A partir do plantio de aproximadamente 25 mil árvores, com idade entre um e oito anos, distribuídas em 17 hectares no município de Itacoatiara pertencente ao agrônomo Sérgio Souza, radicado naquele município, e o pesquisador paulista, Eduardo Mattoso, que uniram esforços para recuperar a produção de óleo essencial de pau-rosa no País, de forma sustentável e legal.
A produção de óleo essencial de pau-rosa no Estado do Amazonas teve seu auge em meados do século XX. A exploração intensa e descontrolada da espécie causou sua inclusão na lista de espécies em perigo de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no início dos anos 90, e da Convenção Internacional sobre Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas de Extinção (CITES), em 2009.
Diante do agravante cenário, o professor do Laboratório de Química de Produtos Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lauro Barata, foi convidado pela ONG Pro-Natura para desenvolver um projeto de extração do óleo essencial de pau-rosa a partir de folhas e galhos finos, obtendo rendimento e qualidade semelhantes aos obtidos da madeira.
É esse modelo de extração do óleo de pau-rosa, feito de forma sustentável, respeitando a floresta e sem degradação, que está sendo desenvolvido na destilaria da Kaapi Fragrâncias, que será inaugurada nesta quarta-feira, 24 de novembro.
Após mais de oito anos de pesquisas e adaptações para a região, a destilaria apresenta uma proposta viável no coração da floresta amazônica, apta a ser replicada por pequenos produtores. Inicialmente, a empresa fará a produção dos óleos essenciais de pau-rosa, louro rosa, capim santo e priprioca. Tudo rigorosamente feito a partir de manejo sustentável, que respeita a floresta e a conservação ambiental. Muito bom!
Exposição no Armazém XV traz memórias arquitetônicas de Manaus
Com vista para o rio Negro, o Armazém XV, uma das mais antigas construções que integram o complexo do porto de Manaus, abriu as portas ao público para uma exposição gerida pelo Instituto Amazônia onde conta com estudos e projetos arquitetônicos de cunho patrimonial que retratam as iconografias manauaenses, além do espaço São Vicente e do livro de Moacir Andrade- Desenhos da Amazônia. A exposição é um prato cheio para estudantes de arquitetura e urbanismo e aos amantes da história da nossa cidade. O projeto exposto são anos de trabalho desenvolvidos pelo Instituto Amazônia e com a coordenação técnica da arquiteta e urbanista Melissa Toledo. Melissa desenvolveu ainda a parte técnica do livro de Moacir Andrade intitulado Desenhos da Amazônia, que conta de forma lúdica a história e a dinâmica social do Amazonas e descreve brevemente as cenas retratadas no livro, como monumentos, construções históricas e paisagens naturais. Outro projeto em exposição que contou com a coordenação da arquiteta é a maquete urbana sobre a ilha de São Vicente que trás ruas e as edificações onde foram elaborados os estudos de revitalização das fachadas. O Armazém XV fica localizado na Rua Monteiro de Souza- Centro. Agendar visita no site: https://institutoamazonia.org.br/ ou no telefone: (92) 3622-4850. Vale conferir!
I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia
A Suframa sedia até amanhã, (25), o I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia. O objetivo da conferência – que é gratuita e terá transmissão on-line – é discutir formas e alternativas para a região usufruir de ativos naturais existentes, como os minérios e o gás natural, em plena consonância com matrizes de sustentabilidade. O simpósio terá participação de órgãos governamentais, empresas mineradoras e especialistas do setor e entre alguns temas a serem abordados estão: Potencial de Minerais Estratégicos, Agro minerais, verticalização da cadeia produtiva, mineração em terra indígena, mineração irregular, principais ocorrências da geologia, gestão de recursos hídricos, potencial petrolífero, bauxita, minério de ferro, potássio e ouro.
Por ausência de licença obra da Santa Casa é embargada
Até o dia o2 de dezembro, a Fametro deve dar entrada junto à Prefeitura de Manaus e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Amazonas (Iphan-AM) estudo para fazer mapeamento de danos, na primeira parte do projeto para restauro e reforma da Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Ontem (23), um dia após a instituição ter sido notificada e embargada em razão da ausência de licenciamento e de projeto de restauro apresentado junto aos órgãos federal e municipal, diretores e engenheiros da instituição estiveram em reunião no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Conforme informações da Fametro, não há obra no local, mas o embargo permanece para resguardar o imóvel tombado e em área de tombamento até a apresentação dos projetos arquitetônicos e sua respectiva análise. O espaço funcionará como Hospital Universitário da Fametro. Em divulgação da reitoria, a instituição deu início ao processo de pesquisa histórica de toda a estrutura do prédio, incluindo a capela, mas não há projeto aprovado junto à Prefeitura ou ao Iphan-AM. Haja burocracia!
