Suframa e Fiocruz realizam reunião voltada à inovação em saúde na Amazônia

Representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participaram, ontem (17), de uma reunião na sede da Autarquia para estreitar relações institucionais e explorar oportunidades na área de inovação e desenvolvimento tecnológico voltado à saúde na Amazônia.

O encontro foi conduzido pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, e pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, acompanhados dos técnicos Adamilton Mourão e Camilla Abtibol.

Pela Fiocruz, estiveram presentes Carlos Henrique Carvalho, servidor da Fiocruz Amazônia e diretor de Bionegócios do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), além de pesquisadores e gestores das unidades da Fiocruz do Rio de Janeiro e Brasília.

Carlos Henrique apresentou a trajetória da Fiocruz Amazônia e destacou a importância da articulação com a Suframa para viabilizar projetos na região. Segundo ele, embora a Fiocruz esteja credenciada no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) desde 2006, ainda não houve captação de recursos vinculados à Lei de Informática. “Recebemos visitas de avaliação da Suframa, mas não sabíamos como acessar esses recursos. Agora, estamos iniciando um movimento para entender melhor esse sistema e identificar como inserir nossos projetos nesse contexto”, afirmou.

Durante a reunião, a Fiocruz apresentou o projeto de desenvolvimento de drones para transporte de amostras biológicas e também falou sobre a implementação de uma incubadora voltada a soluções em saúde. A Suframa detalhou sua política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que utiliza recursos da Lei de Informática para apoiar projetos na região.

Arthur Lisboa ressaltou que a Lei de Informática pode ser um caminho viável para a captação de investimentos para os projetos da Fiocruz. “A lei tem diferentes modalidades de investimento. Existem empresas que aplicam recursos diretamente em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e outras que investem em startups. A Fiocruz pode buscar parcerias tanto com empresas que precisam cumprir obrigações de PD&I quanto com aquelas interessadas no desenvolvimento de produtos inovadores”, explicou.

O superintendente-adjunto executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, destacou a importância da aproximação da Fiocruz com o ecossistema de inovação da região e a possibilidade de ampliar o uso da Lei de Informática para projetos voltados à saúde.

“Podemos ajudar a Fiocruz a se aproximar ainda mais desse ecossistema, que envolve universidades, startups e centros de pesquisa. Temos exemplos recentes de projetos financiados nessa área, como estudos voltados à saúde de mulheres indígenas e quilombolas e iniciativas para prevenção da Covid-19. A Fiocruz pode contribuir para ampliar a efetividade das políticas públicas e levar esses investimentos a toda a Amazônia, incluindo Rondônia, Acre, Roraima e Amapá”, afirmou. Muito bom!

No auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, a presidente do TCE-AM. conselheira Yara Amazônia Lins, integrou a mesa de honra da posse das procuradoras de Justiça Silvana Nobre e Sílvia Tuma, que assumiram, respectivamente, os cargos de corregedora-geral e ouvidora-geral do Ministério Público do Amazonas (Joel Arthus)

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, integrou a mesa de honra da posse das procuradoras de Justiça Silvana Nobre e Sílvia Tuma, que assumiram, respectivamente, os cargos de corregedora-geral e ouvidora-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para o biênio 2025-2027. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (14), no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo. A solenidade reuniu diversas autoridades, entre elas o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, o governador Wilson Lima e o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade. Também estiveram presentes o conselheiro do TCE-AM, Érico Desterro, e a procuradora de contas do Ministério Público de Contas (MPC), Fernanda Cantanhede. Em seu discurso, a nova corregedora-geral, Silvana Nobre, ressaltou a importância do trabalho conjunto dentro do Ministério Público. “Os anos em que atuei no Conselho Superior me deram a comprovação de que cada órgão e cada agente do Ministério Público constitui uma peça indispensável ao funcionamento desta gigantesca engrenagem”, afirmou. Já a ouvidora-geral empossada, Sílvia Tuma, destacou o papel da Ouvidoria como canal de comunicação entre o MP e a sociedade. “Comprometo-me a contribuir para o engrandecimento da atuação ministerial e para a restauração da posição do Ministério Público como garantidor dos direitos cidadãos do nosso Estado”, declarou. A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, também destacou a relevância da nomeação das novas integrantes do MPAM e a ascensão das mulheres em posições de liderança dentro das instituições públicas. A cerimônia foi prestigiada por servidores, promotores e procuradores de Justiça, além de representantes de diversas instituições do Amazonas.

Todas as quartas, o Shopping Ponta Negra é o destino certo para quem procura produtos saudáveis e frescos, com qualidade e garantia de origem, que apoiam o desenvolvimento da agricultura regional e prezam pela sustentabilidade. O centro de compras é o palco da Feira de Produtos Regionais e Orgânicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que acontece sempre das 14h às 19h, no estacionamento G1 do shopping. A Feira da ADS é realizada em diversos pontos da cidade de terça a domingo, mas às quartas ela só acontece no Shopping Ponta Negra, reunindo uma variedade de produtos oriundos da agricultura familiar, produtores orgânicos e pequenos empreendedores da região. Além de frutas, verduras, hortaliças, peixes e laticínios, quem for à Feira de Produtos Regionais da ADS no Shopping Ponta Negra ainda pode encontrar licores e geleias artesanais para todos os gostos, com sabores que vão do tucumã à pitaia, pimentas e, ainda massas caseiras, pães e focaccias fresquinhas. Que tal?

A escuderia Apoema, da escola Sesi Abrahão Sabbá, de Itacoatiara (AM), brilhou no Festival Sesi de Educação 2025, encerrado no sábado (15) no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (Divulgação)

A escuderia Apoema, da escola Sesi Abrahão Sabbá, de Itacoatiara (AM), brilhou no Festival Sesi de Educação 2025, encerrado no sábado (15) no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A equipe recebeu o prêmio “Prêmio Reconhecimento de Conquista do Comitê dos Juízes”, pelo empenho e evolução ao longo das temporadas da competição F1 In Schools, um projeto educacional da Fórmula 1 que desafia estudantes a construírem miniaturas de carros de corrida. Depois de quatro anos dedicados à competição, o estudante Igor José Lima, piloto da escuderia Apoema, celebrou a conquista do prêmio. A vitória foi o reconhecimento de um esforço contínuo e da dedicação de toda a equipe ao longo dos anos. Para Igor, esse momento pode marcar o encerramento de sua trajetória na competição, já que ele pretende prestar vestibular para a área de engenharia na Universidade Federal de São Paulo. No entanto, sua jornada deixa um legado de aprendizado, trabalho em equipe e superação. “É muito bom porque já faz um tempo que a gente vem tentando conseguir esse prêmio. E no final, o esforço valeu a pena, as cobranças valeram a pena, todo o foco da nossa equipe valeu a pena. No final, tudo que a gente faz tem sempre um resultado, e esse resultado foi muito bom para a gente. Todo mundo tá super feliz e a gente tá levando o prêmio para o Amazonas agora”, comemorou Igor, ao destacar a felicidade de sua equipe e a sensação de dever cumprido. Parabéns, campeões!

O ilustre parintinense Jair Mendes falecido no sábado, ganhou no Galpão da Arte do Boi Caprichoso Mestre Jair Mendes, uma homenagem do bumbá feita ainda em vida ao artista que realizou um sonho no Caprichoso: trabalhar no mesmo galpão com os filhos Teco Mendes, Jairzinho Mendes e Jean Mendes (Divulgação)

O dia 15 de março ficará marcado na história e na memória do povo de Parintins. A data marca o falecimento de um de seus mais ilustres mestres da arte e da cultura parintinense, o artista Jair Mendes. Conhecido por sua inventividade artística, Jair Mendes tornou-se uma lenda e, agora, integra a constelação azulada de estrelas que brilharam e sempre irão brilhar no Festival de Parintins. Na manhã de domingo (16), o corpo do mestre de tantos artistas da ilha chegou à Parintins. Antes de repousar em sua sepultura, Jair Mendes teve o devido reconhecimento e homenagens pela cidade, uma solenidade digna de sua arte, talento e importância para a cultura parintinense, amazonense e brasileira. “Qualquer homenagem vai ser muito pequena pela importância que o seo Jair é para todos nós. Parintins foi criada sob a mão do seo Jair. A arte fez com que o nome Parintins rompesse fronteiras e chegasse onde nós nunca imaginaríamos que fosse chegar, graças à visão de um homem chamado Jair Mendes”, reconheceu o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo. A nação azulada recebeu o mestre no Aeroporto Júlio Belém e o seguiu pelas ruas de Parintins, um último adeus ao artista azulado que criou maravilhas artísticas, encantando o mundo e elevando a Terra dos Artistas. O cortejo no reduto azulado chegou até o Galpão da Arte do Boi Caprichoso Mestre Jair Mendes, uma homenagem do bumbá feita ainda em vida ao artista que realizou um sonho no Caprichoso: trabalhar no mesmo galpão com os filhos Teco Mendes, Jairzinho Mendes e Jean Mendes. Os artistas, filhos de Jair pela arte, os receberam com as homenagens e emoções devidas a um grande mestre. “Ele adotava todos os artistas de Parintins como filhos. Ele se tornou mestre, porque ele cuidou de cada parintinense com a sua arte, com a sua maneira de amar a cultura. Hoje se despede com uma saudação muito grande dos artistas. Esse reconhecimento a ele que deixou para cada um de nós a missão de cuidar e levar a arte parintinense para o mundo”, disse o artista do Caprichoso, Paulo Pimentel. Honraria merecidíssima ao grande mestre Jair Mende!

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru realizou, este mês, a entrega de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sebastiana de Melo, no Centro, e Noémia Maciel, no bairro Morada do Sol, reinauguradas pela Prefeitura do município. O investimento, de R$ 2 milhões, faz parte da ação de contrapartida ao Programa Mais Médicos, como previsto no Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Muito bom!

O espetáculo ‘Deusa Profana — A Aparição da Aparecida’ que estreia quinta-feira no Teatro Amazonas, é estrelado por artistas trans e travestis, visibilizando histórias da resistência de uma população historicamente marginalizada (Divulgação)

Com estreia marcada para esta quinta-feira (20), às 19h30, no Teatro da Instalação, o espetáculo ‘Deusa Profana — A Aparição da Aparecida’ visibiliza histórias da resistência de uma população historicamente marginalizada. Com entrada gratuita, mobilidade facilitada, intérprete de Libras e audiodescrição, a peça é criada e protagonizada por pessoas trans e travestis. Deusa Profana é uma manifestação simbólica que revela a força que mantém uma pessoa trans viva. Entre ruas e bares, histórias de amor, dor e sobrevivência, o espetáculo destaca a pluralidade da travestilidade. Longe de idealizações ou estigmatizações, neste diálogo aberto com a comunidade LGBTQIAPN+, Deusa Profana busca sensibilizar também o público que não faz parte dessa realidade. Randy Souza, atriz principal da peça, é uma das responsáveis pela construção da obra, em colaboração com Correnteza Braba, eleita melhor atriz em 2024 pelo Festival de Teatro do Amazonas (FTA). Além de sua relevância artística, Deusa Profana é um projeto de inclusão social e visibilidade para artistas negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIAPN+. A produção valoriza o trabalho de travestis tanto no palco quanto nos bastidores, promovendo o reconhecimento profissional dessa população, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como igualdade de gênero, redução das desigualdades e trabalho digno.

O Amazonas realiza a Expo & Conferência 2025 sobre Óleo, Gás & Energia, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Am), a partir desta terça-feira (18) a quinta-feira (20), no Centro de Convenções Vasco Vasques. A 2ª edição da conferência terá a participação de grandes startups, empresas, especialistas e autoridades do setor. Além de palestras e debates contará com rodadas de negócios, exposição de empresas e espaço dedicado à inovação. Vale dar uma conferida!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima), continua as ações de arborização da cidade, com o plantio de 150 novas mudas às margens do igarapé do Bombeamento, localizado no bairro Compensa, zona Oeste. A ação acontecerá na manhã desta terça-feira (18), às 11h, com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Fransuá Matos, e de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis. O objetivo do plantio no espaço é incrementar a cobertura vegetal no local, proteger as margens da lagoa e do igarapé ali localizados e atrair a fauna. Entre as espécies a serem plantadas destacam-se munguba, ingá, açaí, buriti, manga, oiti e pata de vaca. 

BDay

Dissica Calderaro, Therezinha Ruiz, David Reis, Regiana Góes Souza, Beto Ribeiro, Zuíla Tapajós Folhadela, Hélcio Ferreira Junior, Liduína Moura, Ivano Cordeiro, Carla Seffair, Marcelo Garcia Gil e Bruna Visconde figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta terça-feira, 18 de março. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

CEO da TV A Crítica o empresário Dissica Calderaro, celebra nesta quarta-feira mais uma virada de folhinha com saúde e grandes planos para o futuro. Ganha o carinho dos amigos, dos colaboradores e de sua família. Parabéns, amigo
A escritora e poetisa amazonense Rita Alencar Clark era presença festejada na abertura da mostra “Picassianas” do celebrado artista amazônico Jandr Reis. Amou o que viu
Sempre em movimento, o artista plástico Rui Machado participa da exposição “Bancos Indígenas do Brasil (Rituais)” juntamente com Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim e Danilo Garcia. A mostra sera aberta no proximo dia 27. Aguardem
Figuras ilustres da magistratura amazonense, Sílvia Tuma e Maria Eunice Lopes são grandes amigas e gente da melhor qualidade. Gosto delas
Reeleito para comandar a OAB, o presidente Beto Simonetti ganhou os devidos cumprimentos da juíza Lúcia Viana que foi à Brasília para prestigiá-lo no Centro de Convenções Ulisses Guimarães
No Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, a desembargadora Giselle Falcone, juíza Lúcia Viana, desembargador Flávio Pascarelli e a advogada Maciléia Leão, engrossavam a Caravana de Advogados do Amazonas que foram prestigiar a posse de Beto Simonetti, reeleito para comandar a OAB Nacional