Um banco de imagens com mais de 700 fotos da Amazônia e uma startup de impacto social, feito por e para jovens indígenas e ribeirinhos, além de fotógrafos entusiastas que vivem aqui. Essa é a ideia da empresa “Amazônia Stock”, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Inovação Tecnológica – Finep (Tecnova II), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O coordenador da startup e mestre em Design de Artefatos Digitais, Ricardo Alessandro Regis Tavares, afirmou que diferentemente do mercado internacional, que utiliza taxas de administração muito altas, a plataforma eleva o valor compartilhado com os fotógrafos em 25% e compartilha 20% com as comunidades cadastradas do interior da Amazônia, que atualmente se encontram nos rios Negro e Solimões, além de comunidades do Acre. O restante do valor é reinvestido para esforço de marketing, vendas, aprimoramento da tecnologia e dos recursos humanos.
A ideia para criar a plataforma surgiu da necessidade de suprir a carência da produção fotográfica autoral na hora de criar e veicular alguma peça publicitária. O Amazônia Stock está em operação no endereço www.amazoniastock.com.br, sendo possível adquirir fotos e, também, vendê-las. Para este último caso, basta realizar o cadastro no site, criar o perfil e subir fotos produzidas em algum lugar da Amazônia Legal.
Essa e outras pesquisas coordenadas por cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.04, organizado pela Fapeam, sendo um total de 50 estudos já finalizados. Para saber mais acesse o link a seguir: https://l1nk.dev/fapeam-portfolio-4
Amazonas volta a bater recorde no número de queimadas e registra quase 800 focos em um único dia
O Amazonas voltou a bater recorde no número de queimadas em um único dia. Somente na terça-feira (30), foram 783 focos de calor registrados em todo o estado. Os dados são do Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com isso, até a terça-feira (30), o Amazonas contabiliza 4.072 focos de queimadas em julho, o maior número desde 1998, ou seja, em 26 anos, desde quando o Inpe começou a monitorar as queimadas na Amazônia. De acordo com o Inpe, no ano passado, nessa mesma data foram registrados, apenas 121 queimadas no estado. Comparando os dois anos, houve um aumento expressivo de 547% no número de focos de calor no estado. O número é tão alto que somando o total de focos de calor registrados em julho de 2022 (1.428) e 2023 (1.947), ainda assim o registrado neste ano é superior. O avanço do fogo ocorre em meio à seca que atinge o estado e que, segundo o governo, deve ser mais severa do aquela registrada no ano anterior, sendo a maior da história do Amazonas. Na segunda-feira (29), a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou situaçao de escassez hídrica nos rios Madeira e Purus que banham municípios anazonenses. A situaçao é crítica!.
Super Nova Era inaugura 14ª unidade em Manaus
O Super Nova Era inaugura, nesta quinta-feira (01), a partir das 7h30, a 14ª unidade do grupo na capital amazonense. Localizada na avenida Max Teixeira, 4000, Cidade Nova, a nova unidade é a 20ª do grupo, na região Norte. Além do Amazonas, a rede também está presente com quatro unidades em Porto Velho, Rondônia, e duas em Boa Vista, Roraima. Maravilha!
Em visita a Manaus, ministra Cármen Lúcia se reúne com autoridades e lideranças indígenas
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, esteve em Manaus onde cumpriu agenda ao lado de autoridades e lideranças indígenas na terça-feira (30). Durante a visita, ela recebeu um glossário com termos do poder judiciário traduzidos para povos originários. A ministra visitou a comunidade Parque das Tribos, situada no bairro Tarumã-Açú, Zona Oeste de Manaus. O local reúne a maior concentração de indígenas dentro de área urbana em todo o Brasil. Por lá, a magistrada com lideranças indígenas e reforçou o compromisso com a garantia de que os povos originários conseguirão votar na eleição deste ano. Horas antes, a presidente do TSE esteve reunida com a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, na sede do órgão, onde recebeu uma edição do primeiro “Glossário de Termos do Poder Judiciário Traduzidos para a Língua Nheengatu”. O dialeto é considerado a “língua geral da Amazônia” e permite a comunicação entre comunidades de distintos povos indígenas espalhados por toda a região amazônica. O glossário conta com 50 termos jurídicos e foi desenvolvido para dar oportunidade aos povos originários de entender o funcionamento da Justiça, seus direitos e deveres. Muito bom!
Interditada, avenida Mario Ypiranga recebe implantação de rede de esgoto
Localizada no bairro Adrianópolis, a avenida Mario Ypiranga, está recebendo obras de implantação de rede coletora de esgoto. Os serviços ocorrem no período noturno, das 22h às 5h. Durante a execução da obra, as faixas da direita e esquerda do trecho serão interditadas para que a obra ocorra com segurança. A intervenção irá se concentrar no trecho entre as ruas Fortaleza e São Luis. A implantação faz parte do programa Trata Bem Manaus, que prevê a universalização do esgotamento sanitário até 2033. A atividade irá ocorrer sempre durante a noite e madrugada, com liberação da via durante o dia. As obras contam com apoio do Instituto de Mobilidade Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Companhia de Gás da Amazônia (Cigás). O serviço tem previsão para ser concluído até a segunda quinzena de agosto.
Maurício Duarte apresenta a coleção ‘Piracema’ no CLPLP Fashion Week, em Portugal
O estilista amazonense Maurício Duarte irá representar o Brasil durante o CLPLP Fashion Week, em Portugal, que ocorrerá de 1º a 4 de agosto, no Hotel Real Palácio, na cidade de Lisboa. Duarte apresentará a coleção ‘Piracema’, que esteve na passarela da São Paulo Fashion Week – SPFW N57. O CPLP, que significa Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, reúne profissionais da moda de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil. “Estamos extremamente honrados em participar da CPLP Fashion Week. Esta é uma plataforma incrível para mostrar ao mundo a riqueza e a diversidade da moda brasileira. Estamos ansiosos para compartilhar nossa visão e nos conectarmos com novos públicos e oportunidades de negócios”, afirma Maurício Duarte, que é oriundo do povo indígena Kaixana e fundador da marca que leva seu nome. De acordo com o estilista, serão apresentadas de oito a 15 peças da ‘Piracema’, que conta com elementos como malhadeira, o matapi e o kakuri (armadilhas de pesca tradicionais), além de sementes e escamas de pirarucu, para compor suas peças. Os tramados manuais são feitos com fios de tucum e juta, destacando o artesanato local.
Cella Bártholo anuncia novo single e celebra o sucesso do espetáculo “República Lee – Um Musical ao Som de Rita”
A cantora, atriz e produtora Cella Bártholo, ex-The Voice Kids, entrou em estúdio para gravar seu novo single, que será lançado no mês que vem, e marca a transição da artista para o universo pop. Em ensaio fotográfico que marca a nova fase, a cantora exibe um estilo moderno e vibrante, com um toque de nostalgia dos anos 90 e 2000. Vestida de azul para contrastar com o cenário vermelho, Cella brinca com a influência da cultura dos bois Garantido e Caprichoso, figuras rivais e emblemáticas do Festival de Parintins. As fotos são de Gabé. O projeto faz parte do selo Sinc, criado com o objetivo de valorizar artistas independentes e talentosos, de diferentes estilos musicais.
1ª Exposição itinerante de Bonecas Cirandeiras de Manacapuru
O Palacete Provincial abriga a 1ª Exposição itinerante de Bonecas Cirandeiras de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), produzido pelo artista e professor do Instituto Federal (Ifam-Manacapuru), Gernei Goes dos Santos. A mostra, constituída por 30 bonecas, representa uma parte importante da cultura local e do próprio Festival de Cirandas de Manacapuru, uma manifestação realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que congrega a apresentação de três organizações de dança: Ciranda Flor Matizada, Ciranda Tradicional e Ciranda Guerreiros Mura. É também parte essencial da celebração e da preservação da cultura e da identidade da região Amazônica, contribuindo também para o desenvolvimento histórico, socioeconômico, educativo e para a valorização do artesanato do município de Manacapuru. A mostra fica em exibição no espaço cultural até 25 de agosto, de segunda a sábado (exceto às quartas-feiras), das 9h às 15h. A realização é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A entrada é gratuita.
Millennium anuncia programação musical do mês de agosto
Durante o mês de agosto, o Millennium Shopping vai promover uma programação especial e gratuita para seus clientes. De sexta a domingo, a praça de alimentação do empreendimento recebe o show musical de artistas locais que divertem e animam os frequentadores. “É uma oportunidade para oferecermos uma opção diferenciada de cultura e entretenimento para nossos clientes, além de ser uma maneira de apoiarmos a cena musical da nossa cidade”, destacou a coordenadora de marketing do Millennium, Elizandra Xavier. No Espaço Cultural do Millennium Shopping, os clientes podem conferir obras de artistas plásticos de renome nacional e internacional. No mesmo espaço, um grupo de artesãs amazonenses expõem e comercializam seus trabalhos. Que tal?
BDay
Rosely Assis Fernandes, Leonardo Pereira, Maza Said Lopes, Wilker Barreto, Karina Queiroz, Karen Assen Balbi figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 01 de agosto. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA