O governador Wilson Lima recepcionou, no domingo (17), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que realizou uma visita histórica ao Amazonas, com quem falou sobre a preservação da floresta e da população amazônica. A capital amazonense foi uma das paradas escolhidas pelo chefe de Estado norte-americano durante agenda oficial que vai cumprir no Brasil, incluindo a participação na cúpula do G20, no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que um presidente dos EUA visita o estado durante o mandato.
“Conversei com o presidente, que está muito feliz de estar aqui no Amazonas. Falei da importância simbólica disso para a Amazônia, da importância que o governo dá para o Amazonas de se deslocar dos Estados Unidos até aqui. Falei da preocupação com o desenvolvimento sustentável, sobretudo com a proteção das pessoas. Naturalmente, fiz um apelo para que pudéssemos fortalecer essas relações, no sentido de beneficiar as populações da Amazônia. E fiz um pedido para que pudéssemos ter um escritório da embaixada americana para suporte aos americanos e emissão de vistos”, afirmou Wilson Lima.
Joe Biden desembarcou em Manaus por volta das 12h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste, após cumprir agenda no Peru. Acompanhado da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elisabeth Frawley Bagley, o governador Wilson Lima cumprimentou o presidente norte-americano e agradeceu pela visita ao Amazonas, reforçando as relações diplomáticas entre os países.
Para a visita de Biden, o Governo do Estado disponibilizou uma estrutura com efetivo de mil policiais militares, civis, agentes de trânsito, bombeiros, além de profissionais de saúde. O aparato de segurança incluiu apoio no policiamento motorizado e a pé, escolta em todos os pontos de passagem do presidente, além de viaturas de combate a incêndio, equipes táticas, snipers, varredura antibombas, embarcações, unidades de resgate e UTI móvel.
Nos últimos anos, Wilson Lima tem buscado estreitar os laços com os Estados Unidos nas áreas de turismo e meio ambiente. Em três oportunidades, o governador destacou a importância da instalação de um escritório da embaixada americana no Amazonas, dada a importância da capital como ponto estratégico para emissão de vistos e, também, para apoiar turistas norte-americanos que desembarcam em Manaus.
O assunto começou a ser tratado em 2023, em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Em maio deste ano, o governador Wilson Lima também solicitou apoio de cinco congressistas americanos para a instalação de um posto da embaixada dos Estados Unidos em Manaus. As agendas aconteceram no Capitólio, edifício que abriga o Senado e a Câmara, em Washington D.C. Em novembro deste ano, o governador se reuniu com uma comitiva do consulado dos Estados Unidos para discutir a instalação do escritório.
Em Manaus, Joe Biden fez um sobrevoo de helicóptero pela região e uma visita ao Museu da Amazônia (Musa), que fica na Reserva Adolpho Ducke, na zona norte. O presidente participou de uma visita guiada ao espaço, o maior fragmento de floresta primária em área urbana do Brasil.
Após encerrar a passagem pelo Amazonas, o presidente segue para o Rio de Janeiro, onde participará do G20, nos dias 18 e 19 de novembro. De acordo com agenda divulgada pela Embaixada dos EUA, Biden participará do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e de sessões de trabalho da cúpula do G20. A programação termina com um almoço entre Joe Biden com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fica o registro!
