso Nacional.

Em Mônaco, Roberto Tadros recebe o prêmio WOCA 2020/2022

Princesa Charlotte e príncipe Albert Grimaldi, de Mônaco, presidente da Federação Nacional do Comércio, Roberto Tadros, e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (Divulgação)

À noite do último dia 23 de abril, o presidente da CNC e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Roberto Tadros, foi o grande homenageado da sexta edição World Company Award (Woca), em Monte Carlo, principado de Mônaco. Na ocasião foram discutidas relações comerciais e acordos bilaterais, com a presença de grandes nomes do empreendedorismo, economia e política na comitiva brasileira. Em seu discurso, o presidente da CNC lembrou que o setor terciário brasileiro, incluído o comércio e bens, serviços e turismo, responde por mais de 70% do PIB brasileiro. A edição deste ano foi realizada entre os dias 21 a 24 de abril, após dois anos de pausa devido a pandemia de Covid-19. Fica o registro!

Empresa amazonense é destaque na ExpoZebu em MG

 Principal criador e desenvolvedor de pesquisas para melhoramento genético de gado leiteiro Zebu no Amazonas, o Rancho ING, com sede no município de Manacapuru, promove até o próximo dia 8 de maio em sua unidade na cidade de Uberaba (MG), a primeira mostra comercial própria de embriões e animais das raças Gir Leiteiro e Girolando para produtores de todo o país. A apresentação da empresa amazonense, que desenvolve pesquisas na área genética do rebanho bovino no Amazonas em parceria com a Universidade Nilton Lins, é um dos eventos da 87ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo que também acontece no município mineiro, e tem previsão de movimentar mais de R$ 300 milhões em novos negócios até o encerramento no dia 8 de maio, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Luciano Hang confirma inauguração da loja Havan para junho

CEO da Havan, Luciano Hang, diz que a unidade no centro de compras será a primeira localizada em um shopping na Região Norte (Divulgação)

As obras da primeira loja da Havan no Amazonas estão em fase avançada e a previsão de inauguração é para o mês junho, no Shopping Manaus ViaNorte, oferecendo vários produtos entre calçados, roupas, decoração, acessórios para casa, brinquedos, entre outros. Segundo Luciano Hang, CEO da Havan, a unidade no centro de compras será a primeira localizada em um shopping na Região Norte. Além disso, a Havan tem planos para a inauguração de mais duas lojas em Manaus, uma na Avenida das Torres e outra no bairro Ponta Negra. A expectativa é que juntas, as três, gerem mais de 600 empregos diretos na capital amazonense. Muito bom!

Aulão Beneficente

No próximo dia 7, das 9h às 11h30, o Centro de Ensino Literatus realizará um aulão beneficente para os concurseiros que estão se preparando para a prova da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. O Abrigo O Coração do Pai será a instituição contemplada com a ação. O aulão vai acontecer na unidade localizada na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 965, no Bairro Adrianópolis.  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) serão os assuntos abordados. As inscrições estão sendo feitas no link https://bit.ly/aulao-extra-semed. Fica a dica!

Tarifas de gás natural da Cigás não sofrerão reajustes

A Cigás garante que as tarifas do gás natural (GN) praticadas no estado não sofrerão reajustes (Divulgação)

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) garante que as tarifas do gás natural (GN) praticadas no estado não sofrerão reajustes. A concessionária do serviço público de distribuição e comercialização do insumo no Amazonas esclarece que o anúncio feito pela Petrobras de aumento dos preços de venda do GN para as distribuidoras do país não atinge o estado. As tarifas de gás natural praticadas no Amazonas são homologadas pelo Poder Concedente (Governo do Estado) a cada reajuste ou revisão tarifária, conforme Contrato de Concessão e demais normas vigentes. A fim de dar maior transparência e publicidade, as tabelas tarifárias são publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e divulgadas no site da Companhia: www.cigas-am.com.br.

