O 13º Encontro de Tenores do Brasil traz para Manaus o maior elenco de todas as edições do evento, que vai reunir grandes nomes nacionais e internacionais do canto erudito no Teatro Amazonas, nos dias 25 e 26 de outubro.
Para o idealizador do Encontro – que marca o Dia Mundial da Ópera em Manaus -, o tenor amazonense Miquéias William, a expectativa é a melhor possível com o crescimento do evento a cada edição. “Vamos reunir no Teatro Amazonas grandes nomes do canto lírico mundial e, também, artistas em ascensão. E, a cada ano, o público manauara vem prestigiando cada vez mais o nosso projeto. Estou muito feliz em poder reunir todas as feras no palco”, disse.
Além de Miquéias, o paulista Thiago Arancam e o carioca Fernando Portari – dois dos maiores cantores líricos do Brasil -, o capixaba Samuel Wallace, o brasiliense Daniel Menezes e o tenor mexicano Noé Moreno estão entre os nomes que subirão ao palco do 13º Encontro de Tenores, que tem a Atem Distribuidora como uma das patrocinadoras.
Reunir tenores de cinco estados brasileiros e de fora do país no icônico Teatro Amazonas é uma tarefa desafiadora, lembra Miquéias. O tenor destaca a importância do apoio de empresas privadas a eventos e projetos culturais como o Encontro de Tenores, que, além de promover a valorização da cultura e dos artistas locais e criar oportunidades de aproximação do público manauara com as artes, atrai visitantes e profissionais de outros estados e países, gerando empregos e fomentando a economia local.
O concerto do 13º Encontro de Tenores terá o acompanhamento da Orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência, pela primeira vez, do maestro Otávio Simões e a participação do poeta Celdo Braga, na abertura, lendo o poema “Rio Amazonas”, que traz uma mensagem pela conservação das águas. Os ingressos para as duas noites de concerto estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião, no Centro. Espetáculo imperdível!
MPAM reforça capacidade investigativa com acesso a sistema de análise bancária do MP Militar
Com destaque para a cessão do sistema de análise bancária Argus, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e o Ministério Público Militar (MPM) firmaram um acordo de cooperação técnica na manhã de ontem (21). O documento, assinado pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque e pelo procurador-geral de Justiça Militar Clauro Roberto de Bortolli, visa estabelecer formas de colaboração interinstitucional com foco na segurança pública. Desenvolvido pelo Centro de Apoio à Investigação (Cpadsi) do MPM, o Argus é uma ferramenta de inteligência financeira e de análise visual capaz de reunir, relacionar e analisar dados de quebras de sigilos bancários autorizadas pela Justiça. Para o PGJ Militar, a ferramenta será de grande utilidade para o MPAM e a ideia é que as instituições, em sintonia, possam até implementar melhorias. Após a assinatura, os próximos passos são a definição da equipe que conduzirá a execução do acordo, a elaboração de um plano de trabalho relativo aos objetivos da parceria e o futuro monitoramento dos resultados.
TCE-AM sedia o 1º Encontro Nacional da Primeira Infância (ENAPI)
A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, está convidando a imprensa para 1º Encontro Nacional da Primeira Infância (ENAPI). O seminário visa fortalecer iniciativas sobre a primeira infância nos Tribunais de Contas, especialmente na Região Norte, e discutir políticas públicas para crianças de zero a seis anos. A conselheira Yara Amazônia Lins, destacou a importância do encontro para aproximar a sociedade das ações de órgãos públicos voltadas à primeira infância. O ENAPI contará com palestras, debates e a presença de profissionais de diversas áreas, além de representantes de organizações sociais. O evento é promovido em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e outras entidades. Muito bom!
Candidatos da chapa Ordem e Progresso têm agenda lotada, com carreatas, reuniões e bandeiraço
Com a proximidade do segundo turno das Eleições Municipais 2024, no próximo domingo, 27/10, e com a grande quantidade de apoiadores que todos os dias se unem às propostas da coligação Ordem e Progresso, o Capitão Alberto Neto (PL) e a Maria do Carmo Seffair (Novo) estão dividindo suas agendas para atender todos os pedidos de encontros e multiplicar o alcance junto aos eleitores. No sábado, 19, eles participam de reuniões com a sociedade civil e vereadores eleitos, além de promoverem carreatas nas principais vias da capital e bandeiraços da Onda 22. Ainda durante a manhã, a coligação realizou diversas carreatas em vários pontos da cidade, todas convergindo para a avenida do Samba, ao lado do Sambódromo. “O sentimento é de muita esperança. Manaus merece ser uma cidade muito melhor. Nós temos o quinto maior PIB do Brasil e somos a terra da Zona Franca. Não merecemos uma cidade com 2 milhões de habitantes e apenas 23 creches. E nem é justo que as pessoas precisem acordar de madrugada para conseguir uma consulta de saúde. As pessoas querem mais, e a esperança está aqui: professora Maria do Carmo e Capitão Alberto Neto. A esperança e a mudança é 22”, disse o candidato a prefeito. É por aí!
Coleção de camisetas para comemorar o aniversário de Manaus
O Super Nova Era se une mais uma vez à marca Os Barés, para o lançamento de uma nova edição da campanha “Maninho – Manaus é bom que só”, com camisetas personalizadas, dessa vez destacando os pontos turísticos da capital amazonense. A ação é em comemoração ao 355º aniversário de Manaus (24 de outubro). A edição anterior, no aniversário do ano passado, fez um enorme sucesso, se esgotando rapidamente. Com novos modelos em uma edição limitada, a campanha chegou ao mercado ontem (21), e vai até domingo (27) ou enquanto durarem os estoques. A promoção é válida para todas as lojas de Manaus. Para participar do novo lançamento, é simples. A cada R$ 250 em compras nas lojas Nova Era, com o adicional de mais R$ 9,99, os clientes podem adquirir as camisas da coleção. Basta apresentar o cupom fiscal no balcão de atendimento e escolher um dos três modelos disponíveis. Que tal?
Bailarina de Itacoatiara é selecionada para estudar dança clássica na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Aluna da Academia Francine Jelatelli, em Itacoatiara, a bailarina Maria Júlia Casanova Lopes, de apenas 8 anos, foi selecionada para estudar dança clássica na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, a partir de 2025. Em uma seletiva extensa, que reuniu mais de três mil crianças do país, a manauara foi uma das 40 escolhidas. O sonho de estudar em uma das maiores escolas de dança do mundo teve início após a participação na seletiva regional promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU-Manaus), em fevereiro deste ano, no Teatro ICBEU. Maria Júlia pratica dança desde os 2 anos e 10 meses, na Academia Francine Jelateli, no município de Itacoatiara, onde mora com os pais. Foi lá que ela se preparou para concorrer tanto na etapa regional, quanto na etapa nacional. Em fevereiro, quando a seletiva regional foi realizada na capital pelo ICBEU Manaus, ela e mais três meninas foram selecionadas para ir até a etapa nacional. Maravilha!
Filme O Poema estreia em Manaus
Escrito nos anos 80 do século passado, O Poema, de Regina Melo se transformou numa obra de audiovisual, que será apresentada no mês de outubro para a população de Manaus. O filme é uma alegoria sobre os impactos psicológicos causados pelo medo, repressão e violência vividos no período ditatorial do país. Com 25 minutos de duração, em P&B (preto e branco), com detalhes em cor, O Poema foi produzido e gravado no centro histórico de Manaus, com recursos da Lei Paulo Gustavo/2023, em edital do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. No gênero ficção, a roteirista e diretora utiliza de alegoria para retratar de forma subjetiva os conturbados acontecimentos sociais que sacudiram o país durante o regime militar e que culminou com o processo de abertura política no início dos anos 80 do século passado. Vale conferir!
ExpoAmazônia Bio&TIC – eixos temáticos reúnem especialistas
Sob o tema “Vetores para o Desenvolvimento da Amazônia”, a 3ª edição da ExpoAmazônia Bio&TIC 2024, reunirá especialistas renomados no maior evento de bioeconomia, inovação e tecnologia da região Norte, que acontecerá de 4 a 6 de novembro no Studio 5, Centro de Convenções. A professora Michele Aracaty, do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, será uma das participantes nos dias 4 e 6. No painel “A agenda de desenvolvimento da Bioeconomia: estratégia nacional e investimentos”, que ocorrerá no dia 4, ela dividirá o espaço com outros profissionais da área. No dia 6, haverá um painel sobre “A importância do Plano de Bioeconomia e os impactos das Mudanças Climáticas”. Além de Aracaty, Jorge Garcia, Superintendente da RAMI (Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia), também estará envolvido nas discussões do tema, e a mediação será feita por Jane Moura, CEO da Amazon Project. A ExpoAmazônia Bio&TIC visa criar novas oportunidades para diversificar a economia da Amazônia. A programação é acessível a todos os interessados. As atividades ocorrem simultaneamente, com inscrição prévia ou no dia, garantindo certificado. Representantes de várias instituições, como MMA, MDIC e Suframa, participarão do evento de três dias.
Inscrições abertas e gratuitas para masterclass de roteiro de ficção em Manaus
“Da ideia à sinopse: Exercícios criativos para roteiro de ficção”: assim é o conteúdo programático da masterclass de roteiro de ficção, ministrada pelo roteirista e escritor manauara Aruã Oipasam. O curso será presencial, neste sábado (26), das 9h às 17h, no Espaço Retomada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário on-line. A atividade e a inscrição são totalmente gratuitas. A masterclass é uma atividade do Espaço Retomada, uma iniciativa voltada para democratizar o acesso à formação no setor audiovisual, com foco em mulheres, mães e pessoas LGBTQIAPN+, que fica localizado dentro do Impact Hub Manaus (Av. Efigênio Salles, 1299 – Flores. Qualquer pessoa interessada em roteiro audiovisual pode participar do curso, não é necessário ter experiência na área. Haverá um certificado de participação com carga horária de 9h. A inscrição é on-line e pode ser feita pelo formulário no link
Sessão de cinema adaptada para famílias com bebês nesta terça-feira
Cinema com bebês de colo? A pedida é a sessão especial do filme “Robô Selvagem”, que será exibido na edição de outubro do CineMaterna, iniciativa voltada para as famílias com bebês de até 18 meses, que acontece na terça-feira (22), a partir das 14h, na Cinépolis do Shopping Ponta Negra. As dez primeiras famílias com bebês de até 18 meses que chegarem para a sessão ganham ingressos de cortesia, limitado a um adulto por cada bebê: mãe, pai ou responsável. Bebês de até 2 anos não pagam entrada. Esgotadas as cortesias, as demais famílias e acompanhantes podem adquirir seus ingressos normalmente na bilheteria ou totens de cinema. Ao final das sessões será realizado um bate-papo com os presentes. Que tal?
BDay
Betty Suely Lopes Quintas, Milton Rola, Luisete Oliveira, Gustavo Igrejas, Clariça Caires de Lima (em São Paulo), William Costa, Dora Roldão, Janyta Aguiar e Gláucia Chair figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 22 de outubro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA