

Iniciaram as obras do hotel de selva 5 estrelas projetado pelo arquiteto croata Marko Brajovic, “Mirante do Madadá” em Novo Airão no Amazonas. Uma experiência multissensorial, de profunda conexão com o ecossistema da floresta amazônica. Essa é a proposta do hotel Mirante do Madadá, projeto integrante da exposição Amphibious – vivendo entre a água e a terra na Amazônia, criada pelo Atelier Marko Brajovic para a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.
Com base no tema curatorial “Como vamos viver juntos?”, o Atelier Marko Brajovic levou para o evento nove soluções de arquitetura, educação e comunicação em andamento na floresta amazônica.
O Mirante do Madadá, a ser instalado nas margens do Rio Negro, em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, apresenta arquiteturas “sementes”: distribuídas de forma orgânica no território, seguindo a topografia do terreno e respeitando a vegetação nativa. São estruturas leves e fluídas, que equilibram espaços abertos e fechados para proporcionar uma experiência de imersão inédita na Amazônia.
As acomodações casulo são conectadas aos outros espaços por meio de passarelas que serpenteiam pela floresta. Maior das construções, a Casa Coletiva é o coração de todo o complexo, ao reunir recepção, concierge, bar, restaurante, espaços expositivos e a piscina. É o ambiente de convívio e trocas, que ainda se abre para vistas do rio.
O espaço de bem-estar leva o nome de Casa de Cura, com arquitetura inspirada na morfologia da Vitória Régia. Propriedade irmã do Mirante do Gavião, o Mirante do Madadá com previsão de abertura para 2025 ou 2026. Aguardem!
Eletros apresenta crescimento histórico do setor eletroeletrônico em reunião com a Suframa

Em reunião, ontem (25), com a Suframa, a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) apresentou os resultados do segmento em 2024 e discutiu a necessidade de alterações em Processos Produtivos Básicos (PPBs) de produtos como condicionadores de ar e televisores. Participaram da reunião o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o presidente-executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, e o diretor de Política Industrial da entidade, Thiago Rodrigues. De acordo com os dados apresentados pela Eletros, o setor eletroeletrônico registrou crescimento de 29% em relação a 2023, alcançando produção de 118 milhões de unidades. Conforme o presidente-executivo, Jorge Júnior, esse aumento foi impulsionado, principalmente, pela produção de televisores e aparelhos de ar-condicionado, que são fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM). Jorge Júnior destacou o papel da Suframa na expansão do setor e na atração de novas empresas para a ZFM. “O Brasil se consolida como o segundo maior polo produtor de ar-condicionado do mundo, atrás apenas da China. E toda essa produção é feita em Manaus graças ao apoio da Suframa com os pleitos de PPBs e com a chegada de novas indústrias para o segmento”, afirmou. A Eletros informou que pretende pleitear mudanças para garantir maior competitividade e atender à crescente demanda do mercado. É por aí!
Carnaval 2025: Governo do Amazonas fecha acordo com o Ecad e Prefeitura de Manaus se nega a pagar direitos autorais
O Carnaval no Amazonas se divide entre festejos na rua, blocos, bandas e desfile de escolas de samba. A folia já começou bem antes da data oficial em diversos estados, mas um impasse ameaça os direitos de compositores que têm suas músicas tocadas neste período: a falta de acordo para o pagamento dos direitos autorais de execução pública para o Carnaval na capital Manaus. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fechou as negociações com o Governo do Estado, por meio da AADC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural), e a remuneração dos compositores está parcialmente garantida por meio dos editais sob responsabilidade da administração estadual. Já a Prefeitura de Manaus, que responde por outra parte da realização do Carnaval, relacionada aos termos de seu edital e de sua responsabilidade, não aceitou sentar à mesa e pagar o licenciamento musical, ignorando a Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Desta forma, o Ecad entrará com uma ação judicial para fazer a cobrança. Na capital, o Carnaval é organizado em parceria entre as gestões estadual e municipal. E agora, José?
Casarão de Ideias irá restaurar Escolar Estadual e criar novo espaço cultural no Centro

