

Uma comitiva da Suframa liderada pelo superintendente Bosco Saraiva visitou (25), a unidade da empresa portuguesa Sodecia Automotive no Pólo Industrial de Manaus (PIM), localizada no bairro Mauazinho, zona Sul da capital amazonense. A visita reforçou o compromisso da Autarquia em fortalecer parcerias com empresas instaladas na ZFM, contribuindo para a geração de empregos e a consolidação do PIM como polo industrial de referência na Amazônia.
A Sodecia Automotive atua em dois turnos e emprega cerca de 800 funcionários, entre diretos e indiretos. A empresa portuguesa se destaca na produção e no fornecimento de peças exclusivamente para fabricantes do Pólo de Duas Rodas da região. Durante a visita, a comitiva da Suframa percorreu os setores de usinagem, pintura KTL, solda e dobradeira. O gerente de Controladoria, Thiago Santana, destacou o potencial de expansão da empresa: “A Sodecia está atualmente instalando uma nova cabine de pintura a pó, investimento que deverá gerar mais 15 empregos diretos. A expansão está prevista para ocorrer assim que operacionalizarmos de forma mais efetiva as vendas com nosso cliente principal”, afirmou Santana.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a estrutura da empresa e reiterou o apoio da Autarquia ao desenvolvimento da Sodecia e de outras empresas instaladas no PIM. “A Sodecia é um exemplo do dinamismo do Pólo Industrial de Manaus. A Suframa está empenhada em apoiar o crescimento de empresas como a Sodecia, que geram empregos e contribuem para o desenvolvimento econômico da região. Da nossa parte nos colocamos à disposição para auxiliar em soluções que promovam a expansão dos negócios” afirmou Saraiva. É por aí!
Médicos que vão atuar em comunidades indígenas na Amazônia passam por treinamento em Brasília

Um grupo de 405 profissionais selecionados para o Programa Mais Médicos participa, em Brasília, de treinamento para atuação nas unidades de atenção básica em diferentes regiões do Brasil. Entre os participantes, 58 profissionais que vão trabalhar em comunidades indígenas na Amazônia, recebem capacitação com o médico de Saúde e Comunidade, Luiz Otávio Bastos, professor da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru. O treinamento começou no dia 17 deste mês e segue até 11 de abril. O propósito do governo federal com o Programa Mais Médicos é melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões mais carentes. O programa leva médicos para áreas prioritárias, remotas, de difícil acesso e com alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais. “O treinamento é fundamental, porque muitos deles não conhecem todos os protocolos do Ministério da Saúde, nem a realidade da atenção básica e da saúde indígena. É preciso apresentar como funciona o trabalho nesses territórios e discutir questões interculturais”, explica o médico da Afya de Manacapuru, Luiz Otávio Bastos. Ao final da formação em Brasília, os profissionais que vão atuar nos estados da Amazônia também participarão de uma nova etapa de capacitação, promovida pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), diretamente nos respectivos municípios em que estarão lotados. A orientação tem como foco a realidade de cada território. Muito bom!
Giulietta Carvalho lança ‘Encontro de saberes e amores na Amazônia’
A escritora Giulietta Pinto Cardoso de Carvalho embarca em uma jornada literária intensa com o lançamento do livro ‘Encontro de saberes e amores na Amazônia’, seu novo romance. O lançamento da obra acontece nesta quinta-feira (27), às 17h, no Salão de eventos da Valer Teatro Café e Livraria, localizada no Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, reunindo amantes da literatura para uma noite de imersão em palavras, histórias e reflexões. O romance se constrói como um mergulho na essência humana, na qual o amor não é um destino premeditado, porém uma construção que exige coragem, entrega e transformação. A apresentação do livro irá reunir, com certeza, amigos da escritora e personalidades ligadas à literatura amazonense. É por aí!
Caetano Medeiros é o novo Amo do Boi Caprichoso

O cantor, compositor e artista azulado Caetano Medeiros, 33 anos, é o novo amo do Boi-Bumbá Caprichoso. O anúncio foi feito na segunda-feira, 24, nas redes sociais do bumbá, por meio de um vídeo que destaca a forte ligação do artista com o berço cultural do atual campeão do Festival de Parintins. Caetano Medeiros nasceu no Esconde, em Parintins-AM, onde viveu grande parte de sua vida ao lado de artistas azulados que ajudaram a construir a identidade do boi da estrela na testa. Na rua Sá Peixoto, berço tradicionalmente azul e branco, ele foi integrante do Boi Campeão, formado por sócios e, então, itens do Caprichoso. Caetano também é sobrinho neto do ex-presidente do Boi Caprichoso, Geraldo Medeiros. Como compositor, expressou em versos a dimensão do seu amor pelo bumbá: “Ser Caprichoso é um sentimento porreta, bem maior do que o planeta… e só quem é Caprichoso sabe a extensão desse amor.” A tradição do Caprichoso sempre foi assim, passada de geração em geração, moldada na paixão azulada de comunidades como Francesa, Esconde e Urubuzal. É nesse contexto que Caetano foi formado, no meio da brincadeira de boi-bumbá, ao lado de famílias que marcaram a história do boi, como a de dona Quixita e Nelcinda Cid, neta de Roque Cid, que guardava, com carinho, a agulha com a qual costurou, por anos, a barra do boi. Para Caetano, o momento é a realização de um sonho. Em mensagem à nação azul e branca, o novo amo destacou sua preparação ao longo dos anos para este momento: “Me preparei durante toda a minha vida para isso. A nação azul e branca, que tanto me apoia, pode contar comigo. Vou representar o amo do boi com amor, dedicação e muita ousadia. Vocês terão o Caetano mais arrojado de todos”, afirmou. Seja bem-vindo à nação azul e branco, Caetano!
Abertas às inscrições para a 10ª Corrida da Mulher Amazônica
A 10ª Corrida da Mulher Amazônica, que este ano acontecerá no dia 11 de maio, está com inscrições abertas no site: www.ticketsports.com.br, A tradicional corrida pedestre terá largada no estacionamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), localizado na Avenida André Araújo, s/nº. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de maio, no valor de R$ 120,00. Cadeirantes, idosos com mais de 60 anos, portadores de deficiência visual e auditiva tem desconto de 50% no ato de inscrição desde que comprove a condição de Pessoa com Deficiência (PCD). O certame é filantrópico. Cada atleta, ao se inscrever, doa um quilo de leite para instituições cadastradas no Instituto Talento Amazônico (ITA), entidade organizadora da corrida. A doação do leite já está incluída no valor da Inscrição. Fica a dica!
Assistentes sociais da FCecon realizam capacitação e aprimoram atendimento

Para gerar um atendimento de mais qualidade e humanização, as assistentes sociais da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) concluíram, neste mês de março, a especialização em Serviço Social em Oncologia. Com a capacitação, as servidoras tornam-se ainda mais qualificadas para orientar os pacientes oncológicos sobre seus direitos e deveres. As seis servidoras que atendem na área do Serviço Social concluíram a especialização para alinhar e padronizar os atendimentos. Segundo a gerente do Serviço Social da FCecon, assistente social Keyth Bentes, a capacitação gera um melhor acolhimento ao paciente oncológico, que chega com dúvidas e demandas diferenciadas. “A formação continuada é um compromisso ético-político dos assistentes sociais na sua formação. Especialmente na oncologia, é um dever do profissional de saúde estar atualizado com as temáticas da área pela especificidade que tem os casos”, disse Keyth Bentes. A especialização visa uma atenção minuciosa aos pacientes, com uma visão ao atendimento multidisciplinar, aos aspectos psicossociais e ao acolhimento aos pacientes oncológicos de forma humanizada. O atendimento no setor ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, no Ambulatório da FCecon. Não é preciso agendar horário. Basta comparecer no local e apresentar o cartão de paciente FCecon. Além do atendimento ambulatorial, o Serviço Social realiza acolhimento a beira-leito nas enfermarias. Muito bom!
Manaus recebe estreia de documentário sobre ancestralidade e arte circense no Casarão de Ideias
Na Semana do Circo, Manaus recebe a estreia do documentário Estradas e Rastros, um registro poético da cena circense da cidade, conectando arte, ancestralidade e resistência cultural. A exibição acontece nesta quarta-feira, 26 de março, no cinema do Casarão de Ideias (Rua Barroso, 279, Centro), com entrada gratuita. O curta é dirigido por Teffy Rojas, malabarista e palhaça Venezuelana, formada na Fundación Escola Circo Nacional de Venezuela (FCNV) no programa “Perfeccionamiento Artístico” em Malabares e Equilíbrios (2012-2013). Desde 2015, reside na cidade de Manaus, onde participa de diversos grupos culturais que promovem as artes circenses na cidade. Além de projetos independentes de pesquisa sobre artes integradas entre o circo e outras linguagens artísticas, por meio dos quais oferece oficinas e outras atividades, também produz e participa de diversos projetos de circo social em periferias e comunidades ribeirinhas. Maravilha!
Residências do Quintas de São José do Rio Negro representam um novo capítulo na Arquitetura Sustentável da Amazônia

