Centro Cultural Palácio Rio Negro comemora 27 anos com abertura de exposições 

O Centro Cultural Palácio Rio Negro comemora 27 anos de importância histórica, nesta quarta-feira (28). A programação conta com duas exposições: o “Reino de Encantaria”, pela artista cênica Nonata Silva; e a exposição “13 casas de Manaus – Coleção Bacellar-Ventilari”, da artista visual Monik Ventilari.  

O espaço cultural é mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. As exposições ficam em cartaz até 29 de setembro, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, situado na avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul de Manaus. O Palácio fica aberto para visitação gratuita de segunda a sábado (exceto às terças-feiras), de 9h às 15h. 

Gisele Felipe, técnica do Centro Cultural Palácio Rio Negro, ressalta que a comemoração dos 27 anos do equipamento cultural reflete o reconhecimento de seu papel como um dos principais marcos históricos, culturais e políticos do Amazonas.

 “Mais do que um simples edifício, este espaço simboliza a preservação da memória coletiva e da identidade cultural da região. Ao desenvolvermos atividades como visitação gratuita, exposições de artistas locais e outras ações no decorrer do ano, reforçamos o compromisso em garantir que o público possa acessar e valorizar todo o legado que ele representa”, comenta Gisele. 

O prédio que hoje abriga o Centro Cultural Palácio Rio Negro (CCPRN) foi constituído em 1903, no estilo eclético, para ser residência particular de um abastado comerciante de borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz. É um dos prédios mais emblemáticos daquele período, que marcou a economia do Estado.  

O local posteriormente funcionou como sede do Governo e, em 3 de outubro de 1980, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas. Ao longo dos anos, foi reformado, restaurado, adaptado, e em virtude de sua beleza arquitetônica e relevância histórica, foi transformado em Centro Cultural. 

Para acompanhar preventivamente quais medidas estão sendo adotadas pelo poder público no enfrentamento às queimadas e à estiagem, o MPAM instaurou procedimentos administrativos nas cidades de Manaus e Coari (Divulgação)

Visando acompanhar preventivamente quais medidas estão sendo adotadas pelo poder público no enfrentamento às queimadas e à estiagem, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 55ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Humanos à Educação (Prodhed) e da 1ª Promotoria de Justiça de Coari, instauraram procedimentos administrativos nas cidades de Manaus e Coari.  Em Manaus, o MPAM instaurou o procedimento administrativo nº 09.2024.00000647-3 para fiscalizar a implementação de medidas paliativas que garantam o cumprimento do calendário escolar no ano de 2024.  A medida ocorre após a emissão do decreto estadual nº 49.763/2024, que declarou o cenário como Situação de Emergência em 20 municípios localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões, classificando o desastre natural como 1.4.1.1.0, sendo este o código adotado para estiagem severa, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade). Segundo dados disponibilizados pela Defesa Civil do Estado do Amazonas , a previsão é de que a estiagem deste ano atinja 157 mil famílias, sendo 627 mil pessoas em icípios e comunidades de todo o estado.  A situação é crítica!

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Ministério das Mulheres assinou, na terça-feira (27) um acordo inédito para reforçar a inclusão de mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e intersexo (LBTI) em políticas públicas destinadas às mulheres. A cerimônia aconteceu no Conselho Nacional da Mulher, como parte das comemorações do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O acordo promove a produção de evidências e materiais informativos, visando orientar órgãos públicos na elaboração de políticas públicas mais efetivas para esse grupo. A iniciativa também inclui formações para fortalecer as capacidades das instituições envolvidas. É por aí!

O 18º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) que, neste ano, acontece entre 29 de setembro e 13 de outubro, já está com inscrições abertas (Divulgação)

Para quem procura um programa para curtir em família, com muita música, o melhor da gastronomia, estacionamento, segurança e, de quebra, espaço kids e uma área de lazer para toda a família, a 2ª edição do Sabor & Brasa Ponta Negra é uma boa pedida. Além de reunir os mais renomados assadores e chefs de Manaus, que montaram um cardápio que promete agradar aos mais variados paladares, o Sabor&Brasa Ponta Negra terá uma programação musical eclética, que vai do pagode do cantor Mikael Lucas aos clássicos do rock da banda Os Dry Martinis, passando pelo pop e rock de Eraldo Bandeira e Arley Souza. O evento gastronômico acontece nos dias 31/08 e 01/09, das 17h às 23h, no estacionamento externo L1 do Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. O acesso é gratuito.

O levantador de toadas David Assayag realiza na sexta-feira (30), a “3ª edição do Roda de Toada”, no Nuvem Nove Lounge & Bar (Divulgação)

O cantor David Assayag realiza na sexta-feira (30), a “3ª edição do Roda de Toada”. O evento acontecerá no Nuvem Nove Lounge & Bar, localizado na rua Rio Javari, 16, no conjunto Vieiralves, Nossa Senhora das Graças. O “Roda de Toada” é uma celebração aos clássicos de Garantido e Caprichoso que tocam na memória emocional dos amantes do boi-bumbá amazônico. A roda de toadas tem início às 20h e os ingressos estão à venda via pix pelo telefone (92)98211-4899. De acordo com David Assayag, realizar a “Roda de Toada” pela terceira vez significa que o evento está se fortalecendo no gosto do público.  “Os torcedores encarnados e azuis pedem que a gente faça esse evento porque ele reúne o que existe de melhor no cancioneiro dos dois bois”, explicou Assayag. “É claro que fizemos mais uma vez uma seleção para ninguém botar defeito”, adiantou. Imperdível!

Representado pela equipe de pilotos Just Motors Racing, o Amazonas conquistou o 2º lugar na corrida de longa duração Road to 1000 Milhas, que aconteceu no último domingo (25), no Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu, São Paulo. A corrida foi a segunda etapa da preparação da equipe, que é patrocinada pela Distribuidora Atem, para o Grande Prêmio (GP) 1000 Milhas, a maior corrida de longa duração do automobilismo na América Latina e uma das mais tradicionais do Brasil, que acontece em janeiro, em Interlagos, e tem 12 horas de duração. O resultado foi um passo importante na preparação da equipe amazonense para o GP  1000 Milhas, onde a Just Motors alcançou um 3º lugar em janeiro de 2024 e buscará um título inédito na edição de 2025, apontou o piloto Paulo De Carli Filho. Estamos na torcida!

Após denúncias recebidas, equipe do programa Blitz TCE, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizou uma inspeção no município de Presidente Figueiredo (Divulgação)

A equipe do programa Blitz TCE, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizou na segunda-feira (26) uma inspeção no município de Presidente Figueiredo, após denúncias recebidas. A ação visou verificar a aplicação de recursos públicos em áreas críticas, como manutenção de obras vicinais, abastecimento de água, conservação de prédios públicos e qualidade da merenda escolar. Segundo o auditor-técnico de controle externo Alexandre Amaral, coordenador da inspeção, o objetivo da Blitz TCE é pedagógico, buscando esclarecer e corrigir falhas na gestão pública sem penalizar os gestores. “Nós viemos aqui para apurar alguns fatos apresentados ao Tribunal, e identificamos pontos que ainda necessitam de confirmação documental. A nossa intenção não é punir, mas sim garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta e transparente,” afirmou Amaral. Durante a inspeção, foram solicitados esclarecimentos sobre a manutenção de obras vicinais, o abastecimento de água em bairros específicos e a conservação de prédios públicos, muitos deles alugados pela prefeitura. A Blitz TCE também avaliou o estoque de merenda escolar, verificando a documentação necessária para análise posterior. A próxima etapa é analisar a documentação enviada pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, o que será fundamental para o posicionamento final do Tribunal de Contas e possíveis recomendações à gestão municipal.

Ana Dubeux trouxe ao leitor um tema definitivamente sério e preocupante, merecedor de fortes reflexões(“Um Brasil mais velho é um Brasil mais maduro?” Correio Braziliense – 25/08), onde analisa e expõe preocupações com os idosos. Categoria de brasileiros geralmente humilhada, sofrida, desamparada e insultada.  Dubeux escancara a ferida que raramente sara. O inacreditável desprezo que as pessoas têm pelos mais velhos. “Será preciso uma revolução cultural e educacional no Brasil para chegarmos a algo minimamente razoável no tratamento das pessoas mais velhas”, sugere a jornalista, acrescentando, mais irretocáveis verdades, com o coração triste e indignado:  “Aqui o velho ainda é motivo de pancada ou peninha, o velho é sempre o outro. Temos imensa dificuldade em nos enxergar lá na frente e uma facilidade constrangedora de viajar em direção ao passado, apenas lembrando do que foi bom na juventude”.  Palmas para Dubeux. Todo idoso guarda lamentações. Rico ou pobre. Ninguém deve se iludir.  A dor pela ausência do apreço é profunda. Idoso deixou de ser útil. Sumiram, o afeto e a gratidão de familiares e amigos. Pétalas de respeito, doçura, carinho e amor, desapareceram nas águas da melancólica amargura. (Vicente Limongi Netto)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) oferece para esta quinzena 30 vagas de estágio, com atuação em regime presencial, para estudantes de nível superior (26), nível técnico (uma) e ensino médio (três) na capital, com bolsas que vão de R$ 710,00 (ensino médio) a R$ 1.800,00 (ensino superior), e mais auxílio transporte. As vagas para nível superior, em Manaus, são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Marketing, Logística, Gestão da Qualidade e Design Gráfico (duas). Para o Ensino Técnico, a vaga é para o curso de Segurança no Trabalho, além das três vagas para o Ensino Médio. Para participar do processo, os candidatos devem ter cadastro no site do IEL Amazonas e manter todos os dados pessoais, escolares e de conhecimentos gerais atualizados, incluindo telefone e e-mail. Mais informações pelo site e redes sociais do IEL (Facebook e Instagram).

BDay

Luiz Freitas de Araújo Filho (no Santo belo Rio), Flávia Hilka Barra do Espírito, Orlando Câmara, Érica Kazam, Helder Monteiro, Jacqueline Omena, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 28 de agosto. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Amazonense, Luiz Freitas no clique com a amiga Baby Rizzato, festeja sua troca de data no Rio, onde mora, sábado (31), no Restaurante Siqueira Grill, em Copacabana. Parabéns, amigo
Zeca Nascimento enfrentando ontem o frio de São Paulo, com um fumegante fondue, na companhia dos amigos Fátima Loureiro e Francisco Arismendi. É por aí
Aniversariante da temporada, o bioquímico Jaime de Araújo Covas está no belo Rio com seu companheiro Geraldo dos Anjos. Ele vai comemorar sua troca de data, sábado, com jantar de lugares marcados no Restaurante La Maison, em Copacabana. Fino
A linda Eduarda Siqueira esbanjando beleza, charme e simpatia, noite dessas em badalado restaurante da Grande Manaus
Conhecido em Manaus por sua voz linda e afinada, o cantor Juberto Mecenas brilha agora, em Santa Catarina onde está morando desde o ano passado. Sucesso, amigo
Sempre em evidência, a morena bela parintinense Carliette Oliveira, toda faceira com seu belo colar de pérolas cultivadas. Lacrou geral