
Neste 2024, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) realizou mais uma edição da campanha FUnATI Solidária, que destina alimentos, produtos de limpeza, brinquedos e itens de higiene a instituições beneficentes. Realizado por meio da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Lazer da instituição, a campanha contemplou oito instituições da capital amazonense.
O encerramento da campanha ocorreu ontem (10), na ação “Natal das Crianças no Ceci”, realizado na unidade FUnATI Ceci, Centro Estadual de Convivência do Idoso, localizado na rua Wilkens de Matos, s/n, bairro de Aparecida. Neste mês, foram doados brinquedos para crianças que estudam na Escola Estadual Cônego Azevedo, localizada também no bairro de Aparecida.
De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, os itens da campanha são arrecadados por meio de doações voluntárias dos alunos matriculados nas oficinas e cursos livres durante todo o semestre letivo. “É uma ação muito importante, pois aproxima a FUnATI da comunidade, além de promover a solidariedade dos nossos alunos, fortalece os laços comunitários. Essas ações fazem bem para o nosso corpo e mente, o que colabora para um envelhecimento de qualidade”, afirmou.
As instituições contempladas este ano foram: Educandário Gustavo Capanema, Instituto Mama Vida, Associação Pestalozzi de Manaus, Lar das Marias, Instituto Abílio Pontes, Instituto Autismo no Amazonas, Abrigo Faic e Casa da Criança.
O projeto é uma iniciativa de generosidade e cuidado. Em sua essência, o programa concentrava-se na doação de alimentos para instituições de caridade, duas vezes por ano. As doações eram arrecadadas durante as matrículas, onde os alunos matriculados são estimulados a doar um quilo de alimento não perecível, para atgender as necessidades presentes em diferentes comunidades. Muito bom!
Por maioria absoluta, conselheiro Ari Moutinho é afastado do TCE-AM

Em uma sessão extraordinária realizada ontem (10), o conselheiro Ari Moutinho foi afastado de suas funções no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A decisão, proposta pelo vice-presidente Luís Fabian Pereira Barbosa, foi aprovada pela maioria absoluta dos membros do pleno da Corte. De acordo com a ata da 44ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada hoje, o afastamento foi determinado com base no artigo 42, § 7º, da Resolução 06/2023 do TCE-AM. O conselheiro afastado continuará recebendo seus vencimentos, benefícios e mantendo a composição de seu gabinete até que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgue o processo nº 1688/DF, que tramita contra ele. A sessão ocorreu de forma reservada, com participação dos conselheiros Júlio Assis Corrêa Pinheiro, Mário Manoel Coelho de Mello, Josué Cláudio de Souza Neto, Luís Fabian Pereira Barbosa, além de auditores e o representante do Ministério Público de Contas, Carlos Alberto Almeida. A conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues não participou devido a impedimento, enquanto o conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva estava ausente por motivos justificados. A decisão ocorre após o STJ aceitar a denúncia contra Ari Moutinho Junior, tornando-o réu no processo. Ele é acusado de ameaçar e agredir verbalmente a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins, durante a sessão em que ela foi eleita presidente da Corte. O episódio, amplamente repercutido, gerou indignação e resultou na abertura de investigações. De acordo com as denúncias, Moutinho teria proferido ameaças diretas e usado palavras ofensivas contra Yara Lins durante os debates no plenário. O episódio foi considerado grave, especialmente por envolver violência verbal contra uma mulher em posição de liderança. O STJ avaliou as provas apresentadas e entendeu que a situação justificava a abertura de um processo judicial contra o conselheiro. Até o momento, Ari Moutinho Junior não se manifestou publicamente sobre o afastamento ou as acusações que pesam contra ele. (Fonte: Direto ao Ponto)
Grupo Jurubebas de Teatro vence premiação considerada o ‘Oscar’ do teatro nacional
Com um espetáculo que fala sobre fome, sobre sonhos, desejos e futuro, o Grupo Jurubebas de Teatro, de Manaus (AM), foi um dos vencedores do 23º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional, promovido pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB), uma das premiações mais importantes do teatro no País. A companhia amazonense venceu na categoria “Melhor Grupo de Teatro”, pelo trabalho com o espetáculo “Tucumã e Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu”. O resultado foi anunciado no fim de novembro. O Prêmio Cenym é um dos primeiros do Brasil a dar visibilidade às produções teatrais fora do eixo RJ-SP. Ele é realizado pela Academia de Artes no Teatro do Brasil, com sede em Aracaju e realiza votação entre os membros da academia. É conhecido como o “Oscar” do teatro brasileiro.
Olga Praguer Coelho: A Voz e o Violão do Folclore Brasileiro

O escritor e empresário Durango Duarte lança, nesta quinta-feira (12), o livro “Olga Praguer Coelho: A Voz e o Violão do Folclore Brasileiro”, uma biografia que resgata a história de uma das maiores artistas do Brasil no século XX. Disponível gratuitamente em formato e-book, no site idd.org.br, a obra celebra a vida e a trajetória de Olga Praguer Coelho, cantora e violonista amazonense que projetou o folclore brasileiro para o mundo. O livro resgata a história de Olga desde a infância, no Amazonas, até seu reconhecimento internacional. A artista tocou para figuras ilustres como Getúlio Vargas e Eleanor Roosevelt, apresentou-se no prestigiado Carnegie Hall, em Nova York, e dividiu sua arte com plateias da América Latina, Europa, Ásia, África e Oceania. Além de uma carreira brilhante como cantora e violonista, Olga tornou-se a primeira mulher embaixadora do folclore brasileiro, contribuindo para a valorização e preservação das tradições culturais do país. A biografia destaca episódios marcantes da vida da artista, sua conexão com grandes nomes da música mundial, como Andrés Segovia, e sua capacidade de unir tradição e inovação em sua arte. Com uma narrativa envolvente e fundamentada em pesquisa, Durango Duarte traz à tona a história de uma mulher à frente de seu tempo, cuja voz e violão ecoaram por gerações. Vale conferir!
Em parceria com a Marinha do Brasil, Amazonas Shopping recebe ação de vacinação
Atenção! O Amazonas Shopping sedia nesta quarta-feira (11) uma ação de vacinação em parceria com a Marinha do Brasil. A campanha será realizada na Clínica Imagem X, localizada no Piso 1 do shopping, próximo à Apa Móveis, das 10h às 16h. É destinada a adultos entre 18 e 59 anos e idosos a partir de 60 anos. As vacinas oferecidas são Hepatite B, DT (antitetânica) e Influenza. Para quem ainda não se vacinou essa é a oportunidade perfeita. Fica a dica!
Plínio Valério se posiciona contra a votação precipitada do projeto que irá regular o uso e o desenvolvimento de inteligência artificial

Externando preocupação com a votação a toque de caixa, sem debate com a sociedade e o próprio Parlamento, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) fez um apelo para que fosse adiada para fevereiro a votação do projeto que irá regular o uso e o desenvolvimento de inteligência artificial. Plínio ponderou que os senadores poderão, no futuro, se arrepender de colocar o futuro da Nação e as decisões sobre uso de dados, multas e outras implicações graves nas mãos de um órgão composto por integrantes indicados pelo Executivo, o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA). Apontando como precipitada a votação, sem debate aprofundado com setores especializados, Plínio disse na tribuna que não haveria prejuízo em adiar até fevereiro um projeto tão importante. E que, do jeito que está o projeto colocado em votação, ele votaria contra. Não houve discussão com a população sobre algo que vai mexer conosco, com as futuras gerações, e que vai ser uma coisa que vai ficar. É uma coisa muito séria, o Governo Federal é que vai cuidar das nossas vidas, que vai julgar o que é certo, o que é errado; que vai julgar quem transgrediu. É porque o projeto prevê multas, alertou Plínio. No encaminhamento contrário à votação, Plínio disse que os senadores, ao votarem o projeto como se encontra, estarão colocando o destino dos brasileiros, das futuras gerações, novamente nas mãos de poucas pessoas que serão pinçadas, escolhidas pelo Executivo. É por aí!
Vem aí a 3ª Edição do Festival Afro-ameríndio
Em uma cidade onde a presença negra é, muitas vezes, negada e a indígena é invisibilizada, o Festival Afro-ameríndio surge como uma reafirmação da importância da ancestralidade dos povos originários e dos descendentes de escravizados. Este ano, o evento tem como proposta “Do Norte para o Norte”, buscando dar visibilidade às manifestações culturais dos povos tradicionais do Amazonas. A 3ª edição do Festival, que é organizado pelo Coletivo Ponta de Lança, acontece neste sábado (14), a partir das 17h, no Espaço Cultural Sereia Mística, com acesso gratuito. A festividade deste ano traz como atração principal a DJ Jamilão Perturbação, artista paraense que vem integrar a programação cultural, conta ainda com os DJs Marcos Tubarão, Ramon Oliveira, JOTA P, LF e Balaclavu. Interessante!
Terra & Mar oferece Ceia Natalina com opções exclusivas para um Natal especial

O restaurante Terra & Mar lança sua aguardada ceia de Natal, trazendo praticidade e sabores irresistíveis para as comemorações de final de ano. O cardápio, que mistura receitas tradicionais e toques regionais, atende os paladares mais exigentes, oferecendo opções completas de pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Entre as opções de pratos principais, destacam-se o Pirarucu de Casaca, uma receita que homenageia a tradição amazônica, e o Bacalhau de Casaca, inspirado na culinária portuguesa com ingredientes regionais. Outras estrelas do menu incluem o sofisticado Risoto de Camarão, o clássico Bacalhau Gomes de Sá e o suculento Filé ao Molho Madeira. Para os fãs de carnes, o Joelho de Porco Pururuca promete conquistar com seu sabor defumado e crocância irresistível. Quem busca um toque mais leve pode optar pelo aromático Salpicão de Frango Defumado. Os preços variam entre R$ 129 e R$ 289, com porções que servem até três pessoas. Além disso, pratos vendidos por unidade, como o Joelho de Porco, incluem gratuitamente 1kg de acompanhamentos à escolha: arroz à grega, arroz natalino, arroz de lentilha ou farofa natalina. Que tal?

Encanto de Natal no Largo São Sebastião
O “Concerto de Natal” promete encantar o público de Manaus no dia 21 de dezembro, a partir das 18h, no Largo São Sebastião. A programação inclui interpretações de Miquéias William, Everaldo Barbosa, Cristiano Silva e Dhijana Nobre, acompanhados pela Orquestra Passione e o Coral MW Ópera Studio. O grupo Gaponga, com seu repertório amazônico, também fará parte do evento, que ainda contará com a poesia de Celdo Braga. A entrada é gratuita e a programação promete emocionar todos os presentes. Taí uma boa pedida para a comemoração natalina.

Governo do Amazonas divulga calendário de Matrículas 2025
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Municipal de Educação (Semed), e a empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) lançam, nesta quarta-feira (11), o calendário de Matrículas 2025, da rede estadual do Amazonas e municipal de Manaus. Na ocasião será apresentado o novo site de matrículas, além das datas referentes à rematrícula, transferência (por reordenamento, alunos com deficiência e geral), e o período de matrículas para os novos alunos. Olho vivo!

BDay
Armando Reis, Terezinha Pinheiro (em Goiânia-GO), Armando Valle, Cintia Francisca Melo Ribeiro, Marmude Cameli e André Luís Melo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 11 de dezembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





