A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, anunciou, ontem (17), a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno. A iniciativa, aprovada por unanimidade, visa coordenar e intensificar ações de controle e combate às queimadas que têm atingido o Amazonas, especialmente no período de seca.
Conforme a conselheira-presidente do TCE-AM, o comitê será responsável por avaliar programas com foco na eficiência, eficácia e efetividade à luz da legislação ambiental. A criação responde às dificuldades dos órgãos ambientais em coordenar a prevenção e combate às queimadas, levando em conta, inclusive, constatações feitas pelo programa Blitz TCE em visitas técnicas aos órgãos de controle ambiental municipal e estadual.
O comitê será composto por seis membros, incluindo um conselheiro-coordenador, que presidirá os trabalhos, além de um procurador de contas e servidores das secretarias de Inteligência (Segin), de Controle Externo (Secex) e da Consultoria Técnica (Consultec). O mandato será de dois anos, com possibilidade de recondução.
Entre as atribuições do comitê estão a avaliação de programas governamentais de controle ambiental, a verificação da eficácia do licenciamento ambiental e a promoção de ações coordenadas entre estado e municípios. O comitê também buscará propor soluções para melhorar as políticas de combate às queimadas e monitorar o cumprimento da legislação ambiental.
Entre as atribuições do comitê estão a avaliação de programas governamentais de controle ambiental, a verificação da eficácia do licenciamento ambiental e a promoção de ações coordenadas entre estado e municípios. O comitê também buscará propor soluções para melhorar as políticas de combate às queimadas e monitorar o cumprimento da legislação ambiental.
Glória Groove é indicada ao Grammy Latino
A cantora Gloria Groove foi indicada pela primeira vez ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”, com a canção “DA BRABA”, fruto de uma parceria com Ludmilla e MC GW. A faixa integra o álbum “Futuro Fluxo”, lançado em 2023, terceiro álbum de estúdio de Groove. A indicação surge em um momento de intensa atividade na carreira de Gloria Groove, que se prepara para uma apresentação no Rock in Rio, onde será responsável por encerrar o Palco Sunset nesta quinta-feira (19). Gloria, que este ano se tornou embaixadora da Amstel, anunciou recentemente o lançamento de “Serenata da GG, Vol.2 (Ao Vivo)”, previsto para o dia 26 de setembro. O novo projeto contará com 13 faixas e traz colaborações com nomes de destaque do pagode, como Mumuzinho, Thiaguinho, Sampa Crew e Ana Carolina. Maravilha!
Conexão com a Moda
O Manauara Connection – Encontro das Águas inicia hoje (18), com um desfile infantil no Teatro Manauara, dando início a dois dias de evento. Nesta quinta-feira (19), o público adulto poderá conferir as tendências da moda local, com direção criativa de Paulo Borges, reconhecido internacionalmente por ser o idealizador do São Paulo Fashion Week, e styling de Paulo Martinez. A trilha sonora será assinada por Victor Lins e Djedah, destacando a conexão entre moda e a Amazônia. Uma novidade da programação é o espaço Pit Fashion, que abriu na segunda-feira, 16, e oferece dicas sobre o universo da moda até esta quinta-feira. Muito bom!
‘Suframa nas Universidades’ começa temporada 2024 com palestra na Ufam
O projeto “Suframa nas Universidades” deu início às suas atividades de 2024 ontem (17), com uma palestra para os alunos de Economia na Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conduzida pelo administrador da Autarquia, Leonardo Perdiz. O projeto busca capacitar estudantes de nível superior sobre o papel da Suframa e a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento regional e nacional, especialmente nas áreas econômicas, sociais e ambientais. Segundo o vice-diretor da FES, professor Salomão Franco Neves, é importante a parceria histórica entre a Ufam e a Suframa, destacando a relevância do conhecimento sobre a Zona Franca para os alunos. Por sua vez, Leonardo Perdiz ressaltou a relevância do projeto para a disseminação de informações sobre os incentivos fiscais e o papel da Suframa. “Ainda há desconhecimento de parcela da nossa sociedade sobre o modelo, e é importante a gente disseminar esse conhecimento, até porque isso é uma oportunidade para as empresas e para os alunos, como capital intelectual”, observou. É por aí!
Títulos definitivos
A secretária de Estado das Cidades e Territórios (SECT), advogada Renata Queiroz, recebeu em cartório os registros dos 100 primeiros títulos definitivos dos moradores do Conjunto Boas Novas, na zona norte de Manaus, junto com as matrículas de todas as mil unidades do loteamento. Um momento histórico para o Governo do Amazonas e para os moradores do local, que vão poder realizar o sonho da regularização de seus imóveis. É por aí!
Vazante 2024: Grupo Atem inicia operações especiais em Itacoatiara
O Grupo Atem montou um plano para realizar o abastecimento de combustíveis durante a seca dos rios no Amazonas. Entre as ações estão o aumento na frota de balsas, reforço dos estoques, antecipação do cronograma de distribuição de combustíveis e uma operação logística especial em Itacoatiara – iniciada dia 09 – para garantir a chegada de produtos à refinaria, em Manaus, que abastece as distribuidoras da região. O aumento de 75% na frota de balsas foi uma dessas medidas. Durante a vazante, as cargas, normalmente transportadas por navios, são transferidas para balsas, que conseguem navegar em águas rasas. Um reforço importante foi a aquisição da balsa Lumpsum. Com capacidade para 12 milhões de litros, ela transporta o volume de três balsas convencionais. Além da aquisição de balsas menores, com até 2 milhões de litros, para navegar em trechos com calado ainda mais raso. Durante a vazante, a atuação do Grupo se dá em duas frentes logísticas essenciais. A primeira é para garantir a chegada de produtos à refinaria, que abastece as distribuidoras da região. Esta operação ocorre em Itacoatiara (AM), a 250 quilômetros de Manaus, onde o nível do rio Amazonas permite o fundeio dos navios com cargas de até 60 milhões de litros de combustível. As cargas são transferidas, em operações chamadas ship-to-barge, para balsas com capacidade média de 4 milhões. Muito bom!
Congresso para homens é promovido gratuitamente em Manaus
Um congresso destinado somente para homens, este é o “Congresso Hero – Forte e Corajoso”, que será realizado nesta quinta-feira (19), às 19h30, pela Igreja Batista da Lagoinha Manaus Sede, localizada na Avenida Desembargador João Machado, 59, Alvorada, zona Centro-Oeste da capital amazonense. A conferência Hero é para todos os homens: casados, solteiros, os pais podem trazer seus filhos para participarem. Será um momento que iremos promover a comunhão e receber o aprendizado do Alto”, explicou o pastor titular da Igreja Batista da Lagoinha Manaus Sede, William Chaves. O congresso terá a participação do pastor, psicanalista e escritor, Jorge Leandro, da Lagoinha de Paulínia, em São Paulo. Autor do livro “Ativando o potencial máximo do homem”, que, segundo o mesmo, “era para ser uma ferramenta em um curso para ajudar a homens se tornarem melhores filhos, maridos, pais, ministros e uma referência para nossa sociedade”, ele explica que falará sobre a real identidade do homem. Interessante!
Defensoria Pública do Amazonas intervém para garantir ajuda humanitária à comunidade indígena em Tabatinga
Com aproximadamente oito mil habitantes da etnia Tikuna, a comunidade Umariaçu 2, localizada Terra Indígena Tukuna Umariaçu, em Tabatinga, está sofrendo com falta de abastecimento de água potável e alimentos por conta da estiagem. A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) esteve no local e, após receber denúncias de que a população local não recebeu as cestas básicas e outros itens de ajuda humanitária, anunciou medidas que tomará buscando atendimento aos indígenas. O cacique Eder Venâncio relatou aos defensores públicos que, por se tratar de uma comunidade indígena próxima à área urbana, a ajuda não chega. “Não é porque estamos próximos que não precisamos. Eles não sabem as dificuldades que passamos aqui. Falta água, porque a Cosama (Companhia de Saneamento do Amazonas) tem deixado a desejar, e agora também está faltando comida”. A dificuldade para plantar os próprios alimentos também é grande. O cacique conta que a comunidade já sente os efeitos das mudanças climáticas, de forma mais severa, há pelo menos quatro anos. O Amazonas enfrenta uma estiagem que já se apresenta como uma das piores da história do Estado. Os primeiros sinais de seca foram registrados em julho, e todos os 62 municípios do estado estão em emergência ambiental. O cacique está preocupado com o futuro. “No ano passado a seca foi horrível, mas este ano, já está sendo bem pior. Ninguém sabe como vai ser ano que vem, o medo é grande”.
Ornare e Mauricio Duarte Brand: design brasileiro em destaque na New York Fashion Week
Ornare, marca internacional de mobiliário de luxo sob medida, reafirmou seu compromisso de unir o design a outras expressões culturais, como a moda, ao apoiar o desfile da Mauricio Duarte Brand, durante a New York Fashion Week, encerrada em 11 de setembro. Durante a semana de moda, a marca também abriu suas portas para receber o estilista manauara e sua coleção. A médica Thelma Assis, que participou do desfile da grife do estilista indígena Mauricio Duarte, em seguida, fotografou algumas de suas criações no showroom da Ornare. “Além de valorizar a moda brasileira, apoiar a Mauricio Duarte Brand é uma maneira de promover talentos que levam o design, a cultura e as vivências regionais a diferentes partes do mundo”, afirma Esther Schattan, fundadora e diretora da Ornare. Stefan Schattan, diretor da marca, acrescenta: “ao fomentar e apoiar marcas autorais.brasileiras, fortalecemos e ampliamos a conexão do design nacional com o mercado global.” É por aí!
Sarau Cênico Amazônia
Delson Antunes é ator, professor, diretor de teatro, pesquisador e dramaturgo. Trabalha no Rio de Janeiro onde apresenta constantemente espetáculos teatrais e saraus cênicos a partir de textos literários. Desenvolveu uma técnica chamada A Palavra como Ação, que consiste em estimular os participantes de suas oficinas para que possam ter um melhor aproveitamento das possibilidades expressivas das palavras ao serem faladas. Estas apresentações foram realizadas em vários estados brasileiros. Agora Delson estará apresentando no Careiro Castanho, o Sarau Cênico Amazônia, objeto de ambição e a resistência da poesia, com 10 escritores e poetas do Amazonas, no dia 21 de Setembro, às 19h no Município Careiro Castanho. Esta apresentação presencial é resultado de uma oficina de 3 meses, que foi feita com escritores, poetas e professores amazonenses via online. Todos os textos exaltam e refletem as belezas e as dificuldades deste Estado e suas riquezas tão importantes para a humanidade.
Muito bom!
BDay
Gracélia Benacon de Oliveira, Diego Said Honczaryk, Sinamor Leão de Araújo (em Boa Vista-RR), Ricardo Biaggi Lobato, José Carlos Amorim, Lena Souza Lima e Carlos Miguel Castro figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 18 de setembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA