

Na primeira reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) em 2025, realizada na sexta-feira (09), o governador Wilson Lima se comprometeu a regulamentar a Lei 6.289, que permite a negociação de débitos tributários. “Estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível, garantindo que as empresas possam se regularizar e continuar operando de forma competitiva”, anunciou.
No encontro, que reuniu empresários e gestores públicos, o presidente da Fieam, Antonio Silva, reforçou a importância de ações que reduzam a dependência de importações e fomentem a exploração sustentável da biodiversidade local.
“Precisamos incentivar a pesquisa e a inovação para criar produtos que não dependam tanto de importações. Além disso, a exploração responsável dos recursos naturais, como no pólo mineral, que pode gerar um fluxo de negócios significativos sem agredir o meio ambiente”, assinalou Silva, ao afirmar que a Fieam e as demais entidades do setor produtivo reforçam a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM), responsável por cerca de 70% da atividade econômica do estado.
“A ZFM é fundamental para o Amazonas. Sem ela, estaríamos em uma situação muito mais difícil. Precisamos continuar defendendo esse modelo que gera emprego e renda sem desmatar ou poluir”, disse, ao destacar o compromisso conjunto de fortalecer o diálogo entre o setor industrial e o governo, visando ao desenvolvimento sustentável e a manutenção da competitividade do polo industrial do Amazonas”.
Wilson Lima lembrou que a indústria é o setor que mais gera emprego e renda no Amazonas. Lima pontuou projetos como a pavimentação da BR-319, a modernização da AM-010 e a reconstrução da AM-352, além de iniciativas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
“A indústria é vital para o Amazonas. Sem ela não há comércio, não há desenvolvimento. Nosso papel é não atrapalhar os setores produtivos e garantir que eles tenham as condições necessárias para prosperar”, comentou o governador.
O presidente do Cieam, Luiz Augusto Rocha, destacou a importância da união entre as entidades e o governo para superar desafios. “Trabalhamos juntos em 2024 e alcançamos resultados significativos. A luta continua em 2025, e precisamos manter essa união para defender os interesses do Amazonas”, pontuou.
O presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge Júnior, também mencionou o apoio do governador Wilson Lima ao setor produtivo, especialmente durante a pandemia. “O governador foi fundamental para garantir que as indústrias continuassem funcionando, evitando o desabastecimento do país. Sua liderança foi essencial para superarmos momentos críticos”, disse.
Destacando avanços históricos e ações prioritárias prefeito David Almeida entrega Mensagem Governamental na CMM

O Prefeito de Manaus, David Almeida, abriu ontem (10) os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), entregando a Mensagem Governamental, onde destaca os avanços históricos alcançados no primeiro mandato e as ações prioritárias para a nova gestão, com foco em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança e mobilidade. Em seu discurso, o chefe do Executivo municipal reforçou seu compromisso com a população e destacou que, para este novo mandato, o objetivo é consolidar os avanços já alcançados e acelerar a implementação de projetos estratégicos e sustentáveis que impactem diretamente a qualidade de vida da população, incluindo uma proposta de reforma administrativa. “Nos últimos quatro anos, Manaus enfrentou desafios históricos, desde a pandemia até eventos climáticos extremos, como grandes enchentes e secas. Ainda assim, a cidade avançou com políticas públicas eficazes, resultando em melhorias concretas para a população. Um exemplo disso foi o reajuste no auxílio-alimentação dos servidores municipais, que cresceu de R$ 221 para R$ 512, representando um aumento de 118%, bem acima da inflação do período. Além disso, a gestão municipal fortaleceu sua estrutura administrativa, criando secretarias essenciais para habitação, produção rural e segurança pública, garantindo serviços mais eficientes”, destacou o prefeito.” O Amazonas tem 62 municípios, e somente Manaus não tinha Secretaria de Produção Rural. Manaus não tinha Secretaria de Segurança Pública. Hoje tem. Nós precisamos recriar estruturas para melhor servir a população. Enviarei, nos próximos dias, uma proposta de reforma administrativa”, declarou o prefeito David Almeida, em seu discurso, em plenário. As ações refletem o compromisso da gestão em promover uma Manaus mais moderna e eficiente, com investimentos que impactam diretamente a vida da população. É por aí!
Técnica de lapidação de pisos vem ganhando espaço nas residências
A lapidação de pisos é uma técnica que vai além da estética, proporcionando durabilidade e resistência às superfícies. Comumente utilizada em ambientes comerciais e industriais, a técnica vem ganhando cada vez mais espaço também em residências, oferecendo um acabamento de alto brilho e aumentando a vida útil do piso. Essa busca por durabilidade e beleza tem feito da lapidação uma tendência crescente. Segundo o supervisor de Obras da construtora amazonense Tecobras, engenheiro Endrio Miranda, a lapidação de pisos não só proporciona um visual sofisticado, mas também aumenta a resistência, aprimora a funcionalidade e amplia a durabilidade das superfícies, oferecendo uma solução eficaz para diversos ambientes. A Tecobras é empresa amazoennse especializada em uma ampla gama de serviços de consturução civil, Fica localizada na rua Ramos Ferreira, 2025, Prça 14 de Janeiro, telefones (92) 98477-0801 e (92) 3673-2783. Vale conhecer!
TCE-AM terá 119 processos em pauta na sessão desta terça-feira

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) devem julgar 119 processos durante a 2ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que será realizada a partir das 10h desta terça-feira (11). Com processos que retornam a julgamento após pedidos de vistas dos conselheiros, a pauta de adiados terá sete procedimentos em apreciação, sendo duas prestações de contas anuais; dois recursos; dois embargos de declaração e uma representação. Já a pauta do dia terá 112 processos, sendo 50 recursos; 34 representações; 19 prestações de contas anuais; quatro embargos de declaração; três denúncias; além de uma fiscalização de atos de gestão. Entre as prestações de contas em julgamento estará a do ano de 2022 da Câmara Municipal de Guajará, de responsabilidade de Fredson Moraes de Souza; também de 2022 da Câmara de Canutama, de responsabilidade de Maria Aparecida Siqueira de Almeida Teixeira e ainda da Câmara de Boca do Acre, referente à 2023, de responsabilidade de Taisa de Oliveira Onofre. A Sessão contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Corte de Contas amazonense, entre elas o canal oficial do TCE-AM no YouTube.
Grupo Jurubebas de Teatro estreia espetáculo inédito ‘Vila dos Vagalumes’
Quando a construção invasiva de um parque de diversões – em meio a uma vila de vagalumes encantados – ameaça o corpo e o espírito, um curumim se transmuta em forma de bicho-gente para preservar o mundo de tais seres e salvar a espécie. Essa é a história de “Vila dos Vagalumes”, espetáculo inédito do Grupo Jurubebas de Teatro, que faz a sua estreia nos dias 13 e 14 de fevereiro, sempre às 19h30 no Buia Teatro Company (Rua Dona Libânia, 300, Centro, próximo ao Teatro Amazonas). O processo criativo de “Vila dos Vagalumes” nasce a partir de um desejo do grupo de se aproximar cada vez mais das narrativas amazônicas, o que aconteceu com a montagem anterior “Tucumã & Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu”. Desde então, Felipe Maya Jatobá e Robert Moura assumiram a direção e dramaturgia da obra e se embrenharam no meio das matas para entrar no universo sobrenatural das encantarias amazônicas, trazendo um olhar lúdico para a encenação deste espetáculo. A peça faz uma reflexão sobre como a urbanização descontrolada pode afetar não somente os ecossistemas, mas também o mundo das encantarias. A entrada é gratuita e o espetáculo contará com Libras e acessibilidade como rampas e staffs de apoio. Vale conferir!
Vereador Coronel Rosses repudia fala de Lula e convida a população à voltar as ruas: “O Brasil quer o impeachment”

O vereador Coronel Rosses (PL), repudiou na sexta-feira (07), as do presidente Lula (PT), sobre a alta do preço dos alimentos. O presidente alegou que “se o alimento está caro é só o brasileiro não comprar”. Diante da nova declaração de Lula na quinta-feira (6), o vereador defendeu a volta da oposição às ruas para protestar contra as agendas políticas e econômicas do governo federal. “A população não deve aceitar passivamente os impactos das decisões do governo Lula que só prejudica o brasileiro. O Brasil quer o impeachment e dia 16 de março nós voltaremos às ruas em Manaus e em todo Brasil no ato Fora Lula para intensificar a mobilização e manter pressão constante contra essas falas e medidas do Lula que afrontam a nossa sociedade”, declarou Rosses. A declaração de repúdio do vereador aconteceu após Lula sugerir que os consumidores boicotem alimentos caros como estratégia para falas conter a inflação. A fala do presidente foi dada em meio ao aumento da inflação dos alimentos no país. O Ato #Fora Lula ocorrerá no dia 16 de março em todo o Brasil. Em Manaus, a concentração deve acontecer na Ponta Negra, zona Oeste da cidade.as agendas políticas e econômicas do governo federal. “A população não deve aceitar passivamente os impactos das decisões do governo Lula que só prejudica o brasileiro. O Brasil quer o impeachment e dia 16 de arço nós voltaremos às ruas em Manaus e em todo Brasil no ato Fora Lula para intensificar a mobilização e manter pressão constante contra essas falas e medidas do Lula que afrontam a nossa sociedade”, declarou Rosses. A declaração de repúdio do vereador aconteceu após Lula sugerir que os consumidores boicotem alimentos caros como estratégia para conter a inflação. A fala do presidente foi dada em meio ao aumento da inflação dos alimentos no país. O Ato #Fora Lula ocorrerá no dia 16 de março em todo o Brasil. Em Manaus, a concentração deve acontecer na Ponta Negra, zona Oeste da cidade.
“Feijuca Unidos do Nacer” garante muito samba, feijoada e solidariedade
Os cantores Prata Filho e Prince do Caprichoso, o grupo Cacildis e o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Vitória Régia são as atrações confirmadas para animar a “Feijuca Unidos do Nacer”, ação que une solidariedade e alegria carnavalesca. A festa acontece no próximo sábado (22), a partir das 12h, no salão de eventos do Sesi Clube do Trabalhador, localizado na Av. Cosme Ferreira, nº 7.399, bairro São José I. Promovida pelo Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (NACER), a feijoada solidária tem como objetivo arrecadar fundos para manter os projetos sociais da instituição, como o “Sítio da Vó Ulda”, que oferece atividades educacionais, esportivas e artísticas para crianças; o projeto Girassol, voltado para pessoas em situação de rua; entre outros, incluindo o acolhimento de famílias venezuelanas em sua sede. Os ingressos estão à venda no site: conteudo.nacer.org.br/vendas-feijuca-unidos-do-nacer.
Alunos de escola indígena viajam a Brasília para receber ‘Selo Ouro de Alfabetização’

Os alunos Isis Rayssa da Silva Vieira, João Miguel da Conceição Gomes e Eduardo Lisboa Vieira da Silva, da escola indígena municipal Kanata T-Ykua, na comunidade Três Unidos, do povo Kambeba – rio Negro, viajaram no domingo (09), para Brasília (DF). Os estudantes foram receber o Selo Ouro, da campanha do governo federal “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, e representam a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A cerimônia de entrega do Selo Nacional aconteceu ontem (10) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Asa Sul, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A premiação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece os esforços da gestão municipal na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças, marcando um avanço significativo no compromisso com a educação de qualidade. Para o gestor da escola Kanata T-Ykua, professor Raimundo Cruz da Silva, o prêmio representa todo trabalho pedagógico desenvolvido durante o ano de 2024 na rede de ensino. Selo Ouro é conferido aos municípios que alcançam entre 85 e 100 pontos no processo avaliativo, que considera critérios técnicos e pedagógicos rigorosos. Manaus se destacou em várias áreas, incluindo a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a implementação de programas como o Alfabetiza Manaus, que visa a recomposição da aprendizagem e a correção do fluxo escolar, e o Programa Educa +, que também contribuiu para essa conquista. Parabéns!
Projeto Escritor 2025
Especialista em marketing literário e diretora da maior agência de promoção de livros do Brasil, Lilian Cardoso, realiza nos próximos dias 11, 12 e 13 de fevereiro o Projeto Escritor 2025. As inscrições são gratuitas e os encontros acontecem no Youtube, sempre com início às 20 horas. Cada aula será temática: o primeiro dia é voltado à escrita, com orientações sobre pesquisa, organização e criatividade para o autor desenvolver um estilo próprio dentro do seu gênero literário. A publicação é o tema da segunda noite, quando Lilian abordará as tendências editoriais para 2025: e-book, audiolivros, Amazon KDP, publicação independente e editoras. Já a terceira e última aula é sobre a etapa de divulgação do livro – antes, durante e após ser publicado. Os participantes receberão insights para aprender a conquistar leitores com um marketing criativo e descomplicado.Lilian promete um workshop repleto de tendências editoriais, bastidores dos best-sellers, vendas, além de espaço para perguntas ao vivo dos participantes. O evento é indicado para autores iniciantes, que não sabem por onde começar, quem já tem livro publicado, mas não sabe como divulgar, e quer aprender mais sobre o mercado e os caminhos seguidos pelos best-sellers. Local: https://www.youtube.com/@LilianCardoso
Inscrições: https://liliancardoso.com.br/evento/

Sine Amazonas divulga 163 vagas de emprego para esta terça-feira
O Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 163 vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (11). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Olho vivo!

BDay
GALERIA





