A delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz vai abrir um procedimento policial para apura os relatos da realização de uma festa clandestina realizada à noite de sábado, (27), em um condomínio de luxo na Avenida Epighênio Salles, Bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.
O objetivo é verificar se houve descumprimento às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 e a prática do crime previsto no Art. 268 do Código Penal Brasileiro, que prevê punições para quem age contra protocolos criados para impedir disseminação de doenças contagiosas.
Vídeos da festa nas redes sociais mostram pessoas aglomeradas, dançando, sem distanciamento social e sem o uso de máscaras, medidas de segurança contra a contaminação da Covid-19.
Os vídeos e posts que circulam em redes sociais serão analisados e poderão ser incorporados como prova. O caso será encaminhado para o 16° Distrito Integrado de Polícia, que é responsável pela investigação de crimes na área. Será que os organizadores da tal festa serão julgados?
Desencalhado, meganavio segue viagem
O meganavio de contêneires com 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, operado pela empresa Evergreen que encalhou no km 151 do Canal de Suez na última terça-feira (23), bloqueando a passagem de todos os outros navios por seis dias, finalmente voltou a navegar na manhã de ontem (29), na principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% de todo o comércio global. A administradora do canal afirmou também que “a navegação será retomada imediatamente após a restauração completa da direção da embarcação” e que o meganavio será encaminhado à área de espera de Bitter Lakes “para inspeção técnica”. O tráfego marítimo poderá levar semanas a voltar ao normal e os prejuízos podem chegar a bilhões de dólares. Eita!
Restaurante com vista panorâmica para o Rio Negro
Tropical Hotel, empreendimento símbolo do Amazonas, arrematado pelo grupo Fametro, deverá voltar a funcionar a partir de julho de 2022. A reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, adiantou que o projeto de reforma do local está em andamento e a expectativa é que as obras sejam iniciadas já nos próximos meses. Um dos destaques do projeto são os espaços gastronômicos. Um dos restaurantes terá vista panorâmica do rio Negro. Maravilha!
Plataforma Empregue Digital
Para ajudar alunos e egressos dos cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos (EJA) a encontrarem oportunidades no mercado de trabalho, o Centro de Ensino Literatus tem apostado na plataforma Empregue Digital. A ferramenta, criada há cerca de seis meses pela instituição, funciona como um banco de currículos, com ofertas de vagas de emprego e treinamentos online. A plataforma Empregue Digital é uma iniciativa do Núcleo de EmpregueHabilidades, que é responsável por oferecer qualificação, orientação e acompanhamento dos alunos e egressos no planejamento de suas carreiras. Mesmo em meio à pandemia, no ano passado, o setor do Literatus contou com quase 200 vagas em aberto e recebeu cerca de 450 currículos. Para ter acesso, basta se cadastrar no site: https://empregabilidade.bubbleapps.io/.
Pandemia impacta número de óbitos
A pandemia do novo coronavírus impactou o número de segurados do município, segundo levantamento feito pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência. Em um ano, o número de excluídos da folha de segurados (aposentados e pensionistas) por morte, aumentou 157,84%. O levantamento é referente ao período de abril de 2020 a março de 2021, em comparação com o período de abril de 2019 a março do ano passado. Até março de 2020, foram registrados 127 óbitos de segurados, número que se mantém na média nos últimos anos. Desses, cem eram aposentados e 27 eram pensionistas. No mesmo período de 2021, foram registrados 327 óbitos, ou seja, 200 a mais que no ano anterior. Desse total, 251 eram aposentados e 76 eram pensionistas.
Aglomerações? Denuncie!
O telefone 190 recebeu 825 denúncias relacionadas ao funcionamento de locais promovendo aglomerações de pessoas, entre a última sexta-feira (26) e a noite de domingo (28). A realização de festas, shows ou qualquer outro evento que promova algum tipo de aglomeração está proibida de acordo com o decreto governamental, desde janeiro deste ano. A medida preventiva tem como objetivo evitar a propagação da Covid-19 no estado. Segundo o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coronel Hermes Macêdo, o que chamou a atenção foi o alto número de denúncias no final de semana, que expõe o descumprimento do decreto nos bairros da capital amazonense. As denúncias podem ser feitas no endereço eletrônico www.ssp.am.gov.br, pelo 181, o disque-denúncia do órgão, além do 190. DENUNCIE!
Projeto com foco na Emergência Climática
A Mídia Ninja lançou o Emergências Amazônia, novo projeto internacional voltado para a crise climática e defesa da Amazônia. O estudo é uma parceria com 342 Amazônia e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O Emergências Amazônia realizará 10 encontros temáticos, além de lives com convidados nacionais e internacionais. Junto dos encontros e lives, comunidades serão mobilizadas reunindo ativistas, midiativistas, fotógrafos, ambientalistas, artistas, indígenas, feministas, designers, desenvolvedores e todos os interessados na defesa da Amazônia e no fortalecimento de ações de enfrentamento da emergência climática. Os encontros começam no dia 09 de abril, e para participar, os interessados podem se inscrever no site emergenciasamazonia.org. Em breve, informações completas serão divulgadas.
Cooperação Técnica
A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) assinou, ontem, (29), Acordo de Cooperação Técnica com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM). O acordo integra a Anoreg à RedeSim-AM. Com a parceria, a Anoreg poderá utilizar a funcionalidade de registro e emissão de inscrições municipais e alvarás de licenciamento no âmbito da capital e do interior do estado, de forma integrada, por acesso credenciado, ao banco de dados do Portal Integrador estadual, disponibilizado pela Jucea. É mais um passo importante que a autarquia dá para simplificar as aberturas de sociedades no estado, desta vez, realizadas nos cartórios amazonenses. É por aí!
Responsabilizados criminalmente
Realizar festas e outras aglomerações durante a vigência das medidas sanitárias criadas para conter a pandemia da Covid-19 é crime, com punições previstas no Código Penal Brasileiro. Síndicos e condomínios que permitam eventos desse tipo, nas dependências de condomínios, serão responsabilizados criminalmente, de acordo com a Polícia Civil do Amazonas. Moradores que se sentirem lesados por esses eventos podem abrir processo na Justiça contra os condomínios e os síndicos, pelo desrespeito às medidas sanitárias que visam a contenção da Covid-19. Um exemplo disso é a festa clandestina que ocorreu em um condomínio de luxo na Avenida Ephigênio Salles, no Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. É por aí!
BDay
Gêmeos Lucas e Tiago Carvalho, Tatiana do Rego Corrêa Sabino, Lafayette Vieira Neto e Wendell de Araújo Lima, figuram na lista das festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA