Centro de Doenças Otorrinolaringológicas e o Laboratório de Estudo do Sono são entregues à Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas e a Fundação Hospital Adriano Jorge inauguraram, ontem (28), o Centro Observatório de Doenças Otorrinolaringológicas do Amazonas (COOA) e o primeiro Laboratório Público de Estudo do Sono. A iniciativa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam). 

Na oportunidade, foi reinaugurada a estrutura de atendimento ambulatorial do serviço de otorrinolaringologia da Fundação Hospital Adriano Jorge. O projeto do COOA é coordenado pelo professor doutor da UEA, Diego Monteiro de Carvalho. Trata-se de uma iniciativa que envolve tanto o ensino no Amazonas, com relação às atividades de internato, graduação e medicina nesta especialidade, quanto pesquisas relacionadas a  doenças da tireoide, da laringe, do ouvido e também das doenças do sono, além da formação dos médicos residentes por meio do programa da residência médica em otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial. 

O serviço contará com seis médicos professores da UEA de Otorrinolaringologia, um médico do Hospital Adriano Jorge, dois professores da UEA das disciplinas de Pneumologia e Neurologia, e também com professores da área da Enfermagem. Diego destaca que esse grupo já desenvolve atividades de assistência dentro do hospital, mas principalmente, atividades de ensino e pesquisa construídas em 10 anos de parceria da UEA com a FHAJ.

“Fomos procurados, em 2008, para criarmos um programa de cabeça e pescoço que tivesse um tripé com assistência, pesquisa e ensino. Esse centro de observação se tornou exemplo disso, com professores maravilhosos, ex-alunos da UEA da graduação, do mestrado e que hoje são doutores nessa instituição. Aqui, nós temos pesquisas que irão trazer inovação à assistência. Que esse hospital seja visto como o melhor, que anda sempre do lado da melhor universidade”, finalizou o diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ, professor Dr. Sidney Raimundo Silva Chalub.

Sementes do Esporte

O Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), realiza nesta sexta-feira (31/07) o lançamento do projeto “Sementes do Esporte” que vai plantar mudas de pau-pretinho, árvore nativa da Amazônia, em homenagem a atletas e personalidades do futebol amazonense. O evento acontecerá a partir das 8h30, no estacionamento do estádio Ismael Benigno (Colina), localizado na avenida Presidente Dutra, 183, Bairro São Raimundo, Zona Oeste. Para o lançamento, 25 mudas serão plantadas no estacionamento do estádio e identificadas com uma placa em nome do homenageado. Entre os nomes está o de Marinho Carlos da Silva Santos, mais conhecido como Marinho Macapá, que já foi dez vezes campeão amazonense de futebol e está muito lisonjeado com a homenagem. Parabéns!

Combate ao mosquito Aedes aegypti

A pandemia do novo coronavírus é uma realidade. Porém, o Governo Municipal intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, que ronda a capital amazonense. Ontem (28), os agentes de endemias promoveram, a partir de visitas domiciliares, orientação e eliminação de criadouros no Bairro Cidade Nova, Zona Norte. A mobilização se une à campanha municipal nas mídias, como reforço nas ações de sensibilização, após a capital registrar uma alta superior a 200% nos casos da doença, no primeiro semestre de 2020, frente ao mesmo período de 2019. Além da dengue, o Aedes aegypti transmite também zika vírus e chikungunya. Olho vivo!

Apresentadora faz doação para a Casa Mamãe Margarida

Em comemoração ao seu aniversário de 18 anos, a atriz e apresentadora Maisa Silva, promoveu uma live beneficente que arrecadou fundos para cinco instituições de caridade, entre elas, a obra social salesiana Casa Mamãe Margarida que atua em Manaus. Maisa destinou o valor líquido do seu cachê para as instituições, conseguindo direcionar R$ 90 mil só para Casa Mamãe Margarida. A diretora da obra social, irmã salesiana Liliana Maria Daou Lindoso, participou de uma entrevista on-line com a artista, para agradecer a doação e falar um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares rompidos. O vídeo foi publicado neste mês, no Instagram da artista.

#VidasIndígenasImportam

A pandemia de Covid-19 trouxe consequências graves para os povos indígenas. Já são mais de 16 mil indígenas infectados e mais de 500 óbitos desses povos tradicionais. Por isso, a Fábrica de Eventos, uma das maiores produtoras de entretenimento do país, com foco na responsabilidade social, está lançando a campanha #VIDASINDÍGENASIMPORTAM – seu primeiro projeto totalmente digital.  Como parte da primeira ação dessa mobilização, a empresa está veiculando uma microwebsérie, em três episódios, para que todos conheçam mais sobre o projeto @VIDASINDIGENASIMPORTAM, que pode ser assistido no IGTV da Fábrica de Eventos. No Amazonas, mais de 1,7 mil casos de Covid-19 foram confirmados entre indígenas aldeados do estado, com mais de 50 mortes. Em todo o Amazonas, já são mais de 2,9 mil mortes, e mais de 79 mil infectados.

Expansão de atividades 

O Centro Universitário Fametro anuncia a expansão das atividades para Roraima, com a aquisição do Colégio Objetivo, já em funcionamento, e Pará, com a unidade de Santarém, que inaugura no próximo mês. No Amazonas, o ritmo de crescimento se mantém, ampliando as unidades no interior do estado. A instituição também está construindo uma unidade no Distrito Federal e inicia parcerias em outras regiões, com empreendedores e instituições que já atuam na área educacional. Pólo parceiro desse tipo está sendo instalado em Macapá. As ações, conforme explica o mantenedor da Fametro, Wellington Lins de Albuquerque, fazem parte do plano de expansão da instituição, levando educação de qualidade a outras regiões do país e gerando empregos onde atua.

Vagas gratuitas para educação de jovens e adultos

Com uso de plataformas digitais na metodologia de ensino a distância, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi está com matrículas abertas até o dia 30 de outubro para novas turmas do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Atendendo as recomendações das autoridades de saúde com a suspensão das aulas presenciais, o ensino continua em novo formato agora on-line. Desde 2016, o Sesi tem a capacitação para a EJA EaD, com aprovação no Conselho Nacional de Educação e, para se reinventar em meio à pandemia, o método de ensino começou a ser aplicado em busca de alcançar o maior número de alunos possível que, presencialmente, chega a 900 estudantes, divididos nos turnos vespertino e noturno.

Workshop on-line

A Faculdade Santa Teresa e o CPJUR – Cursos de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento realizam, nos próximos dias 03 e 04 de agosto, o workshop online “Instagram para Negócios”, com o especialista Rodrigo Gadelha, um dos principais nomes do mercado digital da América Latina. As inscrições para o workshop on-line já estão abertas e podem ser feitas no site bit.ly/2Ww88wj.

Celebração com live 

A lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos está completando 10 anos. Para debater os avanços alcançados nesse período, os problemas que ainda persistem e as perspectivas futuras, o Instituto Lixo Zero Brasil, em Manaus, promove, a partir da próxima segunda-feira (03) até sexta-feira (07), uma série de lives com especialistas da área. O bate papo virtual será transmitido no instagram @ manaus_lixo_zero. 

Certificação de Qualidade

A Distribuidora Atem recebeu a certificação na norma ISO 14001:2015, que avalia os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da empresa, ou seja, se a companhia possui estrutura e demonstra comprometimento com as práticas de preservação do meio ambiente. A certificação foi concedida pela TÜV Rheinland, empresa especializada em serviços técnicos e de segurança, após auditoria para verificação do cumprimento de todos os requisitos da norma.

Nova Era adere à campanha por Isabela Thury


A campanha em prol de Isabela Thury, criança de um ano e oito meses diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME), ganhou a adesão do Grupo Nova Era, que doou R$ 10 mil e está ajudando a divulgar, nas suas redes sociais, as informações para quem também queira contribuir. A luta de Isabela, que corre contra o tempo para conseguir realizar um tratamento genético que custa 2,2 milhões de dólares, tem chamado atenção e mobilizado artistas e empresários. Belo gesto de solidariedade!

BDay

Milena Fagundes, Mauro Cavalcante, Creuza Aguiar, Manuel Moreno, Sonia Pazuelo Sabbá e Solange Furtado, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Silvino Medeiros, Luís Alberto Nicolau, Alex Panizza, Zeca Nascimento e Manoel Amorim nos domínios da Samel, grupo que atua na região amazonense há mais de 40 anos, descobrindo novas formas de atender seus clientes com alta tecnologia adaptada a nossa realidade
Leonina de ração e com grande determinação, a descolada Milena Fagundes recebe nesta quarta-feira todos os confetes por mais uma virada de folhinha. Cheers
Wellington Lins de Albuquerque, mantenedor da Fametro, anuncia a expansão das atividades do centro universitário para Roraima, com a aquisição do Colégio Objetivo, já em funcionamento, e Pará, com a unidade de Santarém, que inaugura no próximo mês. Maravilha
A atriz e apresentadora Maisa Silva, promoveu uma live beneficente onde arrecadou fundos para cinco instituições de caridade, entre elas, a obra social salesiana Casa Mamãe Margarida que atua em Manaus. Belo gesto de solidariedade
Edgard Franco de Sá e sua Gracy formam um casal discreto, feliz, equilibrado e amigos dos amigos. Gosto deles
A queridíssima Lucimar Lima Augusto com as amigas Carla e Claudia Matos em domingueira na Fazenta Santa Bárbara, em Novo Airão. Poderosas
Dublê de psicóloga e mulher de negócios, minha considerada Zeina Russo em tempo de trabalho na sua concorrida casa Requinte Pães &Tortas, uma das melhores da Grande Manaus
A Universidade do Estado do Amazonas e a Fundação Hospital Adriano Jorge inauguraram, ontem (28), o Centro Observatório de Doenças Otorrinolaringológicas do Amazonas (COOA) e o primeiro Laboratório Público de Estudo do Sono. A saúde manauense agradece (Gerson Freitas-UEA)