Cientistas Mirins em Ação: o legado verde do Clube do Martha Falcão em Presidente Figueiredo

No último fim de semana, um capítulo especial marcou a jornada do Clube do Futuro Cientista do Colégio Martha Falcão. Em sua primeira expedição externa, um grupo de 30 alunos, do fundamental ao médio, trocou as salas de aula pela exuberância de Presidente Figueiredo (km 120 da BR-174) para uma imersão prática no universo da botânica e da sustentabilidade.

A ação, idealizada e acompanhada de perto pelo professor e biólogo Carlos Henrique Abreu e com a valiosa participação da diretora Nelly Falcão, teve como foco principal o acompanhamento e a expansão de um projeto de reflorestamento iniciado em 2021. Na ocasião, o colégio recebeu a doação de 4 mil mudas de açaí, fruto de uma gincana comemorativa, encontrando em terras da cooperativa local, o lar ideal para seu desenvolvimento.

Os jovens cientistas não apenas colocaram a mão na terra, plantando novas 50 mudas de açaí, como também realizaram um minucioso trabalho de análise das árvores cultivadas nos últimos três anos. Com entusiasmo e dedicação, eles aplicaram adubação química e orgânica, além de identificarem os pés que já ostentam os primeiros frutos. Essa experiência prática reforça o compromisso do colégio com a educação ambiental, integrando conhecimentos de biologia, botânica e outras disciplinas das ciências da natureza de forma viva e engajadora.

Durante a atividade, a professora Nelly compartilhou com os alunos a importância da manutenção dos açaizais para as comunidades locais, ressaltando o potencial da fruta como fonte de renda complementar. Essa perspectiva social ampliou a visão dos estudantes sobre o impacto de suas ações.

“Acreditamos que o aprendizado se torna mais significativo quando vivenciado na prática. Essa expedição a Presidente Figueiredo proporcionou aos nossos alunos uma imersão valiosa em conceitos de biologia, botânica e sustentabilidade, despertando ainda mais o interesse pela ciência e pelo cuidado com o meio ambiente”, destacou a diretora do Colégio Martha Falcão.

Para além do plantio, a jornada científica proporcionou um contato fascinante com a biodiversidade amazônica. Os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto a pesca do pirarucu, um gigante de água doce emblemático da região. Essa experiência permitiu que eles conhecessem as características e técnicas de manejo desse importante peixe. A expedição em Presidente Figueiredo culminou com um lanche oferecido pelo colégio, selando um dia de aprendizado intenso e conexão com a natureza.

Olhando para o futuro, o Clube do Futuro Cientista já planeja novos passos. A meta para este ano é ambiciosa: plantar 500 mudas de árvores em Manaus. Essa iniciativa é um desdobramento da Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental do colégio, realizada no último mês, e que priorizou a arborização urbana como estratégia para mitigar as ilhas de calor na capital amazonense. Aplausos!

O desembargador Jomar Fernandes emoldurado por colaboradoras da SES-AM e pela presidente Nayra Maksoud, comemorando o Dia Mundial da Saúde (Evandro Seixas)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), promove uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. As atividades, que fazem parte da 1ª Semana Nacional da Saúde, serão realizadas de quarta-feira (09) a sexta-feira (11), na sede da SES-AM e nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e à Melhor Idade (Caimis), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Policlínicas, Hospitais e maternidades das zonas Sul e Norte de Manaus. As atividades têm à frente o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). O objetivo do fórum é fortalecer a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de contar com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas da área da saúde. Durante a abertura do evento, realizada na segunda-feira (07), no TJAM, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou a importância do Fonajus, que reúne diferentes órgãos e perspectivas para construir um sistema de saúde mais equitativo no Amazonas. A programação da SES-AM, durante a Semana Nacional da Saúde, contará com várias atividades educativas, entre as quais: orientações nutricionais com exposição de alimentos; palestras sobre saúde mental; e práticas integrativas com o uso de aromaterapia.  As atividades acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 17h, e são voltadas para pacientes e profissionais da saúde. O objetivo é promover conhecimento e educação em saúde de forma acessível e inclusiva. Muito bom!

O fim de semana na zona Leste de Manaus ganhou um toque de esperança e empoderamento feminino. O Centro de Ensino Literatus, dando o pontapé inicial em seu novo projeto de parcerias com entidades e ONGs do Amazonas, realizou uma ação impactante no Instituto Renascer Maria Rebeca, no bairro Zumbi dos Palmares 3. A iniciativa, focada em mulheres de baixa renda, ofereceu dois minicursos essenciais para a autonomia e desenvolvimento profissional: “Entrevista de Emprego” e “Vendas no Instagram”. A escolha do Instituto Renascer Maria Rebeca para esta primeira ação não foi por acaso. Fundado há mais de 15 anos por Aldenia de Lima Silva após a perda de sua filha, a instituição se dedica ao acolhimento e apoio de mulheres e seus filhos na periferia da capital amazonense. Para Aldenia, a parceria com o Literatus representa um marco na história do instituto. “Trazer para a periferia educação, cultura e conhecimento é fundamental para abrirmos portas de emprego e garantir que nossos jovens tenham uma oportunidade longe das drogas. Juntos, podemos transformar nossas periferias em lugares de oportunidades e igualdade para todos”, declarou emocionada a presidente do Instituto.

O TCE-AM sedia no período de 18 e 22 de agosto, o XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), na pauta, o uso de tecnologias, como drones e ferramentas de georreferenciamento, para fiscalizar obras em áreas de difícil acesso da Amazônia (Divulgação)

O uso de tecnologias, como drones e ferramentas de georreferenciamento, para fiscalizar obras em áreas de difícil acesso da Amazônia, será um dos destaques do XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), que será sediado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025. O congresso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e reunirá em Manaus especialistas, gestores públicos e representantes de tribunais de contas de todo o país. Com o tema “Auditoria e Governança: Garantindo Eficiência e Transparência nas Obras Públicas”, o simpósio já está com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2025, pelo site www.ibraop.org.br/xxi-sinaop. Os participantes terão acesso a certificado de 40 horas, material exclusivo (como planilhas de auditoria e modelos de relatórios) e gravações das palestras. A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a relevância da Corte de Contas amazonense sediar um evento técnico desta magnitude. “Será uma honra receber o XXI Sinaop, um encontro que traz para o centro do debate temas cruciais sobre a boa gestão dos recursos públicos, como a eficiência e a transparência na execução de obras. É por meio da auditoria que verificamos se o dinheiro da população está sendo bem aplicado, especialmente em uma região como a nossa, que possui desafios únicos relacionados à infraestrutura e à preservação ambiental”, afirmou a presidente. A escolha de Manaus como sede reforça a necessidade de discutir as especificidades da fiscalização de obras em contextos como áreas indígenas, comunidades ribeirinhas e zonas de proteção ambiental, realidade presente em muitos municípios do estado.

Empresários e varejistas do setor alimentício têm um encontro marcado no dia 15 de abril, às 18h, no Salão de Eventos Restaurante Terra & Mar, na avenida Mário Ypiranga, 1039, em Manaus. A 2ª edição do CDA Food Show promete trazer um evento exclusivo para apresentar novos produtos, estreitar relações comerciais e impulsionar oportunidades de negócios no mercado de alimentos e bebidas. Organizado pelo Comercial CDA do Grupo Engenho, o encontro oferecerá uma experiência diferenciada para os participantes, incluindo degustações especiais, networking estratégico e música ao vivo. Além das apresentações do portfólio da empresa, o evento busca fomentar parcerias e oferecer um ambiente propício para negociações e trocas de experiências. As confirmações de presença podem ser feitas pelo telefone (92) 98175-5283.

Agentes do Ipem-AM em ação verificando se itens da cesta de Páscoa comercializados em Manaus atendem as normas do Inmetro (Alexandre Vieira)

Entre os dias 07 e 14 de abril, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realiza a operação Páscoa 2025, com a finalidade de garantir que produtos tradicionais mais consumidos nesta época estejam em conformidade com os requisitos legais. A ação é coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo o país com apoio dos 24 órgãos delegados nos estados e das superintendências de Goiás e do Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, o foco da operação é proteger o consumidor e garantir a lealdade nas relações comerciais. “Serão coletadas amostras de produtos típicos pré-medidos (embalados na ausência do consumidor) da Páscoa e submetidas à perícia no laboratório do instituto. Nosso papel é garantir que o consumidor pague efetivamente pelo que está levando para casa”, afirmou. Os produtos pré-medidos — como ovos de Páscoa e pescados congelados — serão avaliados para verificar se o peso líquido informado corresponde ao real, desconsiderando a embalagem ou qualquer camada de gelo. “A indicação do peso deve ser igual ou superior ao declarado na embalagem. Caso o consumidor perceba divergências, pode pesar o item em uma balança verificada pelo Inmetro no próprio local”, alertou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.Os ovos de Páscoa que contêm brinquedos exigem atenção redobrada. É obrigatório que esses itens sejam certificados pelo Inmetro e estejam adequados à faixa etária da criança. A embalagem deve conter a frase: “Atenção! Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Também é fundamental evitar brinquedos com peças pequenas ou que possam representar risco de sufocamento. O selo do Inmetro garante que o item foi testado e está dentro dos padrões de segurança. Olho vivo!

A primeira unidade do centro de serviços automotivos Lubs já está em operação em Manaus, oferecendo uma série de atendimentos personalizados para carros, motos e caminhões. Desenvolvido pelo Grupo Dislub Equador, o espaço reúne serviços que incluem desde a troca de óleo a cuidados e pequenas manutenções, como troca de palhetas de para-brisa, a preços diferenciados. Localizado no posto Equador, no bairro do Coroado, a Lubs conta com a parceria da Mobil, líder mundial em lubrificantes, e da Tirreno, referência entre as montadoras brasileiras com uma linha completa de fluidos automotivos, garantindo alta qualidade dos produtos e custos menores em comparação com outros estabelecimentos do mercado. De acordo com o gerente de Produtos do Grupo Dislub Equador, Leonardo Roosevelt, com a grande aprovação dos clientes, a unidade pioneira da Lubs em Manaus tornou-se referência para o plano de expansão que irá levar o serviço para todos os postos no Amazonas e também para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e demais estados do Norte onde a marca está presente.

A data 07 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying, é uma oportunidade para refletir sobre as práticas que ocorrem dentro do ambiente escolar e as consequências dessa ação nas saúdes mental e emocional dos alunos (Divulgação)

O bullying é uma das formas mais cruéis de violência vivenciada dentro das escolas. Esse comportamento agressivo pode se manifestar de várias formas e vai além de simples brincadeiras de mau gosto. A data 07 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying, é uma oportunidade para refletir sobre as práticas que ocorrem dentro do ambiente escolar e as consequências dessa ação nas saúdes mental e emocional dos alunos. O bulimento pode se manifestar de várias formas, seja física, verbal, psicológica ou até virtual. Cada tipo tem suas particularidades, mas todos têm o objetivo de intimidar, humilhar e excluir a vítima. Bullying físico: agressões que envolvem empurrões, socos, chutes ou qualquer tipo de violência física. Esse tipo é facilmente perceptível, pois deixa marcas visíveis, como hematomas e arranhões;
Bullying verbal: caracteriza-se por xingamentos, insultos, ameaças e palavras que têm o intuito de machucar emocionalmente a vítima. Esse tipo é, muitas vezes, subestimado, mas pode ser extremamente danoso ao bem-estar psicológico do estudante;Bullying psicológico: muitas vezes invisível, este tipo envolve atitudes como isolamento social, manipulação emocional e humilhação constante. A vítima, frequentemente, se sente insegura e desvalorizada, o que pode levar a sérios problemas de autoestima; Cyberbullying: com o avanço da tecnologia, o bullying também migrou para o ambiente virtual. Redes sociais e aplicativos de mensagens são usados para disseminar mensagens maldosas, ataques, rumores e até imagens constrangedoras, o que pode ser devastador, pois a vítima está constantemente exposta a ataques. Os efeitos do bullying vão muito além do momento em que ele ocorre. As vítimas podem sofrer com as consequências psicológicas e emocionais por muito tempo. Entre os impactos mais comuns estão baixa autoestima, ansiedade, depressão, isolamento social e comportamento agressivo ou suicida. A psicologia tem um papel fundamental no tratamento e acompanhamento de alunos que vivenciam o bullying. De acordo com Alcilene Moreira, responsável técnica da Clínica-Escola de Psicologia do Uninorte, a ajuda profissional é uma ferramenta essencial para ajudar as vítimas a superarem os traumas causados por essas agressões. Lamentável!

O Millennium Shopping se transformará em um reino encantado de chocolate entre os dias 17 e 20 de abril, com uma Oficina de Páscoa especialmente pensada para os pequenos artistas de 3 a 10 anos. A atração gratuita promete unir diversão e aprendizado, permitindo que as crianças soltem a imaginação na decoração de seus próprios ovos de chocolate. O evento vai acontecer na praça de alimentação do centro de compras. Além da experiência lúdica e educativa de confeitaria, a criançada terá um encontro mágico com o personagem mais icônico desta época: o Coelho da Páscoa! Ele estará presente para recepcionar os participantes, tornando a visita ao shopping ainda mais especial e memorável. A coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier, expressa entusiasmo com a iniciativa: “Acreditamos que a Páscoa é um momento de alegria e união familiar. Nossa oficina de chocolate foi cuidadosamente planejada para proporcionar às crianças uma experiência enriquecedora, onde elas podem aprender, brincar e expressar sua criatividade. A presença do Coelho da Páscoa torna tudo ainda mais mágico. É uma oportunidade para criarmos memórias afetivas duradouras em nosso espaço”, disse. As oficinas serão realizadas em sessões com horários definidos: 14h, 15h, 16h, 17h e 18h, garantindo organização e a participação de até 30 crianças por turma. Para participar desta aventura açucarada, os interessados devem se inscrever através do link disponível na bio do Instagram do Millennium (@millenniumshopping), além de comparecerem por ordem de chegada na fila da atividade. Que tal?

BDay

Ulisses Tapajó Neto, Geraldo Russo Filho, Afrânio Sá, Fábio Cunha, Ramiro Farias Moreira e Maxwell Fagundes figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 00 de abril. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Aniversariante do mês, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins recebeu ontem, amigos para um almoço no salão de festas do Condomínio Ephigênio Salles, entre eles o advogado Julio Antonio Lopes
Em Presidente Figueiredo, escoltada pelo marido, empresário Geraldo Pio de Souza, a educadora Nelly Falcão de Souza, diretora das Instituições Martha Falcão recebe do jornalista Rômulo Sena, a Medalha de Ouro pela implantação da Casa do Professor naquele município
Na entrega da Medalha de Ouro Presidente Figueiredo, juiz de Direito Eliezer Fernandes Júnior, Sandra Cabral e Antonio Estanislau Sanches, agraciados com honraria
Minha considerada amizade, Thaís Alvarez comemorou ontem em jantar intimista, a chegada dos 60 anos redondinhos do marido, o boa-praça Gaspar de Paula. Coisa boa
Empresária de sucesso, Claudia Mendonça leia-se Paradise Turismo, também foi prestigiar a manhã de autógrafos do livro “Mazé na Ilha”, ganhou exemplar devidamente autografado pela autora Mazé Mourão
Quem também marcou presença do lançamento do livro “Mazé na Ilha”,foi o casal Marcílio e Menga Junqueira juntamente com a juíza Lúcia Maria Corrêa Viana. Gosto deles