A Suframa participou dos debates realizados durante o “Seminário sobre os desafios e oportunidades para pesquisa e inovação na Amazônia e Florestas Tropicais”, ocorrido na terça-feira (17) e nesta quarta-feira (18), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.
O evento foi organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a Unesco, a Suframa e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como parte das atividades do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20 (G20 RIWG).
A Autarquia foi representada na cerimônia de abertura, ocorrida na terça-feira (17), pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia Costa. O seminário, que integra as ações da presidência brasileira do G20, abordou os principais desafios e oportunidades para a pesquisa e inovação na Amazônia e outras florestas tropicais, por meio de seis painéis distribuídos ao longo dos dois dias de evento.
O primeiro dia foi marcado por discussões sobre descarbonização e mudanças climáticas, com um painel coordenado por Amy Duchelle, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e do INPA apresentaram soluções para mitigar os impactos das mudanças climáticas na região amazônica e estratégias de combate ao desmatamento.
Outro destaque do dia foi o painel sobre conhecimento tradicional e diversidade, liderado pela professora Marilene Correa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O debate reuniu acadêmicos e representantes de comunidades indígenas para discutir a importância da integração dos saberes tradicionais na ciência, como forma de promover a inclusão e combater desigualdades.
O segundo dia focou na bioeconomia e na inovação aberta para cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação. Sob a coordenação de Roberto Porro, da Embrapa Amazônia Oriental, o painel sobre bioeconomia destacou o potencial econômico da Amazônia e explorou formas de utilização sustentável dos recursos naturais da região.
Festival de cinema CLOSE exibe documentário “Óscar Ramos – O homem que morava no Cinema Éden”
O CLOSE, festival de cinema dedicado a obras de ficção e documentário, com temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ fará no sábado (28), a exibição do documentário “Óscar Ramos – O homem que morava no Cinema Éden”, dirigido pelo artista plástico, dramaturgo, teatrólogo e escritor, Sérgio Cardoso. Esta é a segunda vez que o documentário será apresentado ao público. A exibição acontece a partir das 18h30, no Cine Teatro Guarany, localizado ao lado do Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro. A entrada é gratuita. A apresentação do documentário faz parte da homenagem do festival a Óscar Ramos, falecido em 2019, aos 80 anos. Que tal conferir o documentário do “Homem que morava no Cine Éden”? Fica a dica!
Super Nova Era da Compensa recebe posto de vacinação contra Influenza, nesta quinta-feira
O Super Nova Era do bairro da Compensa, na Estrada da Estanave, 583 (próximo à entrada da Ponte Rio Negro), recebe, nesta quinta-feira (19), um posto de vacinação contra o vírus Influenza. A ação de imunização é realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e acontece das 9h às 17h. A vacinação contra a Influenza é voltada para grupos prioritários: crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, idosos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades. Para receber a imunização é necessário apresentar cartão de vacinação, documento de identificação com foto, CPF e cartão do SUS.
Nilton Lins promove palestra e abre diálogo sobre saúde mental no AM
Em alusão ao Setembro Amarelo, a Universidade Nilton Lins realiza a palestra “Se precisar, peça ajuda!”, para conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio. O evento, aberto ao público e à comunidade acadêmica, acontece na próxima sexta-feira (20), e abordará temas como os sinais de alerta, a importância da escuta ativa e a busca por ajuda profissional. A iniciativa também busca estimular a discussão aberta sobre um tema ainda tabu, oferecendo ferramentas para que os participantes possam identificar situações de risco e oferecer apoio adequado a pessoas em sofrimento. Além da palestra, a Universidade promoverá esta semana, rodas de conversa em escolas da zona Norte de Manaus, em parceria com a Associação das Donas de Casas do Estado do Amazonas, e estará presente em um painel na entrada da instituição, com a “Caixinha do Desabafo”, um espaço seguro para que a comunidade expresse seus sentimentos. A Universidade Nilton Lins tem um forte engajamento no bem-estar psicológico e em prol da saúde mental de seus acadêmicos e da sociedade, e para isso mantém uma série de cursos, programas e atendimentos permanentes para a comunidade. É por aí!
Conexão entre indústria e academia
A terceira edição da Feira da Qualidade promete ser um ponto de encontro entre a indústria, universidades e o mercado de trabalho no Amazonas. De 24 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, estudantes terão a chance de enriquecer seus currículos e fazer networking com empresas de excelência. A entrada é gratuita, mas com inscrição on-line.
Crianças em tratamento na FCecon recebem toucas de heróis e princesas
As crianças em tratamento contra o câncer na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tiveram um dia animado de heróis e princesas nesta quarta-feira (18). Os pacientes receberam toucas lúdicas doadas pela Associação Fios Encantados.O projeto é de Jundiaí (SP) e confecciona toucas e perucas lúdicas de heróis e princesas para crianças e adolescentes em tratamento de câncer, além de almofadas de coração, lenços e turbantes. Desde 2018, já foram realizadas ações em hospitais e casas de apoio de 26 estados do Brasil. A Fundação Cecon e o Lar das Marias, uma casa de apoio para mulheres em tratamento oncológico em Manaus, receberam o total de 85 itens, entre toucas, perucas, lenços, turbantes e almofadas de coração. Além das perucas de heróis e princesas, os pacientes da FCecon receberam cartas escritas à mão por voluntárias do projeto, com palavras de fé e esperança. Aplausos!
Engeco celebra conquista inédita no mercado imobiliário amazonense
Incorporadora referência no mercado imobiliário do Norte do Brasil, a Engeco, oferece nesta quinta-feira (19), um café da manhã especial para jornalistas em comemoração ao reconhecimento como Melhor Incorporadora do Brasil. É a primeira vez que uma empresa da região recebe esse título. Durante o evento, os diretores da Engeco estarão presentes e disponíveis para entrevistas, oferecendo uma oportunidade para discutir as tendências e o mercado imobiliário no Amazonas e no Brasil. Parabéns!
Secretaria de Cultura e Economia Criativa participa da Feira do Empreendedor Sebrae com diversas ações
Interatividade, divulgação de projetos e serviços da indústria criativa e atualização de dados de artistas e fazedores de cultura. Ações que serão realizadas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, na Feira do Empreendedor Sebrae, de 19 a 21 de setembro, no Sesi Clube do Trabalhador, na avenida Cosme Ferreira, Aleixo. Após 10 anos sem realização no Amazonas, a feira retorna ao cenário de negócios da região, promovendo o empreendedorismo, fomentando a inovação e investimentos sustentáveis. Para atender diferentes áreas de atuação, a estrutura contempla cinco eixos: Habilidades Empreendedoras, Sustentabilidade, Inovação, Inclusão e Diversidade e mais, Finanças e Investimentos. As ações da Cultura do Amazonas ocuparão o eixo Inclusão e Diversidade, no espaço “Aqui Tem Cultura”, onde o público terá a oportunidade de conhecer projetos de Economia Criativa, de política pública e editais de fomento. Muito bom!
Amazônia Global Summit 2024 acontece neste sábado e reúne 62 palestrantes em 41 painéis
O Amazônia Global Summit 2024 (AGS), realizado pelo Movimento Nova Amazônia, acontece neste sábado, 21 de setembro, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus. Em sua terceira edição, o evento reúne líderes, especialistas, empreendedores e comunidades da Amazônia para discutir estratégias inovadoras e práticas de desenvolvimento sustentável para a região amazônica. As inscrições estão em sua última semana e podem ser realizadas até o dia do evento.
Fornalha Amazônica
Manaus registrou, ontem (18) o dia mais quente do ano, até o momento, com a temperatura alcançando 39ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A máxima foi registrada pela estação automática do órgão por volta das 15h, fazendo com que a capital amazonense se aproxime das marcas históricas das últimas três décadas. Nos últimos 31 anos, o recorde de temperatura máxima em Manaus foi de 39,2°C, registrado pela estação metereológica do Inmet disso, o dia mais quente havia sido 21 de agosto de 2015, quando a temperatura repetiu os 39°C de quarta. Na última terça-feira, Manaus já havia registrado a maior temperatura do ano, atingindo 38,4ºC. No entanto, nesta quarta-feira, a capital quebrou dois novos recordes de temperatura, alcançando 38,8ºC e 39ºC. E haja calor!
BDay
Marlene Fonseca Ituassú, meu irmão Sidney de Aguiar Corrêa, Sihame Cruz, Rodrigo Pacheco de Araújo e Izabel Célia da Silva (em Fortaleza) figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 19 de setembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA