Após a procura de mais de 50 operadores do trade pelo turismo náutico e de pesca no Amazonas, durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), realizada de 23 a 27 de janeiro, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) iniciou trabalho inédito para alavancar a vinda de novos visitantes espanhóis. Pela primeira vez, a Amazonastur fez parceria com a Casa do Turismo para ter um representante do trade turístico do Amazonas na Fitur. O indicado foi o jornalista Paulo Roberto Pereira, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-AM). Conforme a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, a empresa formulou um trabalho de promoção em três etapas para abastecer o empresariado de turismo espanhol de informações sobre o destino Amazonas, cujo objetivo é atrair novos visitantes. Conforme dados da Amazonastur, a Espanha é o sexto país emissor de turistas para o Amazonas. Em 2017, mais de 7,8 mil excursionistas passaram pelo Estado. Dentre as atividades turísticas preferidas do público espanhol, estão os passeios pelos rios da região e a pesca esportiva.
Cartas para Gonzaguinha
O musical “Cartas para Gonzaguinha” estreia nesta quarta-feira (06), no Rio de Janeiro, tendo no elenco a cantora e atriz amazonense Marcella Bártholo. O espetáculo, que entra em cartaz no Teatro Riachuelo, conta passagens da vida e obra do cantor e compositor Gonzaguinha, ícone da Música Popular Brasileira (MPB). A filha do cantor, Fernanda Gonzaga, assina a pesquisa de “Cartas para Gonzaguinha”. Ela, que possui profundo conhecimento sobre a vida e obra do pai, forneceu material privilegiado para a composição do musical. Estar no elenco desse espetáculo, segundo Marcella Bártholo, é uma honra e um grande desafio. As músicas de Gonzaguinha, em especial “Sangrando”, já fazem parte do seu repertório, inclusive do musical “Dream”, apresentado pela cantora em 2017, no Teatro Amazonas. Marcella reside, hoje, no Rio de Janeiro, onde se dedica à carreira e ao aprimoramento profissional. Boa sorte à nossa jovem estrela!
Luau Caprichoso encanta a galera
O Boi-Bumbá Caprichoso iniciou no sábado (02) a abertura da temporada 2019. O flutuante “Maloca Amazônica”, localizado às margens do Rio Negro, foi o cenário perfeito do Luau Caprichoso, a concorrida festança azul e branca chancelada pela Associação Cultural Movimento Marujada. De acordo com Jender Lobato, vice-presidente do Boi Caprichoso, o sucesso da festa se deu pelo grande público presente e a perfeita organização. “O ingresso era uma camisa que rapidamente foi esgotada”. Foi uma festa incrível. Sócios e torcedores foram recepcionados com muita alegria pela cúpula do Movimento Marujada, formada pelo presidente Beto Vital, vice-presidente Keynes Breves, o ex-presidente Carlos Nery, jornalista Marilza Mascarenhas entre outros membros. O party azul e branco teve como atrações musicais os levantadores de toadas do Caprichoso de Manaus e de Parintins. Quem marcou presença saiu encantado com a organização do evento. Falar das promoções do Movimento Marujada é “chover no molhado”. Elas são sempre perfeitas. Fica o registro!
O abacaxi nosso de todo dia
Você sabia que o Amazonas é o segundo maior produtor de abacaxis da Região Norte? Pois é, em 2018, o Estado produziu cerca de 93,8 milhões de abacaxis. O Amazonas tem contribuido com 15% da produção, o que representa 6% da produção nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-PAM/2016). Os municípios com maior representatividade nessa cultura são Itacoatiara – nos Distritos Vila Engenho e Novo Remanso – e Careiro da Várzea, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O município de Itacoatiara produz 76,5% desta cultura, sendo assim o maior produtor de abacaxi no Estado. Em seguida, aparece o município do Careiro da Várzea com 5,5%. Segundo o Relatório de Atividades Trimestrais (RAT) do Idam, de 2018, os dois municípios juntos produzem 82% da produção no Amazonas. Segundo a nutricionista Cristiane Spricigo Lima, a fruta auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. E os benefícios não param por aí: o abacaxi regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético. Maravilha!
Carnaval das Letras
A Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57, Centro) abrirá suas portas no próximo dia 10, para a primeira edição do “Carnaval das Letras”. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a ação contará com diversas atividades culturais e terá acesso gratuito. A programação, que acontecerá das 14h às 18h, terá opções para todos os públicos. Até 16h, as atividades serão dentro da Biblioteca. Haverá oficinas de máscaras e fanzine, contação de histórias, exibição do documentário “Carmen Miranda” e da animação “Rio”, sessão de fotos e a tradicional “Bibliotour”, visita guiada que conta um pouco da história do espaço. Após as 16h, a programação continuará na frente da Biblioteca com a chegada do Bloco da SEC, que reunirá os servidores do órgão e contará com a participação dos Corpos Artísticos do estado, das crianças do Instituto Reino do Amanhã, projeto da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, e da banda Treme Terra, que fará um show só com marchinhas carnavalescas. Durante todo o evento a equipe da SEC receberá doações de livros, que posteriormente serão encaminhados para a comunidade.
Pousada Rancho Mutuca
Situada no Rio Mutuca, a Pousada Rancho Mutuca é o primeiro empreendimento de pesca esportiva licenciado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A pousada está localizada nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea. A legalização da atividade é fruto de trabalho feito em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para ordenamento da atividade. De acordo com a assessora da Gerência de Pesca do Ipaam, Nonata Lopes, todas as pousadas, barcos e agências de turismo que trabalham com pesca esportiva devem ter a sua regularização ambiental. É necessário emitir licença de operação e registro de pesca. Thiago Leiria, proprietário da pousada, foi recebido pelo presidente do Ipaam, Juliano Valente, para entrega da licença. O empreendimento fica localizado em Autazes. “Com o licenciamento, conseguimos realizar o nosso trabalho dentro do Rio Mutuca de maneira responsável e, acima de tudo, sustentável”, destacou o empresário.
Educação Profissional
Estão abertas as matrículas para os cursos do primeiro trimestre do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas). Para 2019, a instituição pretende ofertar mais de 29 mil vagas voltadas para Educação Profissional. Nesse primeiro trimestre, são oferecidas, ao todo, 2.549 vagas, sendo 1.549 em 52 cursos presenciais, realizados nos três turnos, e mil vagas voltadas para os 12 cursos de competências transversais, na modalidade EAD (educação a distância). Os cursos oferecidos são: Informática Básica e Avançada, Normas Regulamentadoras 10 e 13, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Comercial, Operador de Empilhadeira, Direção Defensiva, Confeiteiro de Bolos Decorados, Confeiteiro Industrial, Confeiteiro de Bolos de Flores com Açúcar, Padeiro, Operador de Máquinas de Marcenaria, Cadista para Construção Civil, entre outros. As vagas são limitadas e os cursos ministrados em locais diferenciados de acordo com a área de atuação.
Programa de cashback em Manaus
O sistema cashback, que consiste na devolução, para o cliente, de parte do dinheiro gasto nas compras, já é uma tendência no país, adotado em Manaus pelos supermercados Nova Era, Pátio Gourmet e Barato e Pronto, por meio do programa Méliuz. O resgate pode ser feito a partir do valor acumulado de R$ 20. Para receber parte do dinheiro de volta, os clientes devem se cadastrar pelo site www.meliuz.com.br. Os produtos têm percentual de retorno definido. Nos supercashbacks, com percentual maior de retorno, os clientes recebem de volta entre 5% até 50% do valor pago. São ofertas diferentes a cada semana. Muito bom!
Feira Inédita
Com a proposta de apontar caminhos para superar a exclusão energética e a dependência de óleo diesel em áreas remotas da Amazônia, a Feira e Simpósio de Soluções Energéticas para Comunidades da Amazônia (Energia & Comunidades) será lançada, nesta terça-feira, a partir das 16h, no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Leonardo Malcher, no Centro. O evento terá a presença do assessor do Instituto Socioambiental (ISA), Ciro Campos, que representará o comitê organizador. Na ocasião, serão apresentados os temas que devem nortear a programação da feira, entre eles, aspectos comerciais, técnicos, regulatórios, políticos, geográficos e de financiamento para a expansão das energias alternativas na região. A feira está marcada para acontecer entre os dias 25 e 28 de março, no Centro de Convenções do Amazonas. As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas no site: www.energiaecomunidades.com.br.
BDay
Ricardo Felicori, Isinha Medeiros, Ricardo Braga, Karla Moreno, Romário Vieira (no Rio), Selma Lopes, Ronan Pacheco, Dorotéia Soares, João Mêne (em Boa Vista-RR), Ismael Benigno, Augusto Banega, Lili Andrade e Robson Franco figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora,vamos às devidas celebrações!
GALERIA