Fieam reconhece desempenho da bancada federal do Amazonas na aprovação da reforma tributária

A aprovação da reforma tributária, com a garantia da Zona Franca de Manaus (ZFM), mobilizou as lideranças do setor produtivo para o ato de reconhecimento ao desempenho da bancada federal amazonense, ontem (07), no Sesi Clube do Trabalhador do Amazonas.

O encontro contou com a presença de senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, deputados federais Fausto Junior, Pauderney Avelino, Saullo Viana (licenciado) e Sidney Leite, representantes de entidades do setor industrial, prefeito de Manaus, Davi Almeida, e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, entre outros.

Anfitrião do encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, agradeceu a presença dos senadores Eduardo Braga, relator da reforma tributária, e Omar Aziz, coordenador da bancada federal do Amazonas.

“A reforma tributária é um marco para o Brasil, mas especialmente para o Amazonas, pois preservou a competitividade do nosso polo industrial”, destacou Antonio Silva ao reconhecer o papel fundamental da bancada amazonense em garantir que as vantagens comparativas do modelo econômico fossem mantidas, assegurando a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região.

 O senador Eduardo Braga, relator da reforma tributária, destacou a complexidade do processo e a importância de manter as vantagens competitivas da ZFM. “Conseguimos equilibrar os interesses de diversos setores, desde a indústria até o comércio varejista, garantindo que a ZFM continue sendo um modelo de desenvolvimento sustentável”, explicou, ao mencionar a desoneração de produtos da cesta básica, como a farinha de mandioca, como uma vitória para a agricultura familiar e a população de baixa renda.

O coordenador da bancada federal, senador Omar Aziz, celebrou a união dos parlamentares amazonenses em defesa da ZFM. “Este é um momento histórico para o Amazonas. A reforma tributária garantiu a competitividade até 2073, o que significa segurança jurídica e atratividade para novos investimentos”, comemorou.

O presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge Júnior, representante do setor eletroeletrônico, enfatizou a importância da ZFM para a produção nacional. “Somos responsáveis por 100% da produção de televisores no Brasil e por metade dos bens de informática. A reforma tributária garantiu a continuidade de 500 mil empregos diretos e indiretos no polo industrial”, pontuou, com um alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura no Distrito Industrial de Manaus, a fim de receber novos investimentos.

O evento encerrou-se com um agradecimento coletivo aos parlamentares e técnicos que trabalharam na reforma tributária, destacando a importância da união entre o setor industrial, o governo e o legislativo para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.

A Fieam reafirmou seu compromisso em defender os interesses da indústria e garantir que a Zona Franca de Manaus continue sendo um motor de crescimento econômico e social para a região. é por aí!

De acordo com um levantamento divulgado ontem (07), pela plataforma de inteligência e benchmarking SocialMediaGov, o TCE-AM ficou em primeiro lugar entre os Tribunais de Contas estaduais com maior número de interações nas redes sociais em 2024 (Divulgação)

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) alcançou destaque nacional no cenário digital. De acordo com um levantamento divulgado ontem (07), pela plataforma de inteligência e benchmarking SocialMediaGov, o TCE-AM ficou em primeiro lugar entre os Tribunais de Contas estaduais com maior número de interações nas redes sociais em 2024. É a segunda vez, que a Corte de Contas do Amazonas aparece em primeiro lugar entre os tribunais estaduais. Quando incluído o Tribunal de Contas da União (TCU), o TCE-AM ocupa a segunda posição no ranking. A análise considerou o desempenho em cinco plataformas: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X (antigo Twitter). O levantamento avaliou curtidas, comentários, compartilhamentos e outras formas de engajamento do público com as publicações do tribunal. Para a diretora de Comunicação Social do TCE-AM, Mariana Sodré, o resultado é reflexo do esforço contínuo da equipe em produzir conteúdos de qualidade e de interesse público.  “Estar entre instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até o Supremo Tribunal Federal (STF) demonstra o empenho da nossa equipe em aproximar o trabalho da Corte de Contas do cidadão. O Amazonas está conseguindo estar entre os melhores do país, e isso é motivo de muito orgulho”, destacou. Mariana também reforçou que a estratégia de humanização e transparência nas redes sociais segue diretrizes da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins. “A aproximação do TCE-AM com o cidadão e a máxima transparência em nossas atividades são metas estabelecidas pela conselheira Yara Amazônia Lins. Este reconhecimento confirma que estamos no caminho certo, fortalecendo a comunicação pública e institucional”, completou. “O ano de 2024 foi de muito trabalho para alcançar esses resultados. Receber esse destaque é a prova de que o projeto está funcionando. Ser o primeiro Tribunal de Contas estadual neste levantamento nos motiva ainda mais a continuar produzindo conteúdos que dialoguem com a sociedade”, destacou a diretora adjunta de Comunicação, Dhyene Brissow. Parabéns!

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu início, em janeiro de 2025, à Operação Maravalha, um conjunto de ações estratégicas para combater o desmatamento na Amazônia. A iniciativa busca consolidar a redução dos índices de desmatamento alcançada nos dois primeiros anos do governo Lula, reforçando o compromisso do país com a preservação ambiental e o combate aos crimes ambientais. A operação ocorrerá ao longo de todo o ano de 2025 e abrangerá diversos estados da Amazônia. O início das ações ocorre simultaneamente em três áreas críticas para a extração e comercialização ilegal de madeira: o distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho (RO); o distrito de Moraes de Almeida, em Novo Progresso (PA); e o município de Tailândia (PA). “A cadeia ilegal da madeira é o início do processo de degradação e desmatamento da Amazônia. Os alvos alcançados na Operação Maravalha têm rebatimento no Estado do Amazonas, principalmente no município de Lábrea um dos que mais sofreu com a perda da floresta”. São palavras do Superintendente do Ibama-AM, Joel Araújo.

A Livraria Valer receberá jornalistas, influencers, fãs e convidados para o lançamento do livro “Do Mundo ao Japão: Segredos da confeitaria Yogashi”, do chef patissier Cesar Yukio que acontecerá dia 10 de fevereiro de 2025, a partir das 19h30. Taí uma boa pedida

A Livraria Valer tem o prazer de receber jornalistas, influencers, fãs e convidados para o lançamento do livro “Do Mundo ao Japão: Segredos da confeitaria Yogashi”, que acontecerá dia 10 de fevereiro (segunda-feira), de 2025, às 19h30. A noite será uma celebração da obra e do seu autor, Cesar Yukio, um dos maiores nomes da confeitaria brasileira. Com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimento internacional, Yukio é vencedor do MasterChef Confeitaria, chef executivo da Hanami Confeitaria (SP) e confeiteiro dos renomados Kinoshita (SP) e San Omakese (RJ), ambos premiados com uma estrela Michelin. A obra explora como a confeitaria japonesa contemporânea foi influenciada por países como Portugal, França e Estados Unidos, resultando em doces que combinam técnicas refinadas com ingredientes típicos do Japão. Durante o evento, ele compartilhará sua jornada profissional, inspirações e bastidores da obra em um talk show interativo, proporcionando um bate-papo descontraído e inspirador.O evento é aberto ao público, mas a compra do livro dá direito à sessão de autógrafos com o autor. O jantar será servido no estilo à la carte, com pagamento individual, permitindo que cada participante escolha sua refeição no cardápio do restaurante. Fica a dica!

O Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro) recebe neste fim de semana o espetáculo “[B]errantes”, uma coprodução internacional realizada pela Associação Gira Mundo, do Amapá, e La Corte de los Milagros, do México. A sessões acontece neste sábado (08), às 19h30, com entrada gratuita. A classificação é de 12 anos. A peça tem patrocínio do Programa Rumos Itaú Cultural 2024 e aborda os desenraizamentos e identidades em trânsito de latino-americanos, fora de suas zonas de conforto, em territórios estrangeiros, em confronto com suas semelhanças e diferenças socioculturais e políticas. “‘[B]errantes’ tem o objetivo de reunir artistas de diferentes partes e regiões do Brasil e do mundo, de diferentes continentes também, América, Europa e África, para debater questões de identidade, de colonização, de multiculturalismo, o que nos aproxima e o que nos distancia em termos de história, de memória, de consciência social, de consciência individual e coletiva”, afirma Wellington Dias. Vale conferir!