Experiência de visitar um museu sem sair de casa
O Brasil possui mais de três mil museus espalhados por todo país, mas que ainda são poucos visitados pela população. Um levantamento feito com pessoas de diferentes regiões do país mostrou que apenas metade disse frequentar museus pelo menos uma vez ao ano. Para mostrar que esses espaços podem, além de cultura e conhecimento, ser uma opção de lazer, o projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, chega a Manaus no próximo mês. As atividades serão realizadas no formato totalmente on-line entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino da cidade serão convidados a conhecer as exposições virtuais gratuitas, guiadas por arte-educadores. A primeira visita está marcada para o dia 10 de dezembro. A participação é totalmente gratuita e as inscrições devem ser feitas no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus.
Club Med 2 inicia temporada de cruzeiros em Manaus
A capital amazonense prepara-se para receber mais de 10 mil turistas que chegarão a bordo de 11 navios, para a “Temporada de Cruzeiros 2022”, com foco no fortalecimento do turismo local, no período pós-isolamento social. A última temporada de transatlânticos, por conta da Covid-19, foi cancelada por meio de decreto governamental em março de 2020, para evitar a contaminação e proliferação do vírus. A expectativa é que esses 11 cruzeiros na cidade devem injetar, em média, de R$ 11 milhões a R$ 12 milhões na economia da capital amazonense. A temporada vai movimentar indiretamente toda a cadeia produtiva de receptivo do segmento, além do abastecimento de combustível, água e outros. O navio Club Med 2 vindo dos Estados Unidos com 350 turistas franceses e 200 tripulantes, tem previsão de chegada no dia 20 de janeiro do ano que vem. Encerrando a temporada o M/S Seven Seas Navigator, com 700 turistas americanos e 400 tripulantes, tem previsão de chegada no dia 30 de abril de 2022. Coisa boa!
“Beiradão – O Ritmo do Interior”
Das festas nos seringais às transmissões de rádio, “Beiradão – O Ritmo do Interior” mostra a trajetória do ritmo genuinamente amazônico. O documentário idealizada pelo cantor e compositor borbense, Fidel Graça ganha evento de estreia no dia 26 de novembro, no Parque Infantil Alessandra Pollyne do Rosário Cavalcante Sá (Castelinho), no município de Borba, distante 208 Km da capital amazonense. Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, Prêmio Feliciano Lana, o registro audiovisual mostra as origens e influências da chamada música de beiradão por meio de depoimentos de várias personalidades ligadas ao universo da música amazonense. A obra destaca a importância do ritmo para a cultura do município de Borba. Maravilha!
Dança das Luzes
Um dos espaços mais fotográficos e preservados em Manaus: o buritizal do Manauara Shopping será o cenário do show que o centro de compras vai presentear seus clientes nesta temporada natalina. Com músicas da época e luzes multicores sincronizadas, o espetáculo promete encantar os olhos de quem for assistir. Trazendo a grandiosidade do Natal, o show contará com várias luzes que serão refletidas no espaço e ao mesmo tempo interagindo com os temas natalinos clássicos. O “Show das Luzes” já está disponível para aqueles que forem apreciar espetáculo onde a luminosidade irá dançar conforme a música, totalmente inédito e inovador já apresentado na capital amazonense. Vale conferir!
Mostra “Empreendendo na logística reversa”
Sendo introduzida cada vez mais no mercado, a logística reversa, que consiste no foco e retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo e visa o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, já é realidade em muitas empresas que estão tendo como prioridade a sustentabilidade e a preservação ambiental. De olho nesse novo nicho de mercado, que o Centro universitário do Norte- Uninorte realiza amanhã (25), às 18h30, no Teatro da universidade a 4° Mostra “Empreendendo na logística reversa”, que tem como foco os estudantes que estão no último período do curso de logística da universidade. A exibição que chega à sua quarta edição conta com a participação da empresária Isabela Pimenta, que é uma das sócias da microfranquia Achei no Pão, que já adere a logística reversa através dos seus sacos biodegradáveis e do marketing sustentável.
BDay
Dioclécio de Miranda Corrêa, Hellen Belota, Márcio Sobiesiak, Gracires Lopes, Antonio Brito e Rafael Limongi Marques figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA