Desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM) realizar neste sábado (28), uma nova expedição pelo rio Negro, um dos principais afluentes do rio Amazonas. Será a quarta expedição ao rio Negro da equipe de pesquisadores de um dos maiores programas de monitoramento de águas fluviais do mundo.
“Esta é uma campanha importantíssima. Vamos acompanhar os parâmetros de qualidade de água durante o período que está sendo previsto para ser o da maior seca da história. Vamos trazer informações que, no futuro, vão permitir saber o que estava acontecendo nesta época”, afirma Sérgio Duvoisin Jr., coordenador e criador do ProQAS.
Nesta campanha pelo rio Negro, participam uma comitiva de até 13 pesquisadores e uma equipe de sete tripulantes. O grupo acredita que, devido à estiagem, deve navegar até a cidade de Santa Isabel do Rio Negro, em uma expedição que deve durar cerca de 15 dias. Em outras épocas do ano, a viagem seguiria até São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Venezuela e a Colômbia.
Entre as análises feitas pelos pesquisadores, está a avaliação sobre a presença de componentes ou substâncias introduzidas no rio pela ação humana. “Se eu acho mercúrio, por exemplo, é certo que foi trazido de fora e é um indício da presença de garimpo nas proximidades”, explica Duvoisin.
O ProQAS/AM desenvolve, desde 2022, pesquisas e atividades de monitoramento da qualidade da água, do solo e do ar no Amazonas. É o único programa de monitoramento da mais extensa bacia hidrográfica do mundo que ocupa, só no Brasil, 3,8 milhões de quilômetros quadrados, abastece milhares de pessoas e serve de fonte de água, pesca, agricultura e outras atividades e usos. No caso da água, é feito o monitoramento dos rios que banham Manaus, além do Negro e do Madeira.
Os pesquisadores partem de Manaus a bordo do barco “Roberto Santos Vieira”, construído pelo Grupo Atem especialmente para o programa. Com extensão de 28 metros, a embarcação está equipada com quatro laboratórios de última geração, camarotes para a equipe e um refeitório. Roberto, que dá nome ao barco, foi um dos idealizadores do primeiro curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O combustível para cada expedição também é fornecido pela Atem Distribuidora. Aplausos!
TCE-AM faz esforço concentrado para zerar estoque de processos
Em reunião realizada na manhã de ontem (27), a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, ressaltou uma das prioridades da sua gestão: reduzir o estoque de processos pendentes na instituição. A meta é zerar o estoque de processos pendentes, evitando a prescrição e garantindo maior eficiência no trabalho do Tribunal. Durante o encontro, Yara Lins ressaltou a importância do apoio dos servidores para alcançar esse objetivo. Para isso, a presidente pediu a colaboração dos setores que integram o Controle Externo, principal responsável pelo levantamento e instrução dos processos. Segundo Yara Lins, o acompanhamento semanal do andamento dos processos será intensificado. A conselheira-presidente reafirmou o compromisso de acompanhar de perto o andamento das atividades e reforçou a importância do trabalho conjunto para que o TCE-AM mantenha sua eficiência e transparência. “Precisamos zerar esses processos. Não há motivo para processos se acumularem. Temos que ser objetivos e avançar”, concluiu. A próxima reunião de acompanhamento está prevista para o final de outubro, quando serão avaliados os primeiros resultados.
Com exibição gratuita de filmes, festival de cinema CLOSE é opção para o fim de semana
A programação do CLOSE, festival de cinema dedicado a produções audiovisuais voltadas para temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ continua até este sábado (28), a partir das 18h30, no Cine Teatro Guarany, ao lado do Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro. A programação é gratuita e aberta ao público. Prestigie!
TRT-11 elege novos dirigentes para o biênio 2024-2026
O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) elegeu na quarta-feira (25), em sessão extraordinária os novos dirigentes do órgão para o biênio 2024/2026. A sessão ocorreu, na modalidade híbrida, no plenário do prédio-sede, em Manaus (AM), e teve transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRT-11 no YouTube. Na ocasião, o desembargador Jorge Álvaro Marques Guedes foi eleito como novo presidente do TRT-11 para suceder o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva. Ele terá como vice-presidente o desembargador David Alves de Mello de Júnior. Também foi escolhido para ocupar o cargo de corregedor regional, o desembargador Alberto Bezerra de Melo. Os eleitos tomarão posse e entrarão em exercício em 13 de dezembro deste ano. Após a eleição, o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva parabenizou a todos. Ao se pronunciar, o desembargador Jorge Álvaro Marques Guedes, inicialmente, agradeceu a confiança nele depositada. “De início, eu queria agradecer a todos os colegas pela confiança depositada nesta minha pessoa, que todos já conhecem de algum tempo. São 43 anos de Justiça do Trabalho, dos quais sete como servidor e o restante, como magistrado. Então, eu agradeço com sinceridade a unanimidade a mim confiada”. Fica o registro!
