Governador Wilson Lima reforça combate às queimadas com envio de 200 bombeiros para o interior e entrega de viaturas 

O governador Wilson Lima acompanhou, ontem (26), o envio de 200 homens do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), que serão integrados às equipes da Operação Aceiro 2024, no combate às queimadas e serão enviados para o sul do estado e Região Metropolitana de Manaus. Na ocasião, também foram entregues 12 viaturas como medida de reforço nas ações do Governo do Estado no combate aos incêndios. 

“Nós teremos aproximadamente 600 homens em campo atuando no combate ao desmatamento e principalmente na questão das queimadas. No período de julho a agosto do ano passado nós combatemos algo em torno de 4 mil focos de calor, neste ano temos algo em torno 8 mil. É uma situação difícil e o estado está dando sua resposta para minimizar o máximo possível os impactos na vida da população”, explicou o governador Wilson Lima. 

O grupo será enviado para ações nos municípios do interior, conforme anunciado pelo governador Wilson Lima no dia 14 de agosto. Os agentes que fazem parte do efetivo são alunos soldados e oficiais em fase de estágio operacional, todos aprovados em concurso público para a Segurança realizado em 2022. 

Parte do efetivo saiu do Porto da Ceasa em balsa com destino aos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes. A outra parte das equipes atuará em municípios da Região Metropolitana, nas cidades de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Iranduba. A batalha contra queimadas criminosas contiua. Aplausos!

A presidente Crea-AM, Alzira Miranda, emoldurada por diversas autoridades que têm contribuído para o desenvolvimento do Amazonas. No clique, a presidente do TCE-AM, Yara Lins, Dissica Calderaro. Wellington Lins, deputado Sinésio Campos, senador Plínio Valério e o Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior (Divulgação)

Sob o comando de sua presidente, Alzira Miranda, e comemorando o jubileu de ouro do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociências do Amazonas (Crea-AM), a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, foi uma das personalidades homenageadas em cerimônia realizada à noite de quinta-feira (22), no Teatro Amazonas. O evento marcou os 50 anos de história do Crea-AM e reuniu diversas autoridades e convidados. A homenagem, com a entrega de uma placa comemorativa, reconheceu as realizações de Yara Lins e outros líderes que têm contribuído para o desenvolvimento do Amazonas. “É uma satisfação receber essa homenagem. O Crea do Amazonas está de parabéns pela iniciativa e pelo bom trabalho realizado no estado, o que contribui para o crescimento e a credibilidade do Amazonas. Parabéns aos dirigentes da instituição,” disse a presidente.
Além da presidente do TCE-AM, foram homenageados o governador Wilson Lima, os senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e Plínio Valério, e outras personalidades, como o empresário Dissica Calderaro, o desembargador Flávio Pascarelli e o procurador-geral do Ministério Público, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior. A cerimônia contou com uma apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. Fica o registro!

Diante do sucesso de público e crítica da 5ª edição da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia (FIVA), encerrada no último final de semana em Manaus, os organizadores já anunciaram as datas da edição de 2025: dias 23 e 24 de agosto. Segundo Gizelly Rebelo, CEO e organizadora do evento, a edição deste ano superou as expectativas, com um balanço extremamente positivo e aumento de 20 a 30% na geração de novos negócios, durante, e principalmente após o evento. “A previsão de atrair 300 convidados por noite foi superada logo no primeiro dia. A FIVA tem se destacado não apenas como uma feira de degustação, mas como um circuito promocional e institucional para fomentar o relacionamento entre produtores e compradores”, afirmou. .Gizelly também destacou a grande participação de compradores de estabelecimentos como supermercados, hotéis e restaurantes, que puderam conhecer e interagir diretamente com os produtores de vinhos e a atração de novos parceiros, como o Sicredi e o Boticário, fortalecendo ainda mais o evento.

Governo Federal via Casa Civil, anuncia reforços no combate aos incêndios florestais, após reuniu com outros ministérios e governos de estados para reforçar ações contra as queimadas que assolam o Brasil (Divulgação)

Governo Federal anuncia reforços no combate aos incêndios florestais. No último dia 21 de agosto, a Casa Civil do Governo Federal reuniu-se outros ministérios e governos de estado para reforçar ações contra o fogo. Dentre as novas iniciativas estão: a criação de Comando de Crise estaduais, ações de educação ambiental, e a atuação da Polícia Federal nas investigações de autoria dos crimes de uso ilegal do fogo. Mais 200 bombeiros militares foram enviados para reforçar o combate às queimadas que atingem o Amazonas neste ano. O embarque da tropa ocorreu ontem, no porto da Ceasa. As queimadas têm registrado recordes no estado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No sábado (24), eram 7 mil focos registrados no mês, superando os dados de agosto de 2023. Ação é mais uma etapa da Operação Aceiro 2024. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), os militares enviados são os aprovados no último concurso do órgão e irão compor o efetivo que já conta com 300 militares, totalizando 500 homens no combate das chamas.

A Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, realiza a partir desta quarta-feira no hotel Unique, em São Paulo, a 1ª edição do Afya Summit, evento proprietário do grupo voltado para médicos. Com o objetivo de discutir tendências do uso da tecnologia no dia a dia do médico, o evento conta com painelistas renomados da medicina internacional e nacional, que abordarão temas como IA na medicina, empreendedorismo e formação médica. Entre os convidados estão Daniel Kraft, médico pela Universidade de Stanford, cientista, inventor e empreendedor; Phillipe Gerwill, que tem vasta trajetória corporativa em empresas como Novartis e Lonza; e o médico cardiologista Jag Singh, professor da Harvard Medical School e autor do best-seller “Future of Health Care”. É por aí!

O filme amazonense “Pirarucu – o respiro da Amazônia” está concorrendo a uma premiação internacional que é considerada o Oscar dos filmes de natureza, o Panda Awards (Divulgação)

Com estreia mundial no Teatro Amazonas, em agosto de 2023, o filme “Pirarucu – o respiro da Amazônia” está concorrendo a uma premiação internacional que é considerada o Oscar dos filmes de natureza, o Panda Awards. Filmada no Amazonas, a obra concorre na categoria Sustentabilidade. “Pirarucu – o respiro da Amazônia” mostra como o manejo sustentável do pirarucu é um forte mecanismo de proteção da região amazônica e dos povos da floresta. Os mundialmente aclamados Panda Awards, considerados os “Óscares Verdes” da indústria internacional de cinema e televisão sobre vida selvagem, estão no centro do Wildscreen Festival desde 1982. A competição é composta por 14 categorias e três prêmios especiais, incluindo o cobiçado Golden Panda pela melhor produção geral. “No filme ‘Pirarucu, o Respiro da Amazônia’, levamos o espectador a uma jornada única, explorando a notável história de resistência e autodeterminação dos moradores do Médio Juruá na Amazônia brasileira”, relata a diretora do filme, Carolina Fernandes. “O filme é um testemunho emocionante da força dessas comunidades amazônicas, que se tornaram os maiores guardiões da Amazônia, optando pelo manejo participativo do pirarucu, maior peixe de escamas de água doce do mundo, como uma estratégia ousada de conservação”, define a diretora.

A Prefeitura de Manaus informa que dará início à vacinação contra a influenza (gripe) no dia 2 de setembro, para pessoas de 18 grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde. A estratégia segue até o dia 26 de outubro, com a aplicação de doses em 162 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas por toda a cidade, além de busca ativa vacinal e outras ações para reforço da imunização da população contra a doença. A estratégia de imunização tem como meta alcançar 90% da população de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e idosos com 60 anos ou mais. O percentual equivale a 442.477 do total de 491.641 pessoas que compõem esses grupos prioritários, conforme dados do Ministério da Saúde de 2023. Muito bom!

