O governador Wilson Lima instituiu, ontem (05), o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e decretou situação de emergência em 20 municípios. Ele assinou, também, um decreto de situação de Emergência Ambiental em 22 cidades do sul do estado e Região Metropolitana de Manaus. As ações foram feitas em razão do período de vazante que já afeta o Amazonas.
“O Decreto de Emergência é importante para que se possa dar amparo legal aos municípios e que eles possam se mobilizar; e que a gente possa, também, estabelecer essa relação e essa comunicação com o Governo Federal. É importante para que a gente tenha um guarda-chuva de legalidade para tomar as decisões e as ações que vamos tomar, para que essa ajuda possa chegar o mais breve possível”, explicou o governador.
Ele destacou que o Estado tem trabalhado de forma preventiva desde o início do ano, seguindo um planejamento de medidas elaborado ainda em 2023, para que seja possível prestar assistência às populações afetadas de forma mais rápida. “Nós nos antecipamos e a maioria das aquisições que iremos fazer, já houve processo licitatório. Lá no ano passado, a gente trouxe esse aprendizado, por exemplo, cesta básica, água e filtros, tudo isso já conta com processo licitatório”, acrescentou Wilson Lima.
O Decreto de Situação de Emergência alcança as cidades das Calhas do Juruá (Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Carauari e Juruá), Purus (Pauini, Lábrea, Tapauá, Beruri, Canutama, Boca do Acre) e Alto Solimões (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins), já afetadas pela vazante.
As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada na sede do Governo do Estado, que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, dos deputados Dan Câmara e João Luiz, além de secretários de Estado.
Boi Caprichoso comemora tricampeonato do Festival neste sábado em Manaus
Após conquistar o tricampeonato do Festival de Parintins, o Boi Caprichoso desembarca em Manaus para dar continuidade às comemorações com sua apaixonada nação. O Movimento Marujada promove a “Festa do Triunfo”, a partir das 21h deste sábado (06), no Sambódromo, zona centro-oeste da capital. Junto com o boi tricampeão estarão suas estrelas: tripa Alexandre Azevedo, Edmundo Oran, Patrick Araújo, Prince do Caprichoso e Marujada de Guerra, além de Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque e Erick Beltrão. Completam a constelação de atrações os toadeiros Júlio Persil, Ornello Reis, Edilson Santana, Junior Paulain, Arlindo Neto, Klinger Junior e Paulinho Viana, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus, Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB). O boi-bumbá Caprichoso sagrou-se campeão do 57º Festival Folclórico de Parintins, levando à arena do Bumbódromo o espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo” em três atos apresentados em 28, 29 e 30 de junho. Após apuração das notas, realizada na tarde da última segunda-feira, o boi preto conquistou seu 26º título na história – terceiro consecutivo, feito que se repetiu após 28 anos. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Bora lá?
Dia de Cooperar com mais de 55 serviços gratuitos para população
O Dia de Cooperar acontecerá neste sábado, dia 6 de julho, das 8h às 12h, com mais de 55 serviços gratuitos oferecidos gratuitamente para a população em geral, no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) João dos Santos Braga, localizado na Av. Curaçao, s/n, no bairro Cidade Nova. Haverá aulas de educação financeira, atendimento oftalmológico, encaminhamento para vaga de emprego, distribuição de mudas de plantas, vacinação, orientações de saúde bucal, atendimento de mastologista, vacinação anti-rábica, limpeza de pele e outros. As ações incluem o acesso à cidadania, com emissão de documentos; campanhas de saúde como vacinação e orientação, atendimentos médicos e odontológicos; apoio a projetos educacionais e culturais adulto e infantil; campanhas de bem-estar como corte de cabelo e esmaltação de unhas; entre outras atividades. Muito bom!
Consumo de gás natural aumenta 12% Nos primeiros cinco meses deste ano
O consumo médio de gás natural alcançou 5,501 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) nos cinco meses iniciais do ano. O crescimento foi de 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Essa evolução no consumo decorre da expansão da rede de distribuição de gás natural (RDGN), que alcança 296 quilômetros (km) de extensão conforme dados de maio. O avanço do sistema de gasodutos propiciou o aumento de unidades consumidoras (UC’s) contratadas, cujo número, no quinto mês do ano, chegou a 19.769, sendo essas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. No que se refere ao comportamento do consumo por segmento, em termos de crescimento percentual, o residencial e o comercial permanecem sendo os de maior destaque. A Cigás contabilizou, em maio, 19.401 usuários residenciais. Esse segmento respondeu pelo consumo médio diário de 4,1 mil metros cúbicos no primeiro quinquemestre – salto de 61,28% frente à média do mesmo período do ano passado. O segmento comercial apresentou aumento considerável de 20%, de janeiro a maio, na comparação com igual período de 2023. Esse desempenho representou consumo médio diário de 6,2 mil m³/d. Neste segmento, a Companhia conta com 264 UC’s de diversos ramos de atividade. Maravilha!
ALE/AM aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025
A Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. Sob a relatoria do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Projeto de Lei N. 364/2024 foi meticulosamente examinado, resultando em um processo legislativo rigoroso e transparente. A LDO estabelece as metas e prioridades para a administração pública no próximo ano, servindo como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O deputado Adjuto Afonso desempenhou um papel fundamental como relator do Projeto de Lei N. 364/2024. Sua experiência e conhecimento em assuntos econômicos foram essenciais para a condução dos trabalhos e a análise das emendas apresentadas. A LDO é um dos três instrumentos de planejamento previstos pela Constituição Federal do Brasil, juntamente com o Plano Plurianual (PPA) e a LOA. Ela orienta a elaboração do orçamento anual, determinando as prioridades e metas do governo estadual, além de dispor sobre a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e sobre as modificações na legislação tributária. É por aí!
FCecon lança manual sobre atividades práticas para estudantes
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) disponibilizou, ontem (05) no portal institucional, o Manual de Normas e Rotinas de Atividades Práticas de Ensino. A publicação pode ser acessada pelo endereço eletrônico https://www.fcecon.am.gov.br/manual-de-atividades-praticas/. O manual visa orientar estudantes universitários, de nível técnico e os profissionais formados sobre as formas de estágio e de ingresso na unidade hospitalar, tendo sido elaborado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP). O documento segue as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 11.788, de 2008, que dispõe sobre as definições, classificações e relações de estágio. O compêndicio é voltado para estudantes, professores, preceptores e instituições de ensino superior públicas e privadas que utilizam as dependências do hospital para as atividades práticas. Ao todo, são mais de 200 alunos atendidos ao ano pela DEP.
Vem aí a Glocal Amazônia
A Glocal Amazônia vai acontecer de 8 a 10 de agosto, em Manaus. O evento, com duração de três dias, terá debates, oficinas, experiências, shows e intervenções artísticas em diversos pontos da capital amazonense. Na pauta, a COP Amazônia, que acontecerá em Belém, no próximo ano, a reunião do G20, em novembro, potências locais, soluções sustentáveis, inovação sistêmica, negócios de impacto, bioeconomia, questões essenciais para o território e muito mais. Além dos debates cruciais para o ecossistema, música e arte complementam a programação gratuita, envolvendo e sensibilizando o público para o que há de mais atual quando o assunto é Agenda 2030. O lançamento oficial do evento aconteceu durante o X-Prize Rainforest, que ocorre em Manaus nesta semana. A iniciativa premiará com US$ 10 milhões soluções tecnológicas de ponta que ajudem no monitoramento da biodiversidade tropical.
Xprise Rainforest
Cientistas do mundo inteiro se reuniram, na quinta-feira (04) em Manaus, para desenvolver e apresentar tecnologias voltadas para mapear o ecossistema de florestas tropicais durante o Xprise Rainforest. A primeira fase do evento, que foi a apresentação dos projetos, aconteceu em um hotel no Centro da capital amazonense. Segundo o CEO da Alana Foundation, Pedro Hartung, o objetivo da competição busca mapear os ecossistemas de florestas tropicais para garantir a proteção dos territórios. Ainda na quinta-feira, as seis equipes finalistas do evento apresentaram as tecnologias que desenvolveram. Agora, os projetos serão testados em uma região próxima à capital amazonense. Cada equipe finalista tem um brasileiro e uma indígena faz parte do grupo da Suíça. A equipe vencedora vai ganhar um prêmio de US$ 10 milhões. Mas, além da premiação em dinheiro, os países que possuem florestas tropicais, como o Brasil, também serão beneficiados com os levantamentos que estão sendo desenvolvidos. É por aí!
McDonald’s abre vendas antecipadas para o McDia Feliz 2024
McDia Feliz, uma das principais campanhas do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis do Brasil, dá início às vendas de tíquetes antecipados para a 36ª edição da ação, cuja data está marcada para 24 de agosto. Toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac para a data será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que atua para promover o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Neste ano, uma parte da renda obtida com a venda de cada Big Mac (R$ 1 de cada sanduíche) será destinada para contribuir com a recuperação dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O valor se somará a um Fundo Aberto criado pela Arcos Dorados e administrado pelo Instituto Ronald McDonald, exclusivamente para gerir ações que contribuem com a recuperação do Rio Grande do Sul. Muito bom!
Passeio solidário em prol da instituição Mamãe Margarida
Neste sábado (06), a partir das 9h, a Tvlar Motos realizará o Yamaha Day em Manaus, passeio de motos que tem o intuito de arrecadar alimentos para a instituição Mamãe Margarida. O evento terá como ponto de concentração a unidade da Tvlar Motos localizada na avenida Itacoatiara, 449, bairro Cachoeirinha, e tem como destino final da Ponte Jornalista Phelippe Daou, na zona Oeste. A expectativa é receber cerca de 200 participantes no passeio. O Yamaha Day, celebrado em todo o Brasil nesta semana, não apenas marca o aniversário global da marca, mas também promove uma causa nobre. Em Manaus, a iniciativa beneficiará a instituição Mamãe Margarida, que se dedica a acolher, defender, cuidar e promover a vida de crianças em situação de vulnerabilidade ou que tiveram seus direitos violados.
BDay
Rebeca Ohana e Nilson Rocha figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 06 de julho. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA