Exposição Jaraquiart fará parte da programação do Sou Manaus – Passo a Paço 2024

A Exposição Jaraquiart, do artista plástico Jandr Reis, fará parte da programação do Sou Manaus – Passo a Paço 2024. Com abertura no dia 05 de setembro, no Mirante Lúcia Almeida, localizado na avenida Sete de Setembro, nº 8, a exposição ficará aberta para visitação do público até o dia 31 de outubro, sempre das 8h às 22h.

Serão 14 obras da coleção Jaraquiat em exposição. Iniciadas sob grande influência da paixão do artista pela arte do americano Jean-Michel Basquiat, as telas também são um reflexo de suas séries anteriores, unindo seu orquidário ao urbano, além de elementos indígenas e do cotidiano ribeirinho.

“É de grande importância eu participar com o Jaraquiart desse evento festivo de massa que é o Sou Manaus – Passo a Paço. Estou feliz pela oportunidade de mostrar mais uma vez esse trabalho pelo qual tenho muito carinho e que tem me levado para tantos espaços”, afirma Jandr Reis.

A coleção traz peixes amazônicos, canoas, cuias, lamparinas e a simbólica cúpula do Teatro Amazonas demonstrando um sentimento da Amazônia sendo o quintal do artista, assim como elementos que relembram bordados e a pesca, em homenagem à profissão dos seus pais.

Nascido em Óbidos, no Pará, mas radicado em Manaus desde 1980, Jandr é formado em Comunicação Digital Design e Multimídia na Universidade Paulista/UNIP, e Pós-graduado em Museologia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ao longo dos anos, aprimorou-se nas pinturas (objetos/instalações), utilizando modelo vivo, cinema e mídias contemporâneas, através de cursos realizados no Rio de Janeiro, como no MAM, Escola de Artes Visuais – Parque Lage

Exposição Jaraquiart no Passo a Paço 2024 conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. Com expectativa de público de 450 mil pessoas, o Festival, realizado no centro histórico de Manaus, entre os dias 5 e 7 de setembro, contará com uma programação que inclui feira de gastronomia, artes integradas, exposições, artesanato e atrações locais, nacionais e internacionais.

O teatrólogo Chico Cardoso será homenageado no Festival de Teatro da Amazônia 2024, emprestando seu nome a uma nova mostra. A nova categoria ‘Chico Cardoso’ abrange produções dos estados da Amazônia Legal (Divulgação)

Neste ano, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) apresenta uma mostra em homenagem ao teatrólogo Chico Cardoso. A nova categoria abrange produções dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A 18ª edição do evento acontece entre 29 de setembro e 13 de outubro.O FTA é apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, e Nubank e realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg. “Em homenagem ao legado de Chico Cardoso, decidimos nomear uma das mostras do Festival de Teatro da Amazônia em sua honra. A Mostra Chico Cardoso agora será um espaço dedicado a contemplar e promover artistas de teatro da Amazônia Legal. Essa homenagem é uma forma de perpetuar a contribuição inestimável que Chico fez ao teatro e à cultura da nossa região”, explica Árlisson Cruz, integrante da diretoria da Fetam. Árlisson enfatiza que Chico Cardoso sempre foi um defensor das artes e da valorização do talento local. Honraria merecida!

Acordou aflito, deve ao banco, brigou com a namorada, roubaram o celular? Você que tem braços, pernas e enxerga bem, não se entregue aos dissabores da vida. Espelhem-se nos atletas da paraolimpíada de Paris. Bom remédio para desanimados e pessimistas. Deficientes físicos e visuais, disputam as provas em Paris com fervor e emoção. Vitoriosos e felizes, dão exemplos marcantes de otimismo e perseverança. Nessa linha, o mineiro Gabrielzinho, que não tem os dois braços, ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil. Venceu a prova dos 100 metros nado de costa, em piscina olímpica. Outros atletas brasileiros já ganharam medalhas de prata e bronze, disputando outras modalidades esportivas. Sorria, viver é bom. (Vicente Limongi Netto)

A segunda edição do Circuito Urbano de Arte, o Cura Amazônia, foi um sucesso, encerrando suas atividades, na última semana, com números extremamente positivos (Divulgação)

A segunda edição do Circuito Urbano de Arte, o Cura Amazônia, encerrou suas atividades, na última semana, com números extremamente positivos. Além da inauguração do Mirante de Arte Mural Amazônica, o evento, que ocorreu de 7 a 17 de agosto, gerou 115 empregos de forma direta e indiretamente na cidade, bem como a contratação de 14 artistas, que foram divididos entre aqueles que atuaram na pintura das empenas dos prédios Monte Carlo e Mônaco, no Centro de Manaus, e aqueles que participaram do evento de encerramento, ocorrido no Largo São Sebastião.  Segundo a organização do Cura Amazônia, ao longo dos dez dias de trabalho, foram utilizados 600 litros de tinta para a criação das obras ‘Humûhô Hêhûm Yepá naTuonhaque (Usé)’, que na tradução significa ‘O avô do mundo e Yepá pensaram como criar o universo’, da artista amazonense Duhigó, e ‘Mujer Rana’, que em português significa ‘Mulher Sapo’, do artista peruano Rember Yahuarcani. Segundo a organização do evento, que em 2024 contou com patrocínio master da Shell e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), 4 mil pessoas foram impactadas pelas obras, sendo 3 mil de forma rotativa e outras 1 mil durante o encerramento no largo, que teve como atrações a DJ Bibou, Kurt Sutil, Cricket Bug e a banda Casa de Caba. Maravilha!

Inicia neste sábado (31), a sexta edição do Geek Experience, evento promovido pelo Amazonas Shopping e voltado para os fãs de game e cultura pop. A programação acontece até o dia 15 de setembro, sempre a partir das 16h, na Praça de Eventos Rio Solimões, próximo ao Rei do Mate. A entrada é gratuita. Entre as atrações deste ano estão concurso de cosplay, oficinas de desenho e papercraft, campeonato de jogos e bate-papo com artistas, como Leon Sarmento, Wendel Gustavo e Lincoln Valois. Vale conferir!

A exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, estará em Manaus, em dois locais diferentes: Parque Rio Negro e Maloca dos Povos Indígenas – Parque das Tribos (Pedro Gonçalves)

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará em Manaus, em dois locais diferentes: Parque Rio Negro (de 31/8 a 4/9) e Maloca dos Povos Indígenas – Parque das Tribos (dias 6/9 e 7/9). O projeto “Olho D’Água” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Manaus. Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multi plataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa. Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas. Que tal?

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada na quinta-feira (29), o empresário português José Azevedo, fundador do grupo TvLar, foi homenageado por sua contribuição ao setor de motocicletas no Amazonas. Azevedo foi o pioneiro na instalação da Yamaha na Zona Franca de Manaus, impulsionando o crescimento e a competitividade da indústria de motocicletas na região. A homenagem, promovida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e apoiada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), foi recebida por seu filho, Antônio Azevedo, atual presidente do grupo TvLar. Homenagem merecidíssima!

A cineasta Christiane Garcia, com seus trabalhos ligados à área do audiovisual, será homenageada com a exibição de três curtas e dois longa metragens neste sábado, a partir das 17h, no Cine Carmen Miranda (Divulgação)

O especial ‘A tela é do Amazonas’ faz uma homenagem à diretora de cinema Christiane Garcia, com seus trabalhos ligados à área do audiovisual, exibindo três curtas e dois longa metragens neste sábado (31), a partir das 17h, no Cine Carmen Miranda, localizado à Rua do Congresso, nº 10, Praça do Congresso, Centro (próximo à Biblioteca Pública Municipal). Após as sessões, Christiane Garcia conversará com o público presente sobre suas obras. O acesso é gratuito. A diretora de cinema Christiane Garcia, natural de Maués (AM), possui premiada carreira com curtas e longa metragens, com destaque para a adaptação do conto do escritor amazonense Milton Hatoum, “Nas Asas do Condor”, sendo o primeiro filme em 35mm do Amazonas em mais de três décadas, à época de seu lançamento em 2007. O projeto venceu, ainda, o prêmio Daycoval no Amazonas Film Festival de 2006 e circulou por mais de 30 mostras e festivais, sendo exibido também no Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI. Outro trabalho de Christiane, ‘Abóbora’, conquistou o Prêmio do Público e do Júri da Mostra de Curtas-Metragens Digital – Amazonas AFF. Aplausos!

Dez dos mais prestigiados Chefs e assadores de Manaus estarão reunidos na 2ª edição do Sabor&Brasa, evento gastronômico que acontece neste sábado (31) e domingo (1/9), das 17h às 23h, no estacionamento externo L1 do Shopping Ponta Negra. Com o selo de aprovação da curadoria da Rota dos Chefs, o cardápio preparado para esta edição vai do tradicional churrasco – com direito a costela de fogo de chão, cortes nobres, como picanha e maminha Angus, linguicinhas, leitão assado e costela defumada – e pratos com uma inspiração amazônica. Isso sem falar nas diversas opções de sobremesas e cervejas artesanais especialmente selecionadas para harmonizar com o cardápio. Além de dez estações gastronômicas, o evento terá música ao vivo, espaço kids e um lounge para toda a família se divertir, com jogos de tabuleiro, sinucas e pebolim. Bora lá?

O economista Osiris Silva foi um dos conferencistas durante o III Simpósio de Direito Amazônico, realizado ontem (30), no auditório da Faculdade Santa Teresa, em homenagem ao jurista amazonense Bernardo Cabral. O tema abordado: Desafios da Zona Franca de Manaus frente a Reforma Tributária. O seminário foi promovido pela Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, presidida pelo advogado Julio Antonio Mesquita, e o Instituto Silvio Meira, de Belém. Destaque para a Palestra Magna proferida  pelo Ministro do STJ, o amazonense Mauro Campbel Marques. Fica o registro!

BDay

Egreen Cardoso Baranda, Rinaldo Buzaglo, Samiza Soares, Nonato Cabral, Núbia Pina, Layanna Abrahim, Fany Souza, Margareth Lacerda figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 31 de agosto. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Zeca Nascimento almoçou ontem em plena natureza, no restaurante Selvagem, localizado no Parque do Ibirapuera, comandado pelo chef Filipe Leite e sua Equipe, que trouxeram para o paulistano uma experiência nova, em meio ao maior parque da cidade, apresentando uma cozinha que explora toda riqueza e diversidade da rica gastronomia brasileira. No clique, Zeca, o chef Filipe Melo e o maitre Sergio Soares Reis
Filha da juíza Jaiza Fraxe, a jovem advogada Jaise Fraxe conquistou o primeiro lugar do 2º Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos, do Tribunal de Justiça do Amazonas, na categoria temática 3. Parabéns
A sempre chique e glamurosa Moísa Sabóia Guerreiro vestida simplesmente para tombar em recente encontro social nos salões elegantes da Grande Manaus. Poderosa
Em seminário promovido pela Faculdade Santa Teresa, a desembargadora Giselle Falcone e o ministro amazonense Mauro Campbell. Puro poder
Amigas tipo uma e cutícula, Cleide Sousa e Ana Carolina Ferreira arrasaram a cara da galera presente no fim de semana, em Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras
Minhas consideradas Odenir Monteiro, Arlélia Gusmão, Eliane Schneider e Mary Tuma bombando em recente agito no Morada Buffet. Finas