“CNH Social”

O governador Wilson Lima anuncia, nesta terça-feira (03/05), durante a abertura do movimento Maio Amarelo, a terceira lista de selecionados no projeto “CNH Social” que, nesta etapa, contempla 7 mil pessoas de 60 municípios do interior do estado. O “CNH Social” faz parte do Programa Detran Cidadão, lançado pelo governador Wilson Lima em novembro de 2021. O projeto oferece de forma gratuita para pessoas de baixa renda, a oportunidade de tirar a primeira habilitação, ou realizar a adição ou troca de categoria para quem já é habilitado.

Livro-reportagem reúne personagens com diferentes visões sobre Manaus e a floresta

Como Manaus enxerga a floresta ao seu redor? Esse é o ponto de partida do livro-reportagem ‘Manaus de Frente para a Floresta’, do jornalista Sérgio Adeodato (Divulgação)

Como Manaus enxerga a floresta ao seu redor? Essa pergunta foi o ponto de partida para o livro-reportagem ‘Manaus de Frente para a Floresta’, do jornalista Sérgio Adeodato, com lançamento marcado para 17 de maio. A obra traz a visão de 60 personalidades de Manaus, anônimas e famosas, sobre a relação entre a metrópole da Amazônia, a floresta que a cerca e os desafios da região para o futuro. A obra é um dos produtos do projeto multimídia ‘Manaus de Frente para Floresta’, que tem apoio da Manauscult, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento do Amazonas (Idesam), Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Impact Hub Manaus e Coca-Cola Brasil. O objetivo da iniciativa é contribuir para o debate sobre as soluções e o futuro de Manaus, e de suas diferentes realidades. Muito bom!

Ralé Brasileira

A banda amazonense Alderia lança em todas as plataformas digitais, neste domingo, 1º de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador, a música “Ralé Brasileira” e seu clipe, primeiro single do disco que leva o mesmo nome. Ralé Brasileira é uma canção de rock alternativo com uma forte, levada percussiva e vocais em coro. O disco completo será lançado no segundo semestre deste ano e o clipe já está disponível no YouTube (https://bit.ly/3kwu0n0). Confira!

Doente

Informa o boletim médico do universo: o mundo está doente. Em frangalhos. Implodindo em rancor, ódio, bravatas, insultos, badernas, desamor e intolerância. A insuportável ânsia pelo poder esmaga corações, destrói famílias, esperanças, sonhos. A impaciência é assassina. O mundo respira por aparelhos, recuperação difícil. O quadro piorou, depois da pandemia. Abusos dominam todos os setores. Crises sérias, criadas por desavenças ideológicas. Ninguém cede. O povo sofre, com a brutal hostilidade dos poderosos. (Vicente Limongi Netto)

BDay

Lenize Rodrigues Figueiredo, Renato Simões,Thaís Álvares, Ilko Minev, Dan Holanda, Fausto Oliveira, Carlos Barros, Endell Gabriel de Souza e Ubaldino Jinkings figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Engenheira civil e minha amiga querida, Lenize Rodrigues Figueiredo é uma das festejadas aniversariantes desta terça-feira. A celebração será em família. Joyeux anniversaire mon cher ami
Empresário festejado e diretor-presidente do Grupo Simões, meu caro Renato de Paula Simões recebe hoje todas as parabenizações por mais uma virada de folhinha. Parabéns, amigo
Ex-primeira-dama do Amazonas e agora, deputada estadual pelo PSD, Njemi Jomaa Aziz é uma das celebradas aniversariantes temporada. Ganhou no domingo, as devidas felicitações dos amigos que lhe querem bem. Santé et grandes joies ma chérie
Em Canton, na Georgia-USA, Luis Fernando Cornejo gannhou ontem, os devidos paparicos de sua amada Denise. A festança reuniu todo o clã Ramos Cornejo. Congratulations
Debutante de Maio, Ana Júlia Cavalcante participou ontem à noite, de missa de ação de graças pelos seus 15 anos, encomendada por seus pais Samuel e Rúbia Cavalcante, na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
Deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), questiona o fato de o governo federal editar um decreto específico contra o pólo de concentrados da Zona Franca de Manaus (Maurício Cadilhe)