Deye anuncia primeira fábrica fora da China no Polo Industrial de Manaus

A empresa chinesa Deye, especializada na fabricação de inversores solares, baterias e soluções de conforto ambiental, escolheu o Brasil para a abertura de sua primeira fábrica fora da China, que será instalada no Pólo Industrial de Manaus (PIM). O anúncio foi feito durante uma reunião na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) ocorrida ontem (03), que contou com a participação de representantes da Deye e da Suframa.

A reunião foi conduzida pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Autarquia, Arthur Lisboa. Também participaram o CEO da Deye, David Ji; o vice-presidente global de Vendas da Deye, Alan Wu; o diretor financeiro da Deye, Rocky Murph; o country manager da Deye para Brasil, Itália e Espanha, Thiago Gomes; e o diretor de Operações da Deye para Brasil, Itália e Espanha, Caio Lentini.

Durante a reunião, Gomes destacou a importância da iniciativa. “Nossa vinda aqui é para montar a fábrica de baterias e posteriormente inversores, para podermos ficar mais competitivos no mercado nacional e sul-americano, oferecer melhores soluções tributárias aos nossos clientes e reiterar nossa liderança de vendas no mercado”, disse. Lentini enfatizou que atualmente, a Deye já atua em mais de 150 países e é líder de mercado em muitos deles, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul e outros países da Ásia-Pacífico, como Filipinas e Indonésia.

A nova fábrica será a primeira unidade da Deye fora da China e faz parte da estratégia global da empresa, que busca expandir sua capacidade de produção e regionalização. “A expectativa é de criar mil empregos diretos e indiretos tanto na fabricação quanto na montagem dos equipamentos”, afirmou Gomes.

A fábrica em Manaus está em fase de prospecção do terreno e de viabilidade do projeto técnico-econômico. Segundo a comitiva, a produção deve iniciar com baterias, expandindo para inversores e, posteriormente, condicionadores de ar e a escolha por Manaus deve-se, em grande parte, aos benefícios fiscais e logísticos proporcionados pela Zona Franca de Manaus (ZFM). É por aí!

Alunos do Colégio Martha Falcão participam de uma situação de trabalho dos órgãos que fazem parte da ONU. Essa é a nona edição do evento, que recebe o nome de Modelo de Organização das Nações Unidas Martha Falcão-Monumf (Divulgação)

Durante esta semana, os alunos do Colégio Martha Falcão participam de uma situação de trabalho dos órgãos que fazem parte da ONU. Essa é a nona edição do evento, que recebe o nome de Modelo de Organização das Nações Unidas Martha Falcão (Monumf). Até esta quarta-feira (04), os jovens participam de reuniões e discutem temas como saúde, educação, guerras, fome, meio-ambiente e tantos outros assuntos de interesse para todo o mundo. A diretora da instituição, Nelly Falcão de Souza, destaca que o Monumf é organizado pelos próprios alunos do Colégio Martha Falcão, que se mobilizaram e decidiram os temas que são discutidos. Durante o evento, os alunos têm a oportunidade de entenderem os assuntos que são discutidos na atualidade por meio de fatos históricos. Crises dos mísseis de Cuba, Impeachment da Dilma Rousseff, Operação Lava Jato e Crise na Venezuela são alguns dos assuntos que vão ser discutidos pelos comitês do Monumf. Além disso, o evento também contará com alunos simulando a cobertura internacional de jornais como The New York Times, The Guardian e El País. Nesta edição, o Monumf contou com a presença de convidados, entre eles, o Cristian Javier, que é diplomata da ONU e palestrou para os alunos e congressistas. Outro destaque fica por conta do protocolo na vestimenta dos participantes do Monumf. As alunas deixam de lado o uniforme do Colégio Martha Falcão e adotam um visual mais sério, com tailleurs, enquanto os garotos todos aderem aos ternos, em ambos os casos, impecáveis, já parecendo profissionais atuando no mercado. Muito bom!

As inscrições para o 18º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) encerram nesta quarta-feira (04). Os editais de seleção dos espetáculos para as mostras Jurupari e Chico Cardoso estão disponíveis no link https://linktr.ee/FETAM. O evento acontece entre os dias 29 de setembro e 13 de outubro, apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução e pelo Nubank, realização da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da WEG e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. “Encerramos as inscrições para a Mostra Ednelza Sahdo, que abrange espetáculos de todo Brasil, porque a demanda foi muito elevada, superou o número de peças inscritas na última edição”, comenta Árlisson Cruz, integrante da diretoria da Fetam”. Os projetos serão analisados pela comissão de seleção de acordo com os critérios de qualidade artística, técnica e estética; concepção do espetáculo; currículo/Portfólio do proponente; e originalidade da encenação. O resultado será divulgado no site da Federação de Teatro do Amazonas (www.fetam.com.br) e no Instagram (@fetam.teatro).

A Q3 Qualidade é uma escola pioneira no Brasil, dedicada exclusivamente à qualidade industrial, totalmente focada em Indústria 4.0, com acesso a tecnologias avançadas e metodologias de aprendizagem atualizadas (Divulgação)

No próximo dia 10 de setembro, no salão nobre do Studio 5 Shopping e Convenções, às 18h30, será realizada a inauguração da Q3 Qualidade – Educação Industrial, com a diplomação da 1.ª turma de Inspetores de Qualidade Especialistas na Indústria 4.0. A Q3 Qualidade é uma escola pioneira no Brasil, dedicada exclusivamente à qualidade industrial, totalmente focada em Indústria 4.0. Amparada no compromisso com a excelência, a escola se propõe a formar a próxima geração de profissionais especialistas para o dinâmico cenário industrial.  A Q3 Qualidade oferece cursos que são a ponte para o sucesso na era da 4.ª revolução industrial, a Indústria 4.0, com acesso a tecnologias avançadas e metodologias de aprendizagem atualizadas, preparando o profissional para a excelência na nova era industrial. Os valores da instituição incluem qualidade, foco no aluno, inovação, sustentabilidade e ética, além de um compromisso contínuo com a Educação, Inovação e Transformação.  “A escola faz parte de um grupo de empresas inseridas no PIM (Pólo Industrial de Manaus) e surgiu da necessidade da melhoria da qualidade na mão de obra em vários níveis, observada no seu próprio universo de colaboradores”, explica Alexandro da Silva, que, junto com Idson Souza, é um dos diretores e fundadores da instituição. Assim, nasceu a ideia de formar inicialmente Inspetores de Qualidade Especialistas em 5 segmentos da indústria, sendo eles: injeção plástica; papelão e papel; SMD e PBA – placas eletrônicas; metal e mecânica; e fornecedores. Aplausos!

Prestes a completar 40 anos de mercado em 2025, a Engeco Construtora e Incorporadora comemorou com clientes, corretores, arquitetos, engenheiros e parceiros, o avanço das obras do residencial Salvador 550, em Adrianópolis, no último final de semana. Com 80% do empreendimento comercializado e programado para ser entregue em janeiro de 2027, o projeto de alto padrão está com obras adiantadas e a entrega será adiantada em seis meses em relação ao tempo previsto.  “O grande diferencial do Salvador 550 é a exclusividade de apenas 26 vizinhos, em uma localização que não tem nada igual, a Vila Municipal. Por isso trazemos esse conceito de o endereço dar nome ao empreendimento, algo que começamos aqui em Manaus com o Teresina 275, mas que pode ser visto nas obras de alto padrão em Nova York, por exemplo. O evento Play nas Obras vem falar como o trabalho está evoluindo e essa resposta positiva do mercado, confirmando o sucesso desta aposta diferenciada”, afirmou um dos sócios fundadores da Engeco, Maury Guerreiro. É por aí!

Em Brasília (DF), a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins participou, ontem (03), da posse do ministro Mauro Campbell como Corregedor Nacional de Justiça (Joel Arthus)

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins participou, ontem (03), da posse do ministro Mauro Campbell como Corregedor Nacional de Justiça, em Brasília (DF).  Também representando a Corte de Contas amazonense, o conselheiro-ouvidor Mario de Mello acompanhou a conselheira-presidente durante a posse do ministro. A Corregedoria Nacional de Justiça é um órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona como um gestor administrativo do Poder Judiciário. O novo corregedor substitui o ministro Luis Felipe Salomão, empossado no cargo de vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em cerimônia realizada no último dia 22. Campbell teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), por unanimidade, no dia 19 de junho deste ano, para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2026. A nomeação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 31 de julho. O ministro também é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas. Fica o registro!

Atenção concurseiros, foi autorizado no dia 30 de agosto de 2024 pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, do Governo Federal, o concurso Ibama 2024. Serão 460 vagas para Analistas Ambientais que poderão atuar nas diversas atividades de competência federal como: licenciamento ambiental, fiscalização de infrações ambientais, gestão de recursos pesqueiros e florestais, qualidade e emergências ambientais e prevenção e combate à incêndios florestais. A Superintendência do IBAMA no Amazonas deverá ser contemplada com a lotação de boa parte dessas vagas. Maravilha!

A Comissão Especial Eleitoral do Ministério Público do Estado Amazonas (MPAM) anuncia os nomes da lista tríplice para escolha do novo procurador-geral de Justiça (biênio 2024-2026). Os mais votados foram os promotores de Justiça de Entrância Final Leda Mara Nascimento Albuquerque, Lílian Maria Pires Stone e Carlos Fábio Braga Monteiro (Divulgação)

O Shopping Ponta Negra vai funcionar em horário diferenciado nesta quinta-feira, feriado de 5 de setembro (Elevação do Amazonas à Categoria de Província). A praça de alimentação e os espaços de lazer, entre eles o cinema, funcionarão das 12h às 22h. As lojas âncoras abrirão as portas entre 13h e 21h e, as demais lojas e quiosques, das 14h às 21h. No sábado, 7 de setembro, feriado nacional da Independência, o Shopping seguirá o horário de funcionamento normal, das 10h às 22h. Enquanto o Millennium Shopping informa, que nos feriados do mês de setembro, dias 5 (Elevação do Amazonas à Categoria de Província) e 7 (Independência do Brasil), funcionará em horário diferenciado. A praça de alimentação do centro de compras irá operar das 12h às 20h, já as lojas e quiosques, das 14h às 20h. As salas de cinema da rede Cinépolis seguem operando normalmente, a partir das 13h30. Fica a dica!

BDay

Sílvia Abala Tuma, Ivan Moreira, Mônica Perez Said, meu neto João Pedro Pedroza de Aguiar, Gabriela Pereira, Luciano Queiroz Braga, Marisa Cohen e Deco Castro figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 04 de setembro. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Sílvia Abdala Tuma é uma das festejadas aniversariantes desta quarta-feira. Parabéns, amiga querida
Amazonense, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Cambell Marques, tomou posse ontem Brasília (DF), como novo corregedor nacional de Justiça. Parabéns
Procurador Federal de carreira (da AGU) e professor universitário André Bessa feliz da vida com sua Karina, psicóloga e advogada e com a filha Rebeca, médica residente em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP/Ribeirão Preto. Coisa boa!
Curtindo pequenas férias, a bela Ana Ruth Fernandes Monteiro curtindo uma praia sob o céu de brigadeiro do belo Rio de Janeiro
Advogada e jornalista competente, a amiga Ângela Segadilha figura entre as melhores profissionais da área. Gosto dela
Em tour de serviço por Miami, a empresária de turismo Claudia Mendonça tietando o cantor Ne yo, no Aventura Mall. Ele, super simpático e suas músicas a cara da cidade