4 – As casas do condomínio Quintas de São José do Rio Negro,
projetadas pelo escritório Dilli Arquitetura, são um testemunho do compromisso do empreendimento com a sustentabilidade e a inovação (Divulgação)
O futuro da moradia na região Norte acaba de ganhar um novo marco com o início da construção das primeiras residências no Quintas de São José do Rio Negro, o primeiro condomínio sustentável da Amazônia. Localizado no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, o empreendimento é pioneiro não apenas redefine o conceito de lar, mas também estabelece um novo padrão para o desenvolvimento urbano em harmonia com a natureza exuberante da Amazônia. A primeira casa do condomínio, projetada pelo escritório Dilli Arquitetura, formado pelo arquiteto Cristian Dilli e a designer de interiores Ellen Dilli, é um testemunho do compromisso do empreendimento com a sustentabilidade e a inovação. Inspirada na necessidade de criar um refúgio sofisticado e ecológico, a residência se integra perfeitamente à paisagem, respeitando a topografia do terreno e a vegetação nativa. “Nosso principal desafio foi criar um projeto que aproveitasse ao máximo as condições naturais do terreno, minimizando impactos ambientais e garantindo conforto térmico”, explica o arquiteto Cristian Dilli. A casa se destaca por suas soluções arquitetônicas inovadoras, como o uso estratégico de materiais naturais, como pedras, vidro e concreto, que melhoram a eficiência térmica e a iluminação natural. Grandes aberturas envidraçadas proporcionam vistas panorâmicas da paisagem, enquanto a ventilação cruzada e a captação de água da chuva reduzem o consumo de energia e água. Não é a toa que o Quintas de São José do Rio Negro representa um marco para a arquitetura sustentável na região Norte, servindo de inspiração para futuros empreendimentos que buscam harmonizar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental em meio a Floresta Amazônica. A natureza agradece!

Anabel Mendonça de Souza lança livro ‘Rasgos na carne’
A procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Anabel Mendonça de Souza, lançou, ontem (25), o livro de poesia ‘Rasgos na carne’. A apresentação da obra aconteceu no salão de eventos da Valer Teatro, no Largo de São Sebastião. De acordo com a coordenadora editorial da Valer e professora doutora em Filosofia, Neiza Teixeira, na obra escrita em versos, escrita por Anabel Mendonça de Souza, revela o cotidiano, reflexões sobre os lugares por onde passou e casos que observou à sua volta. “No livro, a vida real abre-se com intensidade, dado que a autora se esforça para atingir as coisas com a profundidade que lhe é permitida. A autora propõe ao seu leitor que olhe para o lugar onde pisa, veja as coisas que se espalham pelo mundo intensamente, com racionalidade e com o coração”, explicou Neiza. No livro, o leitor vai se deparar muitas vezes com os sintomas da sociedade desse terceiro milênio, lançados em traços largos, afastados de campos delimitados. Maravilha!

BDay
Denise Macedo, Pedro Monteiro, Ilia Ferreira (em Fortaleza-CE), Anette Perrone, Paulo Roberto Pereira e Bella Mattos figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 26 de março. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