Amazônia FiDoc apresenta “As Amazonas do Cinema”
As inscrições para a 2ª edição do festival “As Amazonas do Cinema”, mostra competitiva de curtas e de longas metragens produzidos por mulheres cis e trans da Pan-Amazônia e regiões de fronteira no Brasil, além de cineastas nascidas na região amazônica, pser feitas, até 20 de outubro. A mostra será realizada de 21 a 23 de novembro, dentro da programação do Festival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia FiDoc. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo (mostras e festivais) e Lei Rouanet (patrocínio oficial do Instituto Cultural Vale). O Festival “As Amazonas do Cinema” é pensado por uma curadoria formada por Lorenna Montenegro, Flávia Guerra e Zienhe Castro.
Seminário em Manaus aborda sobre queimadas, secas e situação atual da Amazônia
Com o objetivo de ampliar a discussão e entendimento sobre as queimadas e estiagens históricas que o Amazonas tem vivido desde 2023, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou, na quinta-feira (26), um seminário com colaboradores e conselheiros da instituição para falar sobre o tema “Queimadas e Secas na Amazônia: situação atual e perspectivas”. A iniciativa foi realizada na sede da fundação, em Manaus, e está disponível no Youtube da instituição. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Amazonas registrou, até o dia 23 de setembro, 21.600 focos de queimadas em 2024 e tem o pior índice em 26 anos. Já na situação hidrológica, o Rio Negro, principal rio na região metropolitana de Manaus, chegou a 13,73 metros nesta sexta-feira, 27 de setembro, ficando apenas 1,03 metros de diferença do recorde de 2023, 12,70 metros, em 120 anos. A discussão reuniu mais de 100 pessoas, de forma presencial e online, e abordou temáticas desde a situação atual das queimadas no bioma Amazônia até o quanto isso afeta a saúde pública, hoje e futuramente. Entre os participantes os superintendentes Valcléia Solidade, Fábio Tanaka e Michelle Costa, além do superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, que mediou o debate.
Loja inicia pré-venda exclusiva dos novos smartwatches Huawei
A Info Store deu início à pré-venda exclusiva dos novos smartwatches da linha GT 5 da Huawei, empresa referência no segmento. Com tecnologia de ponta, design moderno e funções que prometem auxiliar o dia a dia do usuário, os smartwatches contam com quatro modelos na série Pro e oito na série Padrão. A novidade está disponível para pré-venda até o dia 14 de outubro, em todas as lojas Info Store em Manaus, no Amazonas, e Boa Vista, em Roraima. Vale conferir!
Excelência em gestão ganha destaque no Prêmio Qualidade Amazonas 2024
O Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi), celebra 31 anos e realizou até ontem (27), a 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade e a 3ª Feira da Qualidade no Centro de Convenções Amazonas Vasco Vasques, com a participação de mais de 50 instituições. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, o PQA reconhece e premia organizações por suas melhores práticas em Processo, Inovação e Gestão. Empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), entidades públicas e organizações privadas de diversos segmentos do Amazonas e de outros estados se reúnem para debater questões relacionadas ao mundo do trabalho, melhorias de processos, responsabilidade social, sustentabilidade, lideranças, automação industrial, dentre outros. Compartilhando seu plano de gestão o Hospital de Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, é administrado desde 2019 pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e, desde 2020, pela empresa Opy Health que oferece serviços de apoio não clínicos, incluindo infraestrutura, atendimento de urgência e eletivos, apoio diagnóstico e terapêutico, gestão da clínica, oferta de atenção humanizada aos pacientes e projetos sociais. O Hospital de Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, é um dos destaques do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA).
Longa ‘Silvio’ na sessão inclusiva adaptada do Cinépolis Shopping Ponta Negra
O Cinépolis do Shopping Ponta Negra exibe, neste sábado (28), a última Sessão Inclusiva Adaptada do mês de setembro, experiência destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. Destinada ao público adulto, a sessão, que começa às 14h, vai exibir o filme “Silvio”, baseado no sequestro real do apresentador Silvio Santos e sua filha, Patrícia Abravanel, ocorrido em 2001. Para a Sessão Inclusiva Adaptada, os filmes serão exibidos com o volume de som reduzido, 50% das luzes permanecerão acesas, não haverá exibição de publicidades e trailers, e será permitido entrar e sair da sessão a qualquer momento. A sala inclusiva adaptada é aberta a todos e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou no site www.cinepolis.com.br.
Vila Olímpica sedia o 35º Torneio Norte-Nordeste de Natação
A Vila Olímpica de Manaus recebe neste fim de semana, o 35º Torneio Norte-Nordeste de Natação. A competição reúne mais de 360 atletas de 13 estados brasileiros, para disputarem provas nas categorias feminina e masculina. Ao todo, estão presentes nas disputas representantes de 25 clubes brasileiros de natação. As provas acontecem na piscina da Vila Olímpica, nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/09), com início previsto para às 07h30. A competição é aberta ao público que tiver interesse em acompanhar.
BDay
Anabella Montenegro Souza Lima, Ronaldo Melo, Lígia Pinheiro Nogueira, Turenko Beça, Marlene Cardoso, Carlos Costa, Quelri Pontes e Walmir Lima figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado 28 de setembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA