MPAM cumpre mandados em Manaus e Manacapuru para apurar a prática de crimes no exercício desviado da advocacia

O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, na manhã de ontem (30), a operação “Signare”, dando cumprimento a 21 mandados judiciais, sendo seis de busca pessoal e 15 de busca domiciliar, em Manaus e Manacapuru.

As medidas foram determinadas pela Central de Inquéritos de Manacapuru e visam instruir a investigação que apura falsidades em procurações advocatícias, apropriações indébitas de valores decorrentes de alvarás judiciais e outros delitos conexos que são imputados a advogados em desfavor de grande número de pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, analfabetos ou de pouca instrução e hipossuficientes.

Com o propósito de buscar o ressarcimento às vítimas, acolhendo o pedido do Gaeco, houve a determinação judicial para o bloqueio e indisponibilidade de bens e valores, além de comunicação à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) para a apuração da captação irregular de clientes e responsabilização disciplinar em razão dos prováveis ilícitos praticados.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo) e do Gaeco, o promotor de Justiça Igor Starling enfatizou que não se confunda a atuação desviada de alguns desses profissionais com a quase totalidade da classe.

“Até mesmo outros advogados vieram nos procurar reclamando de tal situação, denunciando e questionando acerca da atuação. Antes dessa operação, foram realizadas algumas reuniões com a participação de lideranças da OAB, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo), do MP, então posso dizer que se trata de uma operação deflagrada com muito cuidado, com a ciência e o apoio de várias instituições, com o objetivo de apurar crimes”, explicou.

Em mesa-redonda, o governador Wilson Lima define o reajuste salarial de 3,69% para os trabalhadores estatutários da saúde, referente à data-base de 2024 (Divulgação)

O governador Wilson Lima anunciou, na terça-feira (30/07), reajuste salarial de 3,69% para os trabalhadores estatutários da saúde, referente à data-base de 2024. Mais de 22 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas serão beneficiados pela concessão. As áreas da segurança, setor primário e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já tiveram reajustes confirmados pelo governador na segunda-feira (29/07). “É o compromisso do governo em manter esse canal de diálogo sempre aberto, entendendo naturalmente a realidade do estado, mas levando em consideração a necessidade que o servidor e principalmente a saúde precisa dessa valorização. São profissionais que estão protegendo as nossas famílias, mas é preciso que esse profissional tenha a tranquilidade que sua família vai estar protegida e o trabalho dele está sendo valorizado”, afirmou Wilson Lima. O reajuste segue o índice inflacionário nacional e o pagamento dos novos valores será feito a partir de setembro. Já o pagamento retroativo, referente aos meses de maio a agosto deste ano, será feito de outubro a dezembro. A concessão abrange trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e estatutários das fundações de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Alfredo da Matta (Fuham), Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). 

A partir desta quinta-feira (1º) até sábado (03), a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara realiza o seminário “Humanização da Medicina: da Prática Clínica à Pesquisa Científica”. O evento tem como objetivo discutir a importância da sensibilidade e do cuidado na rotina do atendimento médico diário por meio de uma programação diversificada, com palestras e atividades de campo, incluindo visita a uma comunidade indígena do município. Muito bom!

Rede Globo decidiu não renovar o contrato de Davi Brito, campeão do BBB 24. O vínculo termina nesta quarta-feira (31) e não será estendido (Reprodução Internet)

De acordo com a Folha de São Paulo, a Globo decidiu não renovar o contrato de Davi Brito, campeão do BBB 24. O vínculo termina nesta quarta-feira (31) e não será estendido, contrariando uma tendência que normalmente acontece com os campeões do reality show. A não renovação do contrato de Davi se deu especialmente pelas dores de cabeça que a emissora teve a partir de junho. Houve uma falta de interesse não esperada do mercado publicitário em fechar acordos com Davi, mesmo com ele possuindo 9 milhões de seguidores no Instagram. Além disso, alguns comportamentos também incomodaram a empresa como um todo desde que o campeão saiu do BBB 24, em abril. Ele passará a ser representado por sua irmã, Raquel Brito, que já cuida de suas redes sociais e faz sua assessoria de imprensa desde janeiro, quando Davi entrou no programa.

O Amazonas registrou 1.549.693 de inadimplentes em junho, segundo o Serasa. Os dados fazem parte do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas, divulgado pelo órgão na segunda-feira (29). O número representa um leve aumento de 0,3% em relação ao mês anterior, que registrou 1.543.741 devedores em todo o estado. Ainda de acordo com o Serasa, a média dos valores das dívidas dos amazonenses é de R$ 4.662,06. O varejo lidera com o maior percentual de dívidas no estado, totalizando 27,41%. Na sequência aparece bancos e cartões com 26,39%, financeiras com 14,50%, e as contas de água, luz e gás, com 13,20%. No Amazonas, as mulheres são as mais inadimplentes, representando 51,2%. Já os homens endividados representam 48,8% do total.

A Mostra Audiovisual do projeto “Cabé – Cinema a Céu Aberto”, chega à capital amazonense com a proposta de democratizar o acesso à cultura e levar o cinema para diferentes localidades (Divulgação)

Acontece nesta quinta-feira (1º), a partir das 18h, na Lira do Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, a Mostra Audiovisual do projeto “Cabé – Cinema a Céu Aberto”. A iniciativa chega à capital amazonense com a proposta de democratizar o acesso à cultura e levar o cinema para diferentes localidades. Entre os dias 1º e 3 de agosto, oito filmes serão exibidos gratuitamente com tradução em libras para garantir a acessibilidade a todos os públicos. A partir das 20h, o público poderá apreciar as obras: Visagens e Visões, Como levar meu avô p’ro céu, Santo Casamenteiro, Bênhëkié, Insalubre, A Raiz é o Sentido, Anamã, a Veneza do Amazonas e Filho da Selva. Na sexta-feira (02), é a vez do Centro Estadual de Convivência da Família – Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, receber a tela grande a partir das 18h. Para fechar a programação com chave de ouro, no sábado (03), a Praça Desembargador Paulo Jacob, no bairro Dom Pedro I, será palco da exibição dos longas-metragens.

Assegurar a qualidade e principalmente, oferecer o melhor combustível para os revendedores e motoristas de Manaus. Estes são os objetivos do programa “Qualidade Atestada pela Ufam”, lançado esta semana pela Distribuidora Equador, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, no qual toda a gasolina, etanol e diesel comercializado nos 64 postos da rede na cidade serão testados e auditados pela instituição. De acordo com o convênio, os professores e acadêmicos do curso de Química da universidade tem total autonomia e liberdade para visitar aleatoriamente – e sem aviso prévio qualquer posto e pedir dos frentistas uma amostra de combustível diretamente das bombas para testar, analisar e medir os padrões de qualidade segundo as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Ministério de Portos e Aeroportos deve fechar nos próximos dias o contrato para obras de dragagem de rios amazônicos, durante os períodos de seca na região Norte (Divulgação)

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou na terça-feira (30) que deve fechar nos próximos dias o contrato para obras de dragagem de rios amazônicos, durante os períodos de seca na região Norte, pelos próximos cinco anos. O contrato custa cerca de R$ 500 milhões, segundo o ministro Silvio Costa Filho em entrevista na terça-feira (30). A dragagem é o procedimento de escavar o leito de um rio – ou uma lagoa, ou um canal – para aumentar a profundidade do curso da água e permitir a passagem de barcos de grande porte. Esses barcos, usados para transportar passageiros e cargas, às vezes têm uma parte submersa maior e, por isso, correm o risco de encalhar durante a temporada de seca. Segundo o secretário de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, os seguintes rios terão obras periódicas durantes o período seco: Solimões, em Benjamin Constant, Solimões, entre Coari e Codajás, Amazonas, entre Manaus e Itacoatiara. Antunes também afirma que o rio Madeira já tem um contrato assinado para obras de dragagem. A ideia é evitar as contratações emergenciais quando cenário de baixa vazão do rio é verificado, uma vez que as secas têm sido frequentes na região.

Inspirado pelas competições que acontecem na França, o Amazonas Shopping criou um circuito esportivo com jogos para adultos e crianças se divertirem. Entre eles, tênis de mesa, basquete e futebol. O circuito Amazonas Shopping vai funcionar até o dia 11 de agosto, no segundo piso, em frente à loja PBKids. O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

BDay

Islene Botelho, Sérgio Haddad Abrahão, Socorro Santos, Márcio Noronha, Juliana Tapajós Anunciação, Giselle Fernandes, Rodrigo Nascimento, Lívia Dutra Lindoso e Marcos Afonso figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 01 de agosto. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Minha amizade estimada, a jornalista e carnavalesca Islene Botelho figura na lista dos reverenciados aniversariantes desta quarta-feira. O festejo será em família. Parabéns, minha querida
Em visita a Manas, a ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE foi cumprimentada pela juíza do Trabalho, Giselle Falcone. Mulheres poderosas
Empresária bem sucedida, a queridíssima Lílian Guedes continua comandando com muita competência, o restaurante Kilo Mania, recebendo todos os clientes da casa com um largo sorriso. É isso aí
A administradora Tatiana Braga feliz da vida na companhia do Boi Garantido, uma de suas grandes paixões. Gosto dela
A sempre elegante, Clio da Rocha Monteiro Heidrich fez uma parada no seu consultório para um lanche básico em movimentado centro de compras da Grande Manaus
A ginasta brasileira Rebeca Andrade voa literalmente, incentivando suas companheiras de equipe na conquista da Medalha de Bronze, nos Jogos Olímpicos Paris 2024, na categoria Ginástica Artística. Merecido