Boas práticas do TCE-AM atingem excelência e podem servir de modelo para tribunais do país
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi destaque entre os tribunais de contas do país na apresentação dos resultados do ciclo 2024 do Marco de Medição dos Tribunais de Contas. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 13 de novembro, no 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC) em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os dados foram apresentados pelo coordenador-geral do projeto e conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Sebastião Carlos Ranna de Macedo. Ao receber o reconhecimento, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, agradeceu e destacou o empenho da Corte amazonense em ser uma referência entre os Tribunais. Entre as boas práticas do TCE-AM que obtiveram destaque estão: a Ouvidoria da Mulher, um canal criado de forma pioneira para atender especificamente demandas e denúncias relacionadas a mulheres, promovendo um ambiente seguro e de escuta ativa. Outro exemplo relevante é o Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), uma plataforma digital que facilita a comunicação entre o TCE-AM e os seus jurisdicionados. A ferramenta permite o envio e recebimento de documentos de forma rápida e segura, otimizando o trabalho do Tribunal e garantindo maior celeridade nos processos. Entre as inúmeras boas práticas do TCE-AM destaca-se a aproximação que a Corte de Contas amazonense tem mantido a partir de uma atividade contínua nas redes sociais, com uso de linguagem simples para facilitar o entendimento e o controle social, melhorando a transparência e trazendo para perto a coletividade. Com o reconhecimento, nacionalmente, as boas práticas da Corte de Contas do Amazonas passam a ser modelos de atuação às demais instituições públicas e podem ser replicadas especialmente pelo Sistema de Controle Externo. Parabéns!
Miss Dinamarca é a nova Miss Universo
Segundo meu amigo Haroldo Michiles, a beleza venceu num concurso de beleza? Sim, a dinamarquesa Victória Kjaer, de 21 anos e 1,78m é a nova Miss Universo. Bonita e com uma energia de vencedora, a professora de dança era a favorita desde o primeiro momento do certame, ao lado da representante da Tailândia. A nigeriana também linda, ficou em segundo lugar e, a mexicana que nem era essa beleza toda, em terceiro. Ah sim, o concurso aconteceu na cidade do México e a meu ver, a miss local foi muito favorecida, ou seja, bairrismo tem em todos lugares e também em todos os contextos né? E a brasileira, apesar do esforço, ficou fora do TOP 30, pelo quarto ano seguido, a meu ver injustamente pois, das seis ou sete asiáticas classificadas, só a tailandesa (quarta colocada) merecia estar lá.
Museu das Ilusões encerra temporada em Manaus
Maior acervo de ilusão ótica do mundo, totalmente interativo, o Museu das Ilusões se despede de Manaus no dia 30 de novembro. Instalada em um espaço de mais de 1.200 m², no Manauara Shopping, a exposição conta com mais de 90 atrações, reunindo um acervo único de ilusões de ótica e experiências divertidas, que brincam com o cérebro e com a razão. As ilusões de ótica mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e na busca de ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, podemos visualizar o que não é real. Uma das explicações de tanto sucesso, é que o museu reúne diversão e conhecimento sobre ilusões visuais, que intrigam o público e a lógica, além de espaços instagramáveis, como os painéis 3D, que permitem fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis. Ainda dá tempo de conferir a programação que é uma excelente opção para se divertir em família e juntos fazer fotos incríveis. Fica a dica!
Seminário “Áreas prioritárias para a conservação do sauim-de-coleira”
Alguns dos mais renomados cientistas da área de meio ambiente e primatologia estarão reunidos no Seminário “Áreas prioritárias para a conservação do sauim-de-coleira”, realizado pelo Instituto Sauim-de-coleira (ISC), que acontece das 8h às 11h do dia 21 de novembro (quinta-feira) no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O objetivo é debater soluções para a conservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), primata que é o símbolo de Manaus, mas está Criticamente em Perigo de extinção e integra a lista dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. O simpósio vai reunir nomes como o pesquisador professor Dr. Marcelo Gordo, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), coordenador do Projeto Sauim-de-coleira, que vai abordar o “Cenário de conservação do sauim-de-coleira”, a pesquisadora, Dra. Ana Luísa Albernaz, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), de Belém, vai apresentar os resultados do estudo inédito “Identificação de áreas prioritárias para a conservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) no estado do Amazonas”. Fica o registro!
Q3 Qualidade recebe prêmio no Quality Festival 2024
A Q3 Qualidade – Educação Industrial, escola pioneira no Brasil em formação de operadores e inspetores de Qualidade para Indústria 4.0, está entre as empresas premiadas na décima oitava edição do “Quality Festival 2024”, cúpula empresarial mais importante da América Latina para empresas responsáveis, que reunirá mais de 500 líderes empresariais no Centro de Convenções Manaus Plaza, nos dias 19, 20 e 21 de novembro. O evento é realizado pelo Latin American Quality Institute (LAQI), que reconhece as empresas que se destacam pela sua gestão empresarial, compromisso com o modelo de excelência LAQI e o desenvolvimento integral. Estes reconhecimentos contam com o apoio de mais de 40 organizações promotoras da Qualidade Total localizadas nos cinco continentes. O “Quality Festival 2024” marca o Mês da Qualidade, celebrado em novembro por organizações e empresas de todo o mundo, com o objetivo de compartilhar melhores práticas e celebrar conquistas, incentivando empresas a focarem na melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços. Muito bom!
‘Mundo Encantado do Natal’
O Natal nos Cetis (Centro de Educação de Tempo Integral) retorna a mais uma edição da temporada “O Mundo Encantado do Natal”. São diversas manifestações artísticas apresentadas nos centros de educação do Estado, culminando com o encerramento do ano letivo. Os espetáculos são promovidos pelos alunos do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro e realizados em 10 Cetis de várias zonas da capital. A iniciativa é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. O elenco é formado por alunos dos cursos de música, dança e teatro do Liceu de Artes, com o apoio do núcleo de artes visuais. O projeto é o resultado da integração de toda a equipe do Liceu, incluindo o setor administrativo, núcleos artísticos, além de pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. Muito bom!
65 anos sem Heitor Villa-Lobos
Há 65 anos, o Brasil perdia Heitor Villa-Lobos. Reconhecido como um músico visionário e um dos grandes compositores do século XX, ele foi maestro, compositor, educador, violoncelista e violonista e seu trabalho musical contribuiu para que a música brasileira se tornasse mundialmente conhecida. O artista, que era carioca, faleceu no dia 17 de novembro de 1959, deixando um legado que perdura até os dias atuais. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial sobre as suas obras musicais para prestar uma homenagem no domingo (17). Villa-Lobos tem 1.155 obras musicais e 188 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. A canção de autoria de Villa-Lobos mais tocada nos últimos cinco anos no Brasil foi “O trenzinho do caipira”. Já a liderança do ranking das músicas de autoria do artista mais regravadas ficou com “Bachianas brasileiras n. 5”. Conforme determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os herdeiros do artista receberão os seus rendimentos em direitos autorais de execução pública por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias). Maravilha!
O Boteco comemora 10 anos do Sumaúma Park Shopping com show de David Assayag
O restaurante O Boteco, do Grupo Engenho, é destaque no aniversário de 10 anos do Sumaúma Park Shopping, celebrando a data com um evento exclusivo nesta segunda-feira (20). Localizado na Zona Norte de Manaus, o restaurante, que inaugurou sua unidade no shopping há pouco mais de seis meses, se consolida como uma das grandes apostas gastronômicas da região. A celebração promete uma noite memorável, marcada por boa comida, chope gelado e o melhor da música ao vivo, com um show especial de David Assayag, ícone da música amazonense. Vai perder?
Capitania Fluvial da Amazônia recebe homenagem da ALE/AM
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) realizou, ontem (18), no auditório Ruy Araújo, Sessão Especial em homenagem aos 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e a entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao Capitão de Mar e Guerra, André Lysâneas Teixeira Carvalhaes, nascido no Rio de Janeiro, e atual capitão dos portos da Capitania Fluvial, vinculada ao Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. A iniciativa da honraria foi do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), que tem como uma de suas bandeiras de luta o setor de navegação. Parabéns!
BDay
Luiz Mário Peixoto, Marília Oliveira, Clóvis Lemos de Aguiar Filho, Socorro Carioca, Marcos Napoleão Lacerda (no belo Rio) e Manoel Luna figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 19 de novembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA