Câmara Municipal de Manaus acata recomendação do MPAM e decide anular concurso público

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) acatou a nova recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após a exposição de fatos que apontam irregularidades no certame. A decisão, tomada em acordo com 23 vereadores, foi anunciada pelo presidente da CMM, David Reis (Avante), na tarde de sexta-feira (14). A medida será publicada no Diário Oficial da Casa Legislativa.Durante coletiva de imprensa realizada na sede do MPAM, o presidente da CMM falou sobre as providências tomadas pela Casa após reunião realizada nesta quinta-feira (13), na qual 23 dos 24 vereadores presentes deliberaram em conjunto sobre a recomendação ministerial.

Segundo o parlamentar, a medida foi baseada nos indícios apresentados pelo MPAM, que levantou diversas inconsistências na condução do concurso. Entre as irregularidades identificadas, destacam-se falhas na correção das provas subjetivas, problemas na divulgação e transparência do certame e possíveis falhas de segurança, como o rompimento do lacre de um dos malotes de prova. A atitude visa evitar possíveis questionamentos jurídicos e garantir a segurança e a lisura do processo seletivo.

“Eu, na condição de presidente da Câmara Municipal de Manaus, recebi convite do Ministério Público para que estivéssemos aqui e aproveitei para convidar todos os vereadores que quisessem se fazer presentes nesta audiência. Estivemos no Ministério Público com a presença de 24 vereadores, dois promotores, e após a exposição dos fatos apresentados pelo Ministério Público de forma coletiva e após receber as recomendações, a Câmara tomou como decisão coletiva anular o concurso. E essa é a nossa decisão”, afirmou o presidente da Casa Legislativa.

O promotor de Justiça do MPAM Armando Gurgel destacou a violação de uma regra fundamental do concurso para procurador legislativo. A fase de correção das provas subjetivas deveria ter sido realizada de forma anônima, sem a identificação do candidato, mas isso não ocorreu. “As provas foram publicadas com identificação dos candidatos, o que compromete a lisura do certame”, explicou o promotor.

Outro ponto citado pelo promotor foi a denúncia de que um dos malotes de prova chegou ao local de aplicação violado, permitindo acesso antecipado ao conteúdo. Para ele, embora não tenha sido comprovado que houve fraude direta, “a simples quebra de protocolo já seria suficiente para comprometer a integridade do concurso”.

Gurgel também destacou problemas estruturais, como a falta de transparência na contratação da instituição responsável pela execução do certame. Segundo o órgão, a contratação não foi devidamente publicada no Portal Nacional de Contratações Públicas, contrariando normas de publicidade e controle.

Amplamente divulgada pela imprensa e redes sociais, a viagem do prefeito de Manaus, ao Caribe, está sob investigação do Ministério Público do Estado do Amazonas, após denúncias serem protocoladas MPAM, em razão de possível custeamento com dinheiro público (Divulgação)

A viagem pessoal do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), à ilha de St. Maarten, no Caribe, amplamente divulgada pela imprensa e redes sociais, está sob investigação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), após denúncias serem protocoladas no parquet, em razão de possível custeamento com dinheiro público. As denúncias foram recebidas, autuadas e encaminhadas pela Secretaria-Geral do órgão ao Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) para distribuição às Promotorias de Patrimônio e posterior instauração de Notícia de Fato (fase inicial). A apuração visa esclarecer se o deslocamento do chefe do Executivo Municipal, como alegam as denúncias, teve as despesas custeadas por fornecedores que mantêm contratos vigentes com a prefeitura, conforme divulgado. Caso confirmadas, as condutas poderão se configurar como crimes de corrupção passiva, peculato, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro, entre outros.  Uma das denúncias formalizadas foi a do presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Coronel Rosses (PL), no início desta semana. No MPAM, o parlamentar do PL revelou que vem sendo cobrado pela sociedade a respeito da viagem do chefe do Executivo, que, segundo a denúncia dele, teria viajado em avião particular e feito gastos vultosos na cidade. A representação do parlamentar municipal, integrante da oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pede esclarecimentos sobre os gastos da viagem, incluindo detalhes sobre passagens, hospedagens e outros custos, enfatizando a necessidade de responsabilidade no uso de recursos públicos, especialmente em um momento de desafios econômicos para a cidade. A sociedade aguarda o devido esclarecimento!

A loja colaborativa da campanha Empodera Ela, do Amazonas Shopping, segue funcionando até terça-feira (18). No local, seis empreendedoras e artesãs estão expondo e comercializando produtos como biojoias e itens de decoração. A loja funciona no segundo piso, próximo da PB Kids. Entre as marcas lideradas por mulheres que o público pode conhecer no Amazonas Shopping estão a Balaio Baré (Homezinda Urquiza), Vai de Cunhã (Marciele Albuquerque), Sapopema Biojoias (Regina Ramos), Lu Crochê (Luciana Mafra), Aroma de Marina (Arlieye Cabral) e Tribo do Kokedama Artes com Plantas (Rosângela Cordeiro). Vale conferir!

