Promotora Leda Mara é nomeada procuradora-geral de Justiça do MPAM

Pela terceira vez em 132 anos, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) será chefiado por uma mulher. Com 28 anos no MPAM e vasta experiência administrativa, a promotora de Justiça de Entrância Final Leda Mara Nascimento Albuquerque, de 59 anos, irá chefiar o MPAM nos próximos dois anos (Biênio 2024-2026).

Ela foi escolhida pelo governador Wilson Lima, após obter a maioria dos votos em eleição interna no MPAM e figurar na lista tríplice com 101 votos no total. É a segunda vez que Leda Mara assume o posto mais alto do MP do Amazonas, tendo comandado o Ministério Público anteriormente entre 2018 e 2020. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de domingo (15).

A posse da nova procuradora-geral, que sucederá o atual PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento, acontecerá no dia 15 de outubro no Teatro Amazonas, com a presença dos membros do MPAM, autoridades e convidados. A lista tríplice do MPAM havia sido encaminhada ao governador pelo Colégio de Procuradores de Justiça no último dia 03, um dia após a eleição virtual no MPAM, que definiu, entre nove concorrentes, os três mais votados por 183 promotores e procuradores.

Graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a nova procuradora-geral ingressou no MPAM em fevereiro de 1996. Durante seu primeiro mandato, Leda Mara Albuquerque imprimiu importantes realizações em sua gestão, como as entregas das promotorias novas ou reformadas de Boca do Acre, Parintins, Humaitá e Tabatinga, além de melhorias estruturais no edifício.

Na gestão de Leda Mara Albuquerque, o órgão também se aproximou ainda mais da população, com avanços no alcance dos projetos sociais, eventos e ações, bem como na melhoria do atendimento. O biênio 2018-2020 teve como principal saldo o estreitamento dos laços entre os membros e o povo do Amazonas.

“Sou movida pelo propósito de promover mudanças estruturais e institucionais que atendam os anseios da população do Amazonas. Faremos um Ministério Público moderno e inovador”, afirmou a nova PGJ, em vídeo encaminhado aos membros durante campanha pré-eleitoral. A coluna deseja sucesso à nova comandante do MPAM.

Diva da música disco, Glória Gaynor será uma das estrelas do “Dia Delas”, marcado para 20 de setembro marcando o encerramento da edição comemorativa dos 40 anos do Rock In Rio (Reprodução Internet)

A cantora Glória Gaynor famosa por seu sucesso mundial “I Will Survive”, está de volta ao Brasil como uma das principais atrações do Rock In Rio 2024. A diva da música disco será uma das estrelas do “Dia Delas”, um dia inteiro de apresentações exclusivamente femininas. Marcado para o dia 20 de setembro durante a edição comemorativa dos 40 anos do festival. Gaynor subirá ao palco Sunset, que receberá um line-up especial incluindo a cantora IZA que encerrará a programação desse palco. Glória Gaynor é conhecida por sua voz e carreira de mais de 50 décadas, durante as quais lançou clássico como “I Am What I Am”, além do conhecido hino para a população LGBTQIA+ “I Will Survive”. Que tal?

Consciente que só no dicionário o sucesso vem antes do trabalho, o presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal, José Aparecido Costa Freire, destaca que o Sistema Fecomércio-DF e o Sistema Comércio Brasileiro, “são um universo de possibilidades”. Sistemas sintonizados com o Brasil. Aparecido comemora números expressivos do projeto “Mais perto de todos”, dentro da expansão do Sistema de Brasília: mais de 100 mil atendimentos, o crescimento de quase 200% de pessoas cadastradas pelo Sesc-DF, mais de 7 milhões de hora-aula no Senac e inclusão de mais de 5 mil jovens e estagiários pelo IF no mercado de trabalho. Aparecido também salienta que graças a “visão de futuro” do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, Brasília ganhará, no segundo semestre de 2026, um novo hotel, no Setor Hoteleiro Norte e um novo hospital, na L-2 Sul. (Vicente Limongi Netto)

Com 21 brigadistas indígenas formados e contratados pelo Ibama, a Brigada Recreio/São Felix atua nas terras e territórios indígenas na região dos municípios de Autazes e Careiro (Divulgação)

O último dia 13 de setembro foi de angústia para as comunidades do lago Maçarico junto ao Rio Juma e à Terra Indígena Rio Jumas. O fogo ameaçava alcançar comunidades, residências e pousadas da região conhecida pelo turismo sustentável. Segundo denúncias, o fogo seria de origem criminosas, inclusive com imagens que comprovam indícios. A comunidade Brasil 2 acionou a brigada que foi deslocada até a região de voadeira que utilizaram a técnica de formação de linha de combate e mangueira de água puxada do Rio por motor bomba. A Brigada Recreio/São Felix conta com 21 brigadistas indígenas formados e contratados pelo Ibama e atua nas terras e territórios indígenas na região dos municípios de Autazes e Careiro. Na minha opinião esses incendiários devem ir para a cadeia, sem direito a pagamento de fiança. Concordam comigo?

Nesta terça-feira (17), o auditório Vânia Pimentel, da Universidade Nilton Lins, receberá a palestra “Acolhimento Cultural para Migrantes na Saúde”, ministrada por Gabriela Moraes, promotora de Saúde na Organização das Nações Unidas (ONU) Migração. O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 18h30. O tema da palestra é de grande relevância, especialmente considerando o aumento de fluxos migratórios na região amazônica. Gabriela Moraes compartilhará sua experiência na organização internacional e abordará estratégias para promover o acolhimento cultural de migrantes nos sistemas de saúde, contribuindo para a inclusão e o bem-estar dessas populações.

A Escola Sesi de Referência Dra. Émina Barbosa Mustafa inaugura pavilhão composto de salas de aula voltadas ao desenvolvimento da metodologia STEAM-Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Divulgação)

O Serviço Social da Indústria (Sesi/AM) inaugura, nesta terça-feira (17), às 9h, o pavilhão tecnológico da Sesi Escola de Referência Dra. Émina Barbosa Mustafa (Av. Cosme Ferreira, 3.295, Aleixo), infraestrutura composta de salas de aula voltadas ao desenvolvimento da metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico. “Esse investimento vem estruturar a Escola de Referência do Sesi, que possui uma metodologia de ensino que se alicerça na formação de professores dedicados a formar alunos alinhados com o mundo do trabalho; com uso de material didático próprio, ajustado com uma metodologia de ensino em sintonia com as tecnologias de educação e uma gestão escolar efetiva”, descreve o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e diretor regional do Sesi Amazonas, Antonio Silva. De acordo com Silva, o novo ambiente vai permitir aos alunos desenvolver o aprendizado na prática, “mão na massa” e de forma integrada”. O pavilhão está composto pelas salas de Ciências da Natureza, Espaço Robótica, Matemática e suas Tecnologias, Espaço Maker, Ciências Humanas e Sociais, e Linguagens e suas Tecnologias. A reforma também incluiu a melhoria da circulação da escola, fachadas e blocos já existentes, levando em consideração a preservação e ambientação das áreas verdes do entorno da escola.

Em parceria com o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC-AM), o Shopping Ponta Negra vai promover uma ação especial em alusão à campanha Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, doença que tem 200 novos casos registrados por ano no Amazonas – média de um novo diagnóstico a cada 43 horas, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em todo o Brasil, a projeção é de 7.930 casos por ano, de 2023 a 2025. Anemia, febre, ondulações ou caroços pelo corpo, hematomas, aumento da região abdominal, palidez e indisposição são alguns dos sintomas do câncer infantojuvenil que nem sempre recebem a atenção devida, mas podem indicar a presença de uma leucemia, tipo de câncer mais comum em pessoas de até 18 anos. Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da doença, uma exposição foi montada com conteúdo educativo, voltado à conscientização e orientações sobre a doença, seus sintomas e tratamento foi montada no piso L1 do shopping, próximo à loja da Vivo.

Maestro Otávio Simões vai reger pela primeira vez o 13º Encontro de Tenores do Brasil. O evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no Teatro Amazonas (Divulgação)

Maestro assistente da Amazonas Filarmônica desde 2013 e regente titular do Coral do Amazonas desde 2018, Otávio Simões vai reger pela primeira vez o 13º Encontro de Tenores do Brasil. O evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no Teatro Amazonas. Prestes a completar 20 anos de carreira, ele diz estar feliz em fazer parte desse espetáculo e destaca a importância de eventos como esse, para aproximar o público do canto lírico. Para ele, o Encontro deste ano tem significados especiais. “Completo neste semestre 20 anos de carreira. Vou dividir o palco com dois grandes amigos: Miquéias William (idealizador e organizador do evento) e Thiago Arancam (tenor paulista, que já se apresentou nos principais teatros do mundo). E ainda terei o privilégio de dividir o palco com um dos maiores nomes que a ópera desse País já teve. Estou falando do tenor Fernando Portari (carioca com mais de 30 anos de carreira e renome internacional), um grande amigo e ídolo que também estava como solista no palco, quando regi uma ópera pela primeira vez na vida”, observa. O Encontro de Tenores foi por muitas vezes regido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro e por Marcelo de Jesus. Eis que chega o momento de Simões. Segundo ele, os ensaios vão ocorrer na própria semana do evento. “Mas todo o trabalho de ‘backstage’ (decisão de repertório, cópias de partituras, confecção de arranjos orquestrais) já está acontecendo há alguns meses”. É por aí!

Entre os dias 24 e 27 de setembro, o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte apresenta o Ciclo de Oficinas Duplo Filme de Cinema e Distribuição, com Ricardo Majaro e Henrique Amud. As atividades acontecem das 9h às 13h, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro).No roteiro da ação formativa estão os módulos “Direção Cinematográfica”, “Roteiro Cinematográfico de Curta-Metragem”, “Pesquisa de Imagens de Arquivo para Audiovisual” e “Distribuição de Curtas-metragens”. A programação traz novas ferramentas para cineastas amazonenses em todas as etapas da produção dos filmes, desde o planejamento da história até a execução de estratégias para festivais.

Em clima de festival de música Rock In Rio que acontece em terra carioca, o Millennium Shopping realiza o Rock in Mill. Nos dias 19, 20 e 21, a partir das 18h, o empreendimento sedia apresentações musicais das bandas Chora Cachorro, Rockaholics e Official 80. Os shows acontecem na praça de alimentação e o acesso é gratuito. Além de enaltecer a cultura local, o Rock in Mill promete fazer os amantes da boa música cantarem e se emocionarem com canções que fizeram e fazem parte da história do rock nacional e internacional. O Rock in Mill marca o início dos festejos de aniversário do Millennium Shopping que, neste ano, completa 20 anos de atuação em Manaus. Vale conferir!

BDay

Eliana de Miranda Leão, Jader Bezerra (em Brasília-Df), Maíza Guerreiro, Júlia Matos Martins e Karol Pacheco figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 17 de setembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

A bela morena Júlia Matos Martins, filha dos amigos Márcia e Sérgio Martins é uma das celebradas aniversariantes desta terça-feira. Parabéns, moça bonita
Os irmãos Sonia e Rui Machado emolduram Eliana de Miranda Leão, festejada desta terça-feira. A celebração aconteceu antecipadamente, sábado passado, no confortável flat da aniversariante no condomínio Barão da Villa. Saúde, amiga
Responsável pelo cardápio do Restaurante Pobre Juan, o chef Anilton Silva avisa que a casa de comidas situada no Shopping Ponta Negra está oferecendo todos os sábados,-uma suculenta feijoada. Vamos lá conferir
Em recente e concorrido agito social, o casal Eliandro Souza e a bela Alessandra Brasileiro, emolduram a minha amiga querida, a psicóloga Aline Rocha
Toda de amarelo, a camaleônica advogada Mary Tuma e o juiz Eliezer Fernandes Júnior em brunch concorrido no domingo. Os dois são grandes amigos e gente da melhor qualidade. Gosto deles

Na reinauguração da sede recreativa da OAB/AM, os advogados Denize Aufiero, Omara Gusmão, o presidente da entidade Jean Cleuter Mendonça, Fernanda Cantanhede Mendonça e Denise Macedo