Prestes a completar 15 anos de fundação – em abril de 2025 – o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) dá mais um passo em prol da preservação histórica e arquitetônica da cidade de Manaus: o restauro e a reforma do prédio onde funcionou o antigo Grupo Escolar Saldanha Marinho, localizado na rua de mesmo nome, no Centro. Segundo o diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes, esse já era um desejo antigo e que, finalmente, está sendo concretizado por meio de um convênio firmado com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração (Sead), e apresenta um novo momento do centro cultural. Construído em 1901, no governo de Silvério José Nery e chamado num primeiro momento de Escola Modelo, o prédio foi tombado como Monumento Histórico do Estado no ano de 1988, pelo Decreto nº 11.191, e conta com seis salas de aula, todas localizadas em um único pavimento. “O prédio é uma joia e, como tal, merece essa valorização. Esse será mais um presente do Casarão de Ideias para Manaus”, finaliza João Fernandes. Aplausos pela iniciativa!
TCE-AM alinha estratégias para obter nota máxima em avaliação de desempenho dos tribunais
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está mobilizando seus setores para alcançar o nível 4 de excelência (maior nível) na avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Caso obtenha sucesso, o TCE-AM será o primeiro Tribunal de Contas estadual a atingir plenamente esse patamar. A reunião inicial, realizada na quinta-feira (20), contou com a presença de diretores, chefes de setores e representantes de gabinetes, marcando o início do plano estratégico que será desenvolvido até a próxima avaliação, prevista para o segundo semestre de 2026. Durante o encontro, foram apresentados os objetivos do tribunal para aprimorar sua atuação e elevar sua classificação dentro dos Critérios de Avaliação e Transparência dos Tribunais de Contas (QATC), utilizados no MMD-TC. De acordo com o secretário-geral de Administração do TCE-AM e coordenador do MMDTC no Amazonas, Antônio Rosa, o tribunal está atualmente em transição do nível 3 para o nível 4, o que exige aperfeiçoamento de processos de trabalho, especialmente no controle externo. Muito bom!
Amazonas divulga turismo de aventura e natureza em Los Angeles

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), participou da Travel & Adventure Show – LA Show, realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Único representante da região Norte do Brasil, o Amazonas foi um dos nove expositores do estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Durante os dois dias da LA Show cerca de 100 atendimentos foram realizados. Durante a programação da LA Show, considerada uma das maiores feiras no segmento turístico de aventura e natureza, A Amazonastur realizou sorteios para os operadores de turismo com objetivo de apresentar os principais atrativos do estado e fortalecer parcerias. Os Estados Unidos é um dos principais emissores de turistas para o Amazonas, de acordo com os dados da Amazonastur. Muito bom!
Antonio Franco Andrade é o novo presidente da Abrasel/AM
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amazonas tem novo presidente. Franco Andrade foi aclamado na manhã de ontem (25), no auditório da Amazonastur, localizado no bairro Tarumã, durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária da Abrasel no exercício de 2025, e assumiu o comando da entidade para o triênio 2025-2028. Junto a ele, também foram eleitos os novos membros do Conselho de Administração e Fiscal da associação no estado. Empresário por vocação, Franco Andrade, 41 anos, é casado e pai de uma filha. Formado em Administração de Empresas, ele está à frente da Franco’s Pizza desde 2014, ano em que também se associou à Abrasel no Amazonas. Franco assume o cargo anteriormente ocupado por Rodrigo Zamperlini, que passa a integrar o Conselho da entidade. Entre as metas da nova gestão, estão a continuidade das ações positivas e transparentes da Abrasel, o fortalecimento da representatividade da associação tanto no Amazonas quanto em nível nacional e a união do setor em prol do seu crescimento. Experiente na entidade, Franco Andrade participou da administração anterior como membro do Conselho, o que o credencia ainda mais para o desafio de liderar a Abrasel pelos próximos três anos.
Manaus e São Paulo podem vir a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco

Manaus e São Paulo podem vir a integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco, que incentiva a cooperação entre destinos onde a criatividade é ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável. As candidaturas das capitais paulistana, na categoria Cinema, e do Amazonas, na área de Gastronomia, para representar o Brasil foram confirmadas na segunda-feira (24) pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte os ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores). No total, foram analisadas 23 localidades, das quais 9 obtiveram a classificação mínima. A decisão considerou vários critérios da Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciência e a Cultura (Unesco), como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a história e o patrimônio dos municípios. A disputa também se baseou em quesitos como a qualidade da apresentação das cidades nas línguas inglesa ou francesa e os materiais de divulgação, a exemplo de fotos e websites. Também nortearam o processo de seleção o equilíbrio e o potencial regional para atuar em rede, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação internacional na Rede. A partir de agora, São Paulo e Manaus serão submetidas à apreciação da Unesco. As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da entidade até 03 de março, à meia-noite, horário de Paris (20h no horário do Brasil).

Mais de 21 mil famílias do Amazonas podem solicitar instalação gratuita da nova parabólica digital até 30 de junho
Moradores de todo o estado do Amazonas ainda podem trocar suas parabólicas tradicionais pelo kit gratuito com a nova parabólica digital. O prazo para solicitar a instalação termina em 30 de junho, às 20 horas. O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população na migração da tecnologia. A estimativa é que pelo menos 21,3 mil famílias possam ter direito ao benefício. Com a nova parabólica digital, as famílias poderão assistir a mais de 80 canais com som e imagem de alta qualidade, sem interferências. Para receber o novo equipamento, é necessário estar inscrito em algum programa social do Governo Federal e possuir uma parabólica tradicional em funcionamento. A instalação é realizada sem custo para as famílias elegíveis. Com mais de 4,7 milhões de instalações gratuitas já concluídas, a Siga Antenado reforça a importância de agendar o quanto antes a substituição. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou acessar o site sigaantenado.com.br. Olho vivo!

BDay
Luana Barros de Carvalho, Rodolfo Chamma, Maria Helena Pinheiro, Joaquim Fonseca Gouveia, Lysla Borborema Blash e Fadul Bacry figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 26 de fevereiro. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