O Senai Amazonas acaba de formar uma nova turma de alunos da Escola Senai Waldemiro Lustoza, em eletromecânica e em mecânica (Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) formou no último dia 23 a primeira turma do curso de eletromecânica e uma nova turma de mecânica, ambas da Escola SENAI Waldemiro Lustoza. Os cursos técnicos têm a duração de 1.500 horas, que equivalem em média a dois anos. A eletromecânica integra a gestão da montagem e manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados e atua no desenvolvimento de projetos de sistemas eletromecânicos de máquinas e equipamentos industriais, já a mecânica atua no controle e desenvolvimento de projetos, processos de produção mecânica e realização de manutenção de equipamentos e máquinas industriais. O coordenador da Escola Senai Waldemiro Lustoza, José Alan Moreira, em saudação aos 30 formandos – 20 em eletromecânica e 10 em mecânica -, citou pesquisa recente sobre demandas para o Pólo Industrial de Manaus (PIM) que aponta carência por técnicos nas respectivas áreas. Moreira afirmou que o Senai Amazonas busca não apenas formar técnicos competentes, mas profissionais capazes de transformar a indústria e o mundo.

A Defesa Civil do Amazonas instalou, ontem (26) uma estação de réguas linimétricas no município de Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus), com o objetivo de aprimorar e aumentar o monitoramento hidrológico no estado. As réguas linimétricas são instrumentos fundamentais para a medição precisa dos níveis dos rios, permitindo a coleta de dados em tempo real. Essas réguas apontam a altura do nível d’água, que serão analisados e comparados com os dados coletados nos períodos de cheia e seca. Essas informações são essenciais para prever e mitigar os impactos, aumentando a segurança da população. Com a instalação das réguas linimétricas em Nhamundá, sobe para doze o número de novas estações instaladas pelo Governo do Amazonas, sendo cinco somente neste período da estiagem de 2024. Muito bom!

A concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural (GN), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realiza no dia 28 de agosto (quarta-feira), das 9h às 11h, na avenida Autaz Mirim, Distrito Industrial 1, nova edição do Simulado de Emergência Externo de Gás Natural. O exercício simulado da Companhia tem por objetivo aprimorar os procedimentos de emergência operacionais de segurança da rede de distribuição de gás natural (RDGN), por meio da avaliação da eficiência no atendimento de uma situação real, bem como a interação com órgãos no pronto atendimento a emergências. O treinamento será baseado em uma situação hipotética de dano à rede de distribuição por ações de terceiros, sem a devida autorização, que acarretará o acionamento da equipe da Cigás e de órgãos parceiros que atuarão de maneira integrada. Maravilha!

BDay

Clara Hebron, Domingos Chalub, Rosana Nascimento, Orlando Câmara, Vera Lúcia Tribuzzy, Jaime de Araújo Covas, Terezinha de Jesus Soares, Charles Garcia e Lucas Marques Pinheiro figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 27 de agosto. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Aniversariante da temporada, a descolada Arlélia Gusmão festejou ontem em São Paulo, ao lado da filha médica Melissa Mantovani e família, mais uma virada de folhinha. Parabéns, amiga
O juiz Eliezer Fernandes Júnior curte pequena temporada de folga na ensolarada Aruba, aproveitando ao máximo as atrações da bela ilha caribenha holandesa. Certíssimo
A morenice cabocla da descolada Maria Mestrinho contrasta com a beleza exuberante do rio Negro e suas lindas praias de areias brancas. Fina
Passeando de lancha pelo nosso majestoso rio Negro, a psicóloga Aline Rocha curte em grande estilo o sol do verão amazonense. Certíssima
A executiva Florência Picanço vestida para causar nos iluminados salões da nossa trepidante Manaus, a capital da Amazônia Ocidental. Gosto dela
Cerimonialista aposentada, minha amizade Graça Ferraz divide seu precioso tempo de nada fazer entre Manaus e Fortaleza, a bela capital cearense. É por aí