Em apoio às autoridades brasileiras, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), doou 17 mil testes rápidos baseados em antígenos para fortalecer a capacidade de diagnóstico da Covid-19 na população migrante e refugiada atendida pela Operação Acolhida, no estado de Roraima. Criada em 2018, essa iniciativa do Governo Federal do Brasil é uma resposta humanitária ao fluxo de venezuelanos ao país.
Conta com decisivo apoio material, logístico e pessoal de membros da Plataforma Interagencial R4V – organismos internacionais e da sociedade civil –, como a OPAS, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), ONU Mulheres, entre outros.
Ao todo, já foram enviados pela OPAS, desde a semana passada, 249,6 mil testes rápidos baseados em antígenos para colaborar com a capacidade diagnóstica de quatro estados brasileiros: Amazonas, Pernambuco, Roraima (dos quais, 17 mil destinados à Operação Acolhida) e Rondônia. Muito bom!
Estudo pioneiro vai identificar impacto de variante P1 no Amazonas
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Fiocruz Amazônia, realiza a investigação pioneira de 2 mil amostras de infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), buscando identificar se a P1, variante do vírus identificada no Amazonas, está relacionada ao aumento de casos graves e óbitos pela covid-19 registrados, em janeiro deste ano, no estado. As amostras foram processadas e armazenadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS) e serão examinadas pelo método de diagnóstico do tipo RT-PCR específico para identificação da variante P1. A análise das amostras será realizada pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), coordenado pelo diretor de pesquisa da Fiocruz, Felipe Naveca. O estudo conta com a colaboração da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.
Codam transfere reunião
Em função das medidas sanitárias vigentes em Manaus e no Amazonas, decorrentes da pandemia da Covid-19, o Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) decidiu por adiar a 289ª reunião ordinária, que estava agendada para o dia 24 de fevereiro (a primeira do ano) para a data de 29 de abril de 2021. Desta forma, ao invés de seis reuniões como acontecem todos os anos, o Codam realizará apenas cinco reuniões ao longo de 2021. De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, que também é o vice-presidente do Codam, todas as próximas reuniões estarão condicionadas às condições sanitárias vigentes. Contudo, sem qualquer prejuízo para os investidores. É por aí!
FVS-AM aponta que 83% do grupo prioritário já foi vacinado no estado
Ontem (19), completou um mês do início da vacinação contra a Covid-19 no Amazonas. E 83% do grupo prioritário já recebeu a primeira dose do imunizante em todo o estado. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) durante uma transmissão on-line feita pelo Governador Wilson Lima, quando também foram apresentados ajustes nas medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia no Amazonas. Com isso, até o momento, o Amazonas segue em primeiro lugar no Ranking Nacional de Vacinação, regulado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O estado lidera no quesito imunização proporcional ao número de habitantes. Dados disponibilizados pela FVS apontam que 211.444 amazonenses já foram vacinados em todo o estado.
De volta com esperança renovada
Com esperança na bagagem, mais sete pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) retornaram para Manaus, na tarde desta sexta-feira (19/02), após passarem por cirurgia oncológica no Hospital de Câncer III, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Este foi o segundo grupo enviado pelo Governo do Estado, em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), FCecon, Inca e Ministério da Saúde (MS), para transferir pacientes oncológicos do Amazonas ao Rio de Janeiro, a fim de agilizar as cirurgias durante a pandemia de Covid-19.
.Programa de Desenvolvimento Sustentável do McDonald’s
Oferecido pela Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, o Programa Desenvolvimento Sustentável em Foco chega a sua 32ª edição entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Aberta a todos os interessados, a iniciativa conta com inscrições gratuitas e faz parte da estratégia da companhia em usar sua escala para compartilhar conhecimento que gere impacto positivo na sociedade ao promover maior conscientização e fomentar atitudes sustentáveis. Com quatro anos de existência, o Programa Desenvolvimento Sustentável em Foco consolida-se como a maior iniciativa corporativa de educação para o desenvolvimento sustentável do Brasil e, desde o seu início em 2017, já impactou mais de 5 mil pessoas provenientes de 420 cidades e 10 países. Para se inscrever e obter mais informações, basta acessar o site https://recetadelfuturo.com/blog/incripcionesdsf/.
Dicas preciosas para enfrentar o Enem
Mais de 160 mil candidatos do Amazonas inscritos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizarão as provas na próxima semana, nos dias 23 e 24. No último mês, o Governo do Amazonas havia suspendido a realização do Enem devido à situação de calamidade provocada pela pandemia de Covid-19. Para ajudar quem fará a prova, que até o momento está mantida, o cursinho pré-vestibular Vetor Centro de Estudos preparou algumas dicas. Além do conteúdo em dia, cuidar da saúde emocional também é essencial para os candidatos garantirem um bom desempenho nas provas. Buscar ter uma boa noite de sono, fazer uma atividade física, descansar, alimentar-se bem e socializar com a família também devem fazer parte da rotina de preparação.
Semana de Combate às Drogas e Alcoolismo
Neste sábado (20) é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. A data busca alertar a população sobre o uso indevido dessas substâncias, a importância de reconhecer o problema e buscar tratamento médico, além dos reflexos que a dependência causa em toda a família. Para conscientizar estudantes do curso Técnico em Enfermagem, o Centro de Ensino Literatus realizará, entre os dias 22 e 26, uma ação virtual para ajudar a levar informação à população. A ideia é que ao longo da semana, com a ajuda dos docentes, os alunos criem mensagens de conscientização para a população através de vídeos, cartazes e folders, sobre o uso pernicioso das drogas pela população.
BDay
José Carlos Lima, Lúcia Frota, Américo Gorayeb, Ruth Antony Skrobot e Crislan Alves, figuram na lista das festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA