Pesquisadores realizam expedição para monitorar qualidade da água do rio Negro durante vazante histórica

Desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM) realizar neste sábado (28), uma nova expedição pelo rio Negro, um dos principais afluentes do rio Amazonas. Será a quarta expedição ao rio Negro da equipe de pesquisadores de um dos maiores programas de monitoramento de águas fluviais do mundo.

“Esta é uma campanha importantíssima. Vamos acompanhar os parâmetros de qualidade de água durante o período que está sendo previsto para ser o da maior seca da história. Vamos trazer informações que, no futuro, vão permitir saber o que estava acontecendo nesta época”, afirma Sérgio Duvoisin Jr., coordenador e criador do ProQAS.

Nesta campanha pelo rio Negro, participam uma comitiva de até 13 pesquisadores e uma equipe de sete tripulantes. O grupo acredita que, devido à estiagem, deve navegar até a cidade de Santa Isabel do Rio Negro, em uma expedição que deve durar cerca de 15 dias. Em outras épocas do ano, a viagem seguiria até São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Venezuela e a Colômbia. 

Entre as análises feitas pelos pesquisadores, está a avaliação sobre a presença de componentes ou substâncias introduzidas no rio pela ação humana. “Se eu acho mercúrio, por exemplo, é certo que foi trazido de fora e é um indício da presença de garimpo nas proximidades”, explica Duvoisin.  

O ProQAS/AM desenvolve, desde 2022, pesquisas e atividades de monitoramento da qualidade da água, do solo e do ar no Amazonas. É o único programa de monitoramento da mais extensa bacia hidrográfica do mundo que ocupa, só no Brasil, 3,8 milhões de quilômetros quadrados, abastece milhares de pessoas e serve de fonte de água, pesca, agricultura e outras atividades e usos. No caso da água, é feito o monitoramento dos rios que banham Manaus, além do Negro e do Madeira.

Os pesquisadores partem de Manaus a bordo do barco “Roberto Santos Vieira”, construído pelo Grupo Atem especialmente para o programa. Com extensão de 28 metros, a embarcação está equipada com quatro laboratórios de última geração, camarotes para a equipe e um refeitório. Roberto, que dá nome ao barco, foi um dos idealizadores do primeiro curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O combustível para cada expedição também é fornecido pela Atem Distribuidora.  Aplausos!

Sob o comando da conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, foi realizada uma reunião ontem com objetivo de reduzir o estoque de processos pendentes na instituição (Divulgação)

Em reunião realizada na manhã de ontem (27), a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, ressaltou uma das prioridades da sua gestão: reduzir o estoque de processos pendentes na instituição. A meta é zerar o estoque de processos pendentes, evitando a prescrição e garantindo maior eficiência no trabalho do Tribunal. Durante o encontro, Yara Lins ressaltou a importância do apoio dos servidores para alcançar esse objetivo. Para isso, a presidente pediu a colaboração dos setores que integram o Controle Externo, principal responsável pelo levantamento e instrução dos processos. Segundo Yara Lins, o acompanhamento semanal do andamento dos processos será intensificado. A conselheira-presidente reafirmou o compromisso de acompanhar de perto o andamento das atividades e reforçou a importância do trabalho conjunto para que o TCE-AM mantenha sua eficiência e transparência. “Precisamos zerar esses processos. Não há motivo para processos se acumularem. Temos que ser objetivos e avançar”, concluiu. A próxima reunião de acompanhamento está prevista para o final de outubro, quando serão avaliados os primeiros resultados.

A programação do CLOSE, festival de cinema dedicado a produções audiovisuais voltadas para temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ continua até este sábado (28), a partir das 18h30, no Cine Teatro Guarany, ao lado do Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro. A programação é gratuita e aberta ao público. Prestigie!

Desembargadores David Mello, Jorge Álvaro Marques Guedes e Alberto Bezerra de Melo, os novos dirigentes do TRT-11, para o biênio 2024-2026 (Divulgação)

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) elegeu na quarta-feira (25), em sessão extraordinária os novos dirigentes do órgão para o biênio 2024/2026. A sessão ocorreu, na modalidade híbrida, no plenário do prédio-sede, em Manaus (AM), e teve transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRT-11 no YouTube. Na ocasião, o desembargador Jorge Álvaro Marques Guedes foi eleito como novo presidente do TRT-11 para suceder o desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva. Ele terá como vice-presidente o desembargador David Alves de Mello de Júnior. Também foi escolhido para ocupar o cargo de corregedor regional, o desembargador Alberto Bezerra de Melo. Os eleitos tomarão posse e entrarão em exercício em 13 de dezembro deste ano. Após a eleição, o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva parabenizou a todos. Ao se pronunciar, o desembargador Jorge Álvaro Marques Guedes, inicialmente, agradeceu a confiança nele depositada. “De início, eu queria agradecer a todos os colegas pela confiança depositada nesta minha pessoa, que todos já conhecem de algum tempo. São 43 anos de Justiça do Trabalho, dos quais sete como servidor e o restante, como magistrado. Então, eu agradeço com sinceridade a unanimidade a mim confiada”. Fica o registro!

As inscrições para a 2ª edição do festival “As Amazonas do Cinema”, mostra competitiva de curtas e de longas metragens produzidos por mulheres cis e trans da Pan-Amazônia e regiões de fronteira no Brasil, além de cineastas nascidas na região amazônica, pser feitas, até 20 de outubro. A mostra será realizada de 21 a 23 de novembro, dentro da programação do Festival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia FiDoc. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo (mostras e festivais) e Lei Rouanet (patrocínio oficial do Instituto Cultural Vale). O Festival “As Amazonas do Cinema” é pensado por uma curadoria formada por Lorenna Montenegro, Flávia Guerra e Zienhe Castro.

O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, foi quem mediou o debate com o tema “Queimadas e Secas na Amazônia: situação atual e perspectivas” (Divulgação)

Com o objetivo de ampliar a discussão e entendimento sobre as queimadas e estiagens históricas que o Amazonas tem vivido desde 2023, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou, na quinta-feira (26), um seminário com colaboradores e conselheiros da instituição para falar sobre o tema “Queimadas e Secas na Amazônia: situação atual e perspectivas”. A iniciativa foi realizada na sede da fundação, em Manaus, e está disponível no Youtube da instituição. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Amazonas registrou, até o dia 23 de setembro, 21.600 focos de queimadas em 2024 e tem o pior índice em 26 anos. Já na situação hidrológica, o Rio Negro, principal rio na região metropolitana de Manaus, chegou a 13,73 metros nesta sexta-feira, 27 de setembro, ficando apenas 1,03 metros de diferença do recorde de 2023, 12,70 metros, em 120 anos. A discussão reuniu mais de 100 pessoas, de forma presencial e online, e abordou temáticas desde a situação atual das queimadas no bioma Amazônia até o quanto isso afeta a saúde pública, hoje e futuramente. Entre os participantes os superintendentes Valcléia Solidade, Fábio Tanaka e Michelle Costa, além do superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, que mediou o debate. 

A Info Store deu início à pré-venda exclusiva dos novos smartwatches da linha GT 5 da Huawei, empresa referência no segmento. Com tecnologia de ponta, design moderno e funções que prometem auxiliar o dia a dia do usuário, os smartwatches contam com quatro modelos na série Pro e oito na série Padrão. A novidade está disponível para pré-venda até o dia 14 de outubro, em todas as lojas Info Store em Manaus, no Amazonas, e Boa Vista, em Roraima. Vale conferir!

Excelência em gestão ganha destaque no Prêmio Qualidade Amazonas 2024 (Divulgação)

O Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi), celebra 31 anos e realizou até ontem (27), a 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade e a 3ª Feira da Qualidade no Centro de Convenções Amazonas Vasco Vasques, com a participação de mais de 50 instituições. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, o PQA reconhece e premia organizações por suas melhores práticas em Processo, Inovação e Gestão. Empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), entidades públicas e organizações privadas de diversos segmentos do Amazonas e de outros estados se reúnem para debater questões relacionadas ao mundo do trabalho, melhorias de processos, responsabilidade social, sustentabilidade, lideranças, automação industrial, dentre outros. Compartilhando seu plano de gestão o Hospital de Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, é administrado desde 2019 pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e, desde 2020, pela empresa Opy Health que oferece serviços de apoio não clínicos, incluindo infraestrutura, atendimento de urgência e eletivos, apoio diagnóstico e terapêutico, gestão da clínica, oferta de atenção humanizada aos pacientes e projetos sociais. O Hospital de Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, é um dos destaques do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA).

A Vila Olímpica de Manaus recebe neste fim de semana, o 35º Torneio Norte-Nordeste de Natação. A competição reúne mais de 360 atletas de 13 estados brasileiros, para disputarem provas nas categorias feminina e masculina. Ao todo, estão presentes nas disputas representantes de 25 clubes brasileiros de natação. As provas acontecem na piscina da Vila Olímpica, nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/09), com início previsto para às 07h30. A competição é aberta ao público que tiver interesse em acompanhar.

BDay

Anabella Montenegro Souza Lima, Ronaldo Melo, Lígia Pinheiro Nogueira, Turenko Beça, Marlene Cardoso, Carlos Costa, Quelri Pontes e Walmir Lima figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado 28 de setembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Aniversariantes da temporada, os festeiros Ana Gorete e Nilson Pimentel abriram ontem à noite a porta de sua gostosa morada para festejar com amigos queridos suas novas datas. Foi bom demais (Cleomir Santos)
Meu amigo Delegado Paulo Nogueira, celebra neste sábado mais uma virada de folhinha de sua doce cara-metade Lígia. O festejo será intimista. Parabéns, minha querida. Saúde e paz
A querida Marlene Cardoso é uma das celebradas aniversariantes deste sábado. No clique, ela e o colunista do Jornal do Commercio, Tony Santos, presentes ontem no jantar dos amigos Ana Gorette e Nilson Pimentel (Cleomir Santos)
Meu amigo boa-praça André Braga feliz da vida, finalizando mais um ciclo do curso de Direito no Ciesa. Coisa boa
Antonia Brito Bentes recebeu a amiga Sonia Jinkings na última edição do badalado chá Entre amigos, um dos mais concorridos da Grande Manaus. Gosto delas
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim. Nayara representou o Governo do Amazonas em encontro no Ministério da Saúde, para tratar sobre emergências climáticas