Os reis da Espanha, Filipe VI e Letízia fizeram questão de registrar o momento com uma foto ao lado das obras de Paulo Desana, acompanhados de Carlysson Sena e dos curadores Denilson Baniwa e Maria Wills (Divulgação)

A participação da Manaus Amazônia Galeria de Arte na ARCOmadrid 2025 marcou um momento histórico para a arte amazônica. Pela primeira vez, uma galeria da região integrou a maior feira de arte contemporânea da Espanha, levando ao mundo a potência da produção indígena do Amazonas. Entre os mais de 200 expositores da 44ª edição da ARCOmadrid, os artistas amazonenses Paulo Desana, Duhigó e Dhiani Pa’saro tiveram suas obras expostas no setor “Wametisé: Ideias para um Amazonfuturismo”. Curado pelo artista visual amazonense Denilson Baniwa e por María Wills, em colaboração com o Institute for Postnatural Studies, o setor “Wametisé: Ideias para um Amazonfuturismo” apresentou um conceito baseado na cosmogonia dos povos do Alto Rio Negro, propondo uma visão da Amazônia como entidade viva, que valoriza os conhecimentos dos povos originários. O texto curatorial destacou a importância de reconhecer e nomear espaços dentro de contextos culturais, e, nesse sentido, propõe uma visão da Amazônia não como um recurso a ser explorado, mas como uma entidade viva, cuja preservação depende do respeito aos povos originários e à sua visão de mundo. Segundo o curador Denilson Baniwa, renomado artista amazonense,  Wametisé busca desconstruir a visão exotizada da Amazônia, trazendo uma abordagem que destaca a profundidade cultural e simbólica da região. Para Baniwa, os artistas presentes na exposição, como Duhigó e Dhiani, não apenas ocupam espaços na arte contemporânea, mas também contribuem para ampliar seu vocabulário e perspectivas. “Pensamos que esses artistas, podem ser como se há um espaço na arte contemporânea atual no mundo, pode ajudar a trazer novos termos para a arte, um novo vocabulário, que nos ajude a pensar o que é essa arte hoje”, explica o curador. A proposta é que, assim como os “wametisé” são essenciais para os povos indígenas, esses novos termos e narrativas podem redefinir a forma como a arte é pensada globalmente. E por ai!

Garantir o pleno emprego por meio da educação industrial voltada para a qualificação de profissionais da Qualidade para atender às necessidades da Zona Franca de Manaus (ZFM). Esse é um dos objetivos da Q3 Qualidade – Educação Industrial, primeira escola do Brasil exclusivamente dedicada à formação de operadores e inspetores de Qualidade especializados em Indústria 4.0, que completa seis meses de fundação com quase 140 alunos diplomados em cinco turmas formadas desde a sua inauguração, em agosto do ano passado. Parte desse objetivo foi concretizada na terça-feira (11), com a entrega dos diplomas a 58 alunos, que se formaram nos cursos de Inspetores Especialistas em Injeção Plástica e SMD/PBA (placas eletrônicas). A cerimônia foi realizada no Senai, no Distrito Industrial, e contou com a presença de representantes dos poderes públicos e do setor privado, além de professores e familiares dos formandos, que agora estão aptos a atender a uma demanda crescente das indústrias da ZFM. Muito bom!

Um dos maiores compositores da história do Festival de Parintins, o cantor Chico da Silva terá participação especial na abertura da temporada do #Toadas, marcada para o dia 30 deste mês (Divulgação)

A abertura da temporada 2025 do #Toadas, marcada para o dia 30 deste mês, a partir das 16h, terá a participação especial de Chico da Silva, um dos maiores compositores da história do Festival de Parintins. A programação de estreia também terá uma roda de toadas com Tony Medeiros, que foi amo do boi Garantido por 23 anos. Além disso, show dos dois apresentadores oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, Israel Paulain e Edmundo Oran.  O levantador oficial do Garantido, David Assayag, irá se apresentar em outra data da programação do evento, por questão de agenda, informam os organizadores. Nessa nova temporada, os eventos serão todos abertos ao público, gratuitos, realizados no Mirante Lúcia Almeida, no Centro. No cronograma de 2025, além da abertura no dia 30, já estão programados shows nos dias 05 e 12 de abril e em 10 de maio, sempre com artistas de peso para defender as toadas que marcam a história do Festival de Parintins e os lançamentos mais atuais. Já estão confirmados, além de David Assayag, o levantador de toadas oficial do Caprichoso, Patrick Araújo, o amo do Garantido, João Paulo Faria, e artistas como PA Chaves, Klinger Júnior, Arlindo Neto, Mara Lima e Márcia Siqueira. Bom demais!

A Semana do Consumidor do Shopping Ponta Negra, que começou na última quinta-feira (13). Lojas dos segmentos de vestuário, bolsas e calçados participantes da ação, estão distribuindo brindes e vouchers de descontos para os clientes até o dia 21 de março. Entre as lojas do segmento que fazem parte da ação estão a Adidas, Hering, Shop do Pé, Santa Lola, Usaflex, Picadilly, Liz Lingerie, Lança Perfume, Container Baby e a Bagaggio, especializada em malas e bolsas. Para ter acesso a descontos, o cliente deve baixar o aplicativo Clube Ponta Negra e emitir o cupom digital da loja participante selecionada. E, para concorrer aos descontos da Roleta Premiada, basta apresentar o voucher gerado pelo app no lounge do Piso L1, das 16h às 20h, girar a roleta e contar com a sorte. A ação é limitada a um giro por CPF. Que tal?

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Conquista Puranga, da Comunidade Bela Vista devolveu 250 quelônios à natureza (Noir Miranda)

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), devolveu 250 quelônios à natureza no sábado (15). No total, foram soltos 192 tracajás (Podocnemis unifilis) e 58 irapucas (Podocnemis erythrocephala). A ação ocorreu na comunidade Bela Vista do Jaraqui, em Manaus, mesmo local onde os ovos são plantados e cuidados pelo período de seis meses. Segundo Shayene Rossi, gestora da Reserva, o monitoramento nesta comunidade existe há seis anos, realizado de forma voluntária por uma família da região. “Com todas as dificuldades, mesmo com a seca e as mudanças climáticas, eles continuam sempre na luta, em busca de melhorar e garantir a preservação dos quelônios para as futuras gerações. O índice de sobrevivência dos quelônios já é muito baixo por natureza, então o monitoramento auxilia. Esse é um trabalho fundamental para a conservação e preservação dos bens da RDS”, explicou. A soltura segue a metodologia desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Projeto Pé-de-Pincha. Entre agosto e setembro, comunitários coletam os ovos nas praias, campinas e barrancos, e colocam em chocadeiras que simulam o habitat natural dos animais. Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem até endurecerem o casco e atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança. A Reserva possui outros cinco pontos de soltura de quelônios, nas comunidades Barreirinha, Nova Esperança, São Francisco do Chita e Arara. Os próprios moradores são responsáveis por todo o monitoramento, e o realizam há dez anos com o apoio da Sema. Maravilha! 

Saudável iniciativa do Correio Braziliense, destacando a importância da democracia, da constituinte e da constituição. Pilares da resistência cívica que enchem de orgulho a alma dos brasileiros. Lamento, contudo, nessa linha, que os organizadores dos eventos tenham deixado de convidar o patriota Bernardo Cabral. Deplorável omissão. Inacreditável ingratidão. O ex-senador, ex-presidente da OAB Nacional e ex-ministro da justiça, Bernardo Cabral, trabalhou incansavelmente como relator-geral da constituinte. A Constituição jamais poderá ser exaltada, debatida ou escrita, com isenção e grandeza, sem lembrar o nome de Bernardo Cabral. A legítima história republicana precisa ser escrita com o celebro. Pena que alguns insistam em escreve-la com os pés. (Vicente Limongi Netto

BDay

Luís Carlos Martins Mestrinho (no Porto-Portugal), Ana Paula Perrone, Rodrigo Monteiro de Paula, Mykael Carlysson figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta segunda-feira, 17 de março. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Meu amigo de vários anos, o Cel. PM, Agnelo Batista de Lima Júnior, secretário-executiva da Defesa Civil, celebrou ontem, mais uma virada de folhinha. O festejo foi em casa com a família. Parabéns
Paraense da gema, dona Celízia Gonçalves foi quem preparou o banquete amazônico oferecido por sua filha arquiteta e urbanista, Carla Rocha, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na loja Wood Decor no fim de semana

Filho dos meus amigos Gracélia e José Arthur Oliveira, João Benacon de Oliveira celebrou ontem em São Paulo-Capital, mais um março na sua vida, o festejo foi na companhia da irmã Isabella e de sua noiva, Renata Guedes. Parabéns, João
As queridíssimas Graça Ferraz e Sonia Jinkings deram o de suas graças, no almoço do fim de semana no concorrido restaurante Tio Armênio. O papo entre as duas rolou as solto. Danadas
A psicóloga Aline Rocha e a advogada Marly Capote figuravam entre as muitas amizades da comunicadora Conceição Oliveira, do Programa Figuras, sábado no Tropical Hotel Executive
Mazé Mourão, Tony Santos, Maza Said Lopes. Fernando Salignac, Baby Rizzato, Cleide Sousa, Alberto Chã Filho e David Reis, aniversariante da temporada, celebrando a arquiteta Carla Rocha
Ana Ruth Fernandes, Virna Miranda Pereira, Antonia Brito , Hebe Pereira, Helô Veloso de Lima, Socorro Siqueira e Iriane Raposo da Câmara prestigiando niver da apresentadora do Programa Figuras, Conceição Oliveira