Celebrado ontem (07), Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, data que dá visibilidade à importância da presença dos povos indígenas na construção de políticas públicas, a data foi assunto de debate na Assembleia Legislativa do Amazonas (Divulgação)

A resistência indígena na busca por direitos foi celebrada ontem (07), no Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, data que dá visibilidade à importância da presença dos povos indígenas na construção de políticas públicas. Instituída pela Lei nº 11.696/2008, a data relembra a morte de cerca de 1,5 mil indígenas, em 7 de fevereiro de 1756, durante a Batalha de Caiboaté, no Rio Grande do Sul. A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) destaca a produção legislativa voltada à garantia de direitos da população indígena, que no Censo Demográfico de 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que há cerca de 1,7 milhão de indígenas no Brasil falando cerca de 250 línguas. Um dos exemplos é a Lei Ordinária nº 6.553, de 6 de novembro de 2023, oriunda do PL nº 261/2023, de autoria do deputado Wanderley Monteiro (Avante). A legislação institui o dia 5 de junho como “Dia do Indigenista”, data a ser comemorada anualmente no Amazonas, em homenagem ao aniversário de morte do indigenista Bruno Pereira, assassinado junto com o jornalista britânico Dom Philips, no Vale do Javari. “O objetivo não é apenas homenagear Bruno Pereira e Dom Phillips, mas também reconhecer todos os indigenistas que se dedicam diariamente a essa causa. Esses profissionais desempenham um papel crucial na proteção dos direitos, terras e tradições das comunidades indígenas, além de serem fundamentais na conscientização da sociedade sobre a importância da preservação cultural e ambiental”, argumentou o deputado. É por ai!

Maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, a Afya, inicia um novo capítulo: a possibilidade de expansão no Norte do Brasil, com a abertura de curso de Medicina no município de Iranduba, por meio do Programa Mais Médicos 3. O Ministério da Educação divulgou, a relação das mantenedoras admitidas na primeira etapa do processo, com a classificação da Afya na Região de Saúde Baixo Amazonas. A Afya já mantém duas faculdades no Estado: Afya Faculdades de Ciências Médicas de Manacapuru e Afya Faculdades de Ciências Médicas de Itacoatiara, implantadas por meio do programa Mais Médicos. Além delas, mantém outras 14 instituições no Norte, todas com notas 4 e 5 do MEC.  Nesta primeira etapa, o Ministério da Educação avaliou a análise documental e a capacidade econômico-financeira das mantenedoras. A próxima fase, com resultado previsto para o dia 28 de março, analisará o mérito das propostas e a experiência regulatória das mantenedoras. O resultado final está previsto para o dia 30 de maio. 

O MPAM, por meio do Programa Recomeçar iniciou ontem (07), as atividades com docentes da Faculdade Martha Falcão – Wyden, conforme Acordo de Cooperação Técnica, para fortalecer a rede de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, ampliando as possibilidades de acolhimento e suporte especializado (Divulgação)

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Programa Recomeçar, iniciou ontem (07), as atividades com os docentes da Faculdade Martha Falcão – Wyden, como resultado de um Acordo de Cooperação Técnica, para fortalecer a rede de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, ampliando as possibilidades de acolhimento e suporte especializado. O anúncio foi feito pela coordenadora-geral do Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Psicossocial (Recomeçar), promotora de Justiça Silvana Ramos Cavalcanti, que recebeu, para o início das ações, a diretoria e os professores-coordenadores da faculdade, além do subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Seffair, e da secretária-geral do MPAM, Wandete de Oliveira Netto. Um dos principais frutos dessa colaboração, de acordo com a promotora, serão ações voltadas ao empreendedorismo para mulheres vítimas de violência doméstica, conduzidas por alunos e professores da área de administração. A parceria entre o Programa Recomeçar e a Faculdade Martha Falcão fortalece a rede de proteção social no Amazonas e reafirma o compromisso do Ministério Público com a promoção da cidadania e da dignidade humana. O acordo de cooperação firmado entre o MPAM e a faculdade possibilitará, por exemplo, que estudantes dos cursos superiores de administração, direito e psicologia participem diretamente das ações do Programa Recomeçar. Muito bom!

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio de Graduação em Direito da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) encerram nesta segunda-feira (10). O programa visa o preenchimento de 20 vagas, além da formação de cadastro de reserva. Podem participar do processo seletivo estudantes que estiverem cursando os três últimos anos ou semestres do curso de Direito. No momento da admissão, o candidato aprovado deverá estar, no mínimo, no 4º período ou equivalente para cursos anuais. O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por até dois anos. As pré-inscrições são feitas pelo link https://forms.gle/663XpzRN8HE1qzr47 até o dia 10 de fevereiro. No mesmo período, é necessário o envio da documentação comprobatória anexa ao formulário de inscrição. Para a efetivação da inscrição, os candidatos devem entregar um quilo de alimento não perecível na sede da Escola Superior da Defensoria (Esudpam), localizada na rua Belo Horizonte, nº 777, bairro Adrianópolis. A entrega deve ser realizada até o dia 11 de fevereiro de 2025, das 9h às 13h, exceto aos sábados, domingos e feriados.  A prova está prevista para ser aplicada no dia 16 de fevereiro (domingo), com duração de quatro horas, das 8h às 12h. Olho vivo!

O Engeco Summit 2025 está chegando para transformar a visão dos corretores sobre o mercado de alto padrão e luxo. O evento acontecerá no dia 21 de fevereiro, no Teatro Manauara, e trará um conteúdo diferenciado sobre tendências do setor, experiências exclusivas e um atendimento de luxo incomparável. Um dos grandes destaques da noite será a participação de Jayme Drummond, especialista em experiências de alto padrão e criador de um dos canais mais influentes do YouTube no segmento, com mais de 100 milhões de visualizações. Empolgado com o evento, ele destacou a importância da troca de ideias e inovações para o futuro do setor. A Engeco, referência no mercado imobiliário, reforça seu compromisso em oferecer inovação e sofisticação aos seus parceiros.

Prefeito David Almeida, Ana Claudia Soeiro Soares, Mariozinho Guerreiro, Simone Quadros de Macedo, Carlos Alberto Rocha, Ana Tereza Orsi, Ed Blair e Elida Giráldez na lista dos celebrados aniversariantes deste sábado, 08 de fevereiro serão alvo dos merecidos cumprimentos. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

O prefeito de Manaus, David Almeida, emplaca neste sábado seus 56 anos redondinhos. A celebração com certeza, será na sua morada com familiares e amigos queridos. Parabéns, prefeito
Primeira-dama imbatível do tradicional Bar do Armando, a poderosa Ana Claudia Soares Soeiro festeja neste sábado inverso mais uma virada. A comemoração com certeza será no bar mais querido da cidade, com amigos e ensaio da Banda da Bica. Amo-te, portuguesinha
Aniversariante da temporada, o cineasta amazonense Roberto Kahane ganhou de sua amada cara metade Norma Araújo, os devidos paparicos. Por trás do semblante sério do aniversariante se esconde um cara legal, brincalhão e gente da melhor qualidade. Gosto deles
Virna Miranda Pereira celebrando ontem no Moessner Pub os 5.3 do amigo e boa praça Felipe Pessoa. A comemoração foi um verdadeiro fervo com a participação de uma legião de amigos que lhe querem. Felipe mereceu
Sempre festeira, a anfitriã nota 10 de Manaus, Antonia Brito Bentes recebeu, ontem, em fim de tarde no salão de festas Seringal Hotel, um caudaloso grupo de amigas para celebrar sua nova data. A reunião, sempre animada entrou pela noite
Celebrando Antonia Brito Bentes, as amigas Maria Mestrinho, Aline Rocha, Clio da Rocha Monteiro Heidrich e Ana Ruth Fernandes, as festeiras mais animadas dos salões da Grande Manaus. Danadas, essas meninas