Conselheiros do TCE-AM participam de congresso internacional sobre controle público e combate à corrupção

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Érico Desterro participam do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento, que teve início na última segunda-feira (24) e segue até esta sexta-feira (28), reúne especialistas e autoridades para discutir os principais desafios e avanços na fiscalização dos fundos públicos.

“Este congresso representa uma oportunidade fundamental para compartilharmos experiências e discutirmos novas estratégias no fortalecimento do controle dos recursos públicos. A troca de conhecimentos entre instituições de diversos países permite que avancemos na transparência e no combate à corrupção, promovendo uma gestão pública mais eficiente e responsável”, declarou a conselheira-presidente.

Durante o congresso, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), conselheiro Júlio Pinheiro, integrou a conferência master palestrando sobre a atuação do TCE-AM no monitoramento e controle das questões ambientais na Amazônia brasileira. O conselheiro, que também preside o Comitê do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), destacou o papel da Corte de Contas na garantia da transparência e sustentabilidade na gestão dos recursos naturais da região.

Além da programação acadêmica e técnica, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e os conselheiros Érico Desterro e Júlio Pinheiro também prestigiaram a inauguração do Centro Permanente do Instituto Rui Barbosa (IRB) instalado no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (CEBUSAL). O espaço simboliza a cooperação entre as instituições brasileiras de controle externo e a histórica universidade espanhola, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e aprimoramento das práticas de fiscalização.

O VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção conta com a participação de representantes de diversos países e tem como objetivo fomentar o diálogo sobre mecanismos de combate à corrupção, transparência e boas práticas na administração pública

O conselho consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) aprovou, ontem, (27), por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas de 2024FCecon conselho consultivo (Laís Pompeu)

O conselho consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) aprovou, ontem (27), por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas de 2024. O relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).A reunião do conselho consultivo segue o regimento interno da Fundação, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 31.951 de 2010, e contou com representantes da SES-AM, FCecon, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou, durante a apresentação do relatório, o impacto da chegada de novos equipamentos no hospital, como a terapia feita com unidade eletrocirúrgica com plasma de argônio, para o tratamento de pacientes oncológicos com sangramento no reto, causado pela radioterapia e outros equipamentos e serviços. A FCecon foi o primeiro hospital público a oferecer o tratamento no Amazonas. Muito bom!

O Centro de Ensino Literatus promoveu ao longo do mês de março uma série de atividades especiais em suas unidades, com o objetivo de conscientizar e inspirar seus alunos sobre a importância da igualdade e do respeito à diversidade. A iniciativa aconteceu em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, comemorado no dia 21 de março. Os alunos do programa de aprendizagem e do curso Técnico em Enfermagem participaram de uma exposição de quadros inspirada em filmes que abordam a temática racial, como “Estrelas Além do Tempo” e “Histórias Cruzadas”. As obras de arte, produzidas pelos próprios jovens, tinham o intuito de promover uma reflexão sobre as lutas e conquistas da comunidade negra. Muito bom!

Alunos do Sesi Escola de Referência Dra. Emina B. Mustafa ganham livros autografados do escritor Jan Santos em sorteio realizado no Clube do Livro (Divulgação)

Uma viagem pela literatura é o que propõe o Sesi Escola de Referência Dra. Emina B. Mustafa, que lançou no dia (26), o Clube de Leitura para os seus alunos. Aberto pela bibliotecária da escola, Edilmara Lima, o evento contou com a presença do escritor amazonense Jan Santos, que falou aos estudantes sobre sua relação com os livros e o caminho que percorreu no mundo da escrita.No mercado editorial desde 2013, Jan Santos disse que os livros foram fundamentais em sua formação pessoal e profissional, ao relatar sua trajetória, desafios e inspirações. “A literatura sempre foi um espaço de refúgio e de encontro comigo mesmo. Fico feliz de poder compartilhar isso com jovens que estão começando a construir suas próprias histórias”, disse o autor. O Clube de Leitura da escola tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos, proporcionando momentos de debate e reflexão sobre diferentes obras. Edilmara Lima explicou que a iniciativa vai contemplar alunos do Ensino Fundamental 1, 2 e, e do Ensino Médio, totalizando seis grupos contemplados pelo clube. “Queremos criar um espaço onde os estudantes possam se expressar, discutir ideias e se aproximar da literatura de uma forma mais dinâmica e envolvente”, esclareceu. É por aí!

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu, nesta quinta-feira (27 de março), uma Reunião Solene para debater e reforçar o compromisso com a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A atividade, de autoria do vereador Zé Ricardo, aconteceu no Plenário Adriano Jorge, na Casa Legislativa. A Reunião Solene teve como objetivo promover uma reflexão sobre a urgência da conversão ecológica e a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente, destacando a necessidade de ações concretas para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações. Muito bom!

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), vai diplomar novos acadêmicos titulares em solenidade de diplomação e posse nesta sexta-feira, no auditório Rubi da OAB-AM/. Entre os novos acadêmicos, a sommelière Ana Carolina Vale, graduada em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela Ufam (Divulgação)

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), vai diplomar novos acadêmicos titulares em solenidade de diplomação e posse nesta sexta-feira (28), às 18h30, no auditório Rubi da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Amazonas (OAB-AM), na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 2.000, Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. E entre os novos acadêmicos está a graduada em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ana Carolina Vale, cujo trabalho na faculdade teve ênfase em latim antigo e sociolinguística, com publicações na área. Além de mestra e sommelière com especialização em harmonizações, atualmente é perita criminal na área Grafotécnica. Ana Carolina se junta ao grupo de autoridades do Judiciário, escritores, artistas, professores, pesquisadores, cientistas e diversos talentos que fazem da Alcama uma entidade voltada para o desenvolvimento da pesquisa, da literatura, da arte, da cultura e do crescimento regional. A graduada em Letras se dedica ainda aos idiomas, estudando inglês (avançado), latim antigo (avançado), grego antigo (intermediário), espanhol (intermediário), italiano (intermediário), e francês (intermediário). Parabéns para Ana Carolina!

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Ensino Técnico (Centec), uma instituição genuinamente amazonense, conquistou prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), a mais importante honraria do setor no Brasil. A premiação reconhece e incentiva instituições de ensino que desenvolvem práticas eficazes em suas áreas, promovendo a formação de novos profissionais sem deixar de lado ações de impacto social. Desta vez, a premiação do PNGE foi para o programa ‘Centec Social – Educando, Inspirando e Transformando Comunidades com Solidariedade e Ação’, na categoria responsabilidade social. Eliana conta que a iniciativa surgiu em 2018, para mobilizar estudantes, docentes e colaboradores em ações solidárias, de inclusão social e cidadania. Parabéns!

O Teatro Amazonas será palco nesta sexta-feira do lançamento oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins, abrindo a temporada de eventos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido para 2025 (Divulgação)

O governador do Amazonas Wilson Lima lança, oficialmente, nesta sexta-feira (28), o 58º Festival Folclórico de Parintins, abrindo a temporada de eventos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido para 2025. A solenidade reunirá no Teatro Amazonas autoridades, patrocinadores do evento, além dos itens oficiais e torcedores das duas agremiações. Os Ensaios dos Bumbás, que integram a programação de eventos pré-festival em Manaus, começam no sábado, 29 de março, no Sambódromo, e seguem até o final de junho, período da festa na Ilha Tupinambarana. De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram por Parintins durante o período da festa bovina, gerando emprego, renda e movimentando mais de R$ 438 milhões na economia amazonense. Coisa boa!

O compositor parintinense Inaldo Medeiros, que faleceu na última segunda-feira (17), será homenageado na abertura da temporada 2025 do #Toadas. O evento será neste domingo (30), a partir das 16h, no Mirante Lúcia Almeida, Centro, com entrada gratuita. Inaldo marcou história no boi Garantido, com toadas como “Minha Sina”, “Eterno Campeão” e “Nayá”. Parte da homenagem, no evento, inclui uma roda de toadas com Tony Medeiros, irmão de Inaldo. Juntos, eles compuseram sucessos como “Boi de pano” e “Canto novo”. Inaldo também será homenageado, no evento, pelos apresentadores oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, Israel Paulain e Edmundo Oran. A estreia da nova temporada do #Toadas contará, ainda, com a participação especial de Chico da Silva. Maravilha!

BDay

José Abelardo Santos, Sueli Viana, Ray Lima e Adaias Serrão figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta sexta-feira, 28 de março. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Karina Pacheco Maia toda linda e reluzente vive um dos melhores momentos de sua vida profissional. Uma guerreira
A psicóloga Aline Rocha e sua nora Letícia Arruda Monteiro renovando guarda-roupa na sofisticada boutique da querida Janaína Jamila. Finas
O governador do Amazonas Wilson Lima lança oficialmente, nesta sexta-feira no Teatro Amazonas, o 58º Festival Folclórico de Parintins. O evento promete ser dos mais concorridos
Encontro à noite de ontem entre Zâmia Hebron e o artista plástico Rui Machado, um dos curadores da mostra “Bancos Indígenas do Brasil” ora em exposição na Galeria de Arte do ICBEU
O prefeito de Parintins Mateus Assayag curtindo o fim de tarde na orla da cidade, tendo ao fundo as águas barrentas do Rio Amazonas. Coisa boa
Aniversariante da temporada, minha amiga querida Ghislaine Oliveira celebrou ontem com sua pequena família, seus 70 anos redondinhos. No clique, ela com o filho Paulo, ass netas Filipa e Thereza e o irmão, o pequeno Amim. Quanta felicidade