Hoje tem espetáculo na rede, tem sim, senhor! Com diversos números, a equipe do projeto Roda na Praça traz o “Clown Baré”, com mágica, malabares, dança e participação de palhaços, a partir das 19h desta quarta-feira por meio do Instagram do Roda na Praça (@rodanapraca_mao), e o público escolherá o valor e a forma de pagamento. Segundo a coordenadora Ana Oliveira, atriz, palhaça e produtora cultural, cada integrante do grupo fará a apresentação de casa.
“Vamos experimentar o chapéu virtual, porque respeitamos a quarentena, a segurança de todos, mas precisamos trabalhar. Ofereceremos ao público opções para contribuir por transferência, emissão de boleto e aplicativo como Pic Pay”, afirma a produtora cultural. “Queremos deixar esse momento mais leve e vamos testar esse formato para avaliar como as pessoas vão interagir e a ideia é continuar fazendo e convidar grupos de outros lugares”.
O Roda na Praça é uma iniciativa independente que leva arte para as praças de Manaus. Composta por artistas locais que desenvolvem pesquisas em diferentes linguagens artísticas, como palhaço, dança contemporânea, dança aérea, circo e performance, o projeto tem a proposta de resgatar a função primordial dos espaços públicos como uma área de convívio e de troca. Bela iniciativa neste tempo de quarentena. Que tal participar?
Provas do Enem, impressa e digital
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em 11 e 18 de outubro, na versão digital, e 1º e 8 de novembro, impressa. As inscrições para ambas deverão ser realizadas de 11 a 22 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) é responsável pela aplicação do exame, publicou os dois editais na edição de ontem (31), do Diário Oficial da União (DOU). O do Enem Digital saiu com as datas de prova erradas e será retificado. As inscrições podem ser realizadas na Página do Participante, no site do exame, ou no aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção que escolher.
ALE-AM
aprova a decretação de Estado de
Calamidade Pública no Amazonas
Em sessão virtual, ontem (31), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM)
aprovou a decretação de Estado de Calamidade Pública no Amazonas, atendendo
pedido do Governo do Estado. Na mesma sessão, o parlamento aprovou um pacote de
medidas que visa canalizar todos os esforços da gestão estadual para o combate
ao novo coronavírus e na redução dos impactos econômicos decorrentes da
pandemia. O reconhecimento legal do Estado de Calamidade Pública, até 31 de
dezembro, permite ao Governo ganhar velocidade na aquisição de insumos e
equipamentos e contratação de serviços necessários às estratégicas que se
mostrarem necessárias para enfrentar a pandemia, como criação de novos leitos
de UTI, incluindo a construção de hospitais de campanha, que já são discutidas.
Começa a Virada Sustentável
Para levar cultura, bem-estar e positividade para a população durante o período de isolamento social, a Virada Sustentável Manaus começa, nesta quinta-feira (02), uma maratona de lives em seu perfil no Instagram (@viradasustentavelmanaus). A iniciativa faz parte do projeto #EuViroManausdeCasa, que visa incentivar o público a utilizar os dias de quarentena para refletir sobre como reforçar as redes de transformação e impacto social existentes na cidade. Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus é correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio de um Conselho Criativo formado por mais de 50 organizações da sociedade civil que trabalham com ações educativas e socioculturais em prol da promoção de práticas saudáveis e sustentáveis na cidade.
“Aula em Casa”
As aulas para as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, do projeto “Aula em Casa”, voltadas para alunos da rede pública municipal e estadual, iniciam nesta quarta-feira, (1°). O projeto faz parte de um forte trabalho do Governo Municipal e do Governo do Estado de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, por conta da pandemia causada pela Covid-19. O objetivo é envolver estudantes, professores e familiares em uma grande rede para dar continuidade ao fluxo de aprendizagem com qualidade, sem sair de casa e sem se expor ao novo coronavírus.
Ferramenta para mapear fornecedores de insumos
Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Associação Polo Digital de Manaus (APDM) elaborou um mapa construído a partir da plataforma RepresentMap (projeto de código aberto que ajuda comunidades no mundo a criarem seus próprios mapas), para servir de ferramenta e direcionar na busca por fornecedores de insumos que podem ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. A ferramenta pode ser acessada pelo endereço http://polodigitaldemanaus.com/fornecedores e faz parte de um dos grupos de trabalho que o Pólo Digital de Manaus criou para ajudar a combater o novo coronavírus. A empresa que tiver interesse e que produz algum item relacionado só precisa se cadastrar na plataforma. Fica a dica!
Doação de protetores faciais produzidos por rede de voluntários
O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz recebeu, no último sábado (28/03), a doação de 30 protetores faciais, produzidos com técnica de impressão 3D, que serão utilizados pelos profissionais de saúde da unidade no atendimento aos pacientes de Covid-19. A doação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi realizada pela “Liga Contra o Covid-19 Manaus”, iniciativa da sociedade civil organizada criada para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus no estado do Amazonas. A rede de voluntários é formada por makers, professores, estudantes, empreendedores e profissionais das áreas de saúde, tecnologia, dentre outras. O laboratório de fabricação digital Fab Lab é um dos envolvidos no projeto.
Curados
Saltou de 4 para 26 o número de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus no Amazonas que já estão fora do período de transmissibilidade – ou seja, curados. A informação foi confirmada pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto. O número de curados representa 14,86% do total de casos. Não foram especificadas as cidades destes pacientes. Que boa notícia!
BDay
Antonio Silva, Fernanda Calderaro, Ricardo Atala, Ana Simões Montenegro, Felipe Schaedler, Ana Célia Ossame, Mário Bezerra, Solange Aguiar, Marius Bell, Glenda Tussolini Reis, Brena Dianaá, Sandra Reston, Lúcia Bittencourt e Rita Martins figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA