Vice-presidente Hamilton Mourão discute estratégias com o governador Wilson Lima para o combate à pandemia de Covid-19 no Amazonas

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão esteve em Manaus na segunda-feira (20), para discutir estratégias conjuntas no combate à pandemia de Covid-19. No mesmo dia à tarde, na sede do Comando Militar da Amazônia, o vice-presidente recebeu para uma reunião o governador Wilson Lima e prefeito de Manaus, Arthur Neto.

No encontro o general Mourão reforçou a necessidade de parceria entre os governos nesse momento de emergência pública e se comprometeu a trabalhar para que o Ministério da Saúde olhe com atenção para o caso do Amazonas. Segundo Wilson Lima, uma das prioridades no momento é a aquisição de mais respiradores e EPIs, além do recrutamento de recursos humanos para atuarem na rede.

O governador ressaltou, ainda, que tem mantido interlocução constante com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e agora também por meio da vice-presidência e do Conselho da Amazônia, com o objetivo de encontrar soluções conjuntas para os desafios impostos pela pandemia.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio, a vinda do vice-presidente a Manaus foi um ato de político verdadeiro, de quem se preocupa com a população e tem vontade de ajudar a resolver a situação. É por aí!

Óbitos continuam subindo

O Amazonas registrou, ontem (21), mais 110 casos de Covid-19, totalizando 2.270 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais oito óbitos pela doença, elevando para 193 o total de mortes.

O boletim aponta que 1.170 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 51,5% dos casos confirmados no Amazonas. Agora, uma boa notícia, de ontem para hoje, mais 91 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 726 recuperados. Oremos!

Contêiner Escritório

A Nasser Engenharia disponibilizou um contêiner escritório para dar suporte a servidores e familiares das vítimas da Covid-19 que forem enterrar seus entes queridos. A unidade foi instalada ontem (21), no cemitério Nossa Senhora Aparecida, Bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

O contêiner funcionará como um escritório do serviço do SOS Funeral para administração de corpos que chegam para sepultamento no cemitério e contém banheiro e condicionador de ar. A estrutura foi cedida pela empresa à prefeitura por tempo indeterminado e sem custos ao erário público. Bela iniciativa!

Hospital Albert Einstein doa álcool em gel e máscaras para o AM

O Hospital Israelita Albert Einstein fez uma doação de 24 mil litros de álcool em gel e cem mil máscaras, que serão distribuídos para as unidades da Secretaria de Saúde (Susam) que realizam o atendimento e tratamento de pacientes com Covid-19, na capital.

Os insumos foram desembarcados no hangar do Governo do Estado, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e encaminhados à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Essa foi a primeira doação desse tipo realizada pelo Hospital Albert Einstein durante a pandemia do Coronavírus e o Amazonas foi escolhido pela instituição para ser o primeiro Estado a receber esse material. Muito bom!

Fica Na Rede, Maninho
Serão encerradas amanhã (22). as inscrições para o segundo lote do edital “Fica Na Rede, Maninho”, chancelado pelo Governo do Amazonas para estimular a difusão de produções artísticas e de ações de capacitação durante o momento de crise ocasionado pela Covid-19.

Realizado em caráter emergencial para enfrentamento da crise na cadeia produtiva da cultura e economia criativa, o edital vai selecionar até 300 propostas, divididas em três lotes.

Podem participar pessoas jurídicas e físicas, maiores de 18 anos, e cada proponente poderá inscrever até três propostas, sendo uma para cada lote. O edital e os anexos estão disponíveis no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Indústrias do PIM doam equipamentos para combate ao Covid-19

Responsáveis pelos quase 90 mil empregos diretos e indiretos do Pólo Industrial de Manaus (PIM), empresas de grande, médio e pequeno porte do segmento industrial, estão reagindo à crise provocada pela Covid-19 no Estado com a doação de equipamentos hospitalares, material de consumo e até alimentos para as instituições de saúde e segurança do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.

