Presidente do TCE-AM participa do lançamento do Painel ClimaBrasil em Brasília

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, participou, na terça-feira (18), do lançamento do Painel ClimaBrasil, em Brasília. Durante o evento, a conselheira destacou a importância da iniciativa para fortalecer a fiscalização ambiental e aprimorar a governança climática no Brasil.

“A crise climática impõe desafios sem precedentes, e o Amazonas, por sua biodiversidade e importância estratégica, está no centro desse cenário. Nosso papel vai além da análise de contas públicas; temos a responsabilidade de garantir que os recursos destinados ao combate às mudanças climáticas sejam aplicados de forma eficaz e transparente”, afirmou Yara Amazônia Lins.

A iniciativa, coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), adapta para o contexto brasileiro o ClimateScanner, ferramenta global de avaliação das políticas climáticas dos governos. O coordenador da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, que também preside o Comitê de Meio Ambiente do Instituto Rui Barbosa (IRB), reforçou a importância da participação das cortes de contas no fortalecimento da governança climática.

O ClimateScanner é um projeto global conduzido pelo TCU com apoio de um grupo executivo formado por 18 Instituições Superiores de Controle (ISC), no âmbito da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). A metodologia permite que os órgãos de auditoria avaliem de forma rápida a governança climática, o financiamento climático e a eficácia das políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Durante o evento, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, apresentou os objetivos do Painel ClimaBrasil, destacando a importância de uma atuação conjunta dos Tribunais de Contas para consolidar um panorama nacional das ações climáticas dos governos brasileiros. Os dados coletados serão apresentados na COP 30, reforçando o compromisso do Brasil com a transparência e a governança ambiental.

Por indicação do novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), o senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) será o relator no Senado Federal do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que dá continuidade à regulamentação da Reforma Tributária (Divulgação)

O senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) foi indicado, ontem (19), para ser o relator no Senado Federal do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que dá continuidade à regulamentação da Reforma Tributária. A indicação do nome foi a primeira decisão tomada pelo novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), logo após ele ser eleito por aclamação para presidir o colegiado no biênio 2025-2026. De autoria do governo federal e já apreciado pela Câmara dos Deputados, o PLP 108/2024 é o segundo projeto de lei que regulamenta a Reforma Tributária. Ele institui o Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de abrangência estadual/municipal. O projeto também dispõe sobre o processo administrativo tributário do IBS e sobre a distribuição para os entes federativos do produto da arrecadação do IBS, além de dispor sobre o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos). Presente na abertura dos trabalhos da CCJ, Eduardo Braga agradeceu a indicação de Otto Alencar e reforçou seu empenho como líder do MDB e como senador do Amazonas e pelo Brasil para aprovar medidas e reformas importantes para o crescimento do país. “Vossa excelência acabou de colocar mais meia tonelada de desafios nas minhas costas. Mas vamos lá, missão dada é missão cumprida. Vamos enfrentar mais esse desafio. Desejo a vossa excelência muito sucesso (na presidência da CCJ) e a bancada do MDB estará aqui para apoiar as decisões em favor do Brasil”, disse Eduardo Braga. A Reforma Tributária simplificou e deu mais transparência à matriz de impostos no país. É por aí!

Após desistências registradas na etapa de entrega de documentos dos convocados para os cargos de oficial combatente e oficial de saúde, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) divulgou, ontem (19), o chamamento de 19 remanescentes para completar as 127 vagas anunciadas, no dia 12 de fevereiro, pelo governador Wilson Lima. Para as vagas de oficiais combatentes foram convocados 120 aprovados no certame realizado em 2022. E para oficiais de saúde, foram sete convocados. O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, explicou que após a fase de entrega de documentos na segunda-feira (17), foram registradas desistências e será divulgada uma nova relação. A lista está disponível no site da PMAM e no da FGV, banca examinadora do certame, no link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmam21. Olho vivo!

Em concerto especial, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), apresenta-se nesta quinta-feira, às 20h no Teatro Amazonas reunido três grandes nomes da música clássica: Giacomo Puccini, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Samuel Barber. Imperdível

Nesta quinta-feira (20), às 20h, o Teatro Amazonas será palco de um concerto especial da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), que reúne três grandes nomes da música clássica: Giacomo Puccini, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Samuel Barber. Sob a regência do maestro Otávio Simões, como convidado da OCA, o espetáculo promete emocionar o público com vertentes distintas do romantismo. “O público vai ouvir três vertentes diferentes do romantismo. Tem o romantismo italiano do Puccini, o pós-romantismo americano do Barber e o refinamento da música russa com a ‘Serenata para cordas’ de Tchaikovsky”, destaca o maestro. A apresentação traz uma obra pouco conhecida de Giacomo Puccini, que ficou famoso mundialmente por suas óperas. Já Samuel Barber, representante do século XX, traz ao programa um toque moderno, mas ainda carregado de lirismo. Seu “Adagio para Cordas” é uma das peças mais emocionantes do repertório clássico e amplamente utilizado no cinema. Para encerrar o espetáculo, a Orquestra de Câmara do Amazonas interpreta a “Serenata para Cordas em Dó Maior”, de Tchaikovsky. Considerada uma das composições mais refinadas do repertório para orquestra de cordas, a peça exige técnica e sensibilidade dos músicos. Maravilha!

Representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas (ABAV-AM) e da Azul Viagens reuniram-se, nesta terça-feira, 18, no Prooffice, localizado no Vieiralves Business Center, para estreitar parcerias e apresentar a nova executiva da operadora no Amazonas, Acre e Roraima, Tharcya Barca. A reunião também contou com a participação da coordenadora comercial do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Jaciara Campos, e da coordenadora comercial de Grupos e Eventos, Maria Katavatis. Segundo o presidente da ABAV-AM, Jaime Mendonça, o encontro teve como objetivo também fortalecer o relacionamento comercial. Durante a reunião, Jaciara Campos destacou o desafio de coordenar várias regiões, mas abraçou a responsabilidade com muito carinho e compromisso.  O encontro marcou um passo importante na colaboração entre a ABAV-AM e a Azul Viagens, reafirmando o compromisso de ambas as empresas com o setor. Muito bom!

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e a presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, em reunião na sede da Autarquia para discutir possibilidades de apoio à instituição, incluindo o envolvimento das indústrias da Zona Franca de Manaus-ZFM (Divulgação)

A Suframa e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) realizaram, ontem (19), uma reunião na sede da Autarquia para discutir possibilidades de apoio à instituição, incluindo o envolvimento das indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM). Dentre os temas abordados entre o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e a presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, foi ressaltado que empresas parceiras podem usufruir dos benefícios previstos na Lei de Dedução Fiscal para apoiar a entidade. Durante a reunião, a Apae Manaus também solicitou apoio da Suframa para a realização do Carnaval da Apae, que ocorrerá no dia 8 de março. O evento tem o objetivo de arrecadar recursos para a instituição e promover a inclusão social de pessoas com deficiência na maior festa popular do País. O superintendente destacou a importância da parceria entre a Autarquia e a entidade e convidou a Apae Manaus para participar do evento sobre ESG (Environmental, Social and Governance), que será promovido pela Suframa e pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) no dia 21 de março, no auditório da Autarquia. A presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, agradeceu o apoio da Suframa e reforçou a relevância do evento carnavalesco para a instituição. “Viemos hoje aqui na Suframa pedir esse apoio da Autarquia e já agradecendo por ter se solidarizado com a causa Apaeana, a causa da pessoa com deficiência. Já conseguimos esse suporte para o Carnaval, que será no dia 8 de março, e ficamos muito agradecidos. Fomos também convidados para o evento de ESG no dia 21 de março, onde poderemos apresentar nosso trabalho para as indústrias do Distrito Industrial”, declarou. A Apae Manaus, que está próxima de completar 52 anos de atuação na cidade. Muito bom!

Sucesso, em Aracaju, segundo o site Migalhas, destacado pelo site JPRevistas, a hamburgueria vendendo sanduiches com nomes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Muito pedidos para o sanduba do ministro Alexandre de Moraes, cheddar com bacon. O mais procurado por lanches robustos. Já Gilmar Mendes recebe nome para um suave catupiry com cebola. Ministro Flávio Dino, por sua vez, leva sanduíche com queijo coalho e catupiry. Outro com boa saída é o sanduiche com cheddar e cebola caramelada, com o nome do ministro Roberto Barroso. Como Chacrinha tinha razão, “na natureza nada se cria, tudo se copia”, setores antenados em novidades, pensam em abrir restaurante em Brasília especializado em culinárias regionais. Pesquisaram o mercado e estão animados. Cozinheiros da empreitada já bolaram cardápio que promete agradar aos diversos paladares. Figuras públicas de relevo presentes no noticiário político serão homenageadas.  O prato com o nome de Bolsonaro, por exemplo, será a saborosa buchada de bode; general Braga Neto, tatu à milanesa. O cliente vai adorar o pirarucu de casaca, de Anderson Torres. O sarapatel de Alexandre Ramagem ou a galinha à cabidela, de Almir Garner igualmente prometem. O cheiro da comida nordestina é cativante. O futuro restaurante contará com 34 pratos. Todos com forte pimenta. (Vicente Limongi Netto)

Com certa indignação o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), cobra o Governo Federal da tribuna do plenário Ruy Araújo, a retomada das obras da rodovia BR-319 (Divulgação)

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), voltou a se indignar, ontem (19), na tribuna do plenário Ruy Araújo, com a morosidade do Governo Federal com a retomada das obras da rodovia BR-319. “O Brasil precisa olhar para o Amazonas como um estado que faz parte da Federação, que tem direitos e que precisa ter a BR-319 pavimentada. Por que as estradas do Pará saem? Por que as obras em outros estados saem e a BR-319 não sai?”, argumentou o presidente. Para o deputado presidente, o Governo Federal precisa ter a sensibilidade de olhar para as necessidades dos amazônidas e o compromisso de garantir o ir e vir do cidadão, o que favorece não apenas a dignidade humana, mas também a economia e os ecossistemas regionais. Cidade voltou a cobrar que o Governo Federal retome a pavimentação do trecho do meio da BR-319. Ele sugeriu ao deputado Sinésio Campos, líder do PT na Aleam, que atue na intermediação junto à Presidência da República para que os deputados estaduais, juntamente com a bancada federal do Amazonas, possam apresentar, pessoalmente, os argumentos em defesa da recuperação viária da rodovia. O parlamentar relembrou, ainda, que a falta de responsabilidade com os cidadãos do Amazonas é tanta que, há dois anos, as pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim colapsaram, levaram a óbito quatro pessoas, deixaram 14 feridos, além de terem prejudicado milhares de pessoas, sobretudo, dos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte e Manaquiri e, até agora, a recuperação não foi efetivada. É por aí!

Menores de 12 anos só poderão participar de bailes e eventos infanto juvenis, com espaço exclusivo e convenientemente separado do recinto dos adultos. A determinação é da Portaria 003/2023, da Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). À Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) cabe a fiscalização das medidas, junto à rede de proteção. Cada bloco ou banda é responsável pela proibição de entrada e permanência dos menores de 12 anos em seus eventos noturnos. Adolescentes de 12 a 15 anos precisam estar acompanhados de um adulto, ambos devidamente documentados. A medida é válida para bandas, blocos e desfiles de escolas de samba. As agremiações são responsáveis por requerer o alvará de crianças e adolescentes que participam dos ensaios e desfiles e, após a apresentação, os menores de 12 anos devem ser retirados do recinto. Muito bom! 

O Centro de Ensino Literatus anuncia a promoção “pague um, leve outro” para seus cursos livres para o mês de Fevereiro. Cinco cursos serão oferecidos durante este período: Suporte Básico à Vida, Aplicação de Injetáveis, Informática Básica, Assistência de Enfermagem no Parto, e Cálculo e Diluição de Medicamentos. O investimento varia de R$ 60 a R$ 100, e inclui certificado. Os cursos serão ofertados entre os dias 22 e 1° de março, dependendo da carga horária de cada. Os alunos matriculados nos cursos ganharão um voucher, para realizar um outro curso à sua escolha, de maneira gratuita, além de terem direito a um cartão fidelidade que, ao completar 10 marcações, poderá escolher mais um curso de capacitação para realizar gratuitamente. As capacitações serão realizadas na Sede Pará, localizada na rua Pará, 165, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, exceto a de Cálculo e Diluição de Medicamentos, que acontecerá na unidade localizada na avenida Autaz Mirim, 5924, no  bairro São José Operário, próximo ao Shopping Grande Circular, Zona Leste. Que tal?

BDay

Ruth Antony Skobot, José Carlos Lima, Lúcia Frota, Crislan Alves, Necy Raphael, Américo Gorayeb figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Professor e Mestre da nossa briosa UFAM, meu amigo José Carlos Lima é um dos celebrados aniversariantes desta quinta-feira. Fomos de trabalho nos bons tempos da Moto Importadora. Parabéns, meu querido. Vida longa
Muito querido na alta sociedade manauense, Weimarina e Dahilton Cabral vivem em eterna lua de mel, desfrutando as boas coisas de um casamento feliz e equilibrado que lhes deu filhos e netos. Coisa boa]
Incensado artista plástico, José Stênio continua encantando o público com suas telas coloridas e vibrantes, retratando muito bem a flora amazônica e o cotidiano de Manaus. Gosto dele
A globe trotter manauense Débora Benchimol em uma de suas muitas viagens pelo mundo. Desta feita, na Filipinas. Tem coisa melhor do que conhecer outras culturas? Duvido
Fervendo ontem à noite no inoxidável e tradicional Bar do Armando, os queridos artistas amazônidas Márcia Siqueira, Rui Machado e Marcelle Almeida. Trio empoderado
O comunicador Alberto Lobato muito bem acompanhado de Norma e Antonio Silva em tempo de folia pré-carnavalesca no Studio 5. Gosto deles