Na lista constam, tomógrafo, respiradores artificiais, máscaras e duas toneladas de álcool em gel.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, o segmento industrial não poderia ficar alheio à crise mundial agora enfrentada duramente pelo Brasil e pelo Amazonas.

“A pandemia do Covid-19 tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Temos que trabalhar em conjunto e organizados para superar este momento tão difícil”, disse o empresário. Pura responsabilidade social!

Novos equipamentos 

Empresa parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio da Fieam e junto com a Samel, no desenvolvimento de um respirador pneumático, atualmente em fase de testes, a Transire Tecnologia e Biotecnologia da Amazônia doou equipamentos para o Hospital de Campanha Municipal, incluindo, além de um tomógrafo e um aparelho de Raio X com digitalizador, 278 compressores BiPAP, um tipo de respirador mecânico empregado para ventilação não invasiva, acompanhados das respectivas máscaras. No quesito alimentos, a Recofarma disponibilizou 200 mil cestas básicas a serem distribuídas via Coletivo Coca-Cola Manaus. Maravilha!

Centro Cultural Palácio da Justiça festeja 100 anos
O Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, comemorou, ontem, feriado de Tiradentes, 120 de anos de fundação O prédio, que é patrimônio do Amazonas, já foi sede do Poder Judiciário do Estado e é um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha. Com as recomendações de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), o espaço encontra-se fechado, porém, quem deseja conhecê-lo de perto, é possível acessar a visita virtual em 360 graus e também uma visita guiada em vídeo, narrada por um dos guias do patrimônio. As duas opções estão na aba “Cultura Sem Sair de Casa”, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).Fica a dica!


Colégio Martha Falcão é destaque em premiação nacional

Apesar de as aulas presenciais estarem suspensas como forma de prevenir o contágio da Covid-19, o Colégio Martha Falcão continua oferecendo a seus alunos aulas online. Até mesmo os projetos especiais, que não pararam de funcionar.

O colégio será um dos destaques no “Prêmio Nacional de Gestão Educacional”, previsto para acontecer no segundo semestre do ano, em São Paulo (SP). A instituição é finalista na categoria Gestão Acadêmica pela realização de práticas bem sucedidas, entre elas, o projeto do Clube do Futuro Cientista. 

A premiação faz parte da programação do XIII Congresso Nacional de Gestão Educacional (GEduc 2020). Parabéns!

BDay

Cláudia Daou Paixão e Silva, Samuel Lira Benzecry, Ana Paula Lima, Antonio Bernardo de Oliveira Júnior, Cleide Tomaz Avelino, Maurício Filho e Vanderlúcio Mota figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Diretora da Rede Amazônica, fundada pelo pai jornalista Phelippe Daou, Claudia Daou Paixão e Silva é uma das festejadas aniversariantes desta quarta-feira, Parabéns, amiga querida
Flavinha Skrobot Grosso curte seu isolamento social com a família na sua gostosa morada da Villa Municipal (Pedrinho Aguiar)
Claudinha Pio de Souza continua brilhando com sua empresa de alimentos em Salvador. Manaus, só de vez em quando (Pedrinho Aguiar)
A bela Raquel Claudino trocou o agito da Grande Manaus pela calmaria de uma fazendo em Minas Gerais, onde vive com o marido Airton. Saudades, amiga (Pedrinho Aguiar)
Lucirene Oliva Rezende, personalidade do bem e amiga de primeiríssima qualidade (Pedrinho Aguiar)
Respiradores produzidos no Senai em parceria com a Samel e Transire, foram doados para o Hospital de Campanha Municipal. Belo gesto de responsabilidade social (Divulgação)
Joia da arquitetura neoclássica o Centro Cultural Palácio da Justiça emplacou sem grandes comemorações 100 anos redondinhos (Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)
Ao centro, o vice-presidente Hamilton Mourão se reúne com o governador Wilson Lima e o prefeito Arthur Neto para traçar estratégias para o combate à pandemia de Covid-19 no Amazonas